Academia Corpus

RodoGás

Eletrocell

Faculdade La Salle

O Paladino

Frigás

Info Rec

Prost Bier

Lelly Beauty

Clínica Busatto

Trip

Estilo

Colchões Ortobom

Balneário Cupido Aquático

nossadica





20/06/2018 - Prefeito de Estrela visita obras da nova fábrica da Prost Bier




Rafael Mallmann esteve na tarde desta quarta-feira conhecendo o atual estágio da construção da nova sede da cervejaria, às margens das BR-386

Em uma visita acompanhada do empresário Samir Barghouti, o prefeito de Estrela Rafael Mallmann esteve, na tarde desta quarta-feira (20/06), conferindo as obras da nova sede da cervejaria Prost Bier, em um investimento que deve superar os R$ 5 milhões.
As modernas instalações, em uma área de 13 mil metros quadrados às margens da BR-386, nas proximidades da Transantarita, compreendem 1,7 mil metros quadrados construídos.
Segundo expectativas do empresário, as obras devem estar concluídas até o fim de julho.
A linha de produção da cervejaria na nova unidade deve ser ativada ainda em agosto.
“Impressionante”. Foi com este adjetivo que o prefeito qualificou a obra logo na chegada ao local.
No atual estágio mais de 40 pessoas de diversas empresas e setores trabalham em ritmo acelerado na instalação das redes elétricas e hidráulica, e igualmente na área externa, inclusive na preparação da própria usina de tratamento de água.
A fachada do empreendimento também começa a receber os acabamentos.
Concluída está a colocação do piso da área industrial, um dos diferenciais do projeto.
No modelo “gail”, o piso importado da Alemanha é o utilizado pelas principais cervejarias do mundo.
“Destaca-se pela facilidade na sua limpeza, perfeito para ambientes úmidos e é maleável ao peso, como nestes locais de grandes equipamentos e que recebem máquinas e caminhões”, explica Barghouti.
“Nossa encanação, por exemplo, será toda em material inox. Se vamos investir e queremos seguir primando pela qualidade, é necessário fazer com o que há de melhor e mais moderno”, destaca ele, que estava também acompanhado de Almir Schuch, empresário de cervejaria parceira da Serra Gaúcha.
“O que muito nos orgulha. Vem agregar para com a cultura cervejeira de nosso município, também referência que sempre foi no quesito qualidade e sabor”, avalia Mallmann.
O projeto e execução são do engenheiro civil Douglas Ferreira Velho e do arquiteto Márcio Braun.
No local serão fabricados os atuais 13 estilos de cervejas que a empresa já oferece.
Também contará com um Laboratório de Análise e Controle para a criação de novos estilos, além da área administrativa, ambientes para degustação, estar, cantina e loja.
Inicialmente a capacidade de produção será de 600 mil litros por mês, mas poderá ser ampliada.
Barghouti não fala em outros números, mas diz que tanto o aumento da produção como de novos investimentos será feita conforme a demanda.
“Estamos é nos preparando para sempre que necessário atendermos rapidamente ao crescimento do setor e às novidades”, revela Barghouti.
Inicialmente, a nova linha de produção deverá contar com até 20 funcionários.
O chefe do executivo de Estrela comemora estes e outros dados.
“Não somente pelo investimento agora realizado, mas também pelo futuro retorno de ICMS, geração de empregos e crescimento do meio industrial do município. Um grande reforço que vamos ter para com a nossa histórica tradição cervejeira”, enfatiza o prefeito.


Prost Bier Prost Bier Prost Bier Prost Bier Prost Bier

Texto e fotos: Rodrigo Angeli
Legenda: Área construída superará os 1,7 mil metros quadrados
Legenda: Localização da nova unidade, às margens da BR-386, é um dos pontos destacados pelo empresário Samir Barghouti
Legenda: Usina própria de tratamento de água é um dos diferenciais da nova indústria, localizada em área de 13 mil metros quadrados
Legenda: Mallmann e os empresários Schuch e Samir Barghouti acompanharam a tarde de trabalhos no local, que atualmente envolve mais de 40 operários
Legenda: Projeto da fachada da nova sede, que abrigará área industrial, administrativa, de degustação e também loja



20/06/2018 - Jogos Escolares têm primeiros campeões do handebol




Primeira manhã de jogos reuniu 13 equipes na disputa de três dos seis torneios da modalidade que marca a segunda etapa da competição interescolar

As duas quadras do Ginásio Municipal Ito Snel foram palco de partidas, ao longo de toda a manhã desta quarta-feira (20/06), de três dos seis torneios da etapa de handebol dos Jogos Escolares de Estrela, organizados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).
Segunda das oito etapas da temporada 2018, o handebol envolve ao todo mais de 300 alunos de 31 equipes representando oito escolas.
São seis competições pelas categorias mirim, infantil e juvenil, nos naipes masculino e feminino.


Jogos Escolares Jogos Escolares Jogos Escolares


Classificação

Juvenil Masculino:
Campeão – CSA
2º Lugar – EEEM Estrela
3º Lugar – EEEB Vidal


Juvenil Feminino:
Campeão – EEEM Estrela
2º Lugar - CSA
3º Lugar - CML


Infantil Feminino:
Campeão - CSA
2º Lugar - Leo Joas
3º Lugar – EEEM Estrela

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Smel/Divulgação



20/06/2018 - Brigada Militar recebe mais uma viatura




Entrega do veículo ocorreu nesta quarta-feira, em ato realizado no Palácio Piratini

O governo do Estado entregou, nesta quarta-feira (20/06), em ato no Palácio Piratini, em Porto Alegre, 30 caminhonetes para a Brigada Militar (BM).
Os novos veículos serão destinados ao policiamento ostensivo em Porto Alegre e no interior.
O investimento é de R$ 4,7 milhões, oriundos do Tesouro do Estado.
O governador José Ivo Sartori e o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, participaram da cerimônia.
O município de Estrela, que na ocasião foi representado pelo secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico Paulo Finck, está entre os contemplados.
O governador ressaltou mais uma vez que a Segurança Pública sempre foi prioridade no seu governo e que, quando tivesse condições financeiras, investiria na área, que é considerada essencial.
“Resultados não aparecem do dia para a noite, mas muita coisa vem acontecendo. Segurança e policiamento se faz com efetivo e equipamentos, mas também se faz com parcerias, seja com os municípios ou com a iniciativa privada”, destacou.
O comandante da 1ª Companhia da Brigada Militar de Estrela diz que a entrega de mais este veículo – no início de abril a BM já havia recebido uma viatura – é de suma importância para a recomposição da frota.
Conforme o capitão Jorge Luis Engster, inicialmente a caminhonete, uma Mitsubishi L200, será utilizada no policiamento normal e, eventualmente, nas ações do Pelotão de Operações Especiais (POE).


Brigada Militar

Texto: Cassiane Osório (Governo do RS) e Paulo Ricardo Schneider
Crédito da foto: divulgação



20/06/2018 - Famílias de haitianos recebem cobertores




Secretaria mobilizou empresas parceiras para atender os imigrantes

Neste período de frio mais intenso, parte da população, que vive em situação de vulnerabilidade social, sofre pela falta de cobertores.
Nesta semana, o coordenador dos imigrantes haitianos da Igreja Assembleia de Deus de Estrela, João Paulo dos Reis, procurou a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), para solicitar auxílio na doação de agasalhos e acolchoados para população que vive na cidade.
A Sedesth, por sua vez, mobilizou empresas parceiras e a população de modo geral, através das mídias sociais, e conseguiu arrecadar cobertores e roupas de inverno adulto e infantil, que foram encaminhados aos haitianos.
No dia 20 de junho celebra-se o Dia Mundial do Refugiado, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas para sensibilizar a opinião pública sobre a condição de milhões de refugiados e pessoas que pedem asilo, que deixam o próprio país em busca de uma vida melhor.
Os motivos de fuga são normalmente uma mistura de razões, entre elas as guerras, violações de direitos humanos, perseguição, fome e pobreza.


Famílias de haitianos

Texto: Jaqueline Backes
Foto: divulgação



Notícias Rápidas

20/06/2018 - Prefeitura terá expediente normal na sexta-feira




Na próxima sexta-feira (22/06), dia de jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo da Rússia, a Prefeitura de Estrela terá expediente normal.
Embora as repartições vão permanecer funcionando, será permitido que os servidores assistam a partida em seu ambiente de trabalho, mas priorizando o atendimento ao público.
Cada gestor será responsável pelo andamento das atividades de sua secretaria.

Texto: Paulo Ricardo Schneider



20/06/2018 - Cacis realizou Workshop
O AUTOCONHECIMENTO COMO FERRAMENTA PARA O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL




A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Estrela (CACIS) realizou na manhã desta terça-feira o Workshop "O AUTOCONHECIMENTO COMO FERRAMENTA PARA O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL", que contou com três palestrantes da CDL POA e Boa Vista SCPC.


CACIS CACIS CACIS CACIS


O economista da CDL Porto Alegre e atual conselheiro do Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS), Victor Sant'Ana e que possui graduação em Ciências Econômicas pela UFRGS e concluiu mestrado em Economia Aplicada também pela UFRGS em 2014, falou sobre o cenário pós-eleições, dando um apanhado geral sobre quais os possíveis candidatos à Presidência da República e falou um pouco sobre cada um deles.

O Gestor Comercial da CDL POA, Paulo Borba, palestrou sobre “O crédito e o risco no panorama atual”.
Com expertise em soluções e serviços para área de gestão de risco, crédito e recuperação de ativos financeiros, Paulo Borba abordou as perspectivas do crédito, inadimplência, spread, indicador de custo do crédito e cadastro positivo.
Durante a apresentação, o gestor afirmou: “Estamos atentos às expectativas do mercado para o segundo semestre de 2018.
O aumento da oferta de crédito movimenta a economia e tem repercussão direta no crescimento do PIB.
A oferta de crédito é uma ferramenta para alavancar a economia, que demonstra sinais de crescimento ainda para este ano”.


CACIS CACIS CACIS CACIS


Virginia Neves de Menezes, Gestora do Departamento Jurídico da CDL POA falou sobre o Cadastro Positivo
Mesmo em evidência na pauta política e econômica do país, o tema Cadastro Positivo ainda é desconhecido ou confuso para muitos brasileiros.
Tamanha é a falta de informação ou de entendimento acerca dos seus reais benefícios, que depois de quase seis anos da aprovação da lei que instituiu sua criação, apenas sete milhões de consumidores fazem parte do mesmo.
É claro que, além do desconhecimento, muito é por conta do processo atual de adesão, considerado burocrático.
Para ajudar a desfazer certos mitos e explicitar as principais vantagens do Cadastro Positivo.

O Cdastro Positivo é um banco de dados com informações de pagamento de empresas e consumidores?
Verdade! O Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de pagamento das contas dos consumidores e das empresas, para formação de histórico de crédito, e está sendo implantado com a expectativa de conceder um crédito mais justo, com menor risco, custos mais baixos e para beneficiar, principalmente, os bons pagadores de baixa renda e a população não bancarizada, que não possuem acesso ao crédito.

A nova lei sobre o Cadastro Positivo já foi aprovada pelo Senado?
Verdade! A nova lei sobre o Cadastro Positivo, que passará a incluir automaticamente todos os consumidores, foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) em 27 de novembro de 2017 e, em menos de um mês, em 24 e 25 de outubro de 2017, também foi aprovada pelo Senado.
Já em 8 de novembro chegou para análise da Câmara dos Deputados em regime de urgência, onde se encontra atualmente aguardando a votação dos deputados. O seu relator é o deputado federal Walter Ihoshi (PSD/SP).
Com a aprovação da nova lei, o meu nome passa a fazer parte automaticamente?
Verdade! Assim que aprovada, a nova lei do Cadastro Positivo alterará o modelo atual, chamado opt in – no qual a adesão é voluntária, ou seja, exige a autorização de quem participar – para o modelo opt out – no qual todos participam automaticamente e quem não quer ter o seu nome incluso, tem o direito de pedir sua exclusão.

O Cadastro Positivo prejudica os consumidores?
Mito! Com a alteração da lei no opt out – no qual todos participam automaticamente e quem não quer, pode pedir a sua exclusão – espera-se uma inclusão de aproximadamente 120 milhões de pessoas no cadastro de informações de adimplemento, permitindo a inclusão financeira de mais de 20 milhões de consumidores que atualmente não têm acesso à crédito, pois não têm histórico de financiamentos ou empréstimos.
Além disso, esperam-se juros mais adequados para cada perfil de consumidor, já que informações mais precisas permitem uma avaliação mais justa, e a prevenção ao superendividamento, pois a autoconsulta permitirá ao consumidor ver suas dívidas de forma centralizada, proporcionando um melhor controle de suas finanças pessoais e do uso consciente do crédito.
O Cadastro Positivo permitirá uma avaliação mais justa do comportamento de pagamento?
Verdade! Além do benefício da inclusão financeira, a mudança na lei é um marco para o mercado, pois permitirá que os consumidores sejam avaliados pelas contas que pagam mensalmente, e não apenas pelas contas que deixam de pagar e que são incluídas nas bases de negativação dos birôs como o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Estas informações permitirão também análises mais justas e assertivas, identificando com maior precisão o bom e o mau pagador, viabilizando a redução das taxas de juros.

O consumidor não terá controle de suas informações?
Mito! A nova lei do Cadastro Positivo atende aos requisitos do Código de Defesa do Consumidor, no qual o cancelamento da adesão por parte do consumidor poderá ocorrer a qualquer momento. No modelo atual – adesão voluntária – os dados do histórico de crédito como pagamentos de contas e empréstimos ficam abertos a todas as pessoas que consultam a situação creditícia de um consumidor para concessão de crédito (lojas, bancos, financeiras, empresas de serviços públicos, etc). Com a nova lei, os dados visualizados pelos credores serão apenas do score e o detalhamento dos dados deverá ser autorizado pelo consumidor junto ao credor, no momento da análise do crédito.
O consumidor não terá privacidade sobre as suas informações e dados financeiros?
Mito! O consumidor terá total privacidade sobre as suas informações bancárias, como saldo em conta corrente ou poupança; limite e utilização do cartão de crédito; volume de investimentos e até mesmo relativas à saúde, deslocamentos ou interações sociais.
Estas informações são sigilosas e não fazem parte do Cadastro Positivo.

Quem está negativado não pode fazer parte do Cadastro Positivo?
Mito! Quem está negativado e costuma pagar suas contas em dia é um dos mais beneficiados.
Isso porque o credor pode analisar a sua capacidade de pagamento avaliando não somente dívidas não pagas, mas também as contas pagas em dia, como de água, luz, telefone, financiamento imobiliário, entre outras.
Logo, o credor consegue fazer uma análise mais justa e individualizada.


CACIS CACIS

Fonte: Boa Vista SCPC
Fotos: João André Mallmann



19/06/2018 - Idoso sofre ferimentos ao cair de telhado no bairro Pinheiros



Plantão de Polícia

Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu Elizeu Paulus (63), que foi encaminhado para atendimento no Hospital Estrela.
Uma pessoa se feriu ao sofrer uma queda por volta das 15h desta terça-feira (19/06), no bairro Pinheiros.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu Elizeu Paulus (63).
Ele foi encaminhado para atendimento no Hospital Estrela.
O estado de saúde não foi informado.
De acordo com a corporação, a vítima estaria colocando uma calha no telhado de sua residência, localizada na rua Oscar Leopoldo Kasper.

Fonte: Rádio Independente



19/06/2018 - Alunas do projeto social de ginástica de trampolim da Smel participam da 11ª Copa Escolar




Evento, realizado na Univates, contou com a participação de nove equipes do RS

Alunas do Projeto de Ginástica Artística e de Trampolim da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) acompanhadas pela instrutora Sabrina Kich, participaram, no último sábado (16/06), da 11ª edição da Copa Escolar de Ginástica de Trampolim da Univates, em Lajeado.
O evento, promovido pela instituição a pela Federação Riograndense de Ginástica, tem por objetivo divulgar a modalidade e incentivar a prática esportiva.
A etapa contou com a participação de nove equipes do Estado: Colégio Evangélico Alberto Torres e Madre Bárbara, de Lajeado; Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul; prefeituras de Estrela, Travesseiro e Nova Bréscia; Centro de Treinamento Esportivo (Cete) e Ipanema Sports, de Porto Alegre; além da Univates como entidade-sede.
O grupo estrelense foi formado por sete atletas: Ana Julia Menezes Gregory, Brenda Vitória Fardo, Camili Eduarda Gandini, Gisele Luisa Westenhofen Stürmer, Luzia Dullius Arnhold, Nadine da Rosa e Nicole Rosa.
Na copa escolar todas as atletas ganham medalhas de participação.
“Elas não competem umas com as outras, e sim consigo mesmas”, explica a instrutora.
“Os alunos devem realizar elementos definidos pela professora de acordo com seu desenvolvimento. Se fizerem de maneira correta, ganham pontos na competição. Cada atleta pode realizar no máximo sete elementos”.
A Copa também consiste em níveis. Para passar, o aluno deve ter idade e fazer, em uma competição, os pontos necessários, de acordo com sua faixa etária.
Atualmente, no projeto da Smel, três alunas estão no nível 2.
Duas já atingiram no ano passado, e uma delas, Luzia Dullius, chegou a este patamar na competição realizada sábado.


Ginástica de trampolim

Texto: Jaqueline Backes
crédito da foto: Divulgação



19/06/2018 - Começam trabalhos da terceira etapa da revitalização da escadaria




Empresa vencedora da licitação prepara o local que receberá as melhorias

Trabalhadores da empresa Vincere Engenharia e Construções Ltda., vencedora de processo licitatório, começaram nesta semana os trabalhos na área onde será executada a terceira etapa do projeto de revitalização da escadaria do Rio Taquari, na Rua Arnaldo José Diel, em Estrela
A intervenção projetada para esta etapa abrange uma área de 630,27 metros quadrados e compreende a execução de caminhos em blocos de concreto, taludes, muretas de pedra, recuperação da vegetação existente, espaço canteiro central; colocação de bancos e iluminação pública, além da construção de sanitários, mirante e palco.
De acordo com o contrato firmado com o Governo de Estrela, a empresa tem prazo de seis meses para concluir as obras.
O custo é de R$ 219,6 mil, com recursos do governo federal, por meio do Ministério do Turismo.


