Academia Corpus

Eletrocell

O Paladino

Frigás

Info Rec

Prost Bier

Lelly Beauty

Clínica Busatto

Trip

Estilo

Bijoux Brasil

Academia Podium

Bendito Cusco

nossadica





19/02/2019 - Idoso é morto a tiros no bairro das Indústrias



Plantão de Polícia

Indivíduos invadiram a residência e alvejaram a tiros, Osmar Francisco Oliveira (70), que estaria na cama.

Um idoso foi morto a tiros por volta das 21:45 horas desta segunda-feira (18/02), no bairro das Indústrias.
Uma residência, localizada na rua José Leopoldo Keller, foi invadida por dois ou três indivíduos, que alvejaram a tiros, Osmar Francisco Oliveira (70), que estaria na cama.
Foram diversos disparos com pistola calibre 380.
De acordo com o informado à Brigada Militar (BM), os bandidos teriam chegado no local e fugido a bordo de um automóvel Corolla ou Astra, de cor prata.
A Polícia Civil (PC) e o Instituto Geral de Perícias (IGP) foram acionados para realizar os levantamentos necessários para as investigações.
Posteriormente, o corpo da vítima foi encaminhado para a necropsia.
Ainda conforme a Brigada, Oliveira possuía passagem como autor em um caso de lesão corporal de trânsito.

Fonte: Rádio Independente



19/02/2019 - Vereadores autorizam Executivo a firmar parceria com o IPE




Projeto que prevê reabertura da unidade no município foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (18), a terceira de 2019.

Na primeira sessão do ano com matérias aprovadas, os vereadores de Estrela autorizaram, nesta segunda-feira (18/02), que o Poder Executivo firme parceria com o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipergs).
A partir disso, será possível reativar o escritório do IPE no município para atendimentos nas modalidades Previdência e Saúde. Há pelo menos dois anos o espaço está inoperante na cidade.

Com o convênio, a prefeitura poderá ceder um servidor para atuar na unidade, que terá, por sua vez, sua instalação e as despesas mensais sob responsabilidade do Estado.
A matéria deu entrada em regime de urgência, após acordo das comissões da Casa.
Já previstas para serem votadas, outras duas matérias tiveram pareceres favoráveis na terceira sessão do ano: também de autoria do Executivo, a que trata sobre alteração na Lei de Incentivo ao Desenvolvimento Rural, permitindo que o município assuma os custos da construção de acessos secundários a aviários, conforme exigido pelas empresas integradoras; e a outra, assinada pelo vereador Felipe Schossler (PTB), o “Pinho”, que concede o título de Cidadão Estrelense ao padre Neimar Schuster.
Na discussão, a vereadora Débora Martins (MDB) frisou a necessidade do credenciamento de mais médicos ao IPE, uma vez que o rol de profissionais, por vezes, é limitado para os segurados.
Em relação ao projeto que beneficia os produtores rurais, os vereadores que se pronunciaram ressaltaram sua necessidade, a exemplo de Schossler, que disse: “se eles (produtores) não fizerem esse acesso secundário, o caminhão não pode mais entrar no aviário, mudou as normas e tudo… Eu até acho que a empresa que fornece lá tem que ter a sua parte de auxílio também, mas a prefeitura tomou a ponta e fez sua parte, adequando a lei de incentivo à terraplenagem para que se tenha incentivo a esses acessos, que precisam ser feitos. O meu voto vai ser amplamente favorável”, adiantava.
Por fim, a homenagem a Schuster – pároco da Paróquia Santo Antônio, de Estrela – foi enaltecida pelo vereador Tiago Augusto Lehnen (PSDB), o “Chicó”. Para ele, mesmo com pouco tempo de atuação no município – desde 2017, o religioso já desenvolveu um trabalho marcante na comunidade.
“A gente sabe da qualidade do trabalho que ele vem prestando em nosso município. Tirou muitas burocracias de algumas questões das comunidades, onde não podiam ser feitas algumas melhorias, e ele ajudou. Mesmo tendo pouco tempo, ele já fez muito pelo município e deixou um bom legado”, avaliou.
Após o encontro ordinário, o espaço foi aberto para sessão solene em homenagem à Univates pelos 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari, comemorados em 2019. Os vereadores voltam a se reunir na próxima segunda-feira (25), a partir das 18h30.


Câmara de Vereadores


Pedido de vista e entrada de projeto

Previsto na ordem do dia, o projeto de lei que estabelece os procedimentos contemplados e o ressarcimento parcial no subprojeto de melhoramento genético e subprojeto de sanidade animal previsto em lei municipal teve pedido de vista do vereador João Braun (PP) e não foi apreciado. Consequentemente, a emenda ao projeto, de autoria do vereador Ernani de Castro (MDB), não foi avaliada.
Por outro lado, os vereadores acolheram a entrada no Legislativo do projeto de lei, assinado por Débora Martins (MDB), que trata da concessão da Comenda Maria Ilse Hart para a irmã Teresia Sonia Steffen.


Demandas encaminhadas

A maioria das manifestações dos vereadores reservou espaço para mencionar o início do mutirão de melhorias nas estradas do interior de Estrela.
Em duas semanas, está previsto o trabalho em 13 comunidades.
A reunião no Procon, em Porto Alegre, na semana passada, para tratar de problemas com o atendimento da RGE, também foi lembrada como um passo importante para amenizar os problemas enfrentados pelos clientes em Estrela e na região.
A municipalização de trecho da ERS-129, em Linha Figueira, também foi mencionada, em processo que conta com a movimentação do Legislativo e Executivo estrelenses.


Problemas relatados

Entre as reclamações recebidas da comunidade e checadas pelos próprios vereadores estão as relacionadas ao atendimento da empresa M2P2;
viabilidade do serviço de entrega dos Correios em loteamentos do Bairro Boa União;
e manutenção do asfalto, pela EGR, em trecho da Rota do Sol, também no Boa União, conhecido como “Curva do S”.

Texto e foto: Camila Pires - Rádio Independente



18/02/2019 - Polícia Civil encontra projétil de arma no prédio da Secretária da Fazenda



Plantão de Polícia

Os agentes vistoriaram o local após perceberem existir um furo em cima do telhado do prédio.

Na manhã desta segunda-feira (18/02), o projétil de uma arma de fogo foi encontrado pela Polícia Civil de Estrela.
A bala estava no interior do Centro de Arrecadação da Secretaria da Fazenda do município, situado na rua 13 de Maio, Centro de Estrela.
Os agentes vistoriaram o local após perceberem existir um furo em cima do telhado do prédio.
A suspeita é que o projétil, de calibre .40, tenha sido disparado entre o final da tarde de domingo (17/02) e o início da manhã desta segunda-feira (18/02).
A Polícia Civil está investigando o caso para buscar elucidar de onde a bala possa ter vindo.

Fonte: Rádio Independente



18/02/2019 - Festival de Verão Smel/Off Aventura aponta últimos campeões




Finais das etapas vôlei de areia masculino duplas e futebol sete feminino fecharam a edição 2019

O Parque Princesa do Vale foi palco, mais uma vez, de uma série de jogos neste final de semana.
A temporada 2019 do Festival de Verão Smel/Off Aventura chegou ao fim em suas competições esportivas com as decisões das duas últimas modalidades, não realizadas anteriormente em razão das condições climáticas.
Depois do beach câmbio, vôlei de areia feminino em duplas, basquete street e do futevôlei masculino, foram agora definidos os campeões do futebol sete feminino e vôlei de areia em duplas masculinas.
A modalidade skate foi cancelada.
As finais iniciaram sábado (16/02) na cancha de areia.
O vôlei masculino reuniu 12 duplas, inicialmente divididas em três chaves, na luta pelas taças.
Ao todo foram necessárias 26 partidas para se apontar a dupla campeã.
Alexandre Lauxen e Gabriel Endler levaram o título, após vitória por 22 a 20 sobre Juliano Bohrer da Rosa e Daniel Luis Tietz.
Tales Sommer/André Thomé/Rafael ficaram com o troféu de bronze e a dupla de irmãos Marcelo e Fernando Gerhardt o quarto lugar: 21x15.
No domingo à noite foi realizada a jornada decisiva do futebol sete feminino.
A rodada iniciou com as semifinais: Tangerina Splasch 3x0 Amusa; Saff/Santa Fé 3x2 Atléticas.
A disputa do terceiro lugar registrou a vitória apertada do time Atléticas sobre o elenco Amusa: 1x0.
A decisão reuniu as duas favoritas e invictas equipes, e que haviam empatado na fase classificatória.
Mas na final, o elenco Saff/Santa Fé levou a melhor, aplicou 2x0 sobre o Tangerina para ficar com o título que havia escapado do grupo em 2018 justamente na decisão.
Marcele Follmann e Eloísa Petter, ambas do elenco campeão, acabaram como artilheiras.
Fabíola Talini (Splash) foi eleita a atleta destaque e Joana Alícia Schwarzer (Atléticas) a melhor goleira.
Aos melhores de todas as modalidades foram distribuídos troféus, medalhas e brindes de um dos apoiadores do evento: Prost Bier.

Futebol 7 feminino

Campeã: Saff/Santa Fé
Vice: Tangerinas Splash
3º lugar: Atléticas
4º lugar: Amusa
Artilheiras: Marcele Follmann e Eloísa Petter (Saff/Santa Fé)
Atleta destaque: Fabíola Talini (Tangerinas Splash)
Goleira destaque: Joana Alícia Schwarzer (Atléticas)


SMEL SMEL

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Smel/Prefeitura de Estrela
Saff/Santa Fé, campeão invicta do futebol sete
Tangerinas Splash, vice-campeã com uma única derrota, na final



18/02/2019 - AGERGS deve intensificar fiscalização sobre RGE



AGERGS

Gerente do Setor de Energia do órgão explica as formas de fiscalização e regulação que estão sendo realizadas

O Gerente do Setor de Energia da AGERGS (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul), Alexandre Jung, foi o entrevistado do programa Encontro Maior, na Rádio do Vale AM 820, nessa segunda-feira (18).
Quanto as reclamações da falta de atendimento da RGE, empresa responsável pela maior parte do abastecimento de energia no Vale do Taquari, Jung disse que a AGERGS tem a competência de regular e fiscalizar as empresas de abastecimento de energia, no que se refere a distribuição, geração e mediação administrativa.
Essas atividades são delegadas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Segundo ele, existe um contrato onde a ANEEL identifica os problemas e sinaliza para a AGERGS, o que deve ser fiscalizado em cada empresa no Rio Grande do Sul.
Jung conta que a metodologia de fiscalização era amostral, que gerava em multa.
“De dois anos para cá, a ANEEL, trabalha com um outro sistema pra essa fiscalização, onde que se busca chamar a distribuidora e exigir um plano de ação”.
Ele constata que a RGE, esta realizando ações e se percebe uma melhora, mas as reclamações continuam em grande número.
“A AGERGS e a ANEEL agora vão fazer uma fiscalização a campo, especialmente pela área rural, nas redes, para procurar identificar os problemas mais detalhadamente nas pontas, ou seja, na casa do consumidor”.
Alexandre Jung disse que um dos problemas já identificados é a questão de podas, que existe em 60% das reclamações.
Ele conta que a AGERGS participou a audiência no Procon-RS, que foi realizada após pedido da AMVAT (Associação dos Municípios do Vale do Taquari).
O órgão estará presente também na reunião que está marcada para abril, na sede da AMVAT em Estrela.
Para quaisquer situação insatisfatória com a distribuidora, é indicado que o consumidor relate para a AGERGS pelo 0800 727 0167, ou ainda para a ANEEL no número 167.



18/02/2019 - Inicia recuperação em estradas do interior




Os moradores de Linha Wolf acordaram, na manhã desta segunda-feira (18/02), com uma movimentação diferente e intensa na via municipal que liga a localidade.
Operários, no comando de diversas máquinas, iniciaram trabalhos na via local, a primeira a ser beneficiada com mutirão da Prefeitura de Estrela.
A ação pretende, em até duas semanas, melhorar as condições de trafegabilidade em mais de uma dezena de estradas municipais, beneficiado moradores e agricultores de até 13 comunidades, como também de empresários que utilizam as vias para escoamento da produção.
O investimento inicial previsto será de até R$ 160 mil, com a colocação de quase 400 cargas de brita/saibro, em serviços que, além da aplicação dos materiais, englobarão a limpeza das valetas, roçadas, nivelamentos e patrolamentos.
O mutirão, organizado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas com apoio da Secretaria de Agricultura e das duas capatazias (de Costão e Delfina) do município, contará com mais de 20 profissionais envolvidos diretamente no comando de até 15 máquinas, como patrolas, motoniveladoras, caminhões caçamba, truck, pipa, rolo compressor, escavadeiras e retroescavadeiras, além do britador municipal que voltou a operar após a saibreira receber a nova licença ambiental.
O mutirão, previsto inicialmente para ocorrer ao longo de duas semanas se contar com a colaboração do tempo, seguirá o seguinte roteiro: Wolf, Geraldo, Costão, São José, Lenz, Winck, Novo Paraíso, São Jacó, Porongos, Glória, Santa Rita, Delfina e Arroio do Ouro e vias paralelas.
O mutirão irá sempre se concentrar em apenas uma das comunidades do cronograma.


CIC Vale do Taquari CIC Vale do Taquari CIC Vale do Taquari CIC Vale do Taquari CIC Vale do Taquari CIC Vale do Taquari

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: André Silva/Prefeitura de Estrela
Linha Wolf marca o início do roteiro que passará por vias de 13 localidades
Mais de 20 operários e 15 máquinas trabalharão intensamente no mutirão
Serviços de roçadas, limpeza de valetas, colocação de materiais, nivelamento, patrolamento e outros serviços estão programados



18/02/2019 - Delegacia Regional de Polícia busca apoio da CIC Vale do Taquari




Mobilização Regional

Delegacia Regional de Polícia busca apoio da CIC Vale do Taquari para diminuir a defasagem de 50% no efetivo

A falta de investigadores, peritos, escrivães e agentes preocupa o novo titular da 19ª Delegacia Regional de Polícia, José Romancí Reis.
Segundo ele, está faltando efetivo até para os trabalhos básicos.
Reis acrescentou que em Estrela são quatro servidores destinados para atuar nesta área, número três vezes menor do que em 2011.
“A falta de efetivo acarreta no atraso em todas das investigações, na conclusão dos inquéritos, e isso causa um atraso na possível condenação do indivíduo, que vai ter mais tempo livre para cometer mais delitos, enquanto não for tirado de circulação.”
Os motivos dessa defasagem são aposentadoria e transferências de policiais. Para agravar a situação, não existe reposição.
Uma comitiva regional está organizando uma audiência com o vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Viera Jr para tratar desse assunto.
O encontro ainda não tem data marcada, mas vem ganhando adesão.
O presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Pedro Antonio Barth enfatizou que a segurança é um dos pilares da entidade.
“A CIC Vale do Taquari precisa apoiar as iniciativas e demandas da região, essa é uma delas. Estaremos presentes para pressionar e pedir uma mudança.”


CIC Vale do Taquari

Crédito: Simone Wobeto
Delegado Regional recebeu o presidente da CIC Vale do Taquari na delegacia em Estrela



17/02/2019 - Três homens são presos por tráfico de drogas no loteamento Marmitt



Plantão de Polícia

Material foi apreendido com os presos

Três homens foram presos por tráfico de drogas na madrugada deste domingo (17/02).
A prisão foi realizada por volta das 03:00 horas, no loteamento Marmitt.
A guarnição da Brigada Militar foi avisada pela Sala de Operação de que o videomonitoramento havia flagrado um veículo em alta velocidade e atitude suspeita.
Ele havia saído de um pub próximo ao Posto Super Porto.
Viaturas da BM iniciaram então o acompanhamento do veículo.
Ao abordar o carro, os policiais perceberam que algo havia sido jogado pela janela.
Ao realizar buscas, eles encontraram um celular Motorola bloqueado.
Em revista ao veículo, os policiais apreenderam ainda R$ 1.246 em notas, dois pinos de cocaína (1,3g), duas buchas de maconha (2,5g), três pedras de crack (0,2g), e mais dois celulares Motorola bloqueados.
O veículo Corsa também foi apreendido.
Os presos tinha diversos antecedentes criminais. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Lajeado.
Um deles estava com prisão domiciliar e vai responder pelo descumprimento.


Plantão de Polícia Plantão de Polícia Plantão de Polícia Plantão de Polícia Plantão de Polícia

Fonte: Folha Popular



17/02/2019 - Polícia captura adolescente que havia sido resgatado após audiência no FORUM



Plantão de Polícia

O menor infrator foi localizado pelos policiais na praça de alimentação do Shopping Lajeado.

A Polícia Civil capturou neste sábado (16/02) o adolescente que havia sido resgatado por comparsas na segunda-feira (11/02), após audiência no Fórum de Estrela.
O menor infrator foi localizado pelos policiais às 14:00 horas, na praça de alimentação do Shopping Lajeado.
Ele foi reconduzido à Fase de Porto Alegre.
Após participar de audiência na Vara da Infância e Juventude da Comarca de Estrela, na segunda-feira, o jovem voltava para a detenção em um veículo da Fase, que foi interceptado por um Corolla com três bandidos armados, ainda em Estrela.
Os agentes da Fase foram rendidos e liberados em Tabaí, sem ferimentos. O trio fugiu levando o menor.

