Academia Corpus

RodoGás

Nagel

Eletrocell

Faculdade La Salle

O Paladino

Frigás

Info Rec

Prost Bier

Lelly Beauty

Clínica Busatto

Trip

Estilo

West Bar

Colchões Ortobom

Balneário Cupido Aquático

nossadica





14/05/2018 - Dupla assalta mercado no bairro São José



Plantão de Polícia

Um estabelecimento comercial foi assaltado por volta das 19h30 desta segunda-feira (14/05), no bairro São José.

De acordo com a Brigada Militar, dois homens a bordo de uma motocicleta de cor vermelha, chegaram no mercado, armados, sem tirarem os capacetes, e anunciaram o roubo.
Um dos bandidos se dirigiu ao caixa e retirou o dinheiro da gaveta.
Algumas caixas de bombons também foram subtraídas pelos criminosos. Na sequência, os suspeitos fugiram em direção a Lajeado.
O policiamento fez buscas, mas a dupla não foi mais localizada.
O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Rádio Independente



Câmara de Vereadores de Estrela




15/05/2018 - Vereadores divergem sobre contratação temporária de agente de saúde; oposicionista denuncia desvio de função




Contratação de profissional pelo período de seis meses recebeu dois votos contrários, na sessão desta segunda-feira (14/05).

Com votos contrários de Norberto Fell (PPS) e Volnei Zancanaro (PR), foi aprovada, na sessão desta segunda-feira (14/05), a contratação temporária e em regime de urgência de um agente comunitário de saúde para atuação na rede pública de Estrela.
O profissional irá trabalhar no Bairro Moinhos, com ações domiciliares e comunitárias, individuais ou coletivas, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do governo federal.
A discordância da Casa está na suposta existência de um servidor já concursado para a função.

“Se permitirmos esse desvio de função seremos coniventes com a criação de um cargo que irá elevar os custos da máquina administrativa e implicar no mau uso da administração pública”, justifica Fell.
Conforme pesquisa do vereador no Portal da Transparência, um servidor que prestou concurso público e foi nomeado para a função de agente comunitário de saúde está, desde 2017, em desvio de função.
A pessoa, que não teve o nome divulgado, teria exercido, além do cargo original, atividades no setor de Segurança da Saúde e, atualmente, na Secretaria de Obras.
Documento apresentado pelo denunciante relata ainda que há mais de dez meses, em 31 de julho de 2017, a Secretaria da Administração e Recursos Humanos de Estrela solicitou o retorno do servidor à função, sob a justificativa de que o município poderia perder ou ter bloqueados os recursos oriundos do programa federal.
“Que se tomem medidas para a substituição desse servidor”, pede Fell.
O pedido de Fell é para que esse servidor seja remanejado para a função original, evitando, dessa forma, a necessidade de uma nova contratação pela administração municipal.
Seguindo a opinião do colega, Zancanaro se mostrou contrário ao entendimento final da Casa, que aprovou a matéria do Executivo.
“Se ele (servidor) não tem capacidade para tal função, que seja desonerado do cargo”, indica.
Zancanaro pretende relatar o caso ao Ministério Público e solicitar providências.


A contrapartida

Defensora da aprovação do projeto, a vereadora Débora Martins (PMDB) argumentou que a discussão acerca do desvio de função deve ser da prefeitura e não dos legisladores.
“Cabe ao município falar se é errado ou não. O que não posso permitir é que essa comunidade do Bairro Moinhos, que tanto necessita de assistência, fique sem o atendimento de um agente de saúde”.
Vereador pelo PTB e secretário da Casa, Élio Kunzler justificou o seu apoio à matéria.
“Independentemente se for desvio de função ou não, estou é pensando nas pessoas”.
Por mais que não vote nos projetos de lei, o presidente Marco Wermann (PV) manifestou o que pensa a respeito do tema.
“Não podemos deixar que esse discurso termine, pois são inúmeros servidores cedidos pela prefeitura a órgãos de estado, como a Coordenadoria Regional de Educação, Polícia Civil, o Cartório Eleitoral, entre outros. Devemos ter o mesmo peso para os próximos casos”.
A versão aprovada foi a terceira encaminhada pelo Poder Executivo, sendo que as anteriores foram corrigidas a partir de apontamentos feitos pelos vereadores.