Escadaria

Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider



Notícias Rápidas

19/06/2018 - Correio com horário especial nos dias de jogos do Brasil




Correio de Estrela informa os horários que os Correios trabalharão nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo.


Jogos do Brasil às 09:00 horas:
A agência dos Correios abrirá às 11:00 horas.

Jogo do Brasil às 11:00 Horas:
A agência dos Correios abrirá normalmente às 09:00 horas e fechará das 11:00 às 13:00 horas. Voltando depois até às 17:00 horas.

Jogos do Brasil às 15:00 horas:
A agência dos Correios abre às 09:00 horas e fechas às 15:00 horas.

A informação é do Adilson Carvalho Rodrigues - Gerente da Agência dos Correios de Estrela



Faculdade La Salle

19/06/2018 - La Salle - Pesquisa sobre segurança pública será ampliada




Fundação La Salle apoiará o projeto neste ano e haverá expansão com duas pesquisas e envolvimento nas cidades de Estrela, Lajeado e Teutônia

A Pesquisa sobre Segurança Pública é um dos grandes projetos sociais da Faculdade La Salle Estrela porque envolve a comunidade e a percepção dela sobre um dos assuntos mais discutidos no país.
Neste ano ela será ampliada com o apoio da Fundação La Salle de Canoas e deverá se tornar fonte de trabalho de diversas cidades e entidades.
A primeira edição da pesquisa voltada a esse tema foi realizada em 2017 e teve como foco apenas a cidade de Estrela.
Os resultados foram apresentados para autoridades e imprensa durante um debate na instituição.
Neste ano, acadêmicos pesquisadores saem para as ruas em agosto, com mais questões a serem aplicadas e também as comunidades de Lajeado e Teutônia serão ouvidas no processo.
As cidades escolhidas são hoje as de maior população no Vale do Taquari.
Em paralelo e grande novidade do projeto será uma segunda pesquisa na área de educação.
Além do trabalho com a Segurança Pública, será aplicada pela Faculdade a Pesquisa com professores das maiores escolas estaduais e municipais das três cidades escolhidas, que responderão sobre suas percepções sobre a prática educativa e violência.
O resultado destas duas pesquisas culminará em um Fórum de dois dias com presença e debate entre autoridades locais, regionais e estaduais, que neste ano, terão o desafio de trazer soluções e metas.

Carine Krüger - Jornalista/ Assessora de Imprensa



19/06/2018 - Curso Técnico em Informática da EEEPE realiza IV edição do Fórum de Inovação




Ocorreu na última segunda-feira (18/06), nas dependências na Escola Estadual de Educação Profissional Estrela (EEEPE), o IV Fórum de Inovação do Curso Técnico em Informática.
O evento, que é realizado anualmente, tem por objetivo contextualizar a inserção de profissionais egressos de nosso Curso Técnico em Informática em diferentes áreas do mercado de trabalho em que a Tecnologia da Informação (TI) está inserida.
Na oportunidade, alunos egressos que estão em pleno exercício da atividade profissional, na área da informática, contaram relatos de experiências e compartilharam desafios e emoções vivenciadas ao longo da carreira, desde que ingressaram no curso.
Os convidados selecionados para abrilhantar o evento saíram satisfeitos em realizar a troca de informações com os atuais estudantes do curso, além de expor suas trajetórias profissionais.
Já os alunos, afirmaram que a noite foi muito interessante, principalmente em conhecer as atividades de pessoas que já trilharam os desafios que um Curso Técnico pode oferecer.
Acreditam também que o Fórum mudou o jeito de ver as oportunidades.
Todos gostaram de ouvir as experiências de cada um dos convidados bem como saber que eles partiram do mesmo ponto e chegaram onde estão hoje.
A Escola Estadual de Educação Profissional Estrela reafirma o compromisso de oferecer cursos técnicos de qualidade com o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que torne o aluno competente e valorizado pelo mundo do trabalho e pela sociedade.
Assim, a EEEPE forma profissionais pensando em seu presente e futuro e para o exercício pleno de sua cidadania.


EEEPE EEEPE EEEPE EEEPE EEEPE

Diego Berti Bagestan - Coordenador do Curso Técnico em Informática da EEEPE



19/06/2018 - Centauros joga pelo terceiro lugar



Centauros Rugby Clube

Confronto contra o URTC, de Marau, ocorre sábado, dia 22, em Estrela

Neste sábado, dia 23, o Centauros Rugby Clube, de Estrela, entra em campo em busca do terceiro lugar da segunda divisão do Campeonato Gaúcho.
O adversário é o URTC, de Marau, e o jogo ocorre em Estrela, a partir das 15h30min.
"É nossa obrigação vencer e ficar com o terceiro lugar do campeonato, pelo menos para amenizar um pouco a decepção da derrota”, afirma o capitão Jonas Schwingel.
De acordo com ele, a equipe vai com time completo para enfrentar o adversário, que finaliza a sua primeira participação na competição.
Nesta temporada, o Centauros conta com o patrocínio de BRS Empreendimentos, Funilaria Hermel e Mepase.


Para confraternizar

A exemplo do jogo da semifinal, haverá comercialização de chopp da Prost Bier no valor de R$ 5 o copo de 500ml, além de água e refrigerante.



19/06/2018 - Estagiários da Câmara terão custeio de cursos e despesas com alimentação e transporte




Projeto da Mesa Diretora foi aprovado na sessão desta segunda-feira (18/06).
Outra matéria recebeu vista e não foi apreciada pela Câmara de Vereadores.

Estudantes de cursos de graduação e técnicos que estagiarem na Câmara de Vereadores de Estrela não terão custos próprios assim que participarem de palestras, cursos e seminários, além de receberem o pagamento das despesas com transporte e alimentação provenientes das respectivas atividades.
A mudança foi aprovada na sessão desta segunda-feira (18) do Poder Legislativo, de forma unânime.
Hoje apenas uma estagiária, estudante de Técnico em Contabilidade, atua na Casa.
A contratação da estagiária se deu em 2018, para atender as necessidades da contabilista que atua na Câmara de Estrela.
Mesmo que tenha recebido aprovação unânime, o texto da Mesa Diretora recebeu apontamentos do vereador Norberto Fell (PPS).
“A princípio, eu teria alguma oposição à essa preposição, mas eu vejo que essa pessoa está trabalhando na Casa já há alguns dias e que já se percebeu a importância da sua atuação.
Também recomendaria à Mesa, e quem sou eu para fazer isso, que essa pessoa que venha a se beneficiar desse curso permaneça a cumprir o seu estágio no período integral possível, para que a Câmara também faça uso, da forma conveniente, desse preparo que essa pessoa vai ter”.
Em resposta ao colega, Wermann argumentou que “infelizmente algumas coisas não estão na mão da gente. Se a pessoa quiser sair, ou tiver uma falta de qualidade no serviço, vamos ter de trocar. Porém, essa não é a ideia”.
A matéria altera disposições da Lei Municipal nº 7.019/2018, de 4 de janeiro de 2018, também da Mesa Diretora, que regulamentou os estágios no Legislativo.
Antes da normativa, profissionais desse tipo não atuavam na Câmara de Estrela.


Câmara de Vereadores


Pedido de vista

A segunda matéria na ordem do dia, do vereador João Braun (PP), que incluía o Sabadoidão no Calendário de Eventos de 2018 do município, recebeu pedido de vista e não foi apreciada.
A solicitação que impediu a análise do projeto partiu de Darlã Bellini (PSB).
Durante as reuniões das comissões do Legislativo, alguns vereadores já haviam demonstrado dúvidas com relação a pontos da matéria, especialmente com a possibilidade de, em caso de inclusão da data no documento oficial, os organizadores requererem verbas públicas para a realização do evento.
As datas solicitadas para inclusão eram os dias 14 de julho, 15 de setembro e 10 de novembro de 2018, sendo o local o Centro de Estrela.
Promoções no comércio e programações artísticas e culturais, visando atrair a população local e os visitantes, bem como o incrementando das vendas do varejo, eram as justificativas da matéria.
Somente uma edição do evento já foi realizada, no dia 10 de março de 2018, com a adesão de aproximadamente 50 lojas.
O projeto segue na Casa e poderá voltar a ser apreciado.
Não se descarta a apresentação de emenda à matéria, de autoria dos edis.


Próximo encontro

Os vereadores de Estrela voltam a se reunir na próxima segunda-feira (25/06), a partir das 18:30 horas, no plenário Bento Rodrigues da Rosa, Centro.
Além dos tradicionais pronunciamentos e da apreciação de projetos, o encontro do Legislativo terá a participação do secretário de Saúde do município, Elmar Schneider, que usará a tribuna para falar sobre as atividades desenvolvidas pela pasta.

Fonte: Natalia Ribeiro - Rádio Independente
Braun (direita) é o autor da matéria, que acabou recebendo pedido de vista de colega vereador (Foto: Natalia Ribeiro)



18/06/2018 - Começa instalação dos postes do videomonitoramento




Primeiros postes especiais e exclusivos foram colocados em dois dos 20 pontos que receberão as 24 câmeras do sistema de segurança

Na tarde desta segunda-feira (18), o sistema de videomonitoramento passou a ser implantado pela Digitaltec Comércio e Prestação de Serviços (DGT), vencedora da licitação, conforme previa o cronograma.
Os primeiros postes exclusivos e especiais de sustentação foram instalados em dois dos 20 pontos que terão os aparelhos.
Ao todo serão 24 postes, sendo 20 para as chamadas câmeras “speed-dome” (que podem ser movimentadas em todas as direções) e quatro para as fixas.
O primeiro poste foi instalado pela empresa de Novo Hamburgo na rótula das ruas Coronel Britto e Coronel Müssnich.
Outro também na Cel. Müssnich, mas então na rótula com a Rua Bruno Schwertner. Ambos para as câmeras speed dome.
De acordo com o fiscal de implantação da DGT, Leonardo Sauter, todos os postes devem estar de pé até o fim do mês.
Caso o tempo permaneça seco nos próximos dias, a finalização pode ocorrer ainda antes.
A instalação das 24 câmeras será realizada nos primeiros dias de julho.


Videomonitoramento Videomonitoramento


O Governo de Estrela vai investir em torno de R$ 300 mil anuais no sistema, compreendendo todos os equipamentos, instalação e assistência técnica 24 horas, além da garantia.
O contrato com a empresa é de um ano, podendo ser renovado por até quatro.
Depois disto, equipamentos e estrutura passam a fazer parte do patrimônio da prefeitura.
A gestão do sistema ficará a cargo da Brigada Militar, onde vai funcionar a central de monitoramento.
Em recente reunião, a empresa apresentou o projeto executivo e o memorial descritivo, contendo os materiais a serem utilizados, suas características e quantitativos e formas de execução.
O Governo Municipal e a Brigada Militar acompanham os trabalhos.
As câmeras ficarão localizadas nas avenidas Rio Branco e Augusto Frederico Markus e nas ruas Coronel Müssnich, 1º de Maio, Júlio de Castilhos, Bruno Schwertner, Tiradentes, Fernando Abott, Ernesto Alves, Marechal Hermes, Geraldo Pereira, São Roque, João Lino Braun, Mathias Ruschel Sobrinho, Frederico Alberto Sulzbach e Coronel Britto, além da Rota do Sol (acesso ao Loteamento Popular) e BR-386 (acesso à Rua Alfredo Arenhart).
Em quatro destes pontos, nos locais de entrada e saída da cidade, haverão câmeras speed dome e também fixas para auxiliar no monitoramento.

Texto e fotos: Rodrigo Angeli



18/06/2018 - Definidos terceiros colocados no futsal do Intercomunitários




A penúltima jornada da 20ª edição dos Jogos Intercomunitários ocorreu na gélida noite de sexta-feira (15/06).
A comunidade de Novo Paraíso sediou a rodada que apontou os terceiros colocados das quatro categorias do futsal masculino, última modalidade da temporada 2018 da competição entre comunidades de Estrela.

A primeira partida da rodada foi pela categoria sênior, na qual Arroio do Ouro bateu São Jacó: 7x3.
No master, a maior golada da noite: Lenz 11x1 Geraldo Alta.
Pelos veteranos, outra goleada, esta de Arroio do Ouro sobre Costão: 6x2.
Na força livre, na última partida da noite, e também a mais equilibrada, os anfitriões de Novo Paraíso não impediram a jornada perfeita de Arroio do Ouro, sendo que o elenco B da comunidade levou mais um bronze: 5x4.
A rodada desta sexta-feira já garantiu medalhas e troféus aos terceiros colocados.
Também contará pontos para a eleição dos destaques da competição e Campeão Geral, que serão revelados na Festa dos Campeões.


Jogos Intercomunitários Jogos Intercomunitários Jogos Intercomunitários Jogos Intercomunitários


Futsal masculino
Disputas do 3º e 4º (15/06), Novo Paraíso
São Jacó 3x7 Arroio do Ouro (sênior)
Lenz 11x1 Geraldo Alta (master)
Costão 2x6 Arroio do Ouro (veteranos)
Novo Paraíso 4x5 Arroio do Ouro B (livre)


Finais (22/06), em Arroio do Ouro
19h30min – Novo Paraíso x Lenz (sênior)
20h15min – Arroio do Ouro x Novo Paraíso (master)
21h – São Jacó x Geraldo Alta (veteranos)
21h45min – Costão A x Arroio do Ouro A (livre)

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Smel/Prefeitura de Estrela
Arroio do Ouro levou o terceiro lugar na categoria sênior
A maior goleada da noite foi imposta pela Linha Lenz, no master
Nos veteranos, deu Arroio do Ouro: troféu e medalha de bronze garantidos
Arroio do Ouro fechou a noite com três vitórias, a última força livre com o elenco B



17/06/2018 - VIII Costelão em honra ao Padroeiro Santo Antônio




Neste domingo (17/06), às 08:30 horas, foi realizado uma Missa, celebrada pelo Padre Neimar Shuster e Lucas Weber, na Paróquia Santo Antônio em honra ao padroeiro Santo Antônio.
Ao meio dia, em torno de 700 pessoas participaram do VIII Costelão da Paróquia Santo Antonio Estrela em honra ao Padroeiro Santo Antônio no Centro Comunitário Cristo Rei.
Costelão que começou a ser assado às 06:00 horas.
Foram 505 quilos de costelão que foram preparados desde às 04:00 horas por 5 assadores.
Em função da Copa do Mundo de Futebol, os festeiros disponibilizaram durante a festa um telão para que todos podessem acompanhar o jogo de estréia do Brasil.
O almoço teve a animação do Clairton Carvalho.


VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio VIII Costelão em honra a Santo Antônio


Texto e fotos: João André Mallmann



17/06/2018 - EEEPE realiza IV o Fórum de Inovação do Curso Técnico em Informática




A Escola Estadual de Educação Profissional Estrela (EEEPE) realizará o IV Fórum de Inovação do Curso Técnico em Informática, na segunda-feira, dia 18 de junho, às 19:30 horas, no auditório da Escola, localizada na rua Coronel Müssnich, 270, Centro, Estrela.
O objetivo do evento é contextualizar a inserção de profissionais egressos do Curso Técnico em Informática da EEEPE em diferentes áreas do mercado de trabalho em que a informática está inserida.
Sabemos que a atividade profissional de nossos alunos está conquistando reconhecimento na atividade que exerce e visibilidade na sociedade.
A escolha da profissão é fundamental para o bom desempenho no mundo do trabalho.
O evento contará com relatos de experiências de alunos egressos que estão em pleno exercício da atividade profissional, na área da informática.


EEEPE



Gentileza no Trânsito


17/06/2018 - Carro invade vitrine de loja no Centro de Estrela



Plantão de Polícia

Condutor estava com sinais de embriaguez.

Um veículo invadiu a vitrine de uma loja por volta das 19:40 horas deste sábado (16/06), no Centro de Estrela.

Conforme o registro na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), o condutor de um Ford Ka, preto, de Estrela, seguia pela rua Coronel Müssnich, quando perdeu o controle da direção, subiu na calçada de passeio e atingiu a vitrine da Loja Ideias Festa e Papelaria.
De acordo com a Brigada Militar, o condutor, de 57 anos e morador do bairro Alto da Bronze, encontrava-se nas imediações e tentava fugir.
O condutor apresentava vários sinais de embriaguez e foi necessário o uso de algemas para contê-lo.
O Samu foi acionado e levou o homem para atendimento no Hospital Estrela, onde ficou internado.
Sobre o banco traseiro do carro foi encontrada uma garrafa com vinho branco.
O veículo foi recolhido e o registro feita junto a Polícia Civil.

Fonte: Rádio Independente



Gentileza no Trânsito


16/06/2018 - Motorista é preso por embriaguez ao volante no bairro Oriental



Plantão de Polícia

Motorista de uma Citroën foi autuado em flagrante e pagou fiança de R$ 800,00 para não ser recolhido ao presídio.

Um homem foi preso pelo crime de embriaguez ao volante por volta das 21:15 horas desta sexta-feira (15/06), no bairro Oriental.
A Brigada Militar estava em patrulhamento quando deparou com um acidente de trânsito na sinaleira da avenida Rio Branco, que envolveu três veículos.
Houve o engavetamento envolvendo uma Hilux, de Estrela, um Focus e um C4, de Lajeado.
Os condutores da Hilux e do Focus relataram estar parados no semáforo, com o sinal vermelho, tendo ocorrido a colisão traseira por parte do C4.
Os três motoristas foram levados até a Polícia Rodoviária Federal, onde realizaram o teste do etilômetro, que, para o motorista do Citroën, acusou alcoolemia.
O homem de 61 anos, morador do bairro Florestal em Lajeado, foi levado para exame médico e, posteriormente, apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.
Ele foi autuado em flagrante e pagou fiança de R$ 800 para não ser recolhido ao presídio.

Fonte: Rádio Independente



Gentileza no Trânsito


15/06/2018 - Casal fica ferido em acidente na Trans Acácia



Plantão de Polícia

Automóvel Golf seguia pela via de chão batido, quando houve a colisão com uma máquina Retroescavadeira de Prefeitura.

Duas pessoas se feriram em acidente de trânsito por volta das 08:10 horas desta sexta-feira (15/06) em Arroio do Ouro.
Um automóvel Golf seguia pela via de chão batido, conhecida como Trans Acácia, quando houve a colisão com uma máquina Retroescavadeira de Prefeitura.
Com o impacto, um casal que ocupava o automóvel restou ferido levemente.
O Corpo de Bombeiros e Samu foram acionados e encaminharam as vítimas para atendimento no Hospital Estrela.