Fonte: Rádio Independente



16/02/2019 - Como mulher de Estrela perdeu R$ 623 mil em golpe na internet



Plantão de Polícia

Passando-se por militares americanos, golpistas criam perfis falsos e seduzem mulheres

Cláudia (nome fictício) nunca pensou que pudesse ser vítima de um golpe do falso amor na internet.
Culta e esclarecida, a moradora de Estrela, de 57 anos, aconselhava amigas para que não caíssem nas armadilhas de golpistas.
Ao longo das últimas semanas, ela mesma se viu envolvida por um falso militar americano, em guerra na Síria.

Em dezembro, o perfil com o nome de Derick Varney adicionou Cláudia no Facebook.
Logo, as conversas se tornaram frequentes.
Eles se falavam várias vezes ao dia. O homem se mostrava dedicado e carinhoso.
As mensagens começavam sempre com “meu amor”.
Varney fazia declarações apaixonadas e queria saber tudo sobre a vida dela, como foi seu dia, como se sentia, se havia dormido bem.
As mensagens eram escritas em um português razoável, mas com frases truncadas e falta de pontuação.
O falso militar dava detalhes que tornavam a história mais realista.
Operações de guerra, rotina do quartel, reuniões.
Às vezes, a conversa precisava ser interrompida por alguma emergência militar.
Fotos de guerra e até um falso certificado do exército foram enviados.


Desculpas para pedir dinheiro

Com o tempo, o golpista começou a pedir dinheiro.
Ele afirmava que tinha um pacote com todos seus dólares e pertences mais valiosos e iria enviar para ela, que era a única pessoa em quem ele confiava no Brasil.
Ele alegava não ter acesso ao recurso pois os bancos da Síria haviam sido explodidos por terroristas.
Para liberar o envio, ela precisava depositar uma quantia em dinheiro.
Após o repasse, o homem passou a inventar outros problemas no envio, que demandavam mais recursos.
Ao todo, foram oito depósitos em duas contas de bancos na cidade de Barueri, São Paulo.
Um prejuízo de R$ 623 mil. Ela chegou a fazer empréstimo para continuar enviando os valores.
Mesmo assim, a pressão continuou. O enganador pedia mais R$ 110 mil.
Foi quando Cláudia decidiu procurar a polícia. Na terça-feira passada, dia 12, ela registrou ocorrência na Delegacia de Pronto Atendimento de Lajeado.


Na primeira suspeita, procure a polícia

De acordo com a delegada Márcia Scherer, o caso não é o único na região.
A delegada afirma que já conscientizou duas mulheres em tempo de evitar o golpe.
“Teve uma vítima que eu tentei advertir, falei que era tudo mentira e ela chegou a se magoar comigo. Ela queria acreditar naquela enganação, dizia que tinha o direito de ser feliz”, conta.
Mesmo com as advertências, no fim do ano passado uma vítima caiu no golpe e perdeu cerca de R$ 100 mil.
A delegada afirma que o perfil do suposto amigo ou namorado é quase sempre o mesmo.
Entre as vítimas, há também características comuns. Geralmente, são mulheres de meia idade viúvas ou separadas.

Quando o o golpista começa a pedir dinheiro, a vítima deve procurar a polícia, alerta Márcia.
O golpe é recorrente no estado. No fim de janeiro, uma moradora de Porto Alegre perdeu R$ 35 mil em um caso quase idêntico.
A delegada acredita que os bandidos sejam brasileiros.

O caso é investigado pela delegacia da Polícia Civil de Barueri, para onde os valores foram repassados.
A Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos da Polícia Civil, em Porto Alegre, tem um inquérito aberto desde o ano passado.
Três casos são investigados, mas nenhum suspeito foi identificado ou detido.
A delegada de polícia destaca a importância da população tratar estes casos com o devido respeito.
“A gente espera que a comunidade apoie estas pessoas porque elas já estão em profundo sentimento. Pedimos que compreendam: elas foram envolvidas, elas são vítimas”, alerta Márcia.


Bandido, ladrão, cafajeste

Marisa (nome fictício) só voltou a ter paz depois de trocar de telefone e excluir o perfil do Facebook.
Ela chegou a fazer um depósito de R$ 3 mil para um general do exército dos Estados Unidos.
Ele estava no Iraque, sem o cartão de crédito, e precisava de dinheiro para sair da guerra.
Estava decidido a desertar.
Ia embora do Oriente Médio para casar com ela e ter uma vida normal no Brasil.
Na conta bancária, ele garantia ter o equivalente a R$ 40 milhões.

“Ele contava os horrores da guerra, mandava fotos de gente morta e dizia que queria ir embora do Iraque pois não aguentava mais. Eu pensava na situação horrível que aquele cara estava passando”, lembra.
Durante as conversas, iniciou-se um relacionamento à distância.
Assim como Marisa, o personagem inventado pelos golpistas também era viúvo e tinha um filho.
Ela acreditou no conto do vigarista.
“A gente não tem essa malícia, não pensa que a pessoa vai querer fazer mal”, diz.

O depósito acabou não dando certo e o golpista passou outra conta para que ela enviasse o dinheiro. Neste momento, ela começou a desconfiar de alguns aspectos.
Como um general do exército teria apenas um cartão com tanto dinheiro na conta? Em seguida, ela percebeu que o fuso horário não batia com o lugar onde ele afirmava estar.
“Eles têm um encantamento, uma inteligência para mexer com as emoções das pessoas que é algo de outro mundo. Pra mim, são psicopatas. O que eles fazem é cruel e brutal. Se eu tivesse mandado tudo que ele pediu, teria perdido mais de R$ 100 mil”, conclui.

Após registrar a ocorrência, ela ainda foi procurada de forma insistente pelo falsário.
“Tu é bandido, ladrão, cafajeste!”, respondeu Marisa, pondo um fim na história.


Golpistas procuram vítimas fragilizadas

O psicanalista Mário Corso já atendeu pacientes que sofreram golpes semelhantes.
Ele explica que os criminosos procuram o mesmo perfil de vítimas, pessoas emocionalmente frágeis e fazem elas se apaixonarem. São mulheres de meia idade, sem muitos vínculos afetivos, muitas vezes, viúvas ou divorciadas. Aquela pessoa ganha importância na vida da vítima.
“Eles criam um vínculo muito forte. Em um relacionamento amoroso, a pessoa que você ama tem grande influência sobre você. Eles usam este vínculo para tirar dinheiro das vítimas”, afirma. Corso afirma que há também uma predisposição por parte de mulheres que tiveram relações abusivas, seja com namorados e maridos, ou mesmo no âmbito familiar. Cria-se assim uma pessoa vulnerável, com uma necessidade de agradar o outro, que se torna uma vítima em potencial para os golpistas.
O psicanalista explica que casos assim deixam duas dores às vítimas: a decepção de ser enganada por um golpista e a ruptura de um enlace afetivo que, para ela, era real.
As reações da maior parte do público a notícias como esta é mais de desdém do que de compreensão.
É comum a culpabilização da vítima. Para Corso, este comportamento é uma forma de se distanciar da pessoa que passou por aquela situação e tentar se mostrar superior.
“As pessoas achincalham para marcar que elas nunca cairiam em um golpe. É uma defesa. Em vez de ter empatia, buscam o caminho mais fácil, do "não tenho nada a ver com isso, eu não seria este ingênuo". Na verdade, o grande medo é este”.

Fonta Matheus Chaparini - Jornal A Hora



16/02/2019 - Nova Morada recebe extensão do CRAS




Com o objetivo de aproximar e facilitar o acesso aos serviços oferecidos, a Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), vai implantar uma extensão do Centro de Referência de Assistência Social (Cras Centro) no Loteamento Nova Morada, Distrito de Novo Paraíso.
A unidade vai funcionar em espaço que está recebendo as adaptações necessárias para atender as 250 famílias que residem naquele núcleo habitacional.
A inauguração será no próximo dia 22 de fevereiro, às 09:00 horas, na Rua Alcides Dall Orsoletta (via principal do loteamento).
Inicialmente os atendimentos serão prestados em três turnos por semana, à tarde, quando os profissionais se deslocarão até o local.
Nas segundas-feiras será na área do serviço social, abrangendo Cadastro Único, Bolsa Família, Pró-Jovem, oficinas, grupo de idosos e atendimentos por assistente social e psicóloga.
Nas terças-feiras poderão ser tratadas questões relacionadas à área do trabalho, como o encaminhamento a vagas de emprego e currículos.
Assuntos relacionados à habitação, como informações e encaminhamentos em geral, serão tratados nas quintas-feiras.


Nova Morada

Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider



Câmara de Vereadores de Estrela




16/02/2019 - Título de Cidadão Estrelense para o Padre Neimar Schuster na pauta




Ordem do Dia

Para a Sessão desta segunda-feira, dia 18, constam três projetos e uma emenda na Ordem do Dia.
São eles o Projeto de Lei 001-03/2019, que Estabelece os procedimentos contemplados e o ressarcimento parcial no subprojeto de melhoramento genético e subprojeto de sanidade animal previsto na Lei Municipal nº 6.881;
com Emenda de autoria do vereador Ernani de Castro (MDB);
o Projeto de Lei 012-03/2019, que altera a Lei de Incentivo ao desenvolvimento rural permitindo com isso que o Município possa conceder aos produtores, que precisam fazer adequações dos acessos aos aviários em virtude de exigências das empresas integradoras;
e o Projeto de Lei 001/2019, de autoria do Vereador Felipe Schossler (PTB), que Concede o Título de Cidadão Estrelense ao Padre Neimar Schuster.


Expediente recebido

Nesta semana dez projetos deram entrada no Expediente da Câmara.
Trata-se do Projeto de Lei 002-03/2019, que abre crédito no orçamento do Gabinete do Prefeito e na Secretaria de Saúde;
o Projeto de Lei 003-03/2019, que abre crédito no orçamento da Secretaria de meio Ambiente na inclusão de tecnologia da informação, que não havia sido previsto na LOA;
o Projeto de lei 004-03/2019, que abre crédito no orçamento para inclusão no orçamento do FUNPREV o elemento de despesa de Serviços de tecnologia da Informação, que não havia sido previsto na LOA;
o Projeto de Lei 005-03/2019, que Desafeta o bem imóvel, localizado na Rua Henrique Uebel, Bairro das Indústrias, o qual passará para área de interesse social;
o Projeto de Lei 007-03/2019, que insere no Código Tributário Municipal a possibilidade de concessão de desconto sobre o pagamento da Contribuição de Melhoria, delimitando o prazo para adesão ao benefício;
o Projeto de Lei 008-03/2019, que Altera dispositivos na Lei Municipal que dispõe sobre a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente;
o Projeto de Lei 009-03/2019, que Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar parceria com o IPE Prev, visando propiciar atendimento do Escritório do IPE Prev e IPE Saúde;
o Projeto de Lei 010-03/2019, que abre crédito para devolução de saldo de convênios e contrato de repasse nas secretarias de Esporte e Lazer e Educação;
o Projeto de Lei 011-03/2019, que Autoriza o Poder Executivo a contratar, em situação de emergência e excepcional interesse público, em caráter temporário, 20 Monitores para atuação na Rede Municipal de Ensino;
e o Projeto de Lei 013-03/2019, que abre crédito no orçamento da secretaria da Agricultura.




A sessão ordinária ocorre na segunda-feira (18/02) às 18h30min no plenário Bento Rodrigues da Rosa, na Rua Dr. Tostes nº 51.


Sessão Solene – 50 anos da Univates

Após a Sessão Ordinária, a partir das 20:00 horas, ocorre a Sessão Solene em homenagem aos 50 anos de ensino superior na região, através da Universidade do Vale do Taquari – Univates.

Joilson Marcelo Pereira - Assessoria de Imprensa



16/02/2019 - Jovem pede copo de água e furta carteira de um idoso no Bairro Imigrantes



Plantão de Polícia

Idoso entrou na casa para pegar a água e, quanto retornou, percebeu o furto da carteira com documentos e cartões.

Um idoso de 75 anos, morador de Estrela, teve a carteira furtada por volta das 17:00 horas desta quinta-feira (14/02).
A vítima estava na sua residência, na Rua Bela Vista, no Bairro Imigrantes, quando um indivíduo aparentando ter aproximadamente 16 anos, magro, de cabelo liso, usando uma bermuda vermelha e sem camisa, passou e pediu um copo de água.
O idoso entrou na casa para pegar a água e, quanto retornou, percebeu que o indivíduo tinha furtado sua carteira com documentos e cartões de crédito e débito.
A carteira estava dentro do carro da vítima.
O suspeito fugiu em direção a um local conhecido como Chácara da Prefeitura, em Estrela.

Fonte: Rádio Independente



16/02/2019 - Celular é furtado dentro de supermercado no Centro



Plantão de Polícia

Um homem de 50 anos teve o celular furtado em um supermercado no Centro.
O fato ocorreu por volta das 10:00 horas desta sexta-feira (15/02).
Conforme registro de ocorrência, o aparelho foi colado dentro do carrinho enquanto a vítima fazia compras.
Depois de sair do estabelecimento, o homem deu falta do celular Motorola G6 e voltou ao supermercado para ver as câmeras de segurança.
As imagens não mostram todos os espaços do supermercado e registraram apenas o momento em que ele estava no caixa, já sem o celular, pois aparece ele pegando apenas umas chaves que também estavam no carrinho.

Fonte: Rádio Independente



Gentileza no Trânsito


16/02/2019 - Motorista sem CNH tenta fugir, mas é pego pela polícia



Plantão de Polícia

Ao avistar o veículo Volkswagen Gol vermelho, de Porto Alegre, a BM solicitou que o motorista parasse.

Um homem de 38 anos, morador do Bairro Bom Jesus, em Estrela, foi pego após tentar fugir de uma abordagem policial.
O fato ocorreu por volta das 22:30 horas desta terça-feira (12/02).
Ao avistar o veículo Volkswagen Gol de cor vermelha, com placa de Porto Alegre, a Brigada Militar solicitou que o motorista parasse.
O homem não obedeceu a ordem e fugiu em alta velocidade, desrespeitando diversas leis de trânsito.
Na Rua Augusto Frederico Markus a polícia conseguiu abordar o motorista, que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O veículo estava no nome de outra pessoa.

Fonte: Rádio Independente



Gentileza no Trânsito


16/02/2019 - Caminhão tomba na Rota do Sol



Plantão de Polícia

Durante a manhã estava sendo realizada o processo de baldeação da carga.

Caminhão tombou no km 40 da RSC-453, próximo da antiga Lupus Land, em Estrela
Por volta das 14h30 desta sexta-feira o veículo ainda permanecia no acostamento da rodovia
O Pelotão Rodoviário da Brigada Militar de Teutônia atendeu um acidente de trânsito por volta das 06:45 horas desta sexta-feira (15/02).
O condutor de um caminhão perdeu o controle da direção e tombou no km 40 da RSC-453, próximo da antiga Lupus Land, em Estrela.
O motorista saiu ileso. De acordo com a guarnição, durante a manhã foi realizado o processo de baldeação da carga.
A retirada do caminhão das margens da rodovia ocorreu por volta das 15h.


Plantão de Polícia Plantão de Polícia

Fonte: Rádio Independente
Fotos: Gabriela Hautrive



15/02/2019 - Dra. Débora reassume 21ª Zona Eleitoral




Reassumiu nesta semana (11/02) a Juíza Eleitoral da 21ª Zona Eleitoral de Estrela a Dra. Débora Guerhardt de Marque.
Débora que já havia sassumido o cargo nos anos de 2015 à 2017, agora assume para operíodo de 2019 a 2021.


21ª Zona Eleitoral de Estrela


Revisão Biométrica

O Chefe do Cartório Eleitoral da 21ª Zona Eleitoral, Sandro Saralegui Ferrari, comunicou que, em breve, será feito a revisão biométrica, ou seja, serão chamados a cpomparecer ao Cartório Eleitoral todos os eleitores que ainda não fizeram o cadastro biométrico.
Ele disse que todos os demais municípios de responsabilidade da 21ª Zona Eleitoral já fizeram o cadastro biométrico, faltando apenas o município de Estrela.
Para tanto está sendo aguardado apenas a resolução do TRE.


O cadastro para identificação via biometria é obrigatório

A medida afeta só eleitor de cidade onde o cadastro biométrico é obrigatório;
Os títulos que tiveram o cancelamento mantido pelo STF pertencem a eleitores que votam em cidades em que a inovação é obrigatória e que não realizaram o cadastro.
A suspensão do título de eleitor por descumprimento das orientações da Justiça Eleitoral está prevista na Constituição



Procedimentos para o cadastramento biométrico
Como fazer o cadastramento biométrico?