Mais aprovações

Além da contratação pelo período de seis meses de um agente comunitário de saúde, os vereadores de Estrela aprovaram, por unanimidade, mais quatro projetos do Poder Executivo e uma emenda do Legislativo.
Entre elas, a abertura de crédito de R$ 548.317,93 na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), a ser aplicado na aquisição de equipamentos e material permanente;
adaptações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2018; inclusão de item no Plano Plurianual (PPA) 2018 – 2021;
e gratificação especial pelo exercício de Pregoeiro e Fiscal de Contrato – com emenda de Norberto Fell.
O texto do vereador prevê que as remunerações não sejam incorporadas aos proventos dos servidores que vierem a deixar de exercer as respectivas funções.


Câmara de Vereadores


Escolas na Câmara

Teve início nesta segunda-feira o projeto Escolas na Câmara, com a participação da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Moinhos, do Bairro Moinhos.
A iniciativa foi aprovada na sessão do dia 30 de abril, através de Decreto Legislativo da Mesa Diretora, composta pelo presidente Marco Wermann (PV), vice-presidente Débora Martins (PMDB) e secretário Élio Jair Kunzler (PTB).
Foi criado um espaço no hall de entrada da sede da Câmara, onde as escolas do município irão expor seus trabalhos de cunho histórico, literário, artístico, individual ou de interesse coletivo.
Dando início à proposta, a colégio estadual apresentou o projeto “Sementes em transformação”, que ficará em exposição até a próxima semana, quando a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odilo Afonso Thomé, do Bairro Imigrantes, assumirá a mostra de trabalhos.
O espaço da tribuna livre foi ocupado pela diretora da Escola Moinhos, Sandra Ahlert, que apresentou as principais demandas da comunidade escolar: alimentação dos alunos e adaptações no espaço físico.
O Estado repassa R$ 0,36 por dia para as refeições de cada estudante, valor considerado insuficiente.
A direção trabalha para conseguir recursos para fazer a cobertura do ginásio de esportes e do pátio interno.
Considerada uma escola de periferia, a EEEF Moinhos tem o desafio de manter as portas abertas, com os poucos recursos que recebe, e ainda servir de apoio aos estudantes no combate ao uso e ao tráfico de drogas.
São 210 alunos, 19 professores e seis funcionários no colégio, que foi construído há 18 anos.


Fonte: Natalia Ribeiro - Rádio Independente
Foto:João André Mallmann



14/05/2018 - Materiais são furtados de obra no bairro Pinheiros



Plantão de Polícia

Um furto foi registrado entre às 19:00 horas e 22:00 horas de sexta-feira (11/05), no bairro Pinheiros.
De acordo com a vítima, alguém cortou a corrente de trancava a porta de um galpão que a vítima utiliza para guardar ferramentas e materiais de construção de sua obra, na rua Três.
Do local foram levados cinco sacos de cimento, uma pá, uma enxada e um picão.
O registro foi feito nesta segunda-feira (14/05) na Polícia Civil de Estrela, que deve investigar o caso.

Fonte: Rádio Independente



14/05/2018 - Diálogo com profissionais da área da Administração incrementa a redação da justificativa do Curso Técnico em Administração da EEEPE




O processo de implantação de um novo curso Técnico demanda muitas etapas de trabalho, sendo uma das primeiras a elaboração da justificativa, na qual se reforça a importância do curso para a região.
O diálogo com profissionais da área de atuação do curso técnico é fundamental para enriquecer o documento acima descrito.
Pensando nisso, a EEEPE recebeu na segunda-feira, dia 07 de maio, o Gerente de Negócios da Cooperativa Languiru, Joel Giardello, que parabenizou a escola pela iniciativa da implantação do curso e destacou a importância da qualificação profissional e do cooperativismo no cenário econômico atual.
Já no dia 14 de maio, a EEEPE recebeu o senhor Cristiano Dickel, Diretor Executivo do Hospital Bruno Born e a senhora Franciele Trevisol, Auxiliar Administrativa do HBB, que destacaram a importância das parcerias com instituições de ensino para a qualificação da mão-de-obra e ressaltaram a necessidade de habilidades interpessoais na formação de profissionais qualificados.
Estes profissionais foram recebidos e dialogaram com a direção da escola, coordenação pedagógica e professores responsáveis pela redação da justificativa do curso Técnico em Administração.