Fonte: Rádio Independente



Notícias Rápidas

15/06/2018 - Nova prorrogação da vacinação com lote para público em geral




Ministério da Saúde prorroga mais uma vez a vacinação contra a gripe Influenza, e Secretaria da Saúde de Estrela libera 500 doses para pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários

O Ministério da Saúde (MS) prorrogou mais uma vez em todo o Brasil, agora até o dia 22 de junho, a campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza.
O motivo é a baixa cobertura da vacinação em alguns dos grupos prioritários, principalmente crianças e gestantes.
Em Estrela, a Secretaria Municipal de Saúde também vai, a partir de segunda-feira, oferecer um lote limitado com mil doses para o público em geral.
A mesma só poderá ser feita na Unidade Básica de Saúde Central (Rua Coronel Britto, 1058 - Bairro Oriental), no tradicional horário de funcionamento, das 7h às 19h.
O último boletim do MS aponta que, até 9 de junho, foram registrados 2.715 casos de Influenza em todo o País, com 446 óbitos.
A Secretaria da Saúde ainda pede para que pais de crianças, principalmente menores de cinco anos, levem seus filhos para serem imunizados.
O grupo prioritário das crianças é um dos que, em Estrela, ainda estão abaixo da meta.
A vacinação deste grupo é também feita exclusivamente no Posto Central.
Gestantes é outro grupo ainda longe do objetivo, assim como o dos professores.
A vacinação destes e demais prioritários ainda podem ser feitas nas demais Unidades de Saúde.

Texto: Rodrigo Angeli



Câmara de Vereadores de Estrela




15/06/2018 - Autorização para estagiários do Legislativo participarem de cursos e inclusão de evento no calendário na pauta




Ordem do Dia

Para a Sessão desta segunda-feira, dia 18, constam dois projetos na Ordem do Dia.
Trata-se do Projeto de Lei 03/2018, de autoria da Mesa Diretora, que possibilita que os estagiários também possam participar de palestras, cursos e seminários, relacionados à área do estágio, visando o aprimoramento de seus conhecimentos enquanto estagiários da Câmara Municipal, desde que autorizado pelo Presidente da Casa;
e do Projeto de Lei 02/2018, de autoria do Vereador João Braun (PP), que inclui evento Sabadoidão no Calendário de Eventos 2018 do Município de Estrela;


Expediente recebido

Nesta semana dois projetos deram entrada no Expediente da Câmara.
Trata-se do Projeto de Lei 059-02/2018, que abre créditos nos orçamentos da Secretaria da Saúde para aquisição de cerca de 10 computadores e na Secretaria da Agricultura objetivando um repasse da União Federal para aquisição de equipamentos para central de reprodução suína;
e do Projeto de lei 03/2018, de autoria do vereador João Braun (PP), que Institui o Programa Horta Comunitária Urbana.

Joilson Marcelo Pereira - Assessoria de Imprensa



15/05/2018 - UTL - Em 2014 foi anunciado uma capacidade para cerca de uma década



Em 12 de agosto de 2014 o site nossadica noticiava a seguinte matéria

12/08/2014 - Segunda célula de resíduos de Estrela terá sete metros de profundidade e suportará uma década




Com apenas 5% de vida útil, a primeira célula de resíduos de Estrela demonstra fortes sinais de esgotamentos.
Ela está em funcionamento desde 2000.
A prioridade agora é projetar e fazer funcionar a segunda célula para depositar as mais de 500 toneladas de resíduos que a cidade produz mensalmente.
Em visita a Usina de Tratamento de Lixo (UTL), o secretário Hilário Eidelwein e o prefeito Carlos Rafael Mallmann visualizaram o esboço da nova estrutura.
A base da nova célula já está aberta e localiza-se ao lado da primeira.
Revestida com uma geomembrana -manta de liga plástica, elástica e flexível que serve para impermeabilizar e proteger o solo de contaminações - a nova célula terá uma profundidade de sete metros no solo.
A obra de engenharia precisa da aprovação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para ser instalada e depois a liberação para entrar em operação.
Conforme o secretário do Meio Ambiente, o processo exige que técnicas de engenharia sejam empregadas visando a proteção do meio ambiente.


UTL UTL


Longevidade

Segundo Eidelwein, a célula tem capacidade para cerca de uma década.
Com a conscientização da população, o aumento da separação do lixo e a coleta seletiva, a longevidade do aterro cresceria em pelo menos dois anos.
“É possível separar hoje apenas 5% do lixo misturado”, observa ele.
O prefeito Mallmann observa que Estrela já possui recolhimento de lixo avançado com a UTL.
Aperfeiçoando a conscientização, fará ainda melhor.


Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli
FOTOS EM USINA LIXO NOVA CÉLULA
Na UTL, prefeito e secretário Eidelwein visualizam o esboço da nova célula
Célula antiga tem apenas 5% da capacidade e começa a ser fechada



Faculdade La Salle

15/06/2018 - EAD La Salle tem instrutor de segunda à sexta-feira




Estrela é um polo do EAD da Unilasalle Canoas. Uma das vantagens é ter acompanhamentos todos os dias da semana

A Rede La Salle de ensino se adaptou a rotina das pessoas e investe na Educação a Distância (EAD) por meio da Universidade La Salle de Canoas.
Moradores do Vale do Taquari também são beneficiados com esses investimentos.
A Faculdade La Salle Estrela é um dos polos sede que oferecerá o serviço.
O processo de seleção e matrícula para Graduação e Pós-Graduação vai até o dia 25 de julho.
Os cursos oferecidos são Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Pedagogia e Processos Gerenciais.
Além disso o sistema EAD da La Salle tem parceria com a Google for Education, setor da maior empresa de tecnologia do mundo voltado à educação.
Equipes voltadas a área tecnológica da Universidade e da Nuvem Mestra trabalharam por meses na criação de uma plataforma para Educação a Distância totalmente integrada com as tecnologias Gmail, Google Drive, Youtube, Youtube Live e outras ferramentas Google.

Carine Krüger - Jornalista/ Assessora de Imprensa



Faculdade La Salle

15/06/2018 - Amigo La Salle aproxima instituição de alunos




Acadêmicos e seus amigos, que ingressarem na Faculdade, receberão descontos mensais

Inscrições para o Programa Amigo La Salle estão abertas.
Acadêmicos que indicarem amigos para estudarem na faculdade recebem descontos.
O vestibular de inverno está marcado para o dia 7 de julho.
Inscrições encerram um dia antes.
Podem participar do programa, todos os alunos de graduação regularmente matriculados e em dia com suas obrigações acadêmicas.
Eles poderão indicar interessados em transferir seu Curso de Graduação e/ou em participar do Processo Seletivo para ganhar descontos nas mensalidades.
Tanto o aluno que, efetivamente, fizer a transferência ou efetuar a matrícula, quanto o acadêmico que indicou, receberão 10% de desconto da 2º a 6ª parcela do segundo semestre de 2018.
O desconto é cumulativo com bolsas ou com os demais descontos proporcionados pela IES ou Programa Universidade para Todos (ProUni).
Já alunos que se transferirem para a La Salle, sem indicação, matriculados na IES, receberão 20% de desconto na primeira mensalidade.


Com participar

As inscrições para participação no programa deverão ser feitas pelo site da Faculdade, na aba “Alunos”, e na aba “Amigo La Salle”, até o dia 27 de julho de 2018.
Os acadêmicos deveram inscrever as pessoas indicadas.


Vestibular

As inscrições podem ser feitas pelo site ou então na secretaria da instituição.
A prova oficial será uma redação, cujo aluno terá três horas para discorrer sobre o tema selecionado pela comissão organizadora.
Neste vestibular serão oferecidas novas vagas em oito cursos presenciais: Administração, Agronegócio, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Processos Gerenciais, Engenharia de Produção e Análise de Desenvolvimento de Sistemas.
Os resultados serão divulgados no dia 9 de julho e as matrículas devem ser feitas a partir de 10 de julho para o segundo semestre letivo, que inicia no dia 30 de julho.

Carine Krüger - Jornalista/ Assessora de Imprensa



15/06/2018 - Pnaic encerra formação presencial




Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa fecha ciclo de capacitação de mais de 90 professores e coordenadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Estrela

Encontro realizado no auditório da Faculdade La Salle de Estrela, na noite desta quarta-feira (13/06), encerrou após mais de dois meses de trabalho o fim do período de formação presencial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) – edição 2017/18.
Cerca de 90 professores e coordenadores de Estrela, tanto da rede municipal como também estadual de ensino, passaram neste período pela continuidade da capacitação iniciada ainda em novembro de 2017, mas então com as aulas à distância.
As formações, que têm parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed), ocorrem em Estrela desde 2013, com capacitação média de 40 educadores por ano.
O evento marcou uma socialização, prática e teórica, das propostas trabalhadas e montadas por cada uma das equipes das escolas participantes.
De acordo com a coordenadora local do Pnaic, Patricia Branco, também supervisora da Smed, as mesmas serão de grande validade.
“Serão muito produtivas se aplicadas”, garante ela, que no próximo dia 25 participa, em Porto Alegre, do Seminário Estadual de Gestão do Pnaic.
Segundo a coordenadora, algumas diferenças marcaram a atual temporada, entre elas a congregação das redes.
“Nesta edição do pacto as formações envolveram de forma conjunta os professores e coordenadores das duas redes, municipal e estadual de educação, e tanto profissionais da Educação Infantil como também do Ensino Fundamental”, explica.
As aulas, agora presenciais, foram ministradas por quatro formadores locais que participaram de capacitação realizada em Santa Cruz do Sul, através de da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mais informações pelo 3981-1134.


Pnaic Pnaic


Saiba Mais

O Pnaic é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.
Ao aderir ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os professores alfabetizadores e orientadores de estudos participam de uma formação.
Para gerenciamento das atividades da formação continuada deste programa, os cursistas (professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos) devem ser cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) que é responsável pela geração dos dados para certificação desses cursistas.

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Divulgação/Smed



14/06/2018 - Homem é baleado no rosto, tórax e abdômen em tentativa de homicídio no bairro Imigrantes



Plantão de Polícia

Crime aconteceu no bairro Imigrantes.
Vítima tem antecedentes policiais por homicídio.

Um homem foi vítima de uma tentativa de homicídio por volta das 10:20 horas desta quinta-feira (14/06), no bairro Imigrantes.
De acordo com a Brigada Militar (BM), a vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo no rosto, tórax e abdômen, sendo encaminhada para atendimento no Hospital Estrela.
O fato se passou no campo de futebol do centro de lazer junto à localidade conhecida como Chácara da Prefeitura.
A vítima foi identificada como Paulo Roberto da Silva Fernandes (37), que possui antecedentes policiais, entre eles por homicídio.
O homem foi levado pelo Corpo de Bombeiros de Estrela para atendimento hospitalar.
Já há suspeitos do crime.
O caso passa a ser investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Rádio Independente



Gentileza no Trânsito


14/06/2018 - Acidente na Bruno Schwertner deixa dois feridos



Plantão de Polícia

Às 19:20 horas desta quinta-feira (14/06) ocorreu um acidente envolvendo os veículos Vectra, com placas de Estrela, e um veículo Corsa de Arroio do Meio.
O acidente ocorreu na esquina das ruas Ernesto Alves com a Bruno Schwertner, junto a praça Henrique Roolaart.
Deste acidente resultaram dois feridos, a caroneira do Corsa teve ferimentos leves e o motorista do Vectra que, com a colisão, bateu a cabeça no parabrisa do veículo.
Ambos foram encaminhados ao Hospital Estrela.
Os dois carros foram guinchados.
O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para fazer a limpeza da rua pois vazou óleo do motor de um dos veículos.
A Brigada Militar precisou interditar a rua Bruno Schwertner até às 21:00 horas no sentido de quem vai da praça Hentique Roolaart para a praça Princesa do Vale.


Plantão de Polícia Plantão de Polícia Plantão de Polícia Plantão de Polícia

Texto e fotos: João André Mallmann



14/06/2018 - Operação “Anjos da Lei”, deflagrada nos três estados do Sul, tem duas prisões em Estrela



Plantão de Polícia

Polícia Civil apreendeu mais de 22 kg de maconha, espingarda e munições

Agentes da Polícia Civil de Estrela prenderam duas pessoas e apreenderam grande quantidade de maconha nesta quarta-feira (13/06), no bairro Imigrantes.
De acordo com o delegado titular de Estrela, José Romaci Reis, a ação fez parte da Operação ‘Anjos da Lei’, deflagrada nos três estados da Região Sul do Brasil, no dia de ontem.
Na região da 19ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI), também foram cumpridos mandados em Lajeado.

Em Estrela, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em uma residência, sendo presos em flagrante Bruno de Oliveira e Tiana dos Santos.
Segundo o delegado, o homem já estava sendo monitorado, sendo que a polícia já tinha informações de que ele guardava drogas e armas para possível revenda no município.
A polícia também tinha informações de que estariam entrando drogas em uma escola das proximidades da residência do investigado.
Na moradia, houve a apreensão de uma espingarda calibre 12, um carregador de pistola calibre 9mm, uma coronha de arma calibre 12, 15 cartuchos calibre 12 intactos, uma balança de precisão, 31 tijolos de maconha, totalizando 22,5 kg, além de dois tijolos pequenos, pesando 52 e 17 gramas.
Os detidos foram autuados em flagrante na Delegacia de Polícia e, em seguida, conduzidos ao sistema prisional.


Plantão de Polícia Plantão de Polícia Plantão de Polícia Plantão de Polícia


Mandados cumpridos em Lajeado

Em Lajeado, foram cumpridos outros cinco mandados de busca e apreensão em residências do bairro Santo Antônio, localizadas nas proximidades da escola do bairro.
Os moradores são alvos de investigações relacionadas ao tráfico de drogas.
No total da atuação no âmbito da 19ª DPRI, participaram de 21 policiais das delegacias de Lajeado, Estrela, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e Delegacia Regional, utilizando sete viaturas.

Fonte: Rádio Independente
Fotos: Polícia Civil



Nossa História

Em 14 de junho de 1968 Aneli Fuchs eleita princesa em 4º lugar no concurso Miss Rio Grande do Sul




Aneli Fuchs – Miss Estrela 1966.
Rainha do Rotary e da Femai, representou Estrela no concurso Miss Rio Grande do Sul, em 14/06/1968, eleita princesa em 4º lugar.


Nossa História



3ª Coordenadoria Regional de Educação

14/06/2018 - Escolas estaduais terão horário diferenciado nos dias de jogos da Seleção Brasileira




Conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (13/06) - que trata da definição do horário de expediente nos órgãos da administração pública nos dias dos jogos da Seleção Brasileira, na primeira fase da Copa do Mundo FIFA 2018 – no que se refere à área da Educação, não haverá aula para os alunos do turno da manhã, na rede pública estadual, no dia 22 de junho.
Já no dia 27, os alunos não terão aula no turno da tarde.
Segundo a coordenadora da 3ª CRE, Greicy Weschenfelder, a carga horária será recuperada posteriormente.
De acordo com o documento, o funcionamento dos serviços considerados essenciais será preservado integramente.



3ª Coordenadoria Regional de Educação

14/06/2018 - 3ª CRE recebe inscrições para cadastro temporário de professores




O Diário Oficial do Estado publicou, hoje terça-feira (12/06), edital que autoriza a inscrição para o Banco de Cadastro de Contrato Temporário de Professores.
O período de inscrições iniciou dia 13/06 e se estende até o dia 20/6, e devem ser feitas no site da Seduc (www.educacao.rs.gov.br).
Na 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) são contempladas as disciplinas de Língua Inglesa (Ensino Médio), Língua Portuguesa (Ensino Médio), Língua Espanhola (Ensino Médio), Matemática (Ensino Médio), Educação Contabilidade e Custos/Construção Civil/Agroindústria/Informática (Educação Profissional) e Língua Kaingang (Anos Iniciais).
Para fazer a inscrição basta entrar no site da Seduc (www.educacao.rs.gov.br), passar o cursor na aba SERVIÇOS E INFORMAÇÕES e clicar na caixa CONTRATOS TEMPORÁRIOS.
Depois, é só preencher a ficha.
A documentação prevista no edital deverá ser apresentada na 3ª CRE, em Estrela, ou postada no Correio.



Notícias Rápidas

14/06/2018 - Smed abre vaga para estágio




As vagas ofertadas são para estudantes de Magistério, Pedagogia ou outros cursos na área de Educação

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) está recebendo currículos para interessados em estagiar nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Podem concorrer estudantes de Magistério, Pedagogia ou outro curso de Graduação ou Pós-graduação na área de Educação.
Os interessados devem entregar currículo na Secretaria de Educação ou enviar através do e-mail supervisao@estrela.rs.gov.br.
A Smed fica na Rua Pinheiro Machado, 343, 3º andar, no Centro de Estrela, junto ao prédio da Biblioteca Pública.
O atendimento ocorre das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30min.

Texto: Jaqueline Backes



Clik


14/06/2018 - Arroio do Ouro segue sem energia elétrica





Rua Floriano Scheeren chegou a ter cerca energizada por dias.
Desde a manhã de domingo a energia não foi reestabelecida pela RGE Sul.



Arroio do Ouro Arroio do Ouro

Fonte: Júlio César Lenhard - Rádio do Vale AM 820



14/06/2018 - Promoção Dia dos Namorados tem sorteio realizado




Sorteio público premiou moradora do interior de Estrela com viagem ao Uruguai

Foi realizado, na manhã desta quinta-feira (14), no prédio da Prefeitura de Estrela, o sorteio público da campanha “O Destino nos leva ao Uruguai”, referente ao Dia dos Namorados, promovida pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), com apoio do Governo Municipal e patrocínio do Sicredi.
Lançada ao final de maio, teve em duas semanas a participação de mais de 60 mil pessoas/cartelas.
A vencedora, sorteada pela voluntária Anelice Reichert, trouxe o nome de Kátia Luisa Krabbe, de Arroio do Ouro, interior do município, resultado de compra realizada no Imec.
De acordo com os critérios da promoção, a cada R$ 50,00 em compras em uma das empresas participantes, os clientes ganhavam um cupom para concorrer ao prêmio, uma viagem para o Uruguai com direito a acompanhante.