O eleitor deve levar os seguintes domumentos:

Documento oficial de identidade com foto (para o primeiro alistamento serve certidão de nascimento ou de casamento).
Comprovante de domicílio recente (emitido nos últimos 3 meses).
A comprovação de domicílio poderá ser feita mediante um ou mais documentos dos quais se infira ser o eleitor residente ou ter vínculo profissional, patrimonial ou comunitário no município a abonar a residência exigida.
Para primeiro alistamento os homens maiores de 18 anos devem comprovar a regularidade com o serviço militar.
O procedimento é rápido e gratuito.
Primeiro, os dados pessoais e eleitorais são atualizados (nome, ocupação, endereço, local de votação, cadastro como mesário voluntário, registro de necessidade especial, etc).
Depois é registrada a assinatura (imagem em formato digital), foto e impressões digitais de todos os dedos das duas mãos.
Ao fim, é entregue o título eleitoral atualizado.

Os maiores de 70 anos também estão obrigados ao cadastramento biométrico obrigatório?

Somente precisam comparecer se quiserem continuar votando.
O eleitor que não comparecer terá o título cancelado, mas não deverá ter qualquer problema com relação a benefícios sociais ou aposentadoria.


Pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência ou com restrições de saúde também estão obrigadas ao cadastramento biométrico obrigatório?

Sim, em regra.
Porém, as pessoas com deficiência, ou com restrições de saúde, cuja situação pessoal implique extrema dificuldade para o exercício do voto, podem solicitar ao Juiz Eleitoral a "certidão de quitação eleitoral por tempo indeterminado".
Essa certidão impedirá que o título seja cancelado (seja por não comparecimento no cadastramento biométrico, seja por não comparecimento em eleições).
O pedido deve ser protocolizado junto ao cartório eleitoral, pelo eleitor ou por seu representante.
A dificuldade para o exercício do voto deve ser comprovada mediante documentos (atestado médico, por exemplo).
Caberá ao Juiz da zona eleitoral de inscrição apreciar e deferir ou não o pedido.
Se a restrição for temporária, lembra-se que a regularização do título cancelado poderá ocorrer a qualquer momento. Basta procurar o cartório eleitoral.


21ª Zona Eleitoral de Estrela


Confira se o seu título já tem a inscrição "Inscrição biométrica" no canto superior direito do seu tírulo.
Caso já tenha é porque você já fez o cadastro biométrico, mas se não tem, você deve procurar o Cartório Eleitoral.


Texto e foto 1: João André Mallmann
Foto 2: ilustração



15/02/2019 - Sociedade Rio Branco negocia venda da sede



Sociedade Rio Branco

Imóvel será trocado por ginásio e reforma da sede campestre. Presidente da entidade diz que duas empresas já têm interesse

Tradicional clube estrelense fundado em 1947, a Sociedade Rio Branco prepara uma grande mudança para os próximos anos.
O clube está próximo de se desfazer da sede social, localizada na esquina da av. Rio Branco com a rua Balduíno Vier, e concentrar suas atividades na sede campestre, no bairro Imigrantes.


O imóvel está à venda desde 2017

Agora, a ideia é trocar o imóvel por uma reforma na outra sede.
Assim, todas as atividades seriam transferidas para lá. De acordo com o presidente da instituição, Régis de Oliveira, há duas empresas interessadas.
“Uma empresa é de Lajeado e a outra, de Santa Catarina. Estamos definindo com qual delas vamos fechar”, afirma Oliveira, que assumiu o cargo em janeiro para o biênio 2019/2020.
O negócio está estimado entre R$ 4 e 5 milhões.
O imóvel da avenida Rio Branco será entregue quando for concluída a reforma na outra sede.
Por isso, o clube planeja uma reforma no salão para este ano.

A Sociedade Rio Branco tem 1,2 mil sócios, dos quais 500 estão em dia e outros 294 são sócios-veteranos, modalidade que inclui associados há mais de 35 anos que recebem a gratuidade da mensalidade.
Os dependentes somam mais de dois mil.


Sede campestre será reformada

A empresa que fechar o negócio dará em troca uma ampla reforma na sede campestre da sociedade.
Os detalhes do projeto ainda não estão definidos.
De acordo com o presidente, será construído um novo ginásio, três quiosques climatizados para eventos, uma cancha de bolão e um escritório para o setor administrativo.


A quadra de vôlei e os dois campos de futebol 7 serão reformados.
A casa que hoje abriga o caseiro será derrubada e substituída por uma peça no ginásio.
A construção de uma piscina térmica, para uso no inverno, também é estudada.
A expectativa do presidente é de que as obras iniciem ainda este ano.


Dívida no INSS

Em 2016, o prédio quase foi a leilão em função de uma dívida trabalhista.
De acordo com o presidente, o débito já foi quitado.
A direção informou que a única dívida do clube é com o INSS, no valor de R$ 112 mil, que já está sendo negociada.
O espaço já teve interdições em mais de uma ocasião.
Em 2015, o baile infantil de carnaval chegou a ser cancelado.
Oliveira garante que estas questões foram sanadas pela atual administração e que a sede conta com alvará e PPCI em dia.

Fonta Matheus Chaparini - Jornal A Hora



15/02/2019 - Homem é preso após roubo a estabelecimento comercial no Centro



Plantão de Polícia

A Brigada Militar de Estrela realizou a prisão de um homem por volta das 18:30 horas desta quinta-feira (14/02) na área central da cidade.
Após ser informada sobre um roubo a Farmácia Bom Retiro, na rua Coronel Mussnich, a guarnição realizou buscas ao suspeito.
O homem, que também era acusado de ter cometido outros dois roubos, um na cidade de Lajeado e outro em Estrela, foi localizado, caminhando ao lado de sua companheira.
Ele foi reconhecido pelas vitimas dos três estabelecimentos nos quais praticou os crimes.
De acordo com o registro policial, André Marcos Beckmann Gerhardt (27), entrou na farmácia e entregou um bilhete com a frase: “Passa o dinheiro do caixa se não eu atiro. Se eu atirar é pior”.
Diante dos fatos, ele foi encaminhado para exames de praxe no Hospital de Estrela e, na sequência, apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, de onde foi recolhido ao sistema prisional.
Junto com ele, também foi apreendido um celular e a quantia de R$ 305 em dinheiro, que estava na bolsa de sua companheira.


Plantão de Polícia

Fonte: Rádio Independente
Fotos: BM



15/02/2019 - Ex-presidente da AEPA doa quadro ao acervo digital histórico do site nossadica




Erhart Joas Erhart Joas


Esteve ontem (14/02), em Estrela, vindo de Porto Alegre, o estrelense Erhart Joas, para uma visita ao site nossadica.
Esta visita estava agendada ha meses pois Erhard já não tem vindo a Estrela de forma tão seguida pois a idade de 83 anos e a deficiência visual que faz com que Erhard dependa do filho para que o mesmo dirija o carro em suas viajens.
Na sua visita ele trouxe diversos documentos que foram doados para o acervo digital histórico do site nossadica, dentre eles um histórico da Escola São Luiz, um histórico familiar, textos de um livro que está em fase de conclusão, um livreto escrito pelo Padre José Junges datado de 1942 por ocasião da vinda da imagem de Nossa Senhora de Fátima à Estrela e um quadro.
Este livreto, conta ele, era vendiodo na porta da igreja Santo Antônio, época em que ele era "coroinha".
Quanto ao quadro doado por Erhard, se trata de um quadro pintado na década de 30 pelo artista plástico Guilherme Klëpper, que por aqui morou por muitos anos.
O quadro retrata o rio Taquari, o centro de Estrela, a escadaria do porto de Estrela, as maxambombas, a escadaria da residência do Professor Engling e uma barca tranportando veículos.
Erhard disse ter adquirido há muitos anos atrás este quadro de um morador do bairro Orientar, e que o mesmo se encontrava no porão de sua residência.
Este quadro ficou por muitas décadas dependurado no salão de eventos do antigo Hotel Bentz, de Estrela, conforme mostra a fotografia do acervo digital histórico do site nossadica mostrado abaixo deste texto.
Erhard Joas, que se diz um admirador do trabalho histórico do site nossadica, lembrou de sua vinda a Estrela, em maio de 2015 (ver foto abaixo), por ocasião da maior exposição fotográfica realizada pelo site nossadica, esta que foi a maior exposição já realizada em Estrela.
A exposição ocorreu junto ao ginásio esportivo do Colégio Santo Antônio, nos dias 08, 09 e 10 de maio, a exposição "Preservando a Nossa História".
A exposição abrangeu o período entre 1900 e 1955, num total de 720 imagens.


Erhart Joas Erhart Joas


Erhard Joas nasceu em Estrela no ano de 1936, é filho de Leo Joas e Maria Antonieta Müssnich Joas. Formou-se engenheiro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 1960.
Iniciou sua carreira na construção da Estrada da Produção (BR386)- onde atuou por um ano e meio, entre 1961 e 1962.
Em seu currículo conta com obras em vários lugares do Brasil. Saindo de Estrela dedicou-se ao projeto de uma barragem no Rio Itu, em São Borja, na fazenda de Getúlio Vargas. Com a Revolução de 1964 paralisaram as obras e ele foi para Cachoeira Dourada, na divisa dos estados de Minas Gerais e Goiás, onde trabalhou por dois anos na construção de uma usina hidrelétrica. De lá foi transferido para o Piauí, a fim de auxiliar na construção da barragem de Boa Esperança. Com os filhos em idade escolar voltou para o Rio Grande do Sul. No Estado, destaque para duas de suas obras: a Barragem de Itaúba (maior hidrelétrica gaúcha) e a Estrada do Mar.
Considerado sócio fundador da Associação dos Estrelenses de Porto Alegre - AEPA, em 02/06/1982, e seu presidente, de 1992 a 1994.


Associação dos Estrelenses de Porto Alegre - Aepa - A entidade congrega moradores em Porto Alegre originários de Estrela, fundada em 02/06/1982.
Segundo o estatuto aprovado na assembleia de13/08/1984, é uma entidade sem fins lucrativos, com objetivos precípuos de cultura, assistência e recreação,
congregando pessoas nascidas no município de Estrela ou que mantém com aquela cidade vínculos afetivos. Incentiva a confraternização e a aproximação entre os filhos de Estrela, seus descendentes e familiares, bem como todos os amigos daquele município, residentes nesta capital e na Grande Porto Alegre. Seu idealizador foi Nilo Ruschel. Sob a presidência de Arno Müller, mais de 500
pessoas mantém contato com a entidade e participam de eventos e se atualizam
através de boletins circulares, sob a responsabilidade do jornalista Antônio Carlos Porto. Seu décimo e atual presidente é Arno Müller.


Antônio Vítor de Sampaio Mena Barreto – Nome da praça principal em Estrela, defronte à igreja matriz e prefeitura municipal, em solenidade realizada em 21/05/1988, sendo inaugurado o monumento em sua homenagem.
O projeto foi de inspiração de Lothar F. Hessel, apoiada pela Associação dos Estrelenses de Porto Alegre.
Não há documento que comprove a data da abertura da praça.
A área foi destinada para isso pelo fundador da cidade, lá por 1872.


Associação dos Estrelenses de Porto Alegre - AEPA

Quem já tomou a água dos poços artesianos de Estrela e saboreou uma Guaraná ou Polar geladinha nesta cidade não tem como esquecer a Princesa do Vale. Um grupo de estrelenses que moram na capital do Estado reuniu-se em 02/06/1982, numa noite de quarta-feira, na Alameda 14 de Julho, 105, no bairro Boa Vista. Estiveram presentes nessa primeira reunião: Érico Sauer, Eugênio Senger, Antônio Carlos Senger Porto, Danilo Senger Ribeiro, João F. X. Müssnich, Rudolfo Müssnich, Alfredo Müssnich, Darcy Arenhart e Hans Georg Joas. Tomaram a decisão de lançar as bases da Associação dos Estrelenses de Porto Alegre - AEPA. Para a segunda reunião, em 24/06/1982, foi sugerida também a participação de Erhard Joas, Dorivaldo Driemeyer, Carlos Ervino Müssnich, Gastão Xavier Müssnich, Petrônio Ribeiro Lopes, Clóvis Ribeiro Lopes, Nelson Fischer e Renê Hanquet, sendo eleito Danilo Senger Ribeiro o primeiro presidente.
Segundo o estatuto, elaborado pelo economista e desembargador estrelense, Dr. Francisco José Moesch, e aprovado na assembleia de 13/08/1984, a AEPA é uma entidade sem fins lucrativos, com objetivos precípuos de cultura, assistência e recreação, congregando pessoas nascidas no município de Estrela ou que mantém com aquela cidade vínculos afetivos. Incentiva a confraternização e a aproximação entre os filhos de Estrela, seus descendentes e familiares, bem como todos os amigos daquele município, residentes nesta capital e na Grande Porto Alegre, dentro de um clima de descontração e amizade, com o pensamento de que recordar é viver, o lema da AEPA. Seu idealizador foi Nilo Ruschel.
Entre várias atividades de cunho cultural merece registro o patrocínio dado à publicação do livro O Município de Estrela - História e Crônica, do Professor Lothar Francisco Hessel.
No seu 20º aniversário, a AEPA teve dez presidentes: Danilo Senger Ribeiro (1982-1984), Ademar Horn (1985-1986), Álvaro Paes (1986-1988), Antônio Carlos Porto (1988-1990), Norberto Sommer (1990-1992), Erhard Joas (1992-1994), Alfredo Müssnich (1994-1996), Geraldo Ruschel (1996-1998), Hans Georg Joas (1998-2000) e Arno Müller (2000-2002).
Mais de 300 pessoas mantém contato com a entidade e participam de eventos e se atualizam através de boletins circulares.

Fonte: Estrela, Ontem e Hoje e Dicionário de Estrela, ambos de José Alfredo Shierholt
Fotos 3 e 4: imagens do acervo digital histórico do site nossadica
Texto inicial: João André Mallmann



14/02/2019 - Homem é detido com drogas no interior de veículo na Boa União



Plantão de Polícia

Foi localizado no interior do automóvel um recipiente contendo um cigarro de maconha e mais duas pontas da mesma droga.

A Brigada Militar de Estrela deteve um homem por posse de entorpecentes no Bairro Boa União.
Durante patrulhamento pela Rua João Lino Braun, por volta das 12:40 horas da última segunda-feira (14/02), a guarnição avistou o indivíduo a bordo de um Ford Fiesta, que trafegava em atitude suspeita.
Ao efetuar a abordagem, foram localizados no automóvel um recipiente contendo um cigarro de maconha e mais duas pontas da mesma droga.
O material foi apreendido e o homem, encaminhado até a Delegacia de Polícia para a realização do registro.

Fonte: Rádio Independente



14/02/2019 - Homem com mandado de prisão em aberto é preso no Centro



Plantão de Polícia

Um homem de 32 anos foi preso por volta das 13:30 horas desta quarta-feira (13/02), no Centro.
Durante diligências no Fórum da cidade, a Polícia Civil avistou o indivíduo, identificado como Lucas Martins.
Contra ele havia um mando de prisão em aberto, expedido pela Comarca do município.
Martins teve voz de prisão decretada.
Ele foi conduzido para exames de praxe no Hospital Estrela e, na sequência, apresentado na Delegacia de Polícia, de onde foi recolhido ao Presídio Estadual de Lajeado.

Fonte: Rádio Independente



14/02/2019 - Moradora perde quase R$ 4 mil em crime de estelionato



Plantão de Polícia

Uma mulher de 39 anos foi vítima de estelionato nesta quarta-feira (13/02).
A vítima, que é moradora de Estrela, relatou à Polícia Civil do município que, por volta das 00:10 hora, uma pessoa teria utilizado os dados do seu cartão de crédito para realizar dois pagamentos na cidade de São Paulo.
De acordo com o registro policial, R$ 3.058,80 foram pagos para a Motorola e R$ 37,90 para a assinatura da Netflix.
Segundo a agência bancária, o valor será devolvido para a vítima.

Fonte: Rádio Independente



Câmara de Vereadores de Estrela




14/02/2019 - Pedidos de informação dos vereadores




<PEDIDO DE INFORMAÇÕES nº 01/2019.

No uso das prerrogativas do artigo 195 do Regimento Interno desta Câmara de Vereadores, REQUER análise e o deferimento do presente Pedido:
Considerando as informações parciais constantes do Portal de Transparência, solicito cópia dos processos administrativos nºs 435/2019 e 437/2019, relativos a apuração das multas de trânsito do veículo placa IHW3714, ambas no valor de R$ 911,75 pagas no mês de janeiro de 2019.
Para constar, somente no mês de janeiro foi realizado o pagamento de R$ 2.339,20 ao DETRAN/RS a título de multas por infrações de trânsito.
Norberto Luiz Fell - Vereador do PPS


PEDIDO DE INFORMAÇÕES nº 02/2019.

No uso das prerrogativas do artigo 195 do Regimento Interno desta Câmara de Vereadores, REQUER análise e o deferimento do presente Pedido:
Considerando as informações parciais constantes do Portal de Transparência, solicito informações sobre o valor total dos investimentos/gastos do Município com o Natal/2019, especificando de forma individualizada na seguinte ordem e seus valores:

1 - Quanto à origem:

Valores pagos com recursos do Município;
Valores pagos com recursos obtidos através de Leis de Incentivo à Cultura ou Lei Rouanet e
Valores pagos com recursos de doações ou contribuições.