EEEPE



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela


14/05/2018 - Notícias do STR





ANIVERSARIANTES DE HOJE
José Urbano Plentz - Delfina – 86 anos.
Lauro Prediger - Beija-Flor
Nirce Maria Barth - Arroio do Ouro – 62 anos.
Roberto Augusto Etgeton - Novo Paraíso



14/05/2018 - Revista Ênfase na Sorriso FM




Na manhã desta segunda-feira, às 07:20 horas, participei, convidado por Leandro Dahlem (Gerente da emissora), do programa Dial Notícias, da Rádio Sorriso FM 102.9, apresentado pelo comunicador Ricardo Sacks.
Na oportunidade pude falar do meu novo trabalho, a revista Ênfase.
A revistas Ênfase, que é uma revista bimestral, contém colunistas, história, notícias, sociedade, opinião e muito mais.
A revista tem uma tiragem de 1000 exemplares e circulará em Estrela e interior do município.
Em sua edição de Maio/Junho estará voltada para os 142 anos de emancipação política de Estrela.

O programa Dial Notícias, da Rádio Sorriso FM, vai "ao ar" de segunda a sexta, das 07:00 às 09:00 horas.
A Rádio Sorriso FM é uma emissora da Rede Dial de Comunicação.
Sua sede está em Estrela no Vale do Taquari, porém em sua área de abrangência a emissora atinge 75 municípios.
24 horas no ar, com muita participação e interação de ouvintes através de ligações, torpedos, emails e através das redes sociais.


Rádio Sorriso Rádio Sorriso Rádio Sorriso


Texto: João André Mallmann



14/05/2018 - Campeonato Mundial na mira do voleibol estrelense



Colégio Martin Luther

A equipe sub-17 do Colégio Martin Luther, em parceria com a Associação Vale do Taquari de Esportes (AVATES), se prepara para disputar, a partir de sexta-feira o Brasileirão de Voleibol Escolar.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e será realizada na cidade de Goiânia (GO), entre os dias 17 e 25 de maio.
Essa será a maior edição da competição e promete atrair milhares de atletas de todas as regiões do país.
Como prêmio maior, o campeão garante vaga para o Campeonato Mundial da modalidade que acontecerá, nesse ano, na República Tcheca.
“Estamos honrados em poder defender novamente as cores do Estado em uma competição nacional. Além disso, com uma vaga para o Mundial em jogo, essa competição terá um significado ainda maior”, comenta o técnico da equipe Rodrigo Rother.
Essa será a primeira vez que o estado do Rio Grande do Sul será representado na competição nacional organizada pelo CBDE.
O voleibol do Colégio Martin Luther, já foi campeão nacional da edição dos Jogos da Juventude Sub-17 no ano de 2016, olimpíada escolar que é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.



13/05/2018 - Café do Clube de Mães da Santa Rita para comemorar o Dia das Mães




O Clube de Mães Santa Rita de Cássia, de Santa Rita, realizou neste sábado (13/05), ás 14:00 horas, um chá para comemorar a passagem do Dia das Mães.
Na abertura do evento as coordenadoras do Clube Mães, como de costume, realizaram uma oração, porém, nesta tarde a oração também foi em consternado ao recente falecimento da associada Célia Teresa Wagner da Silva.
Foram servidos 154 cafés.


Santa Rita Santa Rita Santa Rita Santa Rita Santa Rita Santa Rita Santa Rita Santa Rita Santa Rita


Texto e fotos: João André Mallmann



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela


12/05/2018 - Notícias do STR





ANIVERSARIANTES DE HOJE
Claudete Meinerz - Lenz – 70 anos.
Elsa Maria Zart - Arroio do Ouro – 61 anos
Isolde Joana Vogel - São Jacó – 84 anos.
José Henrique Sulzbach - Geraldo Baixa – 60 anos.
Salete Maria Mallmann - Arroio do Ouro – 60 anos.