CACIS CACIS CACIS CACIS


Texto: Rodrigo Angeli
Texto e fotos: João André Mallmann



14/06/2018 - Festa anual da Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora




Almoço: R$ 30,00
Presença da Erva Mate Ximango, traga a sua bomba, cuia e térmica.
À tarde animada reunião dançante animado pela Popular Art Show e sorteio da ação entre amigos


Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora



14/06/2018 - A história da Paróquia Santo Antônio agora em livro




Padre Inácio Spohr lançou mais um livro da coleção História das Casas

O lançamento do Livro “História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil – Paróquia Santo Antônio – Estrela”, ocorreu nesta quarta-feira, dia 13 de junho, logo após a missa em honra ao padroeiro Santo Antônio.


Paróquia Santo Antônio


Ontem na Paróquia Santo Antônio de Estrela o Padre Inácio Spohr autografou o livro História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil.
A sessão de autógrafos aconteceu logo após a missa que ocorreu às 19:30 horas.
A Paróquia Santo Antônio tem sua história contada ao longo de 172 páginas, que destacam as crônicas protagonizadas pelos jesuítas e moradores da região, além do envolvimento dos religiosos junto à comunidade local, buscando a valorização da cultura e dos demais valores cristãos.
O livro da coleção História das Casas, faz parte de uma série que traz um relato cronológico e detalhado sobre a atuação da Companhia de Jesus, na região Sul do Brasil, ao longo dos últimos três séculos.
O jesuíta conta que a ideia de constituir a série surgiu em 2011, após o lançamento do livro Memória de 665 Jesuítas da Província do Brasil Meridional, de sua autoria.
“O Arquivo Provincial de Porto Alegre (RS) está cheio de documentos manuscritos em alemão, latim e português, mas cuja letra não agrada a quem lida com computador ou celular.
O único jeito era tornar isto acessível para o público, porque a história não se deve perder.
Devemos ser gratos aos antepassados e socializar este material.
Assim, fui elencando as crônicas, casa por casa, data por data”, diz.
Assim, Padre Inácio Spohr realizou uma verdadeira viagem de imersão em meio aos mais diversos documentos históricos guardados no Arquivo Provincial de Porto Alegre (RS) e em casas paroquiais da região.
O minucioso levantamento feito pelo sacerdote por meio de diários, correspondências, fotos, história domus (relatórios das casas), recortes de jornais e catálogos da Província, trouxe à tona um relato minucioso de paróquias, seminários e colégios pertencentes à Companhia de Jesus.
Com a coleção História das Casas é possível perceber a importância que os jesuítas tiveram junto às comunidades dos séculos XIX e XX.
“Julgo importante resgatar esta História das Casas, para que jesuítas e leigos, interessados em história, saibam avaliar o que nossos antepassados nos legaram ao assumirem suas missões, nos diferentes setores da vida religiosa, educacional, missionária, social, política ou econômica no Sul do Brasil. Poucas pessoas se dão conta da pobreza, da falta de recursos, de transporte, de comunicação, entre outros, que havia naquele tempo”, conta padre Inácio.
O jesuíta ainda ressalta que: “deve-se reconhecer que os missionários jesuítas tinham coração, alma, zelo apostólico, confiança em Deus, amor ao povo e prontidão para assumir os trabalhos. Se eles tiveram êxito na missão, em circunstâncias que nem sempre eram favoráveis, então, as novas gerações também o conseguirão, havendo disponibilidade e força para isso”.
“Julgo importante resgatar esta História das Casas, para que jesuítas e leigos, interessados em história, saibam avaliar o que nossos antepassados nos legaram ao assumirem suas missões”
O Padre Inácio Spohr é natural de Cerro Largo (RS)
O livro História das Casas está à venda na Livraria Padre Reus.


Paróquia Santo Antônio Paróquia Santo Antônio Paróquia Santo Antônio Paróquia Santo Antônio Paróquia Santo Antônio Paróquia Santo Antônio


Texto e fotos: João André Mallmann
Fonte: ASAV



Notícias Rápidas

13/06/2018 - Trecho duplicado da BR-386 em Estrela será liberado ao meio-dia




Liberação será no sentido interior – Capital.

O último trecho da duplicação da BR-386, entre Estrela e Bom Retiro do Sul, será liberado ao tráfego nesta quarta-feira (13/06), a partir das 12:00 horas.

Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Dnit confirmou a liberação no sentido interior – Capital, o que permitirá a conclusão da duplicação no sentido contrário, que segue em pista simples por mais uns dias.
O trecho de 2,5 km seria liberado no último dia 25 de maio, mas a greve dos caminhoneiros impediu que o material necessário para concluir a obra chegasse no canteiro de obras.
Os serviços foram retomados após o término da paralisação da categoria.
Ainda serão necessários mais três meses de obras até que todos os trabalhos de acabamento estejam concluídos.
Entre fevereiro e março de 2014 foram liberados os primeiros 23,4 km da duplicação.
Em 20 de dezembro do ano passado, o Dnit liberou outros 7 km de pista nova aos veículos.

Fonte: Rádio Independente



13/06/2018 - Cacis convida para
WORKSHOP: O AUTOCONHECIMENTO COMO FERRAMENTA PARA O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL




CACIS



12/06/2018 - Alunos produzem geleia e suco da merenda escolar




A identificação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pedro Jorge Schmidt, do Distrito da Delfina para com as características e culturas locais, são solidificadas através de diversas atividades e projetos realizados com os estudantes ao longo do ano.
Na última semana, uma nova iniciativa colaborou com este contexto.
Alunos realizaram a colheita de bergamotas dos pomares localizado na própria escola e, acompanhados de técnicos da Emater, produziram geleia, que passou a ser utilizada na merenda da escola e também levada para casa dos participantes.
Suco também foi produzido a apreciado na oficina culinária.
A experiência foi realizada com alunos do 7º ano, coordenados pela professora Roseli Brito, que na Semana do Meio Ambiente trabalharam o tema “Cuidar do Meio Ambiente é cuidar da própria casa”. De acordo com a diretora Cristine R. Mädke, são ações que se completam.
“O que se observou é que, mesmo nós que utilizamos bastante nosso jardim, horta, pomar, ainda há muita coisa que se desperdiça ou não é bem aproveitada. Foi a partir daí que surgiu a ideia”, explica.
“Mais do que um desafio aos alunos, um incentivo para que tenhamos um maior aproveitamento de muitos alimentos ou mesmo de outros produtos, potencialidades disponíveis e possíveis, aqui e nas suas respectivas casas.”
Uma das alunas é Mirele Tainá Plentz, de 12 anos. “São coisas interessantes que as vezes não imaginamos porque não conhecemos, não vemos todos os dias”, relata.
“Eu mesmo não gosto muito de bergamota, mas gostei da geleia. Ficou bem gostosa. Vou ver se faço em casa com a minha mãe, que também adorou a ideia.”


Pedro Jorge Schmidt

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Emef Pedro Jorge Schmidt/divulgação



Câmara de Vereadores de Estrela




12/06/2018 - Alterações do Plano Diretor aprovadas




Tribuna Livre

O espaço da Tribuna Livre desta segunda-feira, dia 11, foi ocupado pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Centro - AMOR Centro, Hélio Muskopf, que falou aos vereadores e à comunidade sobre as atividades e projetos da entidade e também as preocupações com terrenos baldios na área central do município.


Sessão

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 11, constavam quatro projetos na Ordem do Dia.
Foram aprovados por unanimidade o Projeto de Lei 097-01/2017, que Altera o Anexo V para fixar os índices do Regime Urbanístico dos Zoneamentos AEIS 7 e 8 do Plano Diretor;
o Projeto de Lei 128-01/2017, que Altera o Anexo 5.2 para fixar os índices do Regime Urbanístico da Macrozona de Expansão Urbana do Plano Diretor;
o Projeto de Lei 031-02/2018, que Altera o Anexo IV, quadro de restrições de usos, do Plano Diretor;
e o Projeto de Lei 058-02/2018, que Inclui no Calendário de Eventos do Município,o Lançamento do Livro “História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil – Paróquia Santo Antônio – Estrela”, no dia 13 de junho.


Expediente recebido

Nesta semana apenas um projeto deu entrada no Expediente da Câmara.
Trata-se do Projeto de Lei 03/25018, de autoria da Mesa Diretora, que possibilita que os estagiários também possam participar de palestras, cursos e seminários, relacionados à área do estágio, visando o aprimoramento de seus conhecimentos enquanto estagiários da Câmara Municipal, desde que autorizado pelo Presidente da Casa.

Joilson Marcelo Pereira - Assessoria de Imprensa



12/06/2018 - Cacis convida para
WORKSHOP: GESTÃO DE CRÉDITO NA INSTABILIDADE ECONÔMICA




CACIS



12/06/2018 - Centauros busca terceiro lugar




Equipe estrelense volta a jogar no dia 23, contra o URTC, de Marau

Mesmo tendo terminado a fase de grupo da segunda divisão do Campeonato Gaúcho de forma invicta, o Centauros Rugby Clube não conseguiu a vaga na final da competição e terá que adiar o sonho da primeira divisão.
A equipe estrelense foi derrotada pelo Antiqua, de Pelotas, pelo placar de 22 a 19, na semifinal do campeonato.
“Acabamos pecando em erros individuais, na parte defensiva, e na ofensiva deixamos de finalizar diversas vezes, mesmo em vantagem numérica”, lamenta o capitão Jonas Schwingel.
O próximo jogo do Centauros será contra o URTC, de Marau, no dia 23, em Estrela, no campo em frente ao Parque Princesa do Vale.
“É nossa obrigação vencer e ficar com o terceiro lugar do campeonato, pelo menos para amenizar um pouco a decepção da derrota.”


Centauros Rugby Clube


Segundo semestre

Na segunda metade do ano o Centauros disputa a Copa RS, que mescla times da primeira e da segunda divisão.
“Será um campeonato para a gente se redimir do Gaúcho. Buscaremos o título, sem dúvida”, afirma Schwingel.
Ele ainda comenta que o objetivo é seguir trabalhando para aumentar o plantel de jogadores e melhorar cada vez mais a estrutura do clube.



12/06/2018 - Estrela recebe caminhão baú para fortalecer agricultura familiar




Solenidade reuniu vereadores e secretários em frente à Câmara Vereadores

No final da tarde desta segunda-feira (11/06) ocorreu, em frente à Câmara de Vereadores, em Estrela, a entrega de um caminhão-baú com isolamento térmico que servirá para a modernização das centrais de recebimento de produtos da agricultura familiar.
O veículo é resultado de convênio firmado entre prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan).
Num segundo momento, conforme o secretário da Agricultura José Adão Braun, serão recebidos equipamentos para a modernização do recebimento de produtos.
Entre eles, balança mecânica de plataforma, freezer industrial, mesa em aço inox, paletes de polietileno para armazenamento e transporte de materiais e caixas em polietileno.
Segundo ele, a ideia é aproveitar o caminhão para incrementar a venda de peixe produzido no município e apoiar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“É um melhoramento para nós. Agora vamos trabalhar para fazer bom uso do caminhão, que já vai a campo na próxima feira do peixe”, antecipa.
O fato de Estrela estar entre os 40 municípios contemplados no RS, de acordo com o secretário, se deve ao trabalho que está sendo realizado no município na área das feiras do produtor e do peixe e comercialização de alimentos pelo PAA.
“Temos um bom antecedente de produção que nos credenciou a receber o veiculo, que além de fortalecer a capacidade operacional representa também um incentivo para a fixação dos agricultores no campo”, acrescenta.
No ato, cujas chaves foram entregues simbolicamente ao assessor da Secretaria da Agricultura, Helmuth Scholz, Braun citou outras iniciativas para o fortalecimento da piscicultura.
Uma delas, em conjunto com a Emater/RS-Ascar, é a realização de um programa para fomentar a produção de peixe.
A secretaria também trabalha no sentido de aumentar o número de produtores nas feiras do peixe e na formação de um grupo para auxiliar aqueles que não têm como retirar o pescado dos açudes e levá-lo para venda.
“Há ainda, em andamento, um programa para melhorar os açudes”, frisou.


Caminhão baú Caminhão baú Caminhão baú

Texto: Jaqueline Backes
Crédito foto 1: Facebook de Elmar Schneider
Crédito fotos 2 e 3: Paulo Ricardo Schneider



12/06/2018 - Posto de combustível é alvo de assalto na avenida Rio Branco



Plantão de Polícia

Um homem armado e encapuzado realizou assalto no Posto Pinguim, em Estrela, por volta das 18:30 desta segunda-feira (11/06).
De acordo com registro feito na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Lajeado, o ladrão entrou no posto, localizado na avenida Rio Branco, no bairro dos Estados, e rendeu a atendente que estava no caixa.
Ele ordenou que ela o levasse até o cofre, mas não havia dinheiro.
O bandido voltou ao caixa e pegou quantia em dinheiro não contabilizada até o registro da ocorrência.
Outros funcionários e frentistas também foram rendidos durante a ação.
O ladrão fugiu a pé, sendo que populares viram ele ingressando em um Tempra de cor prata.
A Brigada Militar (BM) foi acionada e encontrou esse carro na rua Isidoro Schuh, no bairro Oriental.
Uma testemunha teria visto três homens abandonando o veículo.
Dentro do automóvel, foram encontrados um boné, uma camiseta e uma jaqueta, além de outros objetos.
O veículo foi retido pelo policiamento, sendo recolhido ao depósito judicial.
Horas depois, o proprietário do Tempra comunicou o furto de seu automóvel, percebido por volta das 22:00 horas.
Ele afirma em registro feito na DPPA que o carro fica sempre durante o dia junto à sua residência, na rua Afonso Pena, no bairro Oriental.
À noite, ao voltar do trabalho, ele guarda o carro em sua propriedade.
Ainda conforme relato da vítima, moradores teriam visto o veículo saindo do local no fim da tarde.

Fonte: Rádio Independente



12/06/2018 - 12ª Rústica de Inverno




Primeira fase de inscrições para corridas e caminhadas chegou ao fim. Segundo e último lote aberto até dia 1º de julho.
Prova estrelense, em sua 12ª temporada, será realizada dia 8 do próximo mês

A organização da 12ª Rústica de Inverno de Estrela encerrou, domingo (10/06), o primeiro lote de inscrições.
As provas de corrida e caminhada, programadas para a manhã (9h e 10h) de 8 de julho, com largadas e chegadas no Parque Princesa do Vale, já somam mais de 350 inscritos.
Aberto o segundo lote, a presença no evento promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) poderá ser efetuada até o próximo dia 1º de julho.
Já parte do circuito de corridas de rua do Estado, a Rústica de Inverno ocorrerá nas modalidades caminhada (distâncias 3km e 5km), corridas infantil (2km) e adulto (5km e 10km).
Em 2017 foram mais de 450 participantes. Em menos de 20 dias, as inscrições para a edição 2018 superam 77% deste total.
E a expectativa é que este índice cresça bastante nas duas próximas semanas.
“Muitas pessoas deixam para se inscrever mais perto da data limite em razão de suas agendas, numa certeza de que não haverá compromissos profissionais ou pessoais. Também é uma época de Copa do Mundo. Mas já temos um grande número de participantes, que deve crescer ainda mais nos próximos dias”, destaca o secretário da Smel, Julio Saldanha Pereira.
Apenas entre os que identificaram sua cidade por ocasião da inscrição, o que supera pouco mais de 50% no total, já são 20 cidades representadas.
Estrela – que tem uma categoria paralela – e Lajeado lideram as estatísticas.
A presença de participantes do sexo feminino chega a 45%.
A modalidade corrida 5km é a maior adesão.

A diferença do primeiro para o segundo lote se resume nos valores.
O primeiro, R$ 10 mais barato e com direito a duas camisetas alusivas (normal e regata) no kit atleta.
No segundo o participante ganha no kit, além de número e chip, apenas a camiseta normal.
As inscrições infantis seguem gratuitas.
As mesmas podem ser feitas no site www.centraldacorrida.com.br no link Rústica de Inverno de Estrela.


Rústica de Inverno


Espaço do Atleta

O Espaço do Atleta, que em todas as edições dispõe aos participantes uma série de serviços, confirmou mais algumas atrações.
Entre estas estão sessões de massagens diversas e alongamentos, assim como café da manhã, com direito a cuca.
Uma das novidades será o profissional acompanhamento audiovisual do evento.
Mateada e serviços de saúde, como testes gratuitos de visão, serão oferecidos aos público em geral.
A presença de mascotes de apoiadores e a distribuição de brindes farão a diversão de familiares e torcedores.
A Smel ainda busca apoiadores para diversificar a linha de serviços.


Premiação

Todos recebem medalha de participação. No adulto, troféus para os cinco primeiros colocados geral (masculino e feminino) de ambas as distâncias e categorias.
Também troféu ao campeão por cada faixa etária e medalhas do segundo ao quinto colocado.
Premiação idêntica à da categoria especial Estrelenses.
Distinções extras para maiores grupos/academias e participantes mais idosos.
No infantil a premiação se dará por faixa etária, com troféu ao campeão e medalhas do segundo ao quinto posto.
Mais informações no telefone 3981-1045 ou no evento do Facebook <12ª Rústica de Estrela>


Mais detalhes

2º Lote (até 01/07)
Corrida Infantil: Gratuito
Caminhada: R$ 30,00
Corrida Adulto 5km e 10km: R$ 58,00
Opção de inscrição sem kit (uma camiseta): desconto de R$ 10,00 na inscrição


Percursos

Adulto: 5km e 10km
Infantil: 2km
Caminhada: 3km e 5km


Faixas Etárias

Adulto
16 a 19 anos
20 a 24 anos
25 a 29 anos
30 a 34 anos
35 a 39 anos
40 a 44 anos
45 a 49 anos
50 a 54 anos
55 a 59 anos
60 a 64 anos
65 a 69 anos
70 anos ou mais


Infantil
9 a 11 anos
12 a 13 anos
14 a 15 anos


Premiação

Adulto
Medalha de participação para todos os atletas.
Troféu do 1º ao 5º lugar Geral 5km e 10km (masculino e feminino)
roféu do 1º ao 5º lugar Geral 5km e 10km (masculino e feminino) - Categoria Especial: Estrelense
Troféu para o 1º lugar Faixa Etária e medalha do 2º ao 5º lugar (masculino e feminino)
Troféu para o maior grupo/Assessoria/Academia
Medalha especial para os participantes mais idosos (a) (masculino e feminino)


Infantil
Medalha de participação para todos os atletas.
Troféu para o 1º lugar Faixa Etária e medalha do 2º ao 5º lugar (masculino e feminino)

Obervações
Não haverá dupla premiação.
Exceção na categoria especial Estrela, que poderá premiar na Geral e Geral Estrelelenses.
A categoria especial Estrelense é para atletas nascidos ou moradores do Município.