2 – Quanto à destinação – valores pagos – indicando o Empenho e data de liquidação com:

Iluminação, locações, lonões, brinquedos, adesivagem e serviços de terceiros;
Shows, artistas e/ou empresas contratas;
Publicidade de mídia (rádios, jornais, televisão e folders).
Norberto Luiz Fell - Vereador do PPS.


PEDIDO DE INFORMAÇÕES nº 03/2019.

No uso das prerrogativas do artigo 195 do Regimento Interno desta Câmara de Vereadores, REQUER análise e o deferimento do presente Pedido:

Relatório de informações sobre a produtividade da unidade de Britagem localizado no Distrito da Delfina no ano de 2018, indicando:

1) Quantidade produzida e sua granulação;
2) Horas trabalhadas pelo britador;
3) Número de detonações realizadas;
4) Horas máquinas controladas na unidade britadora;
5) Número de cargas do produto expedidas/entregues;
6) Estradas municipais e vias públicas beneficiadas e sua quantidade;
7) Munícipes que receberam material em suas propriedades e
8) Despesas realizadas na manutenção da unidade.
Norberto Luiz Fell - Vereador do PPS.


Pedido de informação nº 01.2019

O Vereador signatário desta, no uso de suas atribuições e nos termos do Regimento Interno, vem solicitar para que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente encaminhe o cronograma de revitalização da infraestrutura da Cascata da Santa Rita, informando o andamento do referido processo, bem como a data de reabertura ao público.
Nestes termos, pede deferimento.
João Braun - Vereador do PP



14/02/2019 - RGE Sul tem dez dias para apresentar plano de ação para o Vale do Taquari



Plantão de Polícia

Procon-RS notificou a empresa depois de receber inúmeras reclamações de municípios da região

A RGE Sul, responsável pela distribuição de energia em grande parte dos municípios do Vale do Taquari, tem dez dias para apresentar esclarecimentos ao Procon-RS sobre as medidas que serão adotadas para sanar os problemas que vem ocorrendo na região e também um plano de ação para que o serviço prestado seja eficaz.
A decisão foi tomada em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, dia 13 de fevereiro, na sede do órgão, em Porto Alegre, a pedido da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).
A decisão, lida ao final do encontro pela diretora do Procon-RS, Maria Elisabeth Pereira, leva em conta a demora no atendimento, não cumprimento de prazos agendados para o restabelecimento de energia, entre outras situações que foram relatadas pelos representantes dos 20 municípios presentes.
Leva em conta o fato de tratar-se de um serviço que, por sua natureza e essencialidade, deve ser contínuo, havendo falhas no atendimento, e também o que dispõe o Código de Defesa do Consumidor, que estabelece uma prestação de serviço público adequado e eficaz.
O gerente de relações da RGE, Edson Braz, fez a defesa divulgando os valores que a empresa vem investindo no Vale do Taquari.
Também destacou que em cinco anos todos os postes de madeira devem ser substituídos por concreto.
Citou ainda as podas de árvores, que trazem risco à rede, lembrando que é uma medida necessária para não haver risco em áreas próximas às fiações.
Para o presidente da Amvat e prefeito de Teutônia Jonatan Brönstrup, graças à mobilização regional a concessionária tem prazo para apresentar o plano de ações para a região.
“Esta reunião deixa evidente que, quando unimos forças, conseguimos resultados efetivos em nossas demandas. Precisávamos de respostas nesta questão dos problemas de abastecimento da energia elétrica, que estava impactando economicamente em diversos municípios. Agora, contamos novamente a com a união dos demais prefeitos nas demais demandas do Vale do Taquari”, coloca.
Também esteve presente o secretário de Justiça do Rio Grande do Sul, Catarina Paladini, que reforçou a grande representação política que a audiência teve.
Os prefeitos do Vale voltam a se reunir nesta sexta-feira, dia 15, às 09:00 horas, na sede, em Estrela, na primeira assembleia geral do ano.
O encontro terá a presença do deputado federal Lucas Redecker.


AMVAT AMVAT AMVAT

Texto: Paulo Ricardo Schneider
Fotos: divulgação



13/02/2019 - Adolescente tem carteira furtada enquanto se deslocava em via pública



Plantão de Polícia

Junto ao objeto, foram furtados documentos e cerca de R$ 100 em dinheiro.

Uma adolescente teve sua carteira furtada por volta das 13:00 horas desta terça-feira (13/02).
No momento do crime, a jovem se deslocava pela BR-386, em Estrela.
De acordo com o registro policial, a carteira estava no interior da mochila que a vítima carregava.
Junto ao objeto, foram furtados documentos e cerca de R$ 100 em dinheiro.

Fonte: Rádio Independente



13/02/2019 - Jovens são detidas por suspeita de estelionato no Bairro Oriental



Plantão de Polícia

Elas foram abordadas vendendo rifa com uma procuração. Porém, o nome da beneficiada no documento não era condizente com o nome impresso na rifa.

A Brigada Militar de Estrela deteve duas jovens por volta das 10:00 horas desta quarta-feira (13/02).
Durante patrulhamento de rotina, a guarnição foi informada por populares que duas mulheres estariam vendendo rifas, em atitude suspeita.
As jovens, de 21 e 22 anos, foram localizadas na Avenida Barão do Rio Branco, no Bairro Oriental.
Após serem abordadas, elas informaram que vendiam as rifas em nome de uma terceira mulher, que teria diagnosticado uma doença em sua filha e precisava do dinheiro para se manter.
Junto aos números que eram vendidos, as suspeitas também apresentaram um documento autenticado em cartório.

Fonte: Rádio Independente



13/02/2019 - Celulares são furtados do interior de estabelecimento, no Bairro Boa União



Plantão de Polícia

Três celulares foram furtados de um estabelecimento comercial no Bairro Boa União.
Segundo a proprietária da Auto Peças Molinha, o alarme da loja, localizada na rua João Lino Braum, acionou por volta das 03:25 horas desta quarta-feira (13/02), porém o criminoso fugiu do local.
Para acessar o local, o autor do crime pulou uma cerca de 2,5 metros, além de arrombar uma grade de ferro e uma janela de vidro.
O aparelhos furtados possuem aplicativo de rastreamento, os quais apontam estarem localizados na rua dos Marinheiros.
O prejuízo é avaliado em R$ 6 mil.

Fonte: Rádio Independente



Gentileza no Trânsito


13/02/2019 - Brigada detêm menor de 14 anos com veículo após fuga por diversas ruas entre Estrela e Lajeado



Plantão de Polícia

Adolescente, que possui antecedente por receptação de veículo, parou somente após o policiamento efetuar disparos nos pneus do automóvel.

Um menor foi detido após fugir de abordagem policial por volta das 10:30 horas desta terça-feira (12/02), no bairro das Indústrias, em Estrela.
Durante patrulhamento a Brigada Militar avistou um automóvel Gol cruzando em alta velocidade pela rua Augusto Frederico Markus, saindo do loteamento Marmitt.
O carro passou a ser acompanhado pela guarnição.
O condutor acessou a RSC-386, em direção a Lajeado.
Durante o trajeto foi verificado que o carro estava com o licenciamento vencido.
Foram dados vários sinais para que condutor parasse, todos desrespeitados.
Guarnições de Lajeado também foram acionadas para auxiliar na tentativa de abordagem.
O condutor fez o retorno e voltou novamente a Estrela e mais uma vez saindo na 386, desta vez em direção a Porto Alegre.
Em local seguro o policiamento efetuou disparos nos pneus do automóvel, os quais restaram furados.
O motorista então parou.
O rapaz foi identificado como um menor, de 14 anos, residente em Estrela, que possui antecedente por receptação de veículo e passagem pela Fase, na Capital.
O carro, que até aquele momento não possuía registro de furtou ou roubo fo

Fonte: Rádio Independente



12/02/2019 - Site www.nossadica.com.br, 12 ANOS "no ar"





nossadica



O site nossadica comemora nesta sexta-feira, dia 15/02, 12 anos de muita informação "no ar", contando tudo o que acontece no município de Estrela.
Durante este período o site nossadica ganhou credibilidade e o respeito dos seus internautas.
Agradeço a todos que fazem deste site a sua fonte de informação.



A disposição da comunidade estrelense desde 2007, o site nossadica tem se notabilizado por uma comunicação social, praticamente em tempo real, dos fatos e acontecimentos no município de Estrela.
Trata-se de uma mídia onde as entidades de Estrela divulgam eventos e realizações, contando sempre com este espaço para divulgarem sua atividades.
Tem sido um ambiente onde o cidadão estrelense encontra história, cultura, esportes e lazer.
Buscando de maneira continua ampliar a quantidade de informaçãoes para atender as crescentes demandas dos internautas do site www.nossadica.com.br.



12/02/2019 - 13ª edição da ação Viva o Taquari Vivo acontece em 06 de abril




Na manhã desta terça-feira (12/02), representantes dos municípios, empresas e instituições apoiadoras do projeto Viva o Taquari Vivo reuniram-se na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) para planejar a 13ª edição da ação.
A iniciativa em defesa do rio ocorre no sábado, 06 de abril, das 07:30 horas às 11:30 horas.
Em caso de chuva, a programação será transferida para o dia 13.


Viva o Taquari Vivo


Ação

O programa é realizado simultaneamente nos municípios de Estrela, Lajeado, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires.
Na última edição, em 2018, a iniciativa teve a participação de quase 900 voluntários.
O programa transformou-se em mobilização regional, com forte e crescente apoio da comunidade.
No total das 12 edições, foram retirados do rio quase 40 toneladas de lixo.
A ação foi criada, orginalmente, pela Acil para construir uma nova relação de nossa sociedade com o rio Taquari e seus afluentes, provocando a reflexão para a consolidação da consciência “preservacionista” na região.
Ano após ano, a comissão organizadora registra o aumento do voluntariado interessado em defender e preservar o rio.


Viva o Taquari Vivo


Adesão

Entidades, empresas, organizações, proprietários de embarcações e cidadãos interessados em aderir à mobilização voluntária devem entrar em contato com a coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Esteves Scapini, na sede da Acil, rua Silva Jardim, 96, Centro, Lajeado, pelo fone 3011-6900 ou e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br

Crédito: Priscila Rodrigues



12/02/2019 - Faculdade La Salle Estrela com novos diretores




Nesta terça-feira, dia 12, assumiram oficialmente os novos diretores da Faculdade La Salle Estrela.
Como Diretor Geral assume o Irmão Nelso Antonio Bordignon, o novo Diretor Acadêmico é Marciano Bruch, e Cláudia Argiles da Costa permanece como Diretora Administrativa da instituição.


Faculdade La Salle Estrela



CLJ São Cristóvão

12/02/2019 - 3º Baile de Aniversário do CLJ São Cristóvão




Isso mesmo, vem ai o nosso 3º Baile de Aniversário em comemoração aos 21 anos de movimento CLJ São Cristóvão da Paróquia São Cristóvão de Estrela.
Será no dia 06 de abril com início às 18 horas com a Santa Missa, após às 20:00 horas será servida a janta com o seguinte cardápio: churrasco (carnes de rês, frango e porco), massa, molho de carne e saladas diversas.
A animação fica por conta da Banda Gerasom!

Valores da entrada com janta:
R$ 30,00 - cartão adulto
R$ 15,00 - meio cartão (07 aos 12 anos)

Valores somente baile (após a janta):
R$ 15,00 - entrada casal (valor somente entrada)
R$ 10,00 - entrada solteiro (valor somente entrada)

Haverá torres de chopp da Prost Bier!



12/02/2019 - Armados, homens resgatam adolescente da Fase após audiência no Fórum de Estrela



Plantão de Polícia

Os três agentes da Fase, que não usam armas, foram rendidos.

Um adolescente que estava em internação provisória na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) foi resgatado por criminosos, no final da tarde de segunda-feira (11/02).
Após uma audiência no Fórum de Estrela, o veículo da fundação era conduzido de volta à unidade.
Em uma estrada secundária do município, o carro foi fechado por um Corolla prata, de onde saíram três homens armados com pistolas.
Um deles usava máscara cirúrgica.
Os três agentes da Fase, que não usam armas, foram rendidos.
Com os olhos vendados, eles foram levados a um matagal, em Tabaí, próximo ao trevo de Paverama, onde permaneceram amarrados.
Eles foram encontrados pouco tempo depois e não sofreram ferimento.
O adolescente foi levado pelos criminosos.
A Brigada Militar realizou buscas pela região, mas não localizou os autores do resgate nem o adolescente.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Rádio Independente - AD/GauchaZH



12/02/2019 - Celular é furtado no interior de oficina mecânica em Novo Paraíso



Plantão de Polícia

Um aparelho celular foi furtado por volta das 10:30 horas desta segunda-feira (11/02) em Novo Paraíso.
O proprietário da Mecânica Paraíso relatou que havia deixado o telefone em cima de uma prateleira de baterias, no interior do estabelecimento.
Ao retornar, cerca de 10 minutos depois, a vítima percebeu a falta do aparelho.

Fonte: Rádio Independente



12/02/2019 - Jovens são detidos por posse de drogas no Bairro Oriental



Plantão de Polícia

Dois jovens foram detidos pela Brigada Militar (BM) de Estrela, nos últimos dias, por posse de entorpecentes.
No sábado (09/02), por volta das 19:10 horas, um homem de 21 anos foi abordado enquanto trafegava pela cidade a bordo de um veículo Corsa.
Em revista, a guarnição encontrou uma bucha de maconha no porta luvas do carro.
Questionado, o suspeito alegou que o entorpecente era de seu uso.
Já 11:00 horas desta terça-feira (12/02), a BM flagrou um adolescente fazendo o uso maconha em frente a uma residência, no Bairro Oriental.
Durante diligências na Rua Lauro Muller, os policiais avistaram o menor, de 16 anos, ascendendo um cigarro da droga.
Ambos os indivíduos foram conduzido até a Delegacia de Polícia do município e, após o registro, liberados.

Fonte: Rádio Independente



12/02/2019 - Miss RS destaca preparação ao concurso nacional




Em visita ao prefeito Rafael Mallmann, a estrelense Bianca Scheren ressaltou a intensa rotina visando o Miss Brasil

Na ida ao supermercado ou no caminho de casa até academia, muitos olhares de admiração, congratulações e pedidos por fotos.
Não foi diferente nos corredores do prédio da Prefeitura de Estrela na manhã desta terça-feira (12/02), quando Bianca Scheren realizou visita ao prefeito Rafael Mallmann.
Isso já faz parte do dia a dia desde que a modelo estrelense venceu o Miss Rio Grande do Sul Be Emotion e se tornou a mulher mais bela do Estado.
Vice no concurso 2018, a modelo voltou a coroar Estrela com o título após 27 anos, algo que não ocorria desde 1992, quando Juliana Wülfing foi eleita.
A primeira estrelense a conquistar a faixa foi Anne Lee Horst, em 1976.
No bate-papo informal no gabinete do prefeito, Bianca recebeu o reforço no apoio incondicional da Administração para que siga levando de maneira exemplar o nome do município por todo o Estado.
“E na torcida de todos nós, estrelenses e gaúchos, para que logo também por todo o Brasil”, afirmou o prefeito, acompanhado do Secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Braun.
“Este é o meu desejo, e estou me preparando muito para isso”, revelou a modelo de 20 anos, 1,75 de altura e 53 quilos, estudante de ciências contábeis.
A estrelense revelou que o carinho das pessoas se intensificou muito desde que foi eleita.
“É incrível andar pelas ruas, por exemplo, no caminho da minha casa até a academia. As pessoas a todo momento pedem para tirar fotos, me parabenizam, reconhecem meu esforço, persistência. Algumas olham as vezes um pouco desconfiadas, tipo se questionando, "será que é ela mesmo?".
Mas estou adorando isto, estes momentos, em poder receber o carinho de todos”, frisa a modelo.
O Miss Brasil ocorre dia 9 de março, em São Paulo. Bianca já embarca para a sede do concurso no próximo dia 27.
Ela ressalta que a rotina intensa dos últimos e próximos dias faz parte da sua preparação.
“É a parte que cabe a mim, pois tenho me dedicado bastante, nas mais diversas áreas, como já ocorreu ao Miss RS. Até porque percebo desde já como é grande a pressão, principalmente sobre as gaúchas, visto a nossa história no concurso nacional, para que consigamos conquistar também está faixa e a coroa. Mas estou bem tranquila e confiante quanto a isso”, garantiu, antes de posar para mais algumas fotos.