ANIVERSARIANTES DE AMANHÃ DOMINGO
Marli Maria Beutler - Lenz
Sirio Winter - Wolf – 72 anos.

-.-.--.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.--.-.-

MENSAGEM

“MÃE, VOCÊ FOI ESCOLHIDA PARA GUARDAR DENTRO DE SI O DOM DA VIDA E CULTIVAR COM CARINHO AS SEMENTES DO FUTURO.
ESCOLHIDA PARA DAR À LUZ AQUELE PEQUENO SER, QUE DURANTE TODO O SEMPRE IRÁ SIMBOLIZAR O QUE HÁ DE MAIS IMPORTANTE E PRECIOSO EM SUA EXISTÊNCIA.
ESCOLHIDA PARA PROTEGER, ENSINAR E AMAR, PARA SER CAPAZ DE TUDO, ATÉ MESMO O IMPOSSÍVEL POR AQUELES QUE COM MUITO ORGULHO CHAMA DE FILHO”.

UMA HOMENAGEM ESPECIAL DA EQUIPE DO STR ESTRELA A TODAS AS MÃES.



12/05/2018 - EEEPE dialoga com representantes da AMAI e com a Geriatra Eliane Corbelini




Na tarde do dia 09 de maio, na biblioteca da Escola Estadual de Educação Profissional de Estrela (EEEPE), aconteceu diálogo da direção, coordenação pedagógica e professores que estão elaborando a justificativa do curso Técnico em Cuidados de Idosos com as senhoras Carmenzita Vial – Presidente da AMAI – Associação Arroiomeense de Apoio ao Idoso, Cesinha Gerhardt Wollinger – Vice-Secretária da AMAI e com a médica Geriatra, doutora Eliane Corbelini, a fim de verificarem o andamento da referida justificativa e possíveis incrementos necessários no documento, a partir das sugestões e vivências das profissionais acima citadas.
“Destacaram a importância da implementação do curso para a Região dos Vales tendo em vista o aumento da expectativa de vida na região.
Envelhecer com qualidade de vida, ou seja, preservando a saúde física e mental na Terceira Idade.”


EEEPE



11/05/2018 - Comunidade da Linha Lenz convida para a IV Deutchefest




IV Deutchefest



Câmara de Vereadores de Estrela




11/05/2018 - Contratação de agente de saúde na pauta. Escolas na Câmara começa com EEEF Moinhos




Tribuna Livre

Iniciando o Projeto "Escolas na Câmara", o espaço da Tribuna Livre, bem como a exposição no hall de entrada da Câmara será ocupado por representantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos, para falar sobre o trabalho desenvolvido pelo educandário, bem como sobre os trabalhos que ficarão expostos na sede do Legislativo.


Ordem do Dia

Para a Sessão desta segunda-feira, dia 14, constam cinco projetos na Ordem do Dia.
Trata-se do Projeto de Lei 029-02/2018, que autoriza a contratação emergencial e temporária de um agente comunitário de saúde;
o Projeto de Lei 043-02/2018, que Cria gratificação especial pelo exercício de função de Pregoeiro e Fiscal de Contrato, este com Emenda do Vereador Norberto Fell (PPS);
o Projeto de Lei 045-01/2018; o Projeto de Lei 046-02/2018;
e o Projeto de Lei 047-02/2018, todos eles alterando respectivamente o Plano Plurianual - PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e a Lei Orçamentária Anual - LOA, nos orçamentos das Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação.


Expediente recebido

Nesta semana dois projetos deram entrada no Expediente da Câmara.
Trata-se do Projeto de Lei 049-02/2018, que Autoriza o Poder Executivo a conceder incentivo fiscal à Empresa Indústria de Alimentos Estrela Eireli;
e o Projeto de Lei 01/2018, de autoria do Vereador Felipe Schossler (PTB), que altera o Código de Posturas, acrescentando dispositivo, concedendo o prazo de 15 (quinze), para que o proprietário ou possuidor do imóvel proceda a limpeza do mesmo, sendo que após este prazo o Município deverá providenciar a limpeza e cobrá-lo de quem de direito.