Texto: Rodrigo Angeli



12/06/2018 - Uso da tribuna




Sessão da Câmara de Vereadores de Estrela do dia 11/06.


Darlã Bellini (PSB) – Comentou sobre a imagem mostrrada no uso da tribuna livre pela Associação de Moradores do Centro onde um poste junto ao Banrisul, na esquina das ruas Tiradentes e Venâncio Aires e de outra imagem também de um poste localizado na esquina das ruas Arnaldo José Diel com a Borges de Medeiros em que após a substituição dos postes a AES-Sul não acimentou, deixando pedaços de calçada e terra solta, e os mesmos já estão ha meses nesta situação.
Falou do transporte escolar onde o estado se obriga a custear o transporte dos alunos do interior e disse que agendou para a próxima semana uma reunião com a Promotoria para ver a real situação e ver porquê os pais destes alunos não estão recebendo estes valores, o que vem ocorrendo já há 5 meses.
Disse que os pais destes alunos estão pensando em ação judicial ou algo pior ainda.
Disse que pode ter havido o repasse para as escolas e estas não terem repassado estes valores para os pais dos alunos e não descarta também a possibilidade do governo estadual não ter repassado este valor.


Câmara de Vereadores


Felipe Schossler (PTB) - Sugeriu que os terrenos baldios sejam aproveitados como estacionamento de veículos e na contrapartida a Prefeitura iria limpar estes terrenos e colocar brita nos mesmos para evitar o barro em dias de chuva.
Disse que tem terrenos no bairro Auxiliadora sem asfalto e, caso sobre verba do asfaltamento da rua Arnaldo José Diel este pode ser usado nas ruas do bairro Auxiliadora.
Cobrou da AES-Sul arrumação do transformador no interior do município onde a demora no atendimento para arrumar o mesmo fez com que este produtor rural da Delfina tivesse prejuizos.


Câmara de Vereadores


Norberto Fell (PPS) - Pediu esclarecimento sobre o seu pedido de informação que veio negativo pois alegam o não recebimento da mesma e que irá reencaminhar este pedido de informação e se reincidir o não recebimento desta informação isto poderá se caracterizar como improbidade administrativa.
Comentou sobre a sua visita à Unidade de Tratamento de Lixo (UTL) e que constatou o estado caótico da mesma e disse que nos últimos 20 anos nada foi feito para que a mesma viesse a comportar a quantidade de lixo recebido.
Disse que, segundo o Secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein, em 30 dias não haverá mais onde coplocar o lixo.
Segundo Norberto a situação é de caos, com equipamentos obsoletos e que a UTL precisa de uma atenção imediata.
Ele imagina que seja necessário meio milhão de Reais para ativar a segunda célula junto a UTL para ter onde colocar lixo, e sugeriu que ao invés de festas, que este dinheiro seja aplicado na ampliação da UTL.
Disse que o Rio Grande do Sul tributa o material reciclado vindo na contramão do meio ambiente.


Câmara de Vereadores


Ernani de Castro (PMDB) - Falou da Semana do Meio Ambiente e das várias ações realizadas na semana que passou.
Citou casos em que moradores colocam o lixo na rua e mostrou imagens de lixo junto ao bairro Das Indústrias onde havia também lixo eletrônico e os demais lixos não estavam devidamente embalados para o recolhimento.
Sugeriu o plantio de árvores em vários locais do nosso município e mostrou imagens de locais, dentre eles no bairro Pinheiros, que poderiam ser limpos e usufruidos pela comunidade.
Falou da iluminação pública e do vandalismo ocorrido junto ao trevo da BR-386 onde novamente parte da fiação elétrica foi roubada.
Falou do barro em vias do interior em dias de chuva onde deverá ser colocado saibro para armenizar este problema.


Câmara de Vereadores


Márcio Mallmann (PP) - Falou do transporte escolar para os alunos do interior e que esteve falando com os pais destes alunos os mesmos falaram em retirar seus filhos das escolas.
Falou da AES-Sul e que em novembro do ano passado ficaram 8 dias sem luz após um vendaval e que os mesmos agora ficaram 2 dias sem luz e que os postes chegam a estar em um ângulo de 45 graus de inclinação e que precisam ser substituidos imediatamente.
Esta falta de energia elétrica trás prejuízos aos produtores rurais e disse que tem pessoas querendo produzir e não estão conseguindo.
Comentou sobre a aquisição de um caminhão frigorífico para ser utilizado na feira do peixe mas que há a falta de organização e esclarecimentos sobre a utilização do mesmo e que o caminhão vem para beneficiar os pequenos produtores.
Se mostrou preocupado pois se este caminhão não for utilizado para os fins para o qual foi adquirido nós estaremos jogando dinheiro fora.
Disse que espera mudanças na política de baixo para cima pois de cima para baixo ele não acredita que ocorra.


Câmara de Vereadores


Tiago Augusto Lehnen (PSDB) - Apoiou afala de seu colega Márcio.
Agradeceu por ter sido atendido os seus vários pedidos junto a Secretaria de Obras.
Falou do aterro junto ao bairro Das Indústrias, perto da Toldos Estylus, onde será aterrado o lixo, ficandoo, desta maneira, mais perto e não necessitando que os caminhões se desloquem até o interior do município.
Convidou a todos para o Costelão em honra ao padroeiro Santo Antônio que irá se realizar neste domingo no Cristo Rei e que o Padre Neimar Shuster avisa que haverá um telão para que todos possam assistir a estréia da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo.


Câmara de Vereadores


Volnei Zancanaro (PR) - Se disse sensibilizado com a fala do colega Norberto Fell (PPS) quanto ao estado de calamidade da nossa UTL.
Disse que Estrela tinha antigamente um território bem maior e que funcionava com 400 funcionários, hoje, Estrela possui uma área bem menor e com 1300 funcionários e não conseguimos administrar e que a Administração Municipal não para de contratar funcionários.
Zancanaro disse que "estão passando mel em nós mas este mel tá azedo pois vem com um pouco de limão. Aqui ninguém é bobo, nós estamos vendo o que está acontecendo. Não se faz o mínimo necessário."
Disse que tem fotos de um funcionário da Prefeitura pegando o material de um rapaz ambulante e que isto é apropriação indébita. Disse que um ônibus de um vendedor de sapatos circulou em Estrela pois para este foi dado o alvará para circular em Estrela durante 30 dias e que o mesmo tinha muitos ambulantes perambulando pelos bairros atuando na venda destes calçados.
Quanto ao imposto predial de Estrela ele disse que está vindo uma chuva de processos principalmente de quem tem acima de 500 M2 (metros quadrados) e disse que ele e seu colega Norberto haviam alertado sobre a possibilidade de isto vir a acontecer.
Encerrou dizendo que temos o caos instalado em nossa cidade.


Câmara de Vereadores


Texto e fotos: João André Mallmann
Radialista DRT/RS 06766/80 e Jornalista DRT/RS 16411



12/06/2018 - Final de semana de decisões para o voleibol estrelense




As equipes da Languiru/Martin Luther/AVATES estarão em quadra no final de semana para disputar as finais da série ouro da Copa Cláudio Braga nas categorias mirim, infantil e infanto-juvenil.
A competição é organizada pela Federação Gaúcha de Voleibol e envolve equipes de todas as regiões do estado.
No sábado, dia 16, acontecerá no Ginásio Ito Snel, em Estrela, as finais da categoria infantil.
A etapa final reunirá cinco equipes, que duelarão entre si em busca do título da competição.
Estão na disputa, além da equipe da Languiru/Martin Luther/AVATES, Vôlei Nova Petrópolis, de Nova Petrópolis, CEAT, de Lajeado, Grêmio Náutico União, de Porto Alegre e APAAVôlei de Caxias do Sul.
Já no domingo, dia 17, a equipe mirim estará disputando o título na cidade de Lajeado.
A etapa acontecerá no Ginásio do Colégio Evangélico Alberto Torres e reunirá quatro equipes que duelarão entre si para definição do campeão.
Além da equipe de Estrela, participarão as equipes do CEAT, de Lajeado, APAAVôlei e Recreio da Juventude, ambos de Caxias do Sul.
Também no domingo, acontecerá em Estrela, os jogos finais da categoria infanto-juvenil.
As disputas iniciam às 9:00, com a semifinal entre Languiru/Martin Luther/AVATES e AVF, de Santa Maria, tendo na sequência a outra semifinal envolvendo as equipes do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul e Grêmio Náutico União, de Porto Alegre.
Na sequência, os perdedores das semifinais disputam o terceiro lugar e os vencedores a final.
Para a atleta do infanto-juvenil da Languiru/Martin Luther/AVATES, Karine Alves, a competição será definida nos detalhes.
“Estamos muito focadas nessa fase final da Copa Cláudio Braga, viemos de duas competições muito fortes e isso foi importante para avaliarmos os pontos que precisamos melhorar.
O ritmo de treinos está sendo alto e focados nos aspectos que o Rodrigo (técnico da equipe), considera mais importantes.”


Vôlei



12/06/2018 - Novo Paraíso convida para Kerbs




Novo Paraíso



12/06/2018 - VIII Costelão em honra a Santo Antônio




Neste domingo (17/06), às 08:30 horas, será realizado uma Missa na Paróquia Santo Antônio em honra ao padroeiro Santo Antônio, seguido de uma carreata até o Centro Comunitário Cristo Rei onde será realizado VIII Costelão da Paróquia Santo Antonio Estrela.
O Padre Neimar Shuster avisa que neste ano, em função da Copa do Mundo de Futebol, haverá um telão para que todos possam acompanhar o jogo de estréia do Brasil.


VIII Costelão em honra a Santo Antônio



12/06/2018 - Retirada restrição de tamanho de empresas instaladas às margens da BR-386




Dos quatro projetos aprovados por unanimidade na sessão dessa segunda-feira (11/06) da Câmara de Vereadores de Estrela, três promovem alterações no Plano diretor do município.
Um deles retira a restrição de instalação de indústrias, com interferência ambiental com área construída acima de 1.500m² às margens da BR-386.
Com a aprovação, não existe mais uma limitação no tamanho das empresas.


Câmara de Vereadores


A outra matéria aprovada incluiu o lançamento do livro “História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil – Paróquia Santo Antônio – Estrela”, no dia 13 de junho, no calendário de eventos do município.


Usina de tratamento de lixo

No uso da tribuna, o vereador Noberto Fell (PPS) disse ter ficado impressionado negativamente com a atual situação da usina de tratamento de lixo de Estrela, em visita na última semana, em meio às atividades da Semana do Meio Ambiente.
“É de impacto o que se percebe, aliás, do que não se consegue fazer naquela unidade e o que não se fez nos últimos 20 anos, retratando o estado caótico que está a nossa usina de tratamento de lixo. Disse o secretário que ele tem uma previsão de que talvez daqui a 30 dias ou 60 dias não tenha mais onde colocar o lixo”, ressaltou.
Volnei Zancanaro (PR) também se mostrou preocupado com a situação da usina, mas, segundo ele faltou engajamento do secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein.
“Eles receberam dinheiro para comprar um cartucho (em 2017). Se eles comprarem mais que um cartucho pra uma impressora, vai faltar dinheiro. Como é que uma secretaria vai trabalhar assim? Mas eu não vi esse secretário brigar por mais dinheiro pra fazer a sua secretaria fluir”, mencionou.


Transporte escolar

O vereador Darlã Bellini (PSB) informou que marcou uma reunião com o Ministério Público para que seja cobrada uma prestação de contas de algumas escolas.
Segundo ele, as mesmas não teriam repassado valores a pais de alunos do interior.
“Alguns anos atrás o Ministério Público ajuizou uma ação civil pública, que hoje conta com mais de 20 volumes – com 200 páginas cada um – no qual o pedido liminar foi concedido pela juíza.
A decisão obrigava o estado do Rio Grande do Sul a depositar mensalmente os valores que os pais dos alunos do interior gastavam para que seus filhos pudessem vir estudar aqui na cidade. Mas houve um período ali no meio, meio nefasto, presidente: ou as escolas não passaram o valor para os pais desses alunos, em torno de cinco meses, ou o Governo do Estado não cumpriu a liminar”, revelou.
Márcio Mallmann (PP) uniu a situação da usina com a falta de transporte escolar.
“Naquela usina tem uma mãe, que nesta semana pagou R$ 320, já é a quarta vez que está pagando pelo transporte escolar, e não tem o ressarcimento. Sabemos que este pessoal ganha R$ 1.000 – R$ 1.200, muito mais do que isto não. Então um mês ela já trabalhou para deixar a filha estudar. Outros tantos têm dois filhos. Então eu, quero, se de fato este projeto vir, e o prefeito nos garantiu, agradecer imensamente, porque se nós esperarmos pelo Estado a gente fica realmente nervoso e com vontade de fazer alguma besteira”, se queixou.


Associação de Moradores do Centro

No início da sessão, o presidente da Associação de Moradores do Centro, Hélio Musskopf, ex-prefeito de Estrela, falou sobre as dificuldades dos moradores, especialmente em relação às más condições das calçadas, sujeira de terrenos baldios, bem como a má conservação dos postes de energia elétrica.


Câmara de Vereadores


Fonte: Ricardo Sander - Rádio Independente
Foto 1: Ricardo Sander
Foto 2: João André Mallmann



Notícias Rápidas

11/06/2018 - Vacinação contra gripe é aberta para novas faixas etárias




Plantão foi realizado na manhã de sábado (10/06) com o objetivo de aumentar o número de pessoas vacinadas em alguns dos grupos prioritários.
Mais pessoas poderão buscar imunização agora

A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela realizou, sábado (10/06), plantão de vacinação contra a gripe.
O Posto Central do município ficou aberto ao longo de toda a manhã, visando oportunizar nova chance de os integrantes dos chamados grupos prioritários, que são foco da 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, se vacinarem. Mas a procura não foi muito grande por parte da população.
Agora, seguindo orientação do Governo Estadual, a vacinação em Estrela será realizada também nas crianças entre 5 e 9 anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.
A Campanha Nacional foi prorrogada em todo o País até o dia 15 de junho.
O objetivo do plantão foi oferecer mais uma oportunidade de os grupos prioritários e também dos portadores de doenças crônicas realizarem a vacina.
Uma das justificativas foi aumentar o percentual de vacinado em alguns dos grupos prioritários, como dos professores, gestantes e crianças de 6 meses até 5 anos incompletos, todos ainda abaixo da meta do município, que varia entre 80 e 90%.
Em grupos como de trabalhadores da saúde, mulheres puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto) e indígenas, os índices, supera os 100%.
Com o plantão, o aumento variou positivamente entre 5% e 10% em todos os grupos.


Novos grupos

Agora, crianças com menos de dez anos e adultos acima dos 49 anos poderão buscar a gratuita imunização.
As vacinas podem seguir sendo realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com exceção das crianças que são atendidas especificamente no Posto Central, que fica diariamente aberto até as 19h.
Mais informações pelos telefones 3981-1136 e 3981-1115.


Número de Estrela
Grupos prioritários, desde 23/04 = 6.241 doses
Outros grupos com direito a vacinação, definido pelo Ministério da Saúde/doentes crônicos = 1.299
Total geral aplicado em Estrela = 7.540 doses


Grupos prioritários

Vacinação contra gripe

Texto: Rodrigo Angeli



11/06/2018 - Televisor e arma são furtados de residência na rua dos Marinheiros



Plantão de Polícia

De acordo com a vítima, foi arrombada a fechadura da porta da moradia localizada na rua dos Marinheiros.

Um furto foi registrado por volta das 17:00 horas da última sexta-feira (08/06) no bairro Moinhos.
De acordo com a vítima, foi arrombada a fechadura da porta da moradia localizada na rua dos Marinheiros.
Do local foi levado um televisor de 14 polegadas e um revólver Taurus calibre 32.
O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Rádio Independente



11/06/2018 - Cacis convida para reunião almoço




CACIS



11/06/2018 - Definidos finalistas do futsal no Intercomunitários




A 20ª edição dos Jogos Intercomunitários teve na noite de sexta-feira (08/06) sua antepenúltima noite de disputas.
A comunidade de Costão foi a anfitriã do segundo mata-mata do futsal masculino.
A jornada apontou os finalistas da competição nas categorias veteranos e força livre.
Os protagonistas do master e sênior já eram conhecidos.
Na sexta-feira (15/05), será realizada a rodada que definirá os terceiros e quartos colocados das quatro categorias.