Bianca Scheren

Texto e foto: Rodrigo Angeli



12/02/2019 - Norberto Fell comenta a sessão da Câmara de Vereadores




Norberto Fell comenta a sessão da Câmara de Vereadores do dia 12/02

Recebemos os moradores da Linha Figueira e Arroio do Ouro, liderados pela líder comunitária Regina Mallmann, que buscam a intervenção municipal na estrada para que esta venha ser de domínio municipal e não mais do Estado.
Ouvimos da Tribuna a afirmação de que há mais de duas dezenas de anos não ocorre uma manutenção a contento.
Não há quem não se sensibilize com o descaso público que deverá ser sanado, ao menos em parte, ao se passar ao Município a manutenção desta importante rodovia.
Comprometemo-nos em colaborar com esta iniciativa.
Quanto aos assuntos que ainda enfrentamos registro os pedidos de informação acerca dos gastos, ou investimentos, como se pretende dizer, com as festividades natalinas.
Reconhecemos que boa parte da comunidade apoia e concorda com esta política, mas que poderia ser mais razoáveis, a nosso ver, até para que demandas outras pudessem ter melhor atenção no restante do ano.
Ainda, solicitamos informações com desembolsos com pagamento de infrações de trânsito no mês de janeiro, economias, poucas, mas importantes para que, quando somadas, poderiam atender outras demandas públicas.
Registramos, também, que verificamos na sessão algumas manifestações diferentes daquelas normalmente vistas de alguns Vereadores da base do governo, já se dizendo descontentes com as previsões orçamentárias.
Estranhamos, por que seriam os únicos que poderiam já ter colaborado no sentido de melhor distribuir os investimentos entre as secretarias, até, conforme o caso, para não deixar que à agricultura, a cada ano, por exemplo, menor percentual fosse destinado.
Sugere-se deficiência e desprestígio na área da agricultura, mas não se diz de onde se tiraria a parte a suprir a necessidade.
Sugere-se que não poderia ocorrer aumento de impostos, mas se omite que recentemente houve aprovação por estes mesmos de reajustes em ISS, taxa de lixo e outros.
Por fim, lembramos ao Executivo que permaneça muito atento aos alvarás de licenças concedidos, em especial, a verificação das instalações dos mais diversos órgãos públicos quanto aos Programas de Prevenção e Combate a Incêndios – PPCI, para, aqui se prevenir e evitar acidentes como aqueles que recentemente se tem notícias pelo Brasil.
Em pequeno resumo, foi esta a nossa manifestação da tribuna.
Obrigado aos que acompanham nosso trabalho.


Câmara de Vereadores

Fonte: Rádio Independente



12/02/2019 - Vereador critica gasto de mais de R$ 100 mil em coquetéis




Prefeitura de Estrela promoveu licitação para aquisição de salgados, doces e refrigerantes para eventos.

A Prefeitura de Estrela realizou em dezembro do ano passado licitação de coquetel para eventos.
O investimento será de R$ 105.165,40. Serão adquiridos diversos quitutes, como 9.500 salgados fritos de rês, 5.500 risoles salgados diversos, 5.050 minipizzas, 6.350 docinhos, entre outros.
O vereador do PPS de Estrela, Norberto Fell, concedeu entrevista ao Programa Realidade da Rádio do Vale.
Ele entende que não haveria necessidade dessa despesa, pois para receber autoridades que viessem ao Executivo, bastaria um simples café.
Norberto Fell também sugeriu que fossem angariados recursos através da Lei Rouanet para a conclusão do Centro Cultural.
O parlamentar reconhece a importância dos eventos natalinos na cidade, mas acredita que parte do dinheiro poderia ser utilizado em uma obra que beneficiaria a população ao longo de todo o ano.


Câmara de Vereadores

Fonte: Rádio Independente



12/02/2019 - Na tribuna, moradora de Linha Figueira pede apoio para municipalização de trecho




Comunidade fará reunião com o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann (MDB), na próxima quinta (14/02).
Abaixo-assinado será levado ao emedebista.

A precariedade da ERS-129 pautou a sessão desta segunda-feira (11/02) da Câmara de Vereadores de Estrela.
Sem projetos na ordem do dia, os legisladores acompanharam a manifestação da representante das comunidades de Arroio do Ouro e Linha Figueira, Regina Mallmann, locais por onde a estrada passa.
Regina, que trabalha com artefatos de madeira, diz que a via estadual está intransitável.
“Chegamos ao nosso limite”. Ela estima que há 20 anos não ocorra manutenção no trecho. Por isso, em nome dos moradores, pediu que a casa auxilie no processo de municipalização.
O pedido é para que a manutenção de cerca de dez quilômetros, até a divisa de Estrela com Bom Retiro do Sul, passe da responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para a Prefeitura de Estrela.
Regina lembra que a estrada é importante para o escoamento da produção agrícola, setor que, em 2017, representou 29% da economia do município.
“Estamos abandonados numa via com grande produtividade para o município”, comenta.
Na tribuna, a empreendedora apresentou dados coletados junto aos moradores, cerca de cem, a maioria deles com trabalhos na agricutura.

Conforme os levantamentos que têm como base resultados de 2018, as duas comunidades produziram cerca de 234 mil litros de leite ao mês e 16,5 mil sacos de milho e mais de 20,7 mil sacos de soja durante todo o ano, entre outros resultados.
Segundo Regina, os produtores têm custos elevados com a mecânica dos carros que passam pela estrada.

“Eu não vim aqui chorar, mas se vocês tivessem noção dos custos que a gente tem com a manutenção de veículos mensalmente. Nossa, é enorme”, relata a mulher.
Na manhã da próxima quinta-feira (14), a comunidade terá audiência com o prefeito Carlos Rafael Mallmann (MDB), quando pretende, conforme ela, pedir ao emedebista que interfira na questão.
A ideia é que o Daer autorize o município a cuidar da estrada até que um projeto de municipalização seja votado na Assembleia Legislativa.


Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores


A casa

Os vereadores de Estrela demonstraram apoio ao pedido e se comprometeram em auxiliar os moradores.
Principalmente Márcio Mallmann (PP), que reside no interior de Estrela e está há meses envolvido com a questão.
Foi ele quem pediu ao Daer para que fizesse melhorias no local, conseguindo retorno positivo, com previsão de início das obras para novembro de 2018 – o que, segundo ele, não passou de promessa.
“Só patrolaram um pouquinho. E quando uma pessoa mente para a gente, não adianta insistir. Precisamos agir”, comenta o legislador.
Norberto Fell (PPS) reconhece a demanda e diz que, com frequência, ela é apresentada no Legislativo.
“Desde que a gente está nessa casa não há semana, não houve mês, em que alguma referência não foi feita com relação àquela estrada”.
Líder de governo na câmara, Ernani de Castro (MDB) destacou que o município não pode tomar frente de todas as responsabilidades abandonadas pelo Estado.
Lembrou, ainda, que Estrela tem cerca de 500 quilômetros de estradas de chão no interior.
Mesmo assim, Castro informou que trabalha para que ocorra uma reunião em Porto Alegre a fim de tratar o assunto com o governo do Estado.
“Estamos tentando agendar uma reunião com o secretário dos Transportes, então assim que for definida essa data, que a gente vá até POA e coloque uma pressão nos órgãos estaduais”, fala.
Um abaixo-assinado com a adesão de aproximadamente 300 pessoas, entre usuários da estrada e moradores, será entregue ao prefeito Mallmann na próxima quinta-feira.
Além da apresentar a demanda, Regina aproveitou o espaço na tribuna para convidar os vereadores a participarem do encontro, que ocorrerá na sede do Poder Executivo.


Gastos com Natal

A casa aprovou diversos pedidos de informação na sessão desta segunda, entre eles um de autoria de Norberto Fell, que solicita explicações a respeito dos investimentos feitos pela Prefeitura de Estrela na programação natalina de 2018.
“Não estou dizendo que foi mal destinado. Eu quero dizer que foi muito, foi excesso de gastos públicos”, alega ele.


Fell encaminhou diversos pedidos de informação, um deles a respeito da programação de Natal realizada em Estrela
O requerimento diz respeito aos valores empregados pela administração de Estrela em iluminação, locação, adesivagem, shows artísticos, empresas contratadas e publicidade, como divulgação em jornal, rádio e televisão.
Não há prazo regimental para que a resposta seja remetida ao Poder Legislativo.


Câmara de Vereadores


Fonte: Natalia Ribeiro - Rádio Independente
Fotos: João André Mallmann



11/02/2019 - Festival de Verão Smel/Off Aventura tem mais campeões




Etapas do futevôlei, basquete street e vôlei de areia feminino foram realizadas. Outras três disputas foram transferidas

A edição 2019 do Festival de Verão Smel/Off Aventura teve prosseguimento ao longo do final de semana, mas não chegou ao fim com todos os seus campeões apontados.
As competições programadas para sexta-feira, sábado e domingo pela manhã, como o basquete street, vôlei de areia duplas feminino e futevôlei masculino foram realizadas.
As agendadas para o domingo à tarde, como o vôlei de areia duplas masculino, o mata-mata do futebol sete feminino e o skate foram adiadas em razão das fortes chuvas que ocorreram no período.
As três modalidades deverão ocorrer no próximo sábado (16/02), no Parque Princesa do Vale.

Na quinta-feira (07/02) foram conhecidos os campeões do beach câmbio, com o título tendo ficado com a equipe Wink, de Estrela, e o vice para a Languiru, de Teutônia.
No último sábado (09/02) foi vez do basquete street.
O elenco Team Noel faturou o título, com o vice-campeonato para o grupo Amigos do Sapão e o terceiro lugar para a equipe Dream Team.
Também no sábado à tarde foi realizado o futevôlei masculino.
Sagraram-se campeões a dupla Alexandre Piccinini e Kenji Fuke.
O vice ficou com Tiago Rizzi e Remor Bagnara. Arthur Kléber e Felipe Ferreira levaram o terceiro lugar e Marcelo Traesel e Jocemar da Silva o quarto.
No domingo (10/02) pela manhã ocorreu o vôlei de areia feminino, com 12 duplas e 32 partidas na tabela.
O título ficou a dupla Ingryd Brizola e Vitória Simonetti.
O vice-campeonato foi de Cláudia Agostini Scheid e Eduarda Gregory da Silva.
Aline Kafer e Jaqueline Klein levaram o terceiro lugar e Neiciele Silva e Natalia Hentschke o quarto.
Ainda na sexta-feira (08/02) à noite foi realizada a terceira e última rodada classificatória do futebol sete feminino.
As invictas Saff/Santa Fé e Tangerina Splasch jogaram para ver quem fecharia a fase em primeiro.
A disputa entre ambas é tão equilibrada que se registrou um empate: 2x2.
Nos critérios, as Tangerinas levaram a melhor e fecharam a etapa em primeiro.
Na segunda partida da noite, os elencos de Amusa e Atléticas duelaram pelo terceiro lugar do quadrangular: 8x2 para as Atléticas.
Agora, nas semifinais, jogarão: Tangerina Splasch x Amusa; Saff/Santa Fé x Atléticas.
Aos melhores de todas as modalidades são distribuídos troféus, medalhas e brindes de um dos apoiadores do evento: Prost Bier.


SMEL SMEL

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Smel/Prefeitura de Estrela



11/02/2019 - Janta de abertura da temporada no Fiori Dei Piani




Fiori Dei Piani



11/02/2019 - Menor de idade preso novamente



Plantão de Polícia

Foi preso nesta manha o individuo B. P. G, 18 anos, por representação da Delegacia de Polícia de Estrela, por Decreto de Prisão Preventiva, por roubos cometido nesta cidade e região.
O individuo já havia sido preso em flagrante por receptação, pois foi preso com uma moto roubada, fazia cinco dias, foi liberado da cadeia e já meteu outro roubo, agora foi preso preventivamente.
A prioridade é tirar do meio social esses autores de roubos a mao armada.


José Romaci Reis

Fonte: Facebook de José Romaci Reis



10/02/2019 - Aniver Fest Flash Back foi sucesso!




Neste dia 9 de fevereiro a Mania do Som o seu Aniver Fest Flash Back!
Sem dúvida a melhor boate Flash Back da região!
O evento ocorreu no Ginásio de Eventos do Cristo Rei a partir das 20:00 horas.
Tocando as melhores músicas dos anos 70, 80, 90 e 2000.
Não faltou nada. Muita animação, segurança dentro e fora do salão, táxi se alguém precisar, chopp da Prost Bier, cerveja com e sem álcool, energético, Ice, água com e sem gás e batata frita!
O som ficou a cargo dos DJs Almir e Milton.


Mania do Som Mania do Som Mania do Som Mania do Som Mania do Som Mania do Som Mania do Som Mania do Som Mania do Som Mania do Som Mania do Som Mania do Som Mania do Som Mania do Som Mania do Som Mania do Som


Texto e fotos: João André Mallmann



10/02/2019 - Foragido de Porto Alegre é localizado no Bairro das Indústrias e conduzido ao presídio



Plantão de Polícia

Um homem que estava foragido do presídio, com mandado expedido pela comarca de Porto Alegre, foi localizado pela Brigada Militar em Estrela.
O fato ocorreu por volta das 09:10 horas deste sábado (09/02).
Conforme a polícia, Carlos Alberto Silva dos Santos de 32 anos, estava dormindo em frente a Igreja José Alves, na Rua Henrique Uebel, no Bairro das Indústrias.
Ao ser abordado, ele disse que estava em prisão domiciliar e que não tinha autorização para sair da comarca da região metropolitana.
Diante dos fatos o homem foi conduzido ao Presídio Estadual de Lajeado.

Fonte: Rádio Independente



Gentileza no Trânsito


10/02/2019 - Condutor sem CNH é abordado pela BM
após tentativa de fuga no Nova Morda



Plantão de Polícia

Motorista tentou fugir em velocidade excessiva desrespeitando diversas regras de trânsito.

Um homem foi detido pela Brigada Militar (BM) após tentativa de fuga no Nova Morda.
A BM realizava abordagens de rotina, quando por volta das 03:00 horas da madrugada deste domingo (10/02) avistou uma motoneta Biz azul de Estrela e tentou fazer a abordagem.
O motorista não obedeceu a ordem e tentou fugir em velocidade excessiva e desrespeitando diversas regras de trânsito.
Após ser pego, foi constatado que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação e se negou a fazer o teste do bafômetro.
O homem de 32 anos, morador de Estrela, foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Lajeado e a moto foi recolhida.

Fonte: Rádio Independente



08/02/2019 - Amvat e Procon vão se reunir com concessionária RGE Sul




Objetivo é tratar de problemas de atendimento e fornecimento de energia no Vale.

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e o Procon/RS irão fazer reunião com a concessionária de energia elétrica RGE Sul, que atende parte dos consumidores da região.
O objetivo com o encontro é tratar de problemas de atendimento e fornecimento de energia no Vale.
A sugestão foi do presidente da Amvat, o prefeito de Teutônia Jonatan Brönstrup (PSDB), diante das reclamações de vários municípios em relação aos serviços prestados pela empresa.
O encontro está agendado para 13 de fevereiro, às 14h, na sede do Procon, em Porto Alegre.
Prefeitos ou seus representantes, dos 36 municípios filiados à Amvat, são convidados para a reunião, que tem confirmada a presença de dirigentes da RGE.


AMVAT

Fonte: Rádio Independente
Presidente da Amvat, prefeito Jonatan Brönstrup (Foto: Divulgação / Amvat)



08/02/2019 - Obra é alvo de furto no Bairro Oriental



Plantão de Polícia

Vítima relatou que um veículo escuro parou do seu lado, e o caroneiro bateu no vidro.

Uma obra localizada na Rua Quintino Bocaiúva no Bairro Oriental, foi alvo de furto por volta das 08:00 horas desta quarta-feira (06/02).
O responsável pela obra comunicou a Polícia Civil sobre o fato na tarde desta quinta-feira (07/02).
Do local foram levados uma escada de alumínio, cinco baldes de tintas acrílicas de 18 litros, três galões de tinta com 3,6 litros cada e 20 folhas de lixas.
Conforme registro de ocorrência, os elementos escalaram um muro e entraram no local por um vão de uma janela.
Há câmeras de segurança nas residências ao lado da obra, o que pode ajudar a polícia a identificar os autores do furto.

Fonte: Rádio Independente



08/02/2019 - Condutora consegue fugir após tentativa de assalto



Plantão de Polícia

Vítima relatou que um veículo escuro parou do seu lado, e o caroneiro bateu no vidro.

Uma mulher de 36 anos seguia em um veículo Toyota Corolla de Arroio do Meio, quando, na BR-386, no Bairro Imigrantes, sofreu uma tentativa de assalto.
O fato ocorreu por volta da 01:20 hora desta quinta-feira (07/02) e foi registrado na Delegacia de Polícia na manhã desta sexta-feira (08/02).
A vítima relatou que um veículo escuro parou do seu lado e o caroneiro bateu no vidro.
Assustada, a mulher arrancou o veículo, momento em que percebeu que estava sendo seguida por um outro carro, um Volkswagen Gol de cor branca, modelo bolinha.
O motorista do Gol tentou obstruir a frente da mulher e ela acabou colidindo neste carro, mas, mesmo assim, conseguiu fugir.
Segundo o registro de ocorrência, a condutora fugiu por alguns quilômetros e próximo à ponte do Rio Taquari perdeu os indivíduos de vista.
A mulher ainda relata que não ouviu os elementos comunicarem o roubo, mas, diante dos fatos, acredita que foi uma tentativa de assalto.

Fonte: Rádio Independente



Gentileza no Trânsito


08/02/2019 - Adolescente de 14 anos é flagrado conduzindo moto



Plantão de Polícia

Jovem relatou à polícia que pegou o veículo emprestado para dar uma volta.

A Brigada Militar abordou o condutor de uma moto por volta das 18:00 horas desta quarta-feira (06/02) e constatou que o motorista era um jovem de 14 anos.
O caso foi comunicado na Delegacia de Polícia na tarde desta quinta-feira (07/02).
Trata-se de uma motoneta Honda Biz 125 vermelha, com placa de Taquari.
O adolescente relatou à polícia que pegou o veículo emprestado para dar uma volta, mas que não conhece muito bem o proprietário da moto.
Devido à idade do adolescente, o caso foi registrado como crime por entregar direção a pessoa não habilitada.
A moto foi recolhida ao depósito.

Fonte: Rádio Independente



08/02/2019 - Beach câmbio movimenta Festival de Verão




A edição 2019 do Festival de Verão Smel/Off Aventura tem seus primeiros campeões.
Foi realizada na noite desta quinta-feira (07/02) o a modalidade beach câmbio do evento promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Nove equipes disputaram ao todo 20 partidas e o título, que acabou ficando com a equipe Wink, de Estrela. Na final, vitória por 15 a 8 sobre Languiru, de Teutônia.
O terceiro lugar foi decidido em um clássico de equipes de Poço das Antas, com o elenco Azul levando a melhor sobre o time Vermelho.


SMEL SMEL SMEL SMEL SMEL

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Smel/Prefeitura de Estrela



08/02/2019 - Prefeitura e Cacis ampliam parceria na área da Fazenda




Convênio colaborará para queda no número de inadimplentes do município, aumentará arrecadação e favorecerá comércio e prestadores de serviço

Um ato informal na sede da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), nesta quinta-feira (07/02), selou mais um acordo de parceria entre as partes.
Agora, a prefeitura através da Secretaria da Fazenda, irá fornecer seu cadastro de inadimplentes à entidade comercial, em uma relação muito parecida com a que já ocorre nos casos do protesto e também entre a própria Cacis, lojistas e prestadores de serviços.
Segundo o secretário da Fazenda, Henrique Lagemann, é mais uma iniciativa do Governo na tentativa de fiscalizar e reduzir o número de contribuintes em deficit com o município, aumentar a arrecadação e valorizar quem paga seus tributos em dia, fortalecendo a economia local.
Sistemas parecidos implantados em outros municípios gaúchos, como Santa Maria, trouxeram excelentes resultados.
Com a medida, que irá entrar em vigor nas próximas semanas, a Prefeitura fornecerá à Cacis o seu cadastro atual e corrente de inadimplentes, para que esta, por sua vez, faça a inscrição dos mesmos no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) através do sistema online, que poderá ser consultado pelos usuários das bases de dados de proteção, como lojistas, industriários e prestadores de serviço em geral.
Antes disto, porém, o contribuinte em situação irregular será notificado, através de uma carta, com a qual será solicitado sua presença na Prefeitura para que busque normalizar seu quadro.
Por isso também a importância do cidadão manter dados cadastrais em dias na Prefeitura.
Para o secretário da Fazenda, será mais uma forma de fazer com que o município não seja sempre o último a ser procurado pelo contribuinte na hora de limpar seu nome.
“Enquanto prefeitura nos tornamos, em palavras informais, agora um novo cliente da Cacis, mas em uma relação que também trará benefícios para a Administração Municipal. É uma relação muito parecida com a que ocorre entre a Cacis e lojistas quando no caso de algum inadimplente, em um auxílio mútuo”, explica Lagemann.
Ainda de acordo com o secretário, a medida visa evitar processos burocráticos e gastos desnecessários com situações que podem ser resolvidas de maneira prévia e mais tranquila para ambas as partes.
“Nós tínhamos duas vias antes. O protesto e depois as cobranças judiciais. Com este novo convênio queremos agora é sermos mais ágeis do que o protesto e evitar ao máximo as medidas e cobranças judiciais, que sempre trazem ainda mais ônus ao município e o contribuinte”, explica.
Para a vice-presidente de Administração e Finanças da Cacis, Andréia Zwirtes Kich, uma nova e segura fonte de informações, mas de resultados práticos.
“O comerciante e os prestadores de serviço em geral terão ao seu alcance uma base de dados mais rápida e completa, o que lhe ajudará a realizar o seu negócio com mais confiança. Fortalecemos assim a economia como um todo, pois o contribuinte pode limpar seu nome mais facilmente, o comércio e o varejo em geral tem um fluxo de caixa mais seguro e saudável e o município arrecada mais com o que lhe é devido por lei, e pode reverter isso em investimentos gerais.”


CACIS

Texto: Rodrigo Angeli
Foto: André Silva/Prefeitura de Estrela



08/02/2019 - Morador de Estrela é assaltado em Canoas



Plantão de Polícia

Homem foi rendido por um sujeito que chegou a pé e estava munido com uma arma de fogo.

Um morador do bairro Auxiliadora, em Estrela, foi assaltado por volta das 10:00 horas da última quarta-feira (06/02), em Canoas, na região metropolitana.
O homem, de 37 anos, relatou à Polícia Civil que estava próximo de um posto de combustíveis, quando foi rendido por um sujeito que chegou a pé e estava munido com uma arma de fogo.

Fonte: Rádio Independente



07/02/2019 - Contrato é renovado, e recapeamento da ERS-129 deve ocorrer em 2019




Licitação de 2017 foi vencida por empresa da região, mas obra entre Estrela e Colinas ainda não foi iniciada.

Uma licitação realizada em 2017 prevê o recapeamento da ERS-129, entre Estrela e Colinas.
O processo foi vencido pela empresa Giovanella, mas a obra ainda não foi iniciada porque o Estado entende que existem outras rodovias em condição mais precária.
O prefeito de Colinas, Sandro Ranieri Herrmann, concedeu entrevista ao Programa Realidade da Rádio do Vale e explicou que havia o temor de que, com a troca de governo, o contrato não fosse renovado e a recuperação da estrada não ocorresse.
No entanto, o chefe do Executivo entrou em contato com o Daer, que garantiu a execução do recapeamento.
A expectativa é que os serviços sejam realizados ainda neste ano.
Em paralelo, há a proposta de implantação de uma ciclovia entre Estrela, Colinas e Imigrante.
O projeto está pronto e contempla cerca de 37 km, até o Distrito de Daltro Filho.
Sandro Herrmann cita que será uma obra importante, pois irá atrair ciclistas de todo o Estado para a região.
Um terceiro plano em termos de infraestrutura viária conjunta está sendo tratado com Teutônia.
A intenção é pavimentar cerca de 400 metros da Transcitrus, em Linha Harmonia.
Com a conclusão do asfaltamento de Linha Ano Bom Alto, ainda em Colinas, prevista para os próximos dias, faltaria apenas este trecho da estrada para ter a ligação entre os dois municípios totalmente pavimentada.


Sandro Ranieri Herrmann

Fonte: Rádio Independente
Entrevista no Programa Realidade com Lauro Schmitt (Foto: Chanderley Soares)



07/02/2019 - Motocicleta furtada na Geraldo Baixa é recuperada



Plantão de Polícia

O veículo estava com um adolescente de 15 anos.

Uma motocicleta furtada no início da madrugada desta quinta-feira (07/02), no interior de Estrela, foi recuperada por volta das 03:30 horas em Linha Roncador, também no interior de Estrela.
O veículo estava com um adolescente de 15 anos.
A vítima relatou à Polícia Civil que estava dormindo por volta das 0h10, quando ouviu sua moto ser tirada da propriedade, que fica na localidade de Linha Geraldo Baixa.
O homem constatou que a chave do veículo e o seu capacete também foram levados.
Foi furtada a Honda XRE 300 preta, modelo 2010, placa IQF-6455 de Estrela.

Fonte: Rádio Independente



07/02/2019 - Motocicleta é furtada na Geraldo Baixa



Plantão de Polícia

Uma motocicleta foi furtada no início da madrugada desta quinta-feira (07/02), no interior de Estrela.
A vítima relatou à Polícia Civil que estava dormindo, por volta das 00:10 horas, quando ouviu sua moto ser tirada da propriedade, que fica na Geraldo Baixa.
O homem constatou que a chave do veículo e o seu capacete também foram levados.
Foi furtada a Honda XRE 300, preta, modelo 2010, placa IQF-6455 de Estrela.
Há pelo menos uma pessoa suspeita da ação criminosa.

Fonte: Rádio Independente



Gentileza no Trânsito


07/02/2019 - Suspeito de embriaguez é levado à Delegacia após acidente no Centro



Plantão de Polícia

Em fuga, motorista saiu em alta velocidade, perdeu o controle e bateu.

Um acidente de trânsito levou a um registro de embriaguez, por volta da 01:15 horas desta quinta-feira (07/02), no Centro de Estrela.
A Brigada Militar estava em patrulhamento quando os policiais avistaram um automóvel Etios preto, placa de Porto Alegre, nas imediações de um conhecido ponto de tráfico de drogas, na rua dos Marinheiros.
Foi tentada a abordagem, contudo, o motorista saiu em alta velocidade em direção a avenida Rio Branco e posteriormente ingressou na rua Coronel Müsnich.
Nesta via o motorista perdeu o controle e bateu em uma barra de proteção da esquina, em frente a Escola Estadual de Educação Profissional.
O motorista do automóvel apresentava sinais de alcoolemia.
O homem, de 25 anos, morador do bairro Cavalhada em Porto Alegre, não aceitou realizar o teste do etilômetro.
O condutor foi levado até o Hospital e o veículo recolhido ao depósito judicial.
Após atendimento na Casa de Saúde o motorista foi levado até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Lajeado.
Por falta de prova material, bem como teste do etilômetro ou laudo médico, foi confeccionado registro simples por embriaguez ao volante e posteriormente liberado.

Fonte: Rádio Independente



07/02/2019 - CORSAN perfura novo poço artesiano




Prosseguem as obras de perfuração de um novo poço artesiano junto a "Caixa da Água" da CORSAN, no Parque Princesa do Vale.
Segundo informação do funcionário da empresa HidroGeo, de Canoas, responsável pela obra, a mesma devará se extender até a semana que vem.
Para os veículos e pedestres que trafegam por ali é necessário que tenham um pouco de atenção pois três caminhões da empresa ocupam parte da rua Bruno Schwertner, no sentido parção à Praça Henrique Roolaart.
O funcionário informou que o novo poço se faz necessário em função do poço antigo, que fica logo ao lado, ter desmoronado, fechando o poço.
Não tem previsão de faltar abastecimento de água.


CORSAN CORSAN


Texto e fotos: João André Mallmann



07/02/2019 - Artesão estrelense apaixonado por tradicionalismo conquista o vale




Há cinco anos produzindo lindos trabalhos artesanais, sempre ligados ao tradicionalismo gaúcho, Volnei Bonassi, estrelense, 42 anos de idade, morador do bairro Oriental, fala um pouco sobre o seu trabalho.
Quando criança Volnei visitava seus avós no interior do município de Garibaldi. Ele via e gostava muito das coisas que via na roça e também gosta de escutar música gauchesca. Daí a inspiração para muitos dos seus trabalhos.
Na garagem do prédio onde reside Volnei montou seu ateliê para confeccionar seus trabalhos em madeira.
Sua especialidade são casas de passarinhos, porta chaveiros decorativos, galpões, casas rústicas, placas com nomes, porta chaves campeiro e fazendas em miniatura, e, em todos os seus trabalhos ele confecciona pequenos objetos que compõe o ambiente que ele está montando, detalhando com carinho as peças que monta.
Ele confecciona pequenos objetos que detalham os seus trabalhos como: vassoura, pilão, roda de carroça, violão, carroça, laço, corda, janela, telhados, porongo, mesa, gaita, serra, fogão a lenha, vaso com flores, canga, facas e facões, alfafa, ferradura, berrante, guampa de guarapa e machado. Alguns casos ele detalha com o uso de um pirógrafo.
Um de seus primeiros trabalhos foi o de uma grande casa, com cerca de 80 centímetros, trabalho que demorou 3 meses para ser confeccionado. Este trabalho, diz Volnei, não tem preço, este é para mim, levo este trabalho em todas as exposições que participo.
Volnei vende seus trabalhos para todo o estado, inclusive tem trabalho vendido para a Alemanha. Seus trabalhos já foram expostos em várias exposições no Vale do Taquari e fora.
Trabalha sob encomenda e tem material a pronta entrega.
Um momento especial do seu trabalho ocorreu em dezembro do ano passado por ocasião da apresentação do Padre Alessandro Campos em Estrela, momento em que ele pode presentear o Padre com um trabalho confeccionado especialmente para ele.
Quem quiser conhecer mais sobre o seu trabalho pode entrar em contato pelo Facebook Volnei Bonassi ou pelo telefone 99178-8141.



Volnei Bonassi Volnei Bonassi Volnei Bonassi Volnei Bonassi Volnei Bonassi Volnei Bonassi Volnei Bonassi Volnei Bonassi Volnei Bonassi Volnei Bonassi Volnei Bonassi Volnei Bonassi Volnei Bonassi Volnei Bonassi


Texto e fotos: João André Mallmann
Radialista DRT/RS 06766/80 e Jornalista DRT/RS 16411



06/02/2019 - José Romaci Reis assume a chefia da 19ª Delegacia Regional de Polícia




Delegacia Regional é responsável por 19 delegacias, que atendem 31 municípios no Vale do Taquari.

Delegado é um dos mais experientes em atuação no Vale do Taquari (Foto: Nícolas Horn)
A 19ª Delegacia Regional de Polícia (19ª DRP), com abrangência sobre o Vale do Taquari, tem novo chefe desde 31 de janeiro.
O delegado José Romaci Reis assume o posto, que até então era ocupado pelo delegado Miguel Mendes Ribeiro Neto desde dezembro de 2016.
Um dos policiais mais experientes do Vale do Taquari, Reis já atuou em boa parte dos municípios do Vale do Taquari.
Atualmente, ele respondia pela Delegacia de Polícia de Estrela e chegou a ocupar, interinamente, a delegacia regional antes de Ribeiro Neto.
Reis agradeceu a confiança pela indicação ao vice-governador e secretário de Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Jr.; à chefe de gabinete de Ranolfo, Flávia Colossi Frey (que também foi titular da delegacia regional do Vale entre 2011 e 2012); e a chefe de Polícia Civil do RS, delegada Nadine Anflor, colega de turma de Reis na corporação.
Remanejamentos de delegados que atuam na 19ª DRP estão previstas para serem anunciadas nos próximos dias.
A Delegacia Regional de Polícia é responsável por 19 delegacias, que atendem 31 municípios no Vale do Taquari.


José Romaci Reis


Alterações na legislação criminal

Durante entrevista ao programa Dinâmica nesta quarta-feira (06/04), o delegado José Romaci Reis fez uma análise do Projeto de Lei anunciado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, e que será encaminhado para apreciação do Congresso Nacional.
Para ele, a legislação pode fazer com que os criminosos fiquem mais tempo presos, principalmente os ligados às facções criminosas.
“Vai dar uma alívio maior [às forças de segurança], porque, senão, vamos estar sempre enxugando gelo”, afirma o policial, que aponta que a legislação proposta regula melhor os critérios de legítima defesa.
Reis também comentou a alteração, via decreto, da legislação sobre posse de armas no Brasil.
Para o delegado, o decreto deixa mais claro o que deve ser analisado pelo delegado federal para a concessão da posse de armas.

Fonte: Rádio Independente



06/02/2019 - Norberto Luiz Fell protocola pedido de informações sobre uso do britador




Bom dia. Entre outros pedidos de informações e providências, publicamos apenas um (abaixo) que apresentamos.
Assim o fizemos em decorrência das inúmeras solicitações de intervenção que nos são apresentadas em relação ao estado de conservação das estradas municipais.
Ainda, outro pedido, diz respeito à imediata reposição dos portões de acesso aos antigos prédios da AMBEV (caídos) tanto que permitiram que furtos fossem ocorrer no local.
Também, alertamos da necessidade de remover os restos dos vidros (em queda) no prédio do refeitório (esquinas da Rua Borges de Medeiros/Pinheiro Machado).
São iminente risco da ferir quem por ali estiver.
Entre outros assuntos, alertamos para os péssimos índices apresentados quanto a novos postos de trabalho (emprego) nos anos de 2017 e 2018.
Neste último, segundo estatísticas do CAGED em Estrela tivemos o apontamento da perda de 276 empregos formais (fonte Jornal o Informativo de 24/01/2019).
Aguardamos pelo deferimento do pedido abaixo e respectivas informações.


Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores

Fonte: Facebook de Norberto Luiz Fell



06/02/2019 - Quadrilha leva caminhonete em assalto no bairro Pinheiros



Plantão de Polícia

Os indivíduos chegaram em uma oficina, anunciaram o assalto e renderam as pessoas que estavam no local.

Um assalto foi registrado por volta das 17:45 horas desta terça-feira (05/02), no bairro Pinheiros.
Quatro indivíduos armados e de cara limpa chegaram em uma oficina, a bordo de um automóvel Gol prata, anunciaram o assalto e renderam as pessoas que estavam no local.
Entre outros pertences, os criminosos roubaram uma caminhonete Toyota Hilux prata, modelo 2019.
A placa do veículo, que ainda não foi encontrado, não foi informada.
Após a ação criminosa, o bando fugiu com os dois veículos, não sendo mais visto.