Jogos Intercomunitários Jogos Intercomunitários


Futsal masculino

Semifinais – (08/06), em Costão
São Jacó 1 (4)x(2) 1 Costão (veteranos)
Arroio do Ouro 1x4 Geraldo Alta (veteranos)
Novo Paraíso 0x1 Costão A (livre)
Arroio do Ouro A 6x3 Arroio do Ouro B (livre)


Disputas do 3º e 4º (15/06), em Arroio do Ouro

19h30min – São Jacó x Arroio do Ouro (sênior)
20h15min – Lenz x Geraldo Alta (master)
21h – Costão x Arroio do Ouro (veteranos)
21h45min – Novo Paraíso x Arroio do Ouro B (livre)


Finais (22/06), em Arroio do Ouro

19h30min – Novo Paraíso x Lenz (sênior)
20h15min – Arroio do Ouro x Novo Paraíso (master)
21h – São Jacó x Geraldo Alta (veteranos)
21h45min – Costão A x Arroio do Ouro A (livre)

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Smel/Prefeitura de Estrela



11/06/2018 - Senadora fala na CACIS sobre o ano eleitoral




Atendendo ao convite da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Estrela (CACIS) e do vereador João Braun (PP) esteve em Estrela na manhã desta segunda-feira a Senadora Ana Amélia Lemos (PP) para falar com os associados da entidade sobre "Os desafios do Brasil no ano eleitoral".
O evento teve início às 09:00 horas junto ao salão de eventos da CACIS e contou com a presença de um grande número de associados e convidados, dentre eles o Prefeito de Estrela Rafael Mallmann (PMDB), do Prefeito de Fazenda Vilanova José Luiz Cenci (PP), do Prefeito de Colinas Sandro Ranieri Herrmann (PP) e do vereador Márcio Mallmann (PP).
"A minoria não pode contaminar um todo", assim Ana Amélia Lemos iniciou a sua palestra.
Ela falou de suas atividades como parlamentar e de sua ligação com o Rio Grande do Sul e com a região do Alto Taquari.
Aproveitou para falar da UBER e do projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional para regulamentar esta categoria e para que se possa fazer a cobrança de impostos uma vez que os taxistas já regulamentados pagam estas taxas e impostos.
Falou do período em que era jornalista e que agora nós temos as redes sociais que fazem com que a notícia chegue quase que instantâneamente, fazendo com que os veículos impressos fiquem para trás na divulgação das notícias.
Ela sugeriu que tenhamos cautela com as notícias pois o que circula nas redes sociais podem vir para o bem ou para o mal.
Elogiou a campanha "Voto Conciente" realizada pela CACIS e disse que este ano não será de voto de protesto e sim de uma mudança conciente.
Disse que a insegurança política é um mal muito grande pois em um momento decidem algo e depois mudam esta decisão deixando investidores e industriais desorientados.
Condenou a retirada do voto impresso junto as urnas eletrônicas nas próximas eleições e perguntou para o público quem acha a urna eletrônica segura?, e ninguém levantou a mão, e isto, segundo ela, é preocupante.
Quanto a paralisação dos caminhoneiros ela disse que a situação criou uma instabilidade política para o atual governo, lembrando que o mesmo é de transição.
E que o governo federal tirou dinheiro de várias obras, fazendo assim com que as mesmas fiquem paradas, e também deixou de repassar dinheiro para outras instituições para poder pagar as contas, e finalizou dizendo que o Brasil está "quebrado".
Sugeriu que todos votem em um candidato, pois só assim vamos exercer a nossa cidadania e poder mudar a atual situação do Brasil.
Segundo ela o problema do Brasil não é a falta de recursos e sim a má gestão do dinheiro público.
Questionada sobre o voto distrital ela respondeu que, o voto distrital "simples" ou "puro" é a solução para eleger os nossos representantes.
Na sequência, Ana Amélia ouviu políticos e líderes comunitários que, dentre outros pedidos, pediram que a BR-386 seja toda federal, acabando assim com um pequeno trecho entre Estrela e Lajeado que hoje se encontra sob a responsabilidade do estado, e se mostraram preocupados com o anúncio de uma série de pedágios junto a BR-386 que deverão ser instalados após a inauguração do trecho duplicado.


CACIS CACIS CACIS CACIS CACIS CACIS CACIS CACIS CACIS


Texto e fotos: João André Mallmann
Radialista DRT/RS 06766/80 e Jornalista DRT/RS 16411



Gentileza no Trânsito


10/06/2018 - Colisão resulta em um ferido na BR-386 no acesso a Bom Retiro



Plantão de Polícia

Condutor de um dos veículos fugiu a pé após acidente.

Um acidente de trânsito entre dois veículos resultou em uma pessoa ferida por volta das 22:45 horas deste sábado (09/06), no km 360 da BR-386, no acesso a Bom Retiro do Sul.
O trecho onde ocorreu a colisão ainda não está duplicado.
Conforme o Corpo de Bombeiros de Estrela e Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu um Uno com placas de Bom Retiro do Sul e uma caminhonete Saveiro, emplacada em Porto Alegre.
A saveiro atingiu a traseira do Uno, no sentido Capital – interior.
O motorista da Saveiro ainda seguiu por cerca de 100 metros até ter o veículo imobilizado por pane mecânica.
Ele desembarcou e fugiu a pé antes da chegada da PRF, não sendo localizado até o momento.
O motorista do Uno, José Edegar Costa da Silva (53), morador de Bom Retiro, sofreu um corte na cabeça.
Ele foi imobilizado pelos bombeiros e encaminhado pelo Samu para atendimento no Hospital Estrela.


BR-386

Fonte: Rádio Independente
Foto: PRF



09/06/2018 - Encontro de Aeromodelismo ocorre neste fim de semana




Ocorre, neste fim de semana (9 e 10 de junho) o 4º Encontro de Aeromodelismo Pula Cerca.
O evento tem entrada franca e se realiza no Chá da Índia, interior do município, a partir das 09:00 horas deste sábado.
Jatos, acrobacias aéreas com os mais diversos tamanhos de aeromodelos, inclusive com jatos e aviões em escala, são algumas das atrações.
O encontro é uma realização do Clube de Aeromodelismo Estrela – Pula Cerca.
O local do evento, sede do clube, oferece área para camping e dispôe de estrutura para alimentação.
No sábado à noite será servido churrasco e domingo ao meio-dia haverá buffet e bebidas.
A expectativa dos organizadores é reunir em torno de 40 pilotos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O Clube Pula conta com 26 associados de Estrela, Lajeado, Cruzeiro do Sul e Montenegro.
O encontro é uma oportunidade para que o público em geral possa conhecer mais sobre a prática do aeromodelismo.


4º Encontro de Aeromodelismo Pula Cerca 4º Encontro de Aeromodelismo Pula Cerca 4º Encontro de Aeromodelismo Pula Cerca 4º Encontro de Aeromodelismo Pula Cerca 4º Encontro de Aeromodelismo Pula Cerca 4º Encontro de Aeromodelismo Pula Cerca 4º Encontro de Aeromodelismo Pula Cerca 4º Encontro de Aeromodelismo Pula Cerca 4º Encontro de Aeromodelismo Pula Cerca

Fotos: Marcio Pinheiro Rosalen



09/06/2018 - Dia "D" para descarte de lâmpadas e materiais eletrônicos pós-consumo




Neste sábado (09/06), encerrando a programação da Semana do Meio Ambiente, ocorreu o Dia "D" para descarte de lâmpadas e materiais eletrônicos pós-consumo.
O evento ocorreu das 09:00 horas às 12:00 horas, na Rua Fernando Abott ("Calçadão") e recebeu até cinco lâmpadas por pessoa.
Também foi feito um mutirão de limpeza de terrenos na área central da cidade.
A secretaria Municipai do Meio Ambiente distribuiu mudas de árvores exóticas.


Semana do Meio Ambiente Semana do Meio Ambiente Semana do Meio Ambiente Semana do Meio Ambiente Semana do Meio Ambiente Semana do Meio Ambiente Semana do Meio Ambiente


Texto e fotos: João André Mallmann



Notícias Rápidas

08/06/2018 - Posto Central faz plantão para a vacinação




A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela oferecerá mais uma oportunidade de pessoas dos chamados grupos prioritários e portadores de doenças crônicas realizarem a vacinação contra a gripe.
O Posto Central do município ficará aberto na manhã deste sábado (09/06), das 08:00 horas às 12:00 horas.
O objetivo é facilitar o acesso de pessoas que trabalham nos dias úteis nos horários em que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão abertas.
A 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada em todo o País até o dia 15 de junho.
O público-alvo da campanha inclui idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A meta do município é vacinar 90% do contingente de cada grupo prioritário.
A mesma já foi superada em alguns grupos, mas em outros ainda está abaixo da expectativa.
Por isso também a intenção de realizar agora este Dia D a nível municipal.
Em outros dias da semana as vacinas podem ser realizadas em todas as UBS, com exceção das crianças que são atendidas especificamente no Posto Central.
Este está localizado na Rua Coronel Britto, 1.058, Bairro Oriental, e fica aberto diariamente até às 19:00 horas.
Caso haja disponibilidade de vacinas após o período da campanha, os municípios poderão ampliar o público da vacinação para crianças de cinco a nove anos e adultos com idades entre 50 e 59 anos.
Mais informações pelos telefones 3981-1136 e 3981-1115.

Texto: Rodrigo Angeli



Câmara de Vereadores de Estrela




08/06/2018 - Alterações do Plano Diretor na pauta




Tribuna Livre

O espaço da Tribuna Livre desta segunda-feira, dia 11, será ocupado por representantes da Associação de Moradores do Bairro Centro - AMOR Centro, que falarão aos vereadores e à comunidade sobre as atividades e projetos da entidade.


Ordem do Dia

Para a Sessão desta segunda-feira, dia 11, constam quatro projetos na Ordem do Dia.
Trata-se do Projeto de Lei 097-01/2017, que Altera o Anexo V para fixar os índices do Regime Urbanístico dos Zoneamentos AEIS 7 e 8 do Plano Diretor;
o Projeto de Lei 128-01/2017, que Altera o Anexo 5.2 para fixar os índices do Regime Urbanístico da Macrozona de Expansão Urbana do Plano Diretor;
o Projeto de Lei 031-02/2018, que Altera o Anexo IV, quadro de restrições de usos, do Plano Diretor;
e o Projeto de Lei 058-02/2018, que Inclui no Calendário de Eventos do Município, o Lançamento do Livro “História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil – Paróquia Santo Antônio – Estrela”, no dia 13 de junho.


Expediente recebido

Nesta semana apenas um projeto deu entrada no Expediente da Câmara.
Trata-se do Projeto de Lei 03/25018, de autoria da Mesa Diretora, que possibilita que os estagiários também possam participar de palestras, cursos e seminários, relacionados à área do estágio, visando o aprimoramento de seus conhecimentos enquanto estagiários da Câmara Municipal, desde que autorizado pelo Presidente da Casa.

Joilson Marcelo Pereira - Assessoria de Imprensa



07/06/2018 - Palestra a estudantes reforça importância da preservação ambiental




Importância da separação dos resíduos sólidos foi enfatizada aos alunos da Escola Municipal José Bonifácio

Na manhã desta quinta-feira (07/06), alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Bonifácio, do Distrito de Costão, assistiram palestra sobre resíduos sólidos na Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho.
O evento fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Governo de Estrela, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico.
A turma do 6º ano chegou acompanhada pela coordenadora Cleonice Heinrichs e pela professora Marguite Heemann.
O grupo foi recebido pela coordenadora da Sala Verde, Regiane Mallmann, que ministrou palestra sobre a importância da preservação ambiental e conservação dos recursos naturais, com ênfase à questão dos resíduos sólidos domésticos.
Segundo a bióloga, a ideia é sensibilizar alunos e familiares para que pratiquem a correta separação e destinação do lixo, sempre respeitando o calendário da coleta seletiva do município.


Meio Ambiente

Texto e foto: Jaqueline Backes



07/06/2018 - UniLaSalle oferece mestrado presencial na La Salle Estrela




Inscrições para o processo seletivo 2018/2 ocorrem de 22 de maio a 10 de julho na Secretaria
Acadêmica da Faculdade

A Faculdade La Salle Estrela por meio da UniLaSalle de Canoas dá mais um passo em evolução de conhecimento e oferece no segundo semestre de 2018 o Curso de Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais.
Ele será todo ministrado de forma presencial em Estrela. Serão 30 vagas.

Para participar do curso é preciso passar por um processo de seleção que também será realizado em Estrela.
As inscrições ocorrem de 22 de maio a 10 de julho de 2018, na Secretaria Acadêmica da Faculdade (Rua Tiradentes, 401 – Centro – Estrela).


Como é o curso

O curso de Mestrado faz parte do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPG-MSBC) da UniLaSalle Canoas.
O mestrado profissional é um diploma equivalente ao de mestrado acadêmico, autorizando o titulado a atuar no Ensino Superior.
Sua vantagem em relação a um curso acadêmico é a ênfase no impacto social da pesquisa científica: para além de uma dissertação, o Mestre Profissional gera uma série de produtos técnicos que contribuem para que sua pesquisa repercuta imediatamente na sociedade – em organizações, instituições, empresas, etc.
Trata-se, portanto, de um processo de formação que enfatiza a inserção profissional para além dos muros da Universidade.


Faculdade La Salle Estrela


Entrevista com a Diretora Acadêmica, Andréa Gerhardt

- Qual o diferencial deste curso?
Andréa - Este curso é interdisciplinar, ou seja: diversas áreas do conhecimento podem desenvolver seus estudos e pesquisas na área de Memória Social e Bens Culturais.
Além disso, é um mestrado oferecido em nossa região pela UNILASALLE que ocorrerá totalmente em Estrela, com aulas nas sextas-feiras e sábados, o que permite estudar na nossa região, sem a necessidade de deslocamento e podendo manter seus compromisso profissionais.

Outro diferencial é a conclusão do curso: o aluno pode optar entre fazer a dissertação ou desenvolver um produto (livro, vídeo, cartilha, etc) para defender no final do Mestrado.

- Qual a duração e como é processo de conclusão dele?
Andréa - O curso tem duração de 12 a 24 meses, sendo que as disciplinas ocorrerão a partir de agosto e no início do próximo ano.
Após, o aluno terá até agosto/2020 para desenvolver o trabalho de final de curso (que poderá ser uma dissertação ou um produto desenvolvido), com orientação de professores mestres e doutores do Unilasalle.

- O que esse curso representa de avanço tanto para a região como para a faculdade?
Andréa - Este curso representa a riqueza de fazermos parte da Rede La Salle, que está presente em mais de 70 países e demonstra as possibilidades de troca entre as instituições da rede.
Muitas pessoas terão a oportunidade de realizar seus estudos a nível Strictu Sensu (Mestrado) aqui na região, com a qualidade da La Salle e com horários que permitam se qualificar e trabalhar ao mesmo tempo.

Carine Krüger - Jornalista/ Assessora de Imprensa
Foto Divulgação La Salle



Faculdade La Salle

07/06/2018 - Aprenda a fotografar com ângulos diferentes




Curso de três dias será ministrado pelo fotógrafo e sócio proprietário da Objetivo Fotografia, Eduardo Stoll

A Extensão da Faculdade La Salle oferece de 27 a 30 de junho o Curso de Fotografia, ministrado pelo profissional, com 15 anos de experiência na área, Eduardo Stoll, de Lajeado.
Nos três dias de curso, o instrutor ensinará ao aluno uma visão mais ampla sobre a fotografia, oferecendo conhecimento para que ele registre melhor suas fotografias, com um olhar mais apurado, valorizando detalhes, ângulos, iluminação, posição e direção.
O aluno aprenderá desde um básico sobre a fotografia até algumas técnicas mais apuradas e terá conhecimento total sobre seu equipamento bem como utilizar sua câmera na função Manual.
Eduardo Stoll é fotógrafo e sócio proprietário da Objetivo Fotografia.
É formado em Marketing e tem mais de 15 anos de experiência como fotógrafo, atuando principalmente nas áreas de eventos sociais, ensaios externos, arquitetura e fotografia de família.


Saiba mais

Quando: 27 a 30 de junho de 2018
Hora: 19h às 22h e 8h às 11
Investimento: R$ 120 à vista ou parcelado em 2x R$ 60
Vagas limitadas

Inscrições

As inscrições para os Cursos de Extensão da Faculdade La Salle podem ser realizadas no site da instituição (lasalle.edu.br/faculdade/estrela na aba Ensino/Extensão) ou direto na Secretaria da instituição, na Rua Tiradentes, 401, no Centro de Estrela.
Telefone para contato: 51 3720-2732 ou 51 9 8608-4872 (WhatsApp)

Carine Krüger - Jornalista/ Assessora de Imprensa



07/06/2018 - Meio Ambiente planta árvores nativas no Parque Municipal da Lagoa




Área de Preservação Permanente, local recebeu 25 mudas de pitanga, guabiroba e ingá

Visando o cumprimento da legislação referente à reposição florestal obrigatória, o Governo de Estrela, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico, realizou na manhã desta quinta-feira (07/06) o plantio de 25 mudas de árvores frutíferas nativas no Parque Municipal da Lagoa.
O local, Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Taquari, recebeu espécies como pitanga, guabiroba e ingá.
Neste processo de replantio o trabalho foi orientado e acompanhado pela bióloga Andréa Vargas do Santos.
Segundo ela, as mudas são produzidas no Viveiro Municipal.
“É importante enfatizar essa ação atende a legislação vigente e competências do município em relação à arborização urbana”, salienta.
A reposição florestal é um processo de plantio obrigatório de árvores de espécies nativas ou exóticas, para atendimento a dois tipos de exigências legais.
Um deles visa manter o estoque sempre contínuo de matéria-prima florestal das empresas que consomem tais produtos.
É exigido também das pessoas físicas e jurídicas como forma de reparação dos danos causados ao meio ambiente ou como forma de compensar o uso dos recursos naturais no processo de licenciamento ambiental.


Meio Ambiente

Texto e foto: Jaqueline Backes



07/06/2018 - Divulgado novo calendário dos Jogos Escolares




Cronograma de duas das sete etapas restantes foi refeito após greve dos caminhoneiros e a inclusão de novos eventos por parte da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel)
Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Estrela

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Estrela (Smel) divulgou, nesta semana, o novo cronograma da temporada 2018 dos Jogos Escolares.
A competição estudantil, realizada em diversas etapas/modalidades iniciou em abril, com o atletismo, e teria sua nova etapa no último dia 29 de maio.
Mas em razão da greve dos caminhoneiros a disputa do tênis de mesa precisou ser transferida, assim como a competição de handebol, que teve sua data protelada para os dias 19, 20 e 21 de junho e agora será a próxima a ser realizada.
As demais seguem com a mesma escala.
Ao todo, mais de 800 alunos das três redes de ensino devem participar dos Jogos Escolares, organizados pela Smel com o apoio dos corpos diretivos das escolas, professores de educação física e outras áreas.
Muitos dos estudantes em mais de uma competição.
No atletismo estiveram envolvidos cerca de 300 entre 10 e 17 anos, representando 12 escolas, na disputa de modalidades de corridas, arremessos, saltos em altura e distância em diferentes distâncias e categorias por idade, totalizando mais de dez competições e centenas de provas.
Este ano serão outras sete etapas até o fim do ano.
O xadrez, novidade do ano passado, segue no cronograma e é um dos destaques, pois marca a realização do 10º Torneio Estudantil.
A nova modalidade de 2018 é justamente o tênis de mesa, que agora ocorrerá em setembro.
Ainda serão disputados os jogos de handebol; futsal; basquete; voleibol e futebol sete.
O calendário ainda pode vir a sofrer novas alterações.
Mais informações pelo telefone 3981-1067.