Fonte: Rádio Independente



Notícias Rápidas

05/02/2019 - EJA abre matrículas no Leo Joas




Programa de Educação de Jovens e Adultos funcionará na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas

Estão abertas as matrículas para a formação das turmas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 2019 em Estrela.
Os interessados, novos alunos ou que darão continuidade ao programa, têm o prazo entre esta quarta-feira (06/02) e a próxima (13/02) para efetivarem o cadastro.
Este deverá ser realizado na própria secretaria da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Joas, no Bairro das Indústrias, onde serão ministradas as aulas a partir de 20 de fevereiro, sempre no turno da noite, com início às 19:30 horas.
Nos dias 11, 12 e 13 a inscrição também poderá ser realizada no turno da noite.
Para o cadastro no programa que dá a oportunidade de pessoas que abandonaram os estudos completarem o Ensino Fundamental, o aluno precisa das seguintes documentações: RG; CPF; Histórico Escolar; Comprovante de Residência e Foto 3x4.
Vale destacar que, a partir da mudança da lei, os novos alunos que pretendem dar início aos estudos no EJA precisam ter 18 anos ou mais.
Aqueles menores de idade que já frequentavam o EJA poderão seguir os estudos normalmente, mas para a matrícula será necessária a presença de um pai ou responsável.
Mais informações na escola (Rua Augusto Frederico Markus, s/nº) e pelo telefone 3981-1072.

Texto: Rodrigo Angeli



05/02/2019 - Festival de Verão tem primeiros resultados




Serão seis modalidades em disputa até dia 10, realizadas no Parque Princesa do Vale, em Estrela

Será realizada nesta quarta-feira (06/02), a partir 20:00 horas, no Parque Princesa do Vale, a segunda rodada do futebol sete feminino, modalidade de estreia da temporada 2019 do Festival de Verão Smel/Off Aventura.
Serão mais dois jogos: Amusa x Tangerina Splash; Atléticas x Saff/Santa Fé.
Resultados da estreia: Saff/Santa Fé 6x0 Amusa; Tangerina Splash 3x1 Atléticas.


SMEL SMEL

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Smel/Prefeitura de Estrela
Atléticas busca a recuperação na noite desta quarta-feira
Tangerina Splash tenta a liderança isolada no gramado do Parque Princesa do Vale



05/02/2019 - Cacis lança Arrasa 2019




Campanha do comércio desafia consumidores a poupar

Esse ano, a campanha Arrasa 2019 lança um desafio aos consumidores com a pergunta “Quer poupar?”.
Esse é o slogan que acompanha as peças publicitárias que foram apresentadas pela agência de publicidade da Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis), Falara Gestão de Marcas, nesta terça-feira (05/02), ao público presente.
A campanha, que ocorre de 06 a 09 de fevereiro, é uma realização da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), com apoio do Governo Municipal de Estrela, através da Secretaria de Planejamento, Indústria e Comércio e patrocínio da cooperativa Sicredi.
A diretora da pasta de Comércio, Janaína Carvalho, falou sobre as expectativas com as campanhas de ofertas promovidas pela entidade, cujos objetivos são mais focados em liquidar o estoque das lojas e movimentar a economia local propiciando a entrada de novas coleções.
“Além do aumento do faturamento, que é óbvio, o Arrasa é uma grande alavanca para o comerciário zerar seu estoque e renovar a oferta de produtos para seus clientes”, analisa Janaína.
O Arrasa 2019 conta com a adesão de 80 lojas distribuídas pelo centro e em bairros adjacentes, que estarão identificadas com adesivos alusivos à campanha em suas vitrines.


CACIS CACIS CACIS CACIS

Texto e foto: Meire Brod



05/02/2019 - Mulheres empreendedoras se mobilizam




As mulheres, há alguns anos, estão deixando os bastidores e assumindo seu protagonismo no mundo dos negócios, assim como já faziam antes, capitaneando seus lares.
Cada vez mais cresce o número de trabalhadoras do sexo feminino, bem como aumenta o número de empreendedoras.
Para fortalecer esse movimento e criar uma rede de apoio, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis), promoveu na manhã desta quinta-feira (05/02), a primeira reunião de sensibilização do grupo de mulheres empreendedoras.
A ideia inicial é saber como funcionam experiências similares na região, país e mundo e entender quais são as dinâmicas que regem esses grupos.
Ainda em fase de estudo para implementação, o objetivo do grupo é priorizar a integração, capacitação e troca de conhecimento entre mulheres que possuem ou buscam o próprio negócio.
Segundo a empresária e diretora da pasta de Eventos da Cacis, Franciele Diehl, “O foco é criar um grupo de mulheres para criação de encontros para troca de ideias, ações para crescimento pessoal e para a comunidade, tratando de assuntos como gestão, cuidados com a saúde e bem estar, além de ações comunitárias”.


CACIS

Texto e foto: Meire Brod



05/02/2019 - Agora é Jornal Revista Folha dos Vales




O ano mal começou e a as novidades já chegam aos borbulhões, aqui na sede, do agora Jornal Revista Folha dos Vales.
Com nova direção, capitaneada pela jornalista Adriana Müller Lara, mais João Pedro Stacke e Alisson Roberto Lara de Quevedo, o seu jornal revista incia o ano com logotipo e layout, criados pelo competente Anderson Lopes (na foto, em pé, à direita) e traz novos colunistas, além dos que já são conhecidos de vocês, os quais semanalmente estarão com dicas, informações, novas ideias, notícias, solidariedade e muito mais no jornal impresso e ainda nas redes sociais, principalmente na Fan Page da sua Folha dos Vales, a qual leva a assinatura da grande profissional de marketing Renata Leal.
Adriana relata que a mudança ocorreu, devido a dissolução da sociedade que teve no passado com Paulo Quevedo - este continua detentor da Folha de Estrela.
Nas páginas internas desta edição, conheça os novos colunistas/colaboradores e saiba como acessar a Fan Page que mais cresce na região!
Folha dos Vales, o jornal revista que faz a diferença


Jornal Revista Folha dos Vales



05/02/2019 - Moradores de Linha Figueira pedirão na Câmara municipalização de trecho da ERS-129




Requerimento proposto pelo vereador Márcio Mallmann (PP) foi aprovado por unanimidade na primeira sessão ordinária de 2019, nesta segunda-feira (04/02).

Os moradores de Linha Figueira, em Estrela, terão a oportunidade de compartilhar o pedido de municipalização de trecho da ERS-129 na próxima sessão da Câmara de Vereadores, no dia 11 de fevereiro.
O requerimento, do vereador Márcio Mallmann (PP), foi aprovado nesta segunda-feira (04/02), durante o primeiro encontro ordinário de 2019 após o recesso parlamentar.

Também constante na pauta, o pedido de uma sessão solene para homenagear os 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari foi autorizado.
A proposta é de autoria da vereadora Débora Martins (MDB) e não tem data definida para ocorrer. Não houve projetos na ordem do dia.
A demanda da localidade de Figueira se deve às condições precárias da rodovia, que é de chão batido e de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
Com o trecho, de aproximadamente dez quilômetros, passando para o município, entende-se que será mais fácil realizar a sua manutenção.
“Se o município vai lá patrolar, cuidar, por lei, nós não podemos, porque é uma ERS. Nós temos que assumir aquilo ali. Assumir e fazer melhor do que está, porque aquelas pessoas têm uma estrada péssima. E isso já é de anos”, sublinha Mallmann.

Na primeira semana deste ano, moradores se reuniram para debater a situação.

O vereador autor do requerimento pediu o apoio dos colegas, a fim de que o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann (MDB), concorde com a proposta.
“Ele concordando, a gente faz o pedido no Daer, e isto vai ser votado no fim deste ano. Vai ser encaminhado um projeto de lei. Antes disso, nós podemos pedir uma autorização”, acrescenta.
Manifestações de apoio à demanda também foram feitas por outros vereadores, a exemplo de Gilberto Fensterseifer (PTB), que reconhece a necessidade de passar o trecho para a responsabilidade do município.
Ele reclama do serviço prestado pelo Daer.
“Temos que pedir a municipalização, mas temos que bater na Assembleia direto. Temos que bater lá. Esse vai ser o caminho, porque nem uma ‘pinturazinha’ num quebra-molas eles não vêm fazer”.
Ernani de Castro (MDB) diz que a demanda é antiga e que está tentando marcar uma audiência com a Secretaria estadual dos Transportes, a fim de abordar a situação do trecho.
“Acho que é importante lutar pela comunidade. Mais uma vez, o município tem de arcar com as consequências do Estado, que não patrola, não coloca material. Se o município vai fazer, é penalizado em alguma situação”.


Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores


Suplente assume

Vereadora Elis Birck assume cargo pela segunda vez

No encontro desta segunda-feira também assumiu uma cadeira no Legislativo estrelense a suplente Elis Birck (PR).
Ela substitui, durante um mês, o vereador Volnei Zancanaro (PR), que pediu licença por 30 dias para tratar de interesses particulares.
Em seu pronunciamento, ela fez um apelo aos colegas para que deem atenção às estradas do interior do município.
“Eu estarei aqui um mês, mas vocês, o ano inteiro”, destacou. É a segunda vez que ela ocupa o cargo na atual legislatura.
Outros temas, envolvendo abastecimento de energia elétrica, fechamento de postos de trabalho no município, limpeza de vias e trevos urbanos, construção de uma Escola de Educação Infantil (Emei), instalação de mais um Projeto Vida Saudável e as condições do complexo da Polar, que recentemente foi alvo de furtos, também foram abordados pelos vereadores.

Camila Pires e Natália Ribeiro - Rádio Independente
Fotos: João André Mallmann



04/02/2019 - Raça Gaudéria convida para o fandango de aniversário




O CTG Raça Gaudéria, de Estrela, convida a todos para o fandango de aniversário de 29 anos, no dia 09/03 as 20:00 horas com janta (carreteiro, feijão mexido, churrasco com carne de rês, porco, frango e saladas diversas).
Teremos a venda de torre de chopp da Prost Bier, fotos impressas na hora com Photo Selfy.
A animação fica por conta de Volnei Gomes e Grupo Cantando o Rio Grande.
Cartões com janta R$ 30,00, garanta o seu com a Patronagem.
Reserva de mesas pelo fone 99308-7127 com Catrian


CTG Raça Gaudéria



04/02/2019 - Elis Birck (PR) assume no lugar de Zancanaro




Após o recesso parlamentar regimental durante o mês de janeiro, os vereadores retomaram nesta segunda-feira, dia 04, o calendário de Sessões Ordinárias, a partir das 18:30 horas no plenário da Câmara.


Suplente Elis Birck (PR) assumiu no lugar de Volnei Zancanaro

Devido ao pedido de licença por 30 dias para tratar de interesses particulares, do vereador Volnei Zancanaro (PR), desde o dia 01 de fevereiro foi convocada a sua suplente Elis Birck (PR) que participou da sessão desta segunda-feira (04/04).


Elis Brick

Joilson Marcelo Pereira - Assessor de Imprensa



04/02/2019 - Homem é preso no Bairro das Indústrias



Plantão de Polícia

A Brigada Militar (BM) de Estrela prendeu um homem por volta das 08:00 horas deste segunda-feira (04/02).
Durante barreira policial, a guarnição abordou o acusado na Rua Augusto Frederico Markus, no Bairro das Indústrias.
Após averiguações, foi constatado que contra Diogo Ezequiel Elegeda (34) havia um mandado de prisão em aberto expedido pela Comarca de Encantado.
O suspeito foi conduzido para exames de praxe e, na sequência, apresentado na Delegacia de Polícia, sendo recolhido ao Presídio Estadual de Lajeado.

Fonte: Rádio Independente



04/02/2019 - Retorno às salas da Educação Infantil




Atendimento na rede municipal foi retomado nesta segunda-feira com novos professores e monitores

A segunda-feira (04/04) iniciou um pouco diferente para 1,6 mil crianças até 6 anos incompletos de idade em Estrela.
Foi dia de reiniciar uma rotina que inclui acordar mais cedo para sair de casa, se despedir dos pais na entrada das nove escolas da Rede Municipal de Educação Infantil (Emeis) e já nas salas reencontrar ou conhecer novos amigos e professores.
A retomada do atendimento na rede municipal foi tranquilo e marcado principalmente pelo também início de uma rotina para muitos profissionais.
Aqueles que recentemente passaram no concurso municipal da área e agora foram convocados.
Num primeiro momento são 90 monitores e 18 professores, agora concursados.
No próximo dia 20 será a vez dos estudantes do Ensino Fundamental (Emefs), também com mais de duas dezenas de novos profissionais vinculados ao município, voltarem às salas de aula.


Educação Infantil

Texto e foto: Rodrigo Angeli
Larissa Oliveira é uma das mais novas monitoras



04/02/2019 - Populares reclamam de estradas na Lenz




A Estrada Romeu Kafer e a antiga Estrada Lohmann, também conhecida como “Estrada da Cachaça”, ambas na Linha Lenz, no interior de Estrela, foram assunto na manhã dessa segunda feira (04/02) na unidade móvel do programa Encontro Maior na Rádio do Vale AM 820.
Populares reclamam da falta de serviços de motoniveladora nas estradas e também de brita.
No caso da Estrada Romeu Kafer, o principal problema é a quantidade de lama, que impede de alguns veículos trafegarem.
Moradores entendem que poderia haver manutenção da estrada de forma mais frequente.
Na “Estrada da cachaça”, o problema são os buracos.
Por lá, o morador Joni Diehl cita que o “patrolamento” não acontece à cerca de um ano.
O secretário de Obras Públicas de Estrela, Cristiano Nogueira da Rosa, negou essa informação, mas admitiu que alguns serviços não estão acontecendo de forma tão frequente, pois o britador está em manutenção a três semanas.
Rosa disse que está de férias e, em breve, a secretaria estará passando nas localidades.


Plantão de Polícia

Fonte: Rádio Independente
Fotos: Divulgação



Gentileza no Trânsito


04/02/2019 - Veículos de Estrela se envolvem em acidente em Teutônia



Plantão de Polícia

Colisão lateral aconteceu no km 29 da ERS-128, junto ao trevo da Paquetá.

Dois carros se envolveram em um acidente por volta das 11:20 horas desta segunda-feira (04/02), em Teutônia.
A colisão lateral aconteceu no km 29 da ERS-128, junto ao trevo da Paquetá.
O choque envolveu um Corola azul e um Uno branco, ambos de Estrela.


Plantão de Polícia Plantão de Polícia Plantão de Polícia Plantão de Polícia

Fonte: Rádio Independente
Fotos: Divulgação



04/02/2019 - Sai resultado do índice de infestação do Aedes Aegypti




Setor da Saúde realizou levantamento em mais de 480 imóveis, e seis amostras deram positivas para ocorrência de larvas do mosquito

A Vigilância Ambiental de Estrela recebeu, na última sexta-feira (01/02), o resultado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação (Lira) pelo Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da Dengue, realizado na última semana.
No trabalho de fiscalização, a equipe especializada da Vigilância e também Agentes Comunitários de Saúde realizaram mais uma visita surpresa a 485 imóveis do município, em 86 quarteirões sorteados aleatoriamente, incluindo todos os bairros da área urbana.
Das amostras coletadas, 68 foram encaminhadas ao laboratório da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado para análise das larvas e identificação da espécie.
Estas, seis deram resultado positivo ao Aedes Aegypti. Novos levantamentos serão realizados.
Conforme explica a coordenadora da Vigilância, Carmen Hentschke, o resultado era esperado visto o grande número de imóveis que tinham pontos ou recipientes com água parada, e estes com larvas.
“Isto considerando as condições climáticas, que têm sido bastante propícias para o surgimento destas larvas, assim como a época do ano, quando diminuem os cuidados com estes ambientes que são adequados para que estes mosquitos surjam, visto o grande número de pessoas que estão em férias”, explica.
“Mas também é um retrato do descuido da população. Se de 68 amostras com larvas de mosquito, seis deram positivas para o Aedes Aegypti, isso nos dá um Índice de Infestação de 1,2, considerado Estado de Alerta”, detalha a coordenadora, que ressalta o constante trabalho de prevenção e combate à doença realizado no município.


As amostras que deram positivas foram encontradas nos Bairros Auxiliadora, Oriental, Boa União e nos Loteamentos Nova Morada I e II, em Novo Paraíso.
Contudo, Carmen Hentschke ressalta que isso não diminuiu o risco e a necessidade de atenção por parte de moradores de outros bairros.
“Até porque estes mosquitos voam e podem se espalhar facilmente. E se consideramos que o levantamento como o próprio nome diz é rápido, em poucos e aleatórios imóveis, pode ser que em algum outro bairro apenas não foi coletada amostra do local correto, ou seja, contaminado”, diz.
“Vamos fazer novas ações, mas os moradores precisam cuidar dos recipientes com água parada, tampar ralos, cuidar com os pratos dos vasos de plantas, e aquelas pessoas que guardam água da chuva devem tampar bem o local, colocar tela, ou adicionar cloro.”
No RS, nenhum caso da doença foi registrado em 2018, mas em 2019 o primeiro foi confirmado em Panambi e outros três gaúchos contraíram a doença durante viagens.
Em estados como São Paulo e Minas Gerais algumas cidades registram muitas ocorrências e Índice de Infestação superior a 8, o que indica um risco maior de epidemia.
Mais informações pelo telefone 3981-1136.


Aedes Aegypti

Texto: Rodrigo Angeli
foto: Arquivo/Prefeitura de Estrela



03/02/2019 - Propriedade rural é alvo de furto em São José



Plantão de Polícia

Registrado neste sábado (02/02), na Delegacia de Polícia, o furto em uma propriedade rural, situada em São José.
Do local, levados um botijão de gás P-13, ferramentas, cadeira de praia, dentre outros itens.
Não há suspeitos.

Fonte: Rádio Independente



Notícias Rápidas

03/02/2019 - A direteoria da Comunidade Santa Rita de Cássia convida para festa




A direteoria da Comunidade Santa Rita de Cássia, de Santa Rita, convida para festa anual que se realizará no dia 10 de março, com início as 9:30 horas com missa, após chimarriada com a Ximango, ao meio dia ocorre o tradicional almoço e a tarde haverá uma reunião dançante com o Musical Novo Encontro e sorteio da tonbola.



03/02/2019 - Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes de Figueira realiza festa em honra a sua padroeira




Neste domingo, 03 de fevereiro, a Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, de Figueira, rrealiza festa em honra a santa padroeira da comunidade.
As festividades iniciaram às 10:00 horas com uma missa celebrada pelo Padre Neimar Shuster.
Após a Missa os fiéis receberam a bênção de São Brás, procurada principalmente por quem tem problemas na garganta, onde é ministrada nesta data, em muitas igrejas do mundo cristão.
A Missa ocorreu na Capela da comunidade de Arroio do Ouro pois a capela da comunidade de Figueira não comportaria o grande número de fiéis presentes à Missa.
Além disso, a antiga imagem Nossa Senhora dos Navegantes foi doada para a comunidade de Arroio do Ouro oito anos atrás quando a Capela Nossa Senhora dos Navegantes, de Figueira, encerrou as suas atividades.
A reabertura da Capela de Figueira é coisa recente, pois a primeira missa realizada após a reabertura da capela ocorreu no feriado do dia 20 de maio de 2017, às 15:00 horas.
A devoção de um grupo de senhoras, Mara Ivone Becker, Sirlei Therezinha Bellini e Maria Ilone Kuhn, fez com que a reabertura desta capela se tornasse realidade.
Sirlei Therezinha Bellini lembra que no dia 22 de julho de 2017 o Bispo Dom Carlos Rômulo celebrou uma Missa nesta Capela para aproximadamente 100 fieis.
A comunidade está arrecadando donativos para a troca do piso da capela.
O almoço de confraternização foi realizado ao meio dia deste domingo, junto a sede de Arroio do Ouro, momento em que seu presidente, o casal Valmir e Ivone Decker, agradeceram a presença de todos.
A tarde seguiu com sorteio de brindes e uma animada reunião dançante animada pelo conjunto Popular Arte Show, de Bom Retiro do Sul.



Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes de Figueira Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes de Figueira Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes de Figueira Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes de Figueira Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes de Figueira Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes de Figueira Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes de Figueira Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes de Figueira


Texto e fotos: João André Mallmann
Radialista DRT/RS 06766/80 e Jornalista DRT/RS 16411



03/02/2019 - BM prende dupla com armas no Oriental



Plantão de Polícia

Ao perceberem a aproximação da viatura, condutores aceleraram e tentaram fugir.

Por volta das 19:30 horas deste sábado (02/02), durante patrulhamento na Rua dos Marinheiros, bairro Oriental, a Brigada Militar (BM) avistou um Corsa e um Polo transitando em atitude suspeita.
Ao perceberem a aproximação da viatura, ambos os condutores aceleraram e fugiram. Durante a fuga, na rua Palmeira das Missões, no Loteamento Marmitt, o carona do Polo arremessou uma pistola em um matagal nas margens da pista, e o condutor se desfez de outra mais à frente.
O veiculo foi abordado logo em seguida. Depois de alcançar o carro suspeito, os brigadianos fizeram buscas e acharam uma pistola 838 com carregador e 17 munições e um carregador de pistola 380 com 11 munições.
Adriano da Silva, o Bola (36) e Reinaldo Lucas da Silva (23), foram levados para a Delegacia de Polícia.
Na sequência, ambos foram recolhidos ao presídio.

Fonte: Rádio Independente



Gentileza no Trânsito


03/02/2019 - Colisão envolvendo caminhão de Estrela deixa três feridos na BR-386



Plantão de Polícia

Choque entre um Gol de Montenegro e um caminhão de Estrela ocorreu às 5h30, no km 419 da rodovia.

Três pessoas saíram feridas de acidente ocorrido no fim da madrugada deste sábado (02/02), na BR-386, em Montenegro.
O choque entre um Gol de Montenegro e um caminhão de Estrela ocorreu às 05:30 horas, no km 419 da rodovia.
O condutor do carro, de 21 anos, e dois ocupantes, de 32 e 40 anos, sofreram ferimentos e foram levados para atendimento hospitalar.


Plantão de Polícia

Fonte: Rádio Independente
Foto: PRF / Divulgação



02/02/2019 - Sociedade Santa Cecília com nova regente




Desde o dia de hoje, 02 de fevereiro de 2019, o coral da Sociedade Santa Cecília da Paróquia Santo Antônio de Estrela está sob nova regência, trata-se da regente Maria Beatriz Plentz.
O convite ocorreu na semana passado através de meu convite, João André Mallmann, que desde 1º de janeiro deste ano estou presidindo a Sociedade Santa Cecília da Paróquia Santo Antônio de Estrela.


Sociedade Santa Cecília


Quem é Maria Beatriz Plentz?

Aos 58 anos de idade, Maria Beatriz Plentz é casada com Sérgio José Plentz, moradora de Delfina, mãe de 2 filhos, Anderson e Bárbara.
Desde pequena ela gostava de música e cantar.
Cantava com o pai e o tio que eram músicos.
As condições financeiras não permitiam a compra de instrumento musical.
Era a mais velha de 9 irmãos
Trabalhou na roça com os pais.
Aos 19 anos de idade, foi trabalhar no colégio Santo Antônio, onde cursava o segundo grau, e também auxiliava a Irmã Paulina nas aulas de música e também estudar teoria, solfejo, violão e gaita, no período de março de 1979 a 1980.
Foi professora de música por treze anos pelo Instituto Musical Verdi, pelo qual se formou em teoria e solfejo e violão popular, na matriz em Porto Alegre, com filial em Lajeado.
Deu aulas de música na Casa de Cultura de Bom Retiro do Sul no período de 1982 a 1984.
E foi regente substituta do Coral Municipal de Bom Retiro do Sul durante o ano de 2001.

Já regeu o coral Santa Cecília de Linha Wink, de 2001 até 2008.
Desde 1994 rege o Coral Santa Cecília de Delfina.
Desde fevereiro de 2000 rege o Coral da Sociedade Cantores do bairro Auxiliadora.
Desde fevereiro de 2002 rege o coral da Santa Cecília da São Jacó.
Desde março de 2002 rege o Coral Santa Cecília de São João de São João de Bom Retiro.
E o coral da Comunidade da Linha São Luiz, fundado por ela em 02 de março de 1995.
Regeu o coral da fábrica Dakota de 1996 a 1997.
Atualmente ele é Tesoureira na Liga de Corais de Estrela, cargo que ocupa desde a Assembleia realizada em novembro de 2018, para o biênio 2019/2010, onde também já foi Secretária pelo período de oito anos e Tesoureira por 4 anos.

A nova diretoria está assim constituída:

Presidente: João André Mallmann
Vice-presidente: Aloisio Leo Mallmann
1ª Secretário: Maria Lisete Kuhn
2ª Secretário: João Gilberto Caye
1º Tesoureiro: Orlando José Wülfing
2º Tesoureiro: José Ramos da Silva
Conselho Fiscal - Titulares: Leonidas Erthal, João Carlos Eckert e Luis José Huppes
Conselho Fiscal - Suplentes: Gerson Schmidt, Valdívia Inês Ponzoni e Justina Mallmann


Eu agradeço ao apoio recebido dos Padres Neimar Shuster e Lucas Weber, que, já antes da posse, manifestaram apoio e incentivo para que eu obtenha sucesso nesta nova empreitada.

O coral da Sociedade Santa Cecília teve início em 25 de abril de 1876 devemos lembrar do sacrifício que os nossos antepassados tiveram em constituir e manter a entidade até os dias de hoje, sendo este o coral mais antigo do Rio Grande do Sul em atividade.
“Devemos respeito aos nossos antepassados, e em memória aos mesmos devemos dar continuidade a esta entidade que em algum momento de nossa história se fez presente em nossas vidas com seu canto coral, sendo ele em um momento triste ou festivo. O Coral Santa Cecília que por todos estes anos representou muito bem Estrela a nossa Paróquia Santo Antônio, nos trouxe alegrias e renovou a nossa fé. Cabe a nós fazermos do Coral Santa Cecília mais forte para que as futuras gerações continuem a erguer sua bandeira e levar conforto, fé, e alegria aos que necessitarem.”
Estamos elaborando um logotipo para que possamos timbrar envelopes e correspondências oficiais emitidas pela sociedade, além de identificar os uniformes dos coralistas.
A sociedade pretende neste ano participar mais de eventos festivos de corais, tanto no interior de Estrela como em outros municípios, para que em breve possamos fazer a nossa festa de corais e assim poder contar com a participação das outras entidades de canto coral.
A minha ligação com o coral da Sociedade Santa Cecília vem dos meus antepassados pois meu trisavô, David Sheeren, foi um dos fundadores da Paróquia de Santo Antônio e do coral Cäcilien Verein Estrela, foi seu primeiro secretário e, seu primeiro regente, juntamente com Nicolau Müssnich, conforme consta no livro da Família Sheeren lançado no ano passado pela escritora Norma Theolina Sheeren. Nele, Norma Theolina Scheeren, relata sobre as cartas da esposa de David Scheeren onde ela conta que ele vinha em noites de lua cheia de Arroio do Ouro até a Paróquia Santo Antônio reger o coral Santa Cecília.
Além disso o coral Santa Cecília só veio a ser registrado no Cartório de Estrela em 24/11/1967 quando era Presidente do coral o neto de David Sheeren, André Scheibel, meu trisavô e avô, respectivamente.
desde a metade do ano de 2017 a sua esposa, Mara Regina da Costa, canta no coral

Deixo o convite para que os interessados venham a se associar à Sociedade Santa Cecília
Para isto basta preencher um pequeno formulário e pagar a taxa de R$ 60,00 junto a Casa Canônica da Paróquia Santo Antônio de Estrela.
O Coral da Sociedade Santa Cecília também está abrindo espaço para que novos integrantes possam participar do coral.
Os ensaios do coral são realizados todas as quarta-feira, das 19:30 às 21:30 horas na igreja da Paróquia Santo Antônio.
O telefone para contato da Casa Canônica é 3712-1071, com Márcia.


Texto e fotos: João André Mallmann



02/02/2019 - Homem é atingido com seis disparos de arma em tentativa de homicídio no loteamento Marmitt



Plantão de Polícia

Vítima foi alvejada por um indivíduo que estava a pé.

Um homem de 36 anos foi atingido com pelo menos seis disparos de arma de fogo em uma tentativa de homicídio em Estrela.
Conforme a Brigada Militar, o fato foi registrado por volta das 14:00 horas desta sexta-feira (01/02) na Rua Palmeira das Missões, no loteamento Marmitt.
O homem foi alvejado por um indivíduo que estava a pé.
O caso está sendo registrado na Delegacia de Polícia e ainda não há mais detalhes.
A Brigada Militar disse que, por segurança, não será divulgado o estado de saúde e nem nome do hospital para onde a vítima foi encaminhada.

Fonte: Rádio Independente



02/02/2019 - Homem foge da polícia após tentativa de furto na Rua Coronel Britto



Plantão de Polícia

Um homem de 36 anos conseguiu fugir da Brigada Militar após uma tentativa de furto na Rua Coronel Britto.
O fato ocorreu por volta das 08:00 horas de quarta-feira (30/01), após a Brigada Militar receber uma denúncia de que o indivíduo estava pulando o muro de uma residência.
Chegando no local, a polícia localizou uma bicicleta e um carretão próximo ao muro da casa.
Um dos policiais pulou o muro e avistou o indivíduo, que já é conhecido pela polícia por cometer outros furtos.
Ao ver o policial, o homem fugiu para dentro de um matagal, que fica nos fundos da casa, e não foi mais localizado.
Ele é natural de Fontoura Xavier, mas reside no Bairro das Indústrias, em Estrela.
Segundo a polícia, a residência estava com a grade de uma janela cortada e com o vidro quebrado.
Dentro da casa havia vários objetos embalados, provavelmente para serem levados pelo suspeito durante o furto.

Fonte: Rádio Independente



Gentileza no Trânsito


02/02/2019 - Homem é preso por embriaguez ao volante no Bairro Alto da Bronze



Plantão de Polícia

Ao sair de um bar, o indivíduo colidiu o Fox que dirigia em três veículos estacionados no Bairro Alto da Bronze.

Um homem foi preso por embriaguez ao volante, na madrugada deste sábado (02/02), no centro de Estrela.
Por volta da 00:45,horas ao sair de um bar, o indivíduo colidiu o Fox que dirigia em três veículos estacionados na Rua Geraldo Pereira, no Bairro Alto da Bronze.
Após o acidente, ele fugiu.
A Brigada Militar localizou o suspeito dentro da carro, que estava parada nas imediações de um Posto de Combustíveis, na Rua Coronel Müssnich, no Centro.
O indivíduo de 62 anos negou-se a soprar o bafômetro, mas revelou aos brigadianos que estava bebendo desde às 09:00 horas da manhã do dia anterior.
Na Delegacia de Polícia, o estrelense foi autuado em flagrante por embriaguez ao volante.
Como não pagou fiança, foi recolhido ao presídio.

Fonte: Rádio Independente



Gentileza no Trânsito


02/02/2019 - Motociclista sofre ferimentos após queda na Wink



Plantão de Polícia

A mulher foi socorrida e encaminhada ao Hospital Estrela para atendimento.

Uma mulher de 33 anos sofreu ferimentos após uma queda de motoneta, no interior de Estrela.
O fato ocorreu por volta das 11:50 horas desta sexta-feira (01/02).
Conforme o Corpo de Bombeiros do município, a condutora seguia pela estrada de Linha Wink, no interior de Estrela, quando perdeu o controle do veículo e caiu da motoneta Neo com placa de Estrela.
A mulher foi socorrida e encaminhada ao Hospital Estrela para atendimento.

Fonte: Rádio Independente



01/02/2019 - Crescimento na produção de frangos em Estrela exige mais energia




Produtores farão investimentos em subestações de energia e RGE Sul se reúne com governo para otimizar execução dos projetos

O prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, recebeu na manhã desta sexta-feira (01/02) a visita do consultor de negócios e relacionamentos com o poder público da RGE Sul, Cristiano Guedes da Silva.
O encontro foi mais uma intermediação da Administração Municipal na relação entre a concessionária de energia e os produtores de frango de Estrela na intenção de acelerar os trâmites burocráticos e técnicos para as obras de instalação de subestações particulares nas propriedades.
A boa notícia é que prazo para análise de projetos é menor do que o calculado anteriormente.
Participaram também do encontro o assessor do Gabinete do Prefeito, Jorge Both, e o vereador Márcio Mallmann, representante dos produtores.
“Com o significativo aumento da produção local de frangos, cresceu também a demanda de energia por parte do homem do campo, que precisa ter a garantia de que não lhe faltará este recurso, pois este mercado hoje é muito rápido, dinâmico e o meio da energia é essencial para o sucesso dele”, destaca o vereador, que diz ter conhecimento de vários novos aviários com essa necessidade e intenção.
“Trata-se de uma área vital para a economia de nosso município, e que vem em um crescimento significativo”, ressalta o prefeito.
Neste processo, conforme explica o consultor da RGE, o produtor que pretende ter uma destas subestações/transformadores precisa elaborar um projeto particular para a mesma.
E este deve ser apresentado para a empresa, que faz a análise técnica da proposta.
A notícia que da Silva trouxe ao prefeito e animou a todos é que esta análise pode sair em até 30 dias.
Informações iniciais, baseadas em alguns casos anteriores, davam conta de que o prazo era bem maior, entre quatro, seis meses ou mais.
“É que muito depende do que nos é apresentado no projeto. As vezes algumas adequações se fazem necessárias e este precisa voltar para o engenheiro autor realizar as devidas correções, o que pode aumentar um pouco o prazo. Mas buscamos sempre fazê-lo da forma mais eficiente possível”, explica.
Depois da proposta aprovada, é também o agricultor que trata da execução do projeto com alguma empresa do mercado, em outra iniciativa particular.


RGE Sul

Texto e foto: Rodrigo Angeli