Cronograma de jogos

Atletismo: realizado em 19 de abril
Handebol: 19, 20 e 21 de junho
Futsal: 3, 4 e 5 de julho
Basquete: 7, 8 e 9 de agosto
Xadrez: 22 de agosto (10º Torneio Estudantil)
Tênis de Mesa: 11 de setembro
Voleibol: 25, 26 e 27 de setembro
Futebol Sete: 23, 24 e 25 de outubro

Texto e fotos: Rodrigo Angeli



07/06/2018 - 4º Encontro de Aeromodelismo Pula Cerca - Estrela




O encontro ocorre neste sábado (09/06) e domingo (10/06) de junho


4º Encontro de Aeromodelismo Pula Cerca



07/06/2018 - Bombeiros combatem incêndio em caminhão no bairro das Indústrias



Plantão de Polícia

O Corpo de Bombeiros de Estrela controlou incêndio em um caminhão por volta das 16:45 horas desta quarta-feira (06/06), no bairro das Indústrias.
O veículo estava nos fundos de um mercado na rua Frederico Alberto Sulzbach.
O fogo iniciou na parte frontal do caminhão, por causas desconhecidas.
Populares fizeram o combate inicial com extintores.
A guarnição finalizou o trabalho e fez o rescaldo.
As chamas atingiram a parte da frente do caminhão, havendo a queima parcial.
Ninguém ficou ferido.

Fonte: Rádio Independente



07/06/2018 - Visita à Usina de Lixo integra programação da Semana do Meio Ambiente




Autoridades municipais e convidados acompanharam trabalho de separação dos resíduos na UTL

Na tarde desta quarta-feira (06/06), integrantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente, secretários municipais, vereadores e convidados visitaram a Usina de Tratamento de Lixo (UTL) de Estrela.
A atividade fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que segue até sábado.
O objetivo é sensibilizar a população a respeito da importância da educação ambiental e correta separação dos resíduos domésticos.
O secretário do Meio Ambiente e Saneamento Básico, Hilário Eidelwein, apresentou números relativos ao recolhimento de lixo no município em 2017.
A UTL, segundo ele, recebeu 1,1 milhão de quilos de lixo seco, dos quais 96% foram selecionados.
Já em relação ao lixo orgânico a quantidade recebida chegou a mais de 4,6 milhões de quilos.
No total foram 5,8 milhões de quilos, dos quais 30,99% foi feita a triagem.
“Isso demonstra a importância da separação do lixo”, frisou o secretário, ressaltando que a cidade produz cerca de 20 toneladas diárias de lixo.


Semana do Meio Ambiente Semana do Meio Ambiente Semana do Meio Ambiente Semana do Meio Ambiente


Separação do lixo

Para contribuir a população deve apenas separar o lixo produzido em suas residências em orgânico e seco e respeitar o cronograma da Coleta Seletiva que é praticada na cidade desde 2005.
Alguns materiais, de acordo com o secretário, não devem ser colocados com os resíduos domésticos, pois possuem destinação específica.
É o caso de seringas, pilhas e lâmpadas, por exemplo, que ainda são encontradas em grande quantidade junto com o lixo doméstico.
O grupo foi recebido pelo responsável da UTL, José Alfredo Sulzbach.
Segundo ele, o número de acidentes com vidros e seringas descartáveis é preocupante.
“Somente hoje dois funcionários se cortaram e tiveram que ser encaminhados para atendimento”, revelou.
Sulzbach fez questão de mostrar sacos com uma grande quantidade de pilhas, lâmpadas e seringas que são separadas diariamente para serem encaminhadas para empresas especializadas.
Para o representante do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), Carlos Corbellini, a visita à UTL faz refletir sobre a importância do trabalho realizado no local.
“A gente não tem ideia do que representa a Usina. Conhecer essa realidade desperta mais a vontade de ajudar na conscientização da população”, disse.

Texto e fotos: Jaqueline Backes



07/06/2018 - Escolas realizam ações na Semana do Meio Ambiente




Na Semana do Meio Ambiente de Estrela, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico e marcada por uma série de atividades, escolas do município também têm aproveitado o tema para realizar ações diversas envolvendo alunos e as comunidades locais.
Trabalhos em sala de aula e também em espaços verdes dos educandários celebram a data.
Na terça-feira (05/06), justamente o Dia Mundial do Meio Ambiente, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Bonifácio, do Distrito de Costão, realizaram uma blitz em frente à escola, com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual. Tanto pedestres como motoristas foram abordados.
No bate-papo com alunos dos 5º e 7º anos foi destacada a importância da preservação ambiental, da reciclagem de lixo e repassadas dicas para tanto.
Os alunos distribuíram cartões alusivos à data confeccionados por eles, e também mudas de Guabiroba, árvore nativa indicada para reflorestamentos em áreas degradadas, e outras espécies, doadas pela Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho.
“Sempre realizamos em junho alguma ação com a proposta da importância da preservação, da reciclagem, mas esta foi a nossa primeira blitz. Acredito que foi muito válida para alunos e pessoas da comunidade”, destaca a diretora Alessandra Inês Konzen Muxfeldt.
Na Emef Pedro Jorge Schmidt, no Distrito da Delfina, alunos do sétimo ano, coordenados pela professora Roseli Britto, aproveitaram a data e as aulas de ciências para trabalharem o tema “Cuidar do Meio Ambiente é cuidar da própria casa”.
Na terça (05/06) e nesta quarta-feira (06/06), os estudantes participaram da revitalização do jardim e de outros canteiros do ambiente escolar.
Outra ação será realizada nesta quinta (07/06) e sexta-feira (08/06), com as respectivas colheita de bergamotas de um pomar da própria escola, e a posterior produção de geleia que será depois utilizada na merenda escolar. A Emater participará do processo.
Outras atividades ocorreram em outras escolas, em propostas trabalhadas diretamente em salas de aula. Como na Emef Ruth Markus Huber, onde crianças do maternal tiveram uma experiência diferente ao terem contato com algumas plantas.
Na Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer, trabalhos voltados ao tema foram parar em um mural.
Ainda na manhã da terça-feira (05/06), na abertura da Semana do Meio Ambiente de Estrela, a Sala Verde realizou atividades com agentes mirins de Educação Ambiental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Odilo Afonso Thomé.


Semana do Meio Ambiente Semana do Meio Ambiente Semana do Meio Ambiente Semana do Meio Ambiente Semana do Meio Ambiente


Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: divulgação
Legenda: Alunos da Emef José Bonifácio realizaram uma blitz no Distrito de Costão
Legenda: No Distrito da Delfina, estudantes da Emef Pedro Jorge Schmidt revitalizaram os canteiros da escola



07/06/2018 - Obras de pavimentação qualificam malha viária




Ruas Arnaldo José Diel, no Centro, e General Osório, no Bairro Boa União, vão receber melhoria

Obras de pavimentação que serão executadas nos próximos meses vão qualificar a malha viária do município.
A Rua Arnaldo José Diel, no centro da cidade, vai receber asfalto no trecho compreendido entre as ruas Borges de Medeiros e Bruno Schwertner.
A obra, orçada em R$ 336,3 mil, tem recursos do Ministério das Cidades.
Os trabalhos serão executados pela empresa Conpasul Construções e Serviços, vencedora de processo licitatório, que terá 180 dias para sua conclusão, a partir da emissão da Ordem de Início dos Serviços pelo Governo Municipal.
No total serão 3.923,10 metros quadrados de pavimentação, dos quais 3.077,40 metros quadrados de capeamento (onde já existe calçamento) e 845,70 metros quadrados de asfaltamento no trecho onde não há a benfeitoria.
O objetivo do Governo de Estrela é proporcionar mais conforto, segurança e acessibilidade aos freqüentadores da área, principalmente da escadaria do Rio Taquari, ponto turístico que recebe grande número de visitantes.


Arnaldo José Diel


General Osório

Além desta, está aberto edital de licitação, na modalidade Tomada de Preços, para a pavimentação do trecho final da Rua General Osório, no Bairro Boa União, numa área total de 1.571,50 metros quadrados, incluindo sinalização e serviços complementares.
Esta obra também será executada com recursos federais, liberados pelo Ministério das Cidades.
A abertura das propostas está marcada para o dia 12 de junho, às 9h, na Sala de Licitações da prefeitura.
A conclusão do asfaltamento da Rua General Osório trará benefícios para o município, possibilitando acesso ao Distrito de Costão e ao município de Colinas pelo Bairro Boa União.
Vai beneficiar ainda o roteiro turístico Delícias da Colônia, pois esta rua dá acesso a um dos empreendimentos que fazem parte do roteiro e leva aos demais pontos localizados em Costão, Colinas e Imigrante.
Cópias do edital e anexos poderão ser retiradas no site www.estrela.rs.gov.br.
Informações complementares no Setor de Licitações pelo telefone (51) 3981-1169, no horário das 8h às 11h 30min e 13h 30min às 17h.

Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider
Foto: Rua Arnaldo Diel_Polar_maio 2018
Legenda: Rua Arnaldo José Diel receberá investimento de R$ 336,3 mil na pavimentação



07/06/2018 - Centauros joga pela vaga na final



Centauros Rugby Clube

Time de Estrela recebe o Antiqua, de Pelotas, neste sábado, dia 9, às 15h30min, pela semifinal da segunda divisão do Campeonato Gaúcho
Após ter a partida da semifinal da segunda divisão do Campeonato Gaúcho adiada, o Centauros Rugby Clube recebe o Antiqua, de Pelotas, neste sábado, dia 9, às 15h30min, no campo em frente ao Parque Princesa do Vale.
Quem vencer, joga a final da competição no dia 16.
“Nosso adversário é o mesmo da última rodada da fase de grupos. É um time bem difícil, que joga muito com os jogadores pesados”, avalia o capitão Jonas Schwingel, que adianta que o Centauros terá jogadores importantes de volta.
“Vamos em busca da vitória, mais uma vez. Ainda estamos muito ressentidos com o segundo lugar do ano passado, mas este ano estamos muito mais preparados e queremos muito a primeira divisão”, afirma.
De acordo com Schwingel, a proposta é ir para cima dos adversários desde o início da partida e impor o ritmo de jogo do Centauros.
“No último jogo eles conseguiram nos neutralizar, então temos que buscar soluções diferentes”, fala. O capitão adianta que o time está motivado e que vai com força máxima em busca da vitória.


Para torcida

Quem for torcer pelo Centauros poderá acompanhar o jogo tomando o chopp da Prost Bier, que será vendido ao valor de R$ 5 o copo de 500ml.


Ação social

O clube também estará arrecadando agasalhos que, posteriormente, serão doados.



BR-386

06/06/2018 - Veículos são encontrados manchados de tinta ao lado de placa de Bolsonaro




Caminhonete e caminhão estavam estacionados no mesmo terreno de outdoor.

Na segunda-feira, uma péssima surpresa para proprietários de dois veículos estacionados no pátio de uma oficina em Estrela, às margens da BR-386.
Foi constatado que eles estavam manchados de tinta.
Nesse mesmo pátio, ao lado dos carros, um outdoor com conteúdo de apoio ao político Jair Bolsonaro, pré-candidato a presidência da república.
Aparentemente, o objetivo era atingir o outdoor, que também estava manchado e a tinta teria atingido os veículos que estavam embaixo, especialmente um caminhão e uma caminhonete.

Os proprietários da empresa Power Eletro Diesel, situada no mesmo pátio, dizem que alugam a placa por um período e que o conteúdo fica a cargo do contratado e não é de responsabilidade dos donos.
“Muitas pessoas confundem e pensam que a empresa ou os donos do terreno, apoiam o político Bolsonaro”, diz Mariel Favaretto, que é proprietária da empresa e do terreno.
Ela acrescenta: “Chegamos a ser questionados por clientes, mas tínhamos que cumprir o contrato com quem contratou”.
A imagem da publicidade de Bolsonaro foi retirada na terça-feira.


BR-386 BR-386 BR-386 BR-386

Fonte: Rádio Independente
Foto: Julio César Lenhhard



06/06/2018 - Idoso é assaltado logo após tirar dinheiro do caixa eletrônico, no Centro



Plantão de Polícia

Assim que tirou o dinheiro da boca do caixa, idoso foi rendido por um indivíduo que lhe deu um estocada nas costelas com uma faca.

Um homem foi assaltado junto ao caixa eletrônico por volta das 07:00 horas desta terça-feira (05/06), no Centro de Estrela.
A vítima, de 61 anos, residente no bairro Pinheiros, relata que realizou o saque de R$ 800 do terminal do Banrisul, localizado na rua Tiradentes.
Assim que tirou o dinheiro da boca do caixa foi rendido por um indivíduo que lhe deu um estocada nas costelas com uma faca de cabo branco.
Após pegar o dinheiro, o criminoso fugiu, não sendo mais visto.

Fonte: Rádio Independente



06/06/2018 - Bandidos assaltam loja na avenida Rio Branco



Plantão de Polícia

Dois indivíduos que ocupavam uma motocicleta Fazer de cor branca invadiram a Loja Lebes.

Um estabelecimento comercial foi assaltado por volta das 18:20 horas desta terça-feira (05/06), na avenida Barão do Rio Branco.
De acordo com o registro na Polícia Civil, dois indivíduos que ocupavam uma motocicleta Fazer de cor branca invadiram a Loja Lebes e, com uma arma em punho, anunciaram o assalto.
Os criminosos deslocaram até os fundos da loja e pediram para acessar o cofre.
A dupla roubou cerca de R$ 1,9 mil em dinheiro e 23 celulares.
A Brigada Militar foi acionada, fez buscas, mas os suspeitos não foram localizados.

Fonte: Rádio Independente



06/06/2018 - Moradora de Estrela procura por filho desaparecido



Plantão de Polícia

Rapaz saiu de casa no dia 10 de maio para realizar um tratamento.

Uma moradora do bairro Oriental, em Estrela, está a procura de seu filho, desaparecido.
Santa Angelina de Freitas Schmitt relatou à Polícia Civil que, na tarde do dia 10 de maio, seu filho Felipe Luís Schmitt (31) deslocou de ônibus até a cidade de Sapiranga, com objetivo de internar-se para um tratamento contra a dependência química.
Ainda de acordo com a mãe, o filho não desejou ficar no local e fugiu.
Depois disso a mulher teve informações de que o desaparecido esteve em Três Coroas e de lá seguiu, de ônibus, para Porto Alegre.
O homem trajava calça jeans, tênis verde, camiseta de manga longa cinza e uma camiseta vermelha por baixo.
Informações sobre o paradeiro de Schmitt podem ser repassadas à Polícia.

Fonte: Rádio Independente



05/06/2018 - Semana do Meio Ambiente com atividade dos agentes mirins




Na manhã desta terça-feira (05/06), aconteceu a abertura da Semana do Meio Ambiente.
O evento, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico, através da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, e alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), busca aumentar a conscientização da comunidade sobre a importância de preservar os recursos naturais.
Na atividade do dia, agentes mirins de Educação Ambiental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Odilo Afonso Thomé, acompanhados pela coordenadora de Projeto Integrado, Elis Regina da Silva, foram recebidos na Sala Verde pela coordenadora Regiane Mallmann.
De acordo com o cronograma, a atividade seria realizada no Parque Municipal da Lagoa, mas em função do mau tempo foi transferida de local.
Os alunos da escola do Bairro Imigrantes realizaram atividades diversas. Entre elas, roda de conversa, dinâmicas de grupo e jogos que têm a água, sua preservação e importância, como tema central.
Também receberam orientações sobre a separação do lixo e coleta seletiva.
Para simbolizar o Dia do Meio Ambiente, ganharam uma muda de guabiroba, árvore nativa indicada para reflorestamentos em áreas degradadas, matas ciliares e amplamente cultivada nos pomares domésticos, para plantarem no colégio.
Depois, caminharam até a Praça Menna Barreto para conhecer espécies nativas e contemplar os sons da natureza.
O grupo de estudantes já integra o projeto Agentes Mirins de Educação Ambiental.
Eles se reúnem mensalmente para tratar dos mais variados temas vinculados à preservação ambiental e depois agem como divulgadores destes conhecimentos e ações em suas famílias e comunidades.


Semana do Meio Ambiente Semana do Meio Ambiente

Texto e fotos: Jaqueline Backes



05/06/2018 - Norberto Fell comenta a sessão da Câmara de Vereadores




Retornamos a comentar a última sessão da Câmara de Vereadores realizada ontem (04/06).

Na data de ontem, com apenas duas pessoas da comunidade presentes na sessão, também não utilizamos a tribuna.
Mas nem por isto podemos deixar de lançar nossa manifestação, até por que, já se tornou um hábito, que penso salutar.
Salutar por que na condição de agente político somos acompanhados pelo público em geral, tanto nos atos da política como na nossa vida profissional.
Recebemos, assim, elogios e criticas.
Nossos amigos conhecem nosso proceder.
Por muitas razões do público recebemos críticas, o que é comum e concebível e, quando construtivas, as assimilamos.
Agora, não está no nosso agir admitir críticas generalizadas, como as que são destrutivas e sem propósito algum. Poucas, é verdade, até muito isoladas.
Mas, nem por isto nos passam despercebidas.
Criticar por criticar como forma de se fazer popular provém de quem pouco representa.
O que entender da contribuição daquela pessoa que ao saber de que não estivemos na linha de frente, se diz inconformada, mas que em momento posterior, ao saber da presença de outro político, este que foi “gentilmente convidado” a se retirar lhe dá a pecha de oportunista.
Sempre soube que, ao ter a coragem que poucos têm de fazer parte da política, seria alvo de ataques, por poucos, é claro.
Mas não me calo diante destes que pouco ou nada fazem, nem mesmo assinam uma ficha partidária “por que a política é suja”.
Suja pela ausência e omissão das pessoas do bem.
Agora, só por que estou entre eles (políticos) não quero e não vou levar qualquer atributo por ausentes, a quem atribuo corrupção por sua omissão para com sua cidade, seu estado e seu país.
A estes ainda quero ofertar, pessoalmente, a ficha para assinatura de ingresso em organização partidária – vamos ver a resposta.
No mais, tenho que ainda registrar dois fatos importantes.
O primeiro a entrega pela nossa Câmara de Vereadores dos títulos de Consciência Ecológica aos empreendedores Launer Química, Eidt Empreendimentos Imobiliários e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Reconhecimento mais do que necessário.
Pena, outra vez sem o prestígio da comunidade e até dos próprios titulares do órgão municipal, já que estamos na semana em destaque ao tema.
O segundo fato que devo registrar diz respeito a uma responsa que recebemos do Executivo ao nosso pedido de informações nº 001/2018.
No caso solicitamos informações acerca da intervenção/notificação realizada junto à Secretaria Municipal da Saúde no que diz respeito às condições físicas do imóvel onde está instalada o Posto de Saúde Central.
Sabemos de que houve a indicação de uma série de melhorias nas instalações, cujo relatório foi emitido pela 16ª Coordenadoria Regional da Saúde.
Fato que nos motiva ao presente registro é a comunicação que nos foi dirigida referindo referindo que “não houve resposta por parte da Secretaria da Saúde”.
Não é exagero aqui registrar de que quem deve prestar as informações é o Executivo e, que sua negativa, por disposições legais, entre outras da própria Lei Orgânica Municipal, constitui improbidade administrativa.
Assim, vamos renovar o pedido para que se dê a derradeira oportunidade de atender à legislação.
São estas as considerações que entendemos pertinentes.
Agradecemos aos que, com pequeno esforço, conseguem contribuir com o crescimento da credibilidade política.


Câmara de Vereadores


Texto extraído do Facebook de Norberto Luiz Fell
Foto arquivo: João André Mallmann



05/06/2018 - Câmara entrega título de consciência ecológica a empresas e Apae




Vereador Mallmann enfatizou união dos produtores rurais para enfrentar pior cenário das últimas décadas.

Três projetos de empresas ou entidades não governamentais, sediadas em Estrela, que desenvolveram ações efetivas e concretas na defesa, inovação, preservação e recuperação do meio ambiente foram agraciadas na noite dessa segunda-feira em uma sessão especial. O ato ocorreu após a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na sede do poder legislativo, e marcou a entrega do título de consciência ecológica. De diversos projetos inscritos, os três que atenderam ao maior número de quesitos e foram apresentados nesta segunda-feira (04) foram:
Projeto “Launer Recicla – Reciclar para fazer o bem” da Launer Química;
Projeto “Painel de estrutura armada de EPS” da Eidt Empreendimentos Imobiliários e Projeto “Paisagismo na Escola” da Apae de Estrela.


União dos produtores

Antes, na sessão ordinária, o vereador Márcio Mallmann (PP) elogiou a união do setor primário durante a greve dos caminhoneiros.
Conforme ele, em 30 anos no ramo, esta foi, com certeza a pior semana de todas.
“Agradecer todos os produtores rurais porque não deixaram a sua produção morrer. Imagina isto tudo no meio ambiente. Isto poderia contaminar nossos lençóis freáticos. Não aconteceu maior mortalidade porque nossos produtores fizeram muito além das suas obrigações. Eu vi coisas no interior de Estrela nessa semana. Eu vi gente arrancando o aipim que plantou pra si pra dar pra sua produção para não morrer de fome. Quem tinha mais ração deu pra quem tinha menos para que a produção não morresse. Eu vi tanta coisa linda que eu ainda acredito no nosso Brasil. Eu ainda acredito no nosso município”, se emocionou.

Márcio Mallmann fez questão de ressaltar que as próprias empresas se ajudaram.
“A Languiru e a Cosuel fizeram alga muito interessante para Estrela e para nossos produtores. Os produtores daqui, de Estrela, que produzem pra Cosuel, entregaram leite pra Languiru. E lá em cima foi a mesma coisa. Os da Languiru, na parte alta, entregaram pra Cosuel. A Latvida também ofereceu. Se tivesse alguém com dificuldade de entregar o produto, eles dariam um jeito para beneficiar”, comentou.


Câmara de Vereadores


Maior reajuste na tarifa dos táxis

Darlã Bellini (PSB) pediu uma posição mais justa do executivo em relação ao decreto que fixa as tarifas dos táxis.
“O preço dos combustíveis, eles aumentam, e aumentaram enormemente nos últimos anos, enquanto que a tarifa aumentou 1%, 1,5%. E agora, pelo que eu soube, o Executivo novamente quer fixar o mesmo percentual que fixou para os salários dos servidores, que é baseado no INPC, 1,92% nós aprovamos nessa casa. Só que ao contrário, eles utilizam combustível e a tarifa que está sendo concedida aos taxistas, na minha opinião está sendo injusta”, cita.


Inclusão no calendário de eventos

O único projeto de lei que estava na pauta foi aprovado por unanimidade.
A matéria inclui o 4º Encontro do Aeromodelismo, que será realizado nos dias 09 e 10 de junho de 2018 no Clube de Aeromodelismo de Estrela – Pula Cerca, no calendário de eventos do município.

Com o pedido de licença de Élio Kunzler (PTB), o suplente do mesmo partido, Antônio de Castro assumiu a cadeira nesta segunda e permanecerá no cargo pelos próximos 30 dias.
Com isso, Felipe Schossler (PTB), foi convidado a ocupar interinamente o cargo de secretário da mesa diretora, normalmente ocupado por Kunzler.

Fonte: Ricardo Sander - Rádio Independente
Responsáveis pelos projetos receberam a condecoração dos vereadores. (Foto: Joílson Pereira/ Assessoria de Imprensa da Câmara de Estrela)



04/06/2018 - Veículo é roubado no bairro Cristo Rei



Plantão de Polícia

A vítima estava saindo da residência do sogro, na rua Ella Horn, quando foi abordada por um indivíduo com uma arma de fogo em punho.

A Polícia Civil investiga um roubo de veículo ocorrido por volta das 21:45 horas de sábado (02/06), no bairro Cristo Rei.
A vítima relata que estava saindo da residência do sogro, na rua Ella Horn, quando foi abordada por um indivíduo com uma arma de fogo em punho.
O criminoso tirou os documentos, cartões e cerca de R$ 200 do homem, além de levar o Fiat Pálio Week verde, modelo 2010, placa IPU-1919 de Marques de Souza.
A fuga foi em direção a rua Júlio de Castilhos.

Fonte: Rádio Independente



04/06/2018 - Prorrogada troca-troca de milho



Secretaria de Agricultura


Agricultores do município têm até a próxima segunda-feira (11) para realizarem a encomenda de sementes, com até quatro sacas por CPF

Desde o último dia 15, os produtores de Estrela podem realizar as encomendas de sementes de milho e sorgo através do Programa Troca-Troca, criado em 1988 pelo Governo Estadual.
Através deste, as sementes são subsidiadas e depois repassadas aos agricultores com custo reduzido.
O período se encerraria nesta segunda-feira (04/06), mas foi prorrogado pela Secretaria Municipal da Agricultura de Estrela (Smag) até o próximo dia 11 de junho.
Apesar da baixa procura, a Smag reabriu os pedidos de sorgo este ano.
As solicitações para as sacas de milho encaminhadas até então não chegam a 50% do total no mesmo período do ano passado, quando foram encomendadas 454 sacas.
O atual valor é de R$ 113,76 por saca para as sementes de milho híbrida convencional, a ser pago somente em março de 2019.
No caso das sementes híbridas com tecnologia transgênica, o valor é de R$ 212 na entrada, mais R$ 113,76 a serem saldados também em março. São autorizados quatro sacas por CPF.
Os pedidos podem ser feitos diretamente na secretaria, na Rua 13 de Maio, 76, Centro, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
Se consideradas as médias dos últimos anos, a previsão é que as sementes sejam entregues entre o fim de julho e início de agosto.
O secretário e também presidente do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Estrela (Codae), José Adão Braun, destaca que para tanto é necessário estar em dia com a tesouraria da prefeitura, assim como apresentar o talão do produtor.
Mais informações na Secretaria da Agricultura ou pelo telefone (51) 3981- 1055.



04/06/2018 - Secretarias têm serviços praticamente normalizados




Após fornecimento de combustível, máquinas e caminhões voltaram a rodar e aulas foram retomadas

Os serviços públicos municipais estão praticamente normalizados em Estrela após o inicio do reabastecimento de combustíveis.
Na segunda-feira, máquinas e caminhões começaram a rodar.
Na Secretaria de Obras a retomada dos trabalhos é gradativa.
Serviços como recolhimento de entulhos e lixo verde, que dependiam de óleo diesel, voltaram a ser realizados na segunda pela manhã.
Outros equipamentos, que dependem do abastecimento de gasolina, como as roçadeiras, devem ser retomados nesta terça-feira.
A coleta seletiva de lixo no interior, que estava suspensa na semana passada, também já está ocorrendo normalmente.
Da mesma forma as aulas na rede municipal de ensino, tanto nas escolas de Educação Infantil quanto nas de Ensino Fundamental, voltaram nesta segunda-feira, depois de uma semana suspensas em função da greve dos caminhoneiros e do desabastecimento de combustível.


Secretarias

Texto e foto: Jaqueline Backes



Secretaria da Saúde

04/06/2018 - Segue a vacinação contra a gripe




Alguns grupos prioritários já atingiram a meta.
Prorrogação visa ampliar percentual de vacinas de crianças, gestantes e professores, ainda considerados insuficientes

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, na última semana, a prorrogação da 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe até o dia 15 de junho.
Em Estrela, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários.
A mesma já foi superada em alguns grupos, como no caso dos trabalhadores da saúde; praticamente atingida em outros, como entre os idosos; mas ainda registra baixos índices, entre eles o da vacinação de crianças, gestantes e professores.
Ações neste sentido buscam melhorar os números.
Um Dia D em escala municipal será realizado no próximo sábado (09/06), quando o Posto Central ficará aberto pela manhã.
Iniciada em todo Brasil em abril, o fim da campanha estava previsto para esta sexta-feira, 1° de junho.
A decisão da prorrogação foi motivada pelos efeitos da paralisação dos caminhoneiros no atendimento em saúde. O público-alvo da campanha inclui idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
“Em Estrela temos ótimos índices como para indígenas, trabalhadores da saúde e das puérperas.
No caso dos idosos ainda precisamos de um reforço, mas é necessária uma atenção maior para três grupos em especial, o das crianças, cuja vacinação é realizada especificamente no Posto Central, das gestantes e professores”, destaca a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, enfermeira Carmen Hentschke.
As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Através de comunicados, as Escolas Municipais de Educação Infantil de Estrela têm reforçado, juntos aos pais, a importância de trazerem os filhos para vacinação contra a influenza.
Neste sábado será realizado um novo Dia D, e o Posto Central estará aberto das 8h às 12h.
O objetivo é facilitar a situação das pessoas que não podem se deslocar durante a semana, apesar de o Posto Central estar todos os dias úteis aberto até às 19h.
Caso haja disponibilidade de vacinas após o período, os municípios poderão ampliar o público da vacinação para crianças de cinco a nove anos e adultos com idades entre 50 e 59 anos.
Mais informações pelo telefone 3981-1136.


Número de Estrela

Trabalhadores da saúde: 109,8%
Puérperas: 107,84%
Indígenas: 100,00%
Com 60 anos ou mais: 83,47 %
Professores: 71,08%
Gestantes: 60,65 %
Crianças de 6 meses até 5 anos incompletos: 49,85%

Levantamento da última sexta-feira (01/06)


Locais de vacinação

CAMI/Alto da Bronze - 14h30min às 17h
ESF Moinhos - 9h às 11h30min e 13h30min às 16h
ESF Imigrantes - 9h às 11h30min e 13h às 14h30min
ESF Indústrias - 9h às 12h e 13h às 15h
UBS Boa União - 9h às 14h
UBS Central - 7h às 19h
UBS Auxiliadora - 7h às 14h
Unidade Móvel de Saúde - Dias e locais do atendimento de rotina

Texto: Rodrigo Angeli



Secretaria da Cultura e Turismo


03/06/2018 - Secultur divulga o calendário de eventos para o mês de junho




05,06 e 07 – Jogos Escolares (Futsal) – SMEL
05 a 08 – Semana do Meio Ambiente - SMMASB/ Sala Verde
05 a 13 – Novena Santo Antônio - Paróquia Santo Antônio
09 – Baile de Kerb’s – 20:30 horas – SOGES
10 - Domingo cultural – Secultur
11 a 16/07 – Exposição “História das Copas” - Secultur
14 – Festa Junina – Colégio Santo Antônio
16 - Baile de Kerb, Comunidade São Vito de Novo Paraíso – Missa 9:30 horas
17 – Costelão Santo Antônio – no Cristo Rei com missa - Paróquia Santo Antônio
16 – Fandango com Troca de Prendado – CTG Estrela do Rio Grande
20 – 10º Torneio Estudantil de Xadrez - SMEL
28 – Festa Junina - 15 horas – APAE Estrela
30 - Chá de Clube de Mães – Sempre Unidas de São Miguel –13:00 horas
30 – Baile de Kerb Delfina – 19:00 horas no Centro Comunitário da Delfina - Paróquia Santo Antônio



02/06/2018 - Curso de RH obteve a nota 4 em avaliação do MEC




Avaliadores ficaram três dias na Faculdade para observar como a instituição funciona
Depois de visita de avaliação in loco de representantes do Ministério da Educação para Reconhecimento de Curso, Recursos Humanos da Faculdade La Salle Estrela recebeu nota 4, em uma escala onde o máximo é 5.
A avaliação ocorreu no fim do mês de maio e nota foi divulgada nesta quarta-feira, dia 30.
De acordo com a Diretora Acadêmica, Andréa Gerhardt, a nota é resultado do esforço e dedicação da equipe.
Destaque para investimentos na estrutura e busca de inovação no método de ensino dos professores.
Para obtenção do conceito foram avaliados pelos MEC itens como o projeto pedagógico, infraestrutura da instituição, laboratórios e quadro docente.
“Esta nota nos traz ainda mais responsabilidade, junto aos nossos alunos e junto à nossa comunidade, visando oferecer educação com qualidade dentro da filosofia Lassalista”, salienta a coordenadora de Curso, Ana Braun.


Faculdade La Salle Estrela

Metéria: Carine Krüger
Legenda da foto: Alunos de RH comemoram nota recebida



Gentileza no Trânsito


01/06/2018 - Mulher morre em acidente no trevo de acesso a Bom Retiro do Sul



Plantão de Polícia

Caminhão Mercedes Benz seguia no sentido Capital – interior.
No km 60 da BR-386, houve a colisão com um Fiat Siena de Lajeado.

Um acidente de trânsito na tarde desta sexta-feira (01/06), na BR-386 altura do trevo de acesso a Bom Retiro do Sul, resultou uma pessoa morta e outra ferida.
De acordo com o policiamento, um caminhão Mercedes Benz 1113, de Uruguaiana, seguia no sentido Capital – interior, quando no km 360, no trevo, houve a colisão com o automóvel Fiat Siena, placa de Lajeado.
De acordo com o motorista do caminhão, o automóvel atravessava a rodovia, após ter saído da ERS-128.
O condutor do carro foi encaminhado para atendimento hospitalar.
Uma passageira ficou presa nas ferragens, sendo necessário o uso de desencarcerador do Corpo de Bombeiros de Estrela para sua retirada.
Apesar do esforço da equipe de socorro, a mulher não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu no local.
O fluxo de veículos ficou lento até a retirada das vítimas e dos veículos envolvidos.


BR-386 BR-386 BR-386 BR-386

Foto: Joel Alves
Foto: Joel Alves
Foto: Joel Alves
Foto: Divulgação

Fonte: Rádio Independente



01/06/2018 - Três assaltos na tarde desta sexta-feira na área central de Estrela



Plantão de Polícia

Criminosos praticaram os roubos a dois estabelecimentos comerciais e contra um pedestre.

Três assaltos foram registrados na tarde desta sexta-feira (01/06) na área central de Estrela.
De acordo com a Brigada Militar os fatos ocorreram entre o meio dia e às 14:00 horas.
Diferentes criminosos, num total de três, praticaram os roubos a dois estabelecimentos comerciais e contra um pedestre.
Em um dos casos foi utilizada uma faca e nos outros dois os indivíduos estavam com armas de fogo.
Os bandidos levaram dinheiro e celulares.
Até o final da tarde nenhum dos criminosos havia sido localizado.

Fonte: Rádio Independente



01/06/2018 - Motocicleta é furtada na Delfina



Plantão de Polícia

Um veículo foi furtado entre às 12:30 horas e 18:00 horas desta quinta-feira (31/05), no interior de Estrela.
De acordo com o registro feito na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a vítima deixou sua moto estacionada na frente de uma residência, na Delfina, próximo de uma igreja.
No final da tarde, ao pegar o veículo, percebeu que o mesmo havia sido furtado.
Foi levada a Honda CB300 preta, modelo 2011, placa MIY-9145 de Estrela, que até o momento segue desaparecida.

Fonte: Rádio Independente



01/06/2018 - Paróquia São Cristóvão celebra Corpus Christi




Dezenas de fiéis, ligados a Paróquia São Cristóvão, do bairro Boa União, celebraram o dia de Corpus Christi.
A procissão ocorreu logo após a Missa, que teve início às 09:00 horas, que ocorreu na comunidade de São José e foi presidda pelo Padre Elias Rech.
Os fiéis confeccionaram durante a madrugada um lindo tapete por onde passou a procissão.



Corpus Christi Corpus Christi Corpus Christi Corpus Christi Corpus Christi Corpus Christi Corpus Christi Corpus Christi


Texto: João André Mallmann
Inagens: Júlio César Lenhard



01/06/2018 - Dupla é detida após tentar furtar aipim na São José



Plantão de Polícia

Dois homens, de 42 e 48 anos, foram detidos por tentativa de furto de cerca de 3 kg de aipim, por volta das 17:00 horas desta quinta-feira (31/05), na São José.
O dono de uma propriedade localizada próximo da 386, no bairro São José, viu a dupla retirando as raízes e ensacando.
Quando foi ao local, os homens largaram o material e fugiram na direção de Lajeado.
O policiamento foi acionado e abordou os indivíduos na rua Bento Rosa, em Lajeado.
Eles foram levados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), sendo liberados após registro de tentativa de furto mão grande.

Fonte: Rádio Independente



01/06/2018 - Motorista é feito refém e tem carro roubado no Centro



Plantão de Polícia

Um estrelense de 28 anos teve seu carro roubado por volta das 21:30 horas desta quinta-feira (31/05), no Centro de Estrela.
Conforme registro feito na Polícia Civil, o jovem estacionou seu carro na rua Geraldo Pereira, em frente ao Hospital Estrela, quando foi rendido por dois indivíduos, um dele armado com um revólver.
A dupla sentou no banco de trás e ordenou que a vítima dirigisse na direção de Lajeado.
Próximo à ponte seca, já em Lajeado, o rapaz foi ordenado a sair do automóvel.
Os criminosos fugiram com o Fiat Palio, preto, modelo 2007, placa ING-0814, de Estrela, que permanece desaparecido.

Fonte: Rádio Independente