Joilson Marcelo Pereira - Assessoria de Imprensa



11/05/2018 - Preso um dos suspeitos de latrocínio de taxista lajeadense em Estrela



Plantão de Polícia

Segundo delegado, detido confessou participação no crime.

A Polícia Civil de Estrela prendeu, na manhã desta sexta-feira (11/05), um dos suspeitos de participar do latrocínio do taxista lajeadense Gilmar Serafini (59), ocorrido na madrugada de quinta-feira (10/05), na BR-386, em Estrela.
A vítima foi morta a facadas, sendo que a polícia identificou três suspeitos.
Conforme informações do delegado titular de Estrela, José Romaci Reis, um dos indivíduos, identificado como Antônio Roberto da Silva (28) foi preso na casa de sua mãe no bairro Imigrantes na manhã de hoje e confessou a participação no crime.
Ele tem vários antecedentes criminais e será encaminhado ao Presídio Estadual de Lajeado.
Outros dois envolvidos entre eles um menor de idade estão sendo procurados.


Plantão de Polícia

Fonte: Rádio Independente
Fonte: Facebook do Quadragésimo Batalhão De Polícia Militar



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela


11/05/2018 - Notícias do STR





ANIVERSARIANTES DE HOJE
Germano José Sulzbach - Novo Paraíso – 70 anos.
Ilone Marta Ehrenbrink - São Jacó
Márcia Lúcia Sulzbach Zwirtes - Glória



10/05/2018 - Smag retoma plantões de inseminador artificial



Secretaria de Agricultura


Serviço volta a ser oferecido a partir deste sábado, dia 12 de maio

A Secretaria da Agricultura de Estrela retoma, a partir deste final de semana, os plantões de inseminador artificial.
A informação é do titular da pasta, José Adão Braun.
Os plantões estavam suspensos temporariamente e, segundo Braun, voltam a ser prestados da mesma forma como ocorriam anteriormente.
Ao produtor cabe o pagamento do sêmen, enquanto a prefeitura auxilia com o serviço do profissional e o seu deslocamento.
Desta forma, aos sábados e domingos a Secretaria da Agricultura disponibiliza plantões de veterinário e de inseminador artificial.
Os chamados devem ser feitos até as 9h, pois depois deste horário os profissionais saem a campo para prestar os atendimentos.
O telefone da Secretaria da Agricultura é (51) 3981-1055.

Texto: Paulo Ricardo Schneider



10/05/2018 - Polícia Civil já identificou três suspeitos de latrocínio de taxista em Estrela



Plantão de Polícia

Taxistas de Lajeado e Estrela farão passeata como forma de protesto.

A Polícia Civil já possui três suspeitos do latrocínio do taxista Gilmar Serafini (59), ocorrido na madrugada desta quinta-feira (10/05), na BR-386, em Estrela.
A informação foi confirmada agora pela manhã, pelo delegado titular de Estrela, José Romaci Reis.
Filmagens de câmeras de segurança auxiliaram na identificação dos indivíduos.
Conforme o delegado, já estão sendo encaminhados os pedidos de prisão preventiva para os suspeitos. Plantão de Polícia
Gilmar Serafini foi morto a golpes de faca, pouco antes das 02:00 horas.
O morador de Lajeado foi encontrado ao lado de seu táxi Voyage no acostamento da 386, no km 351, sentido Capital – interior, no bairro Pinheiros.
A Brigada Militar (BM) foi acionada e encontrou o taxista ainda com vida.
O Samu foi ao local, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.
Serafini apresentava diversos ferimentos de arma branca, principalmente no rosto e no peito.
Acredita-se que a vítima estava no banco do carona quando foi ferida, devido ao sangue verificado nesta área do veículo.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi contatada, assim como a Polícia Civil, que acionou uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP), que fez levantamentos papiloscópicos e residuográficos no veículo.


Saiba mais:

Irmão de taxista morto foi vítima de latrocínio há 21 anos

Conforme a Polícia Civil, o taxista estava na fila do Country Clube, no bairro Olarias, em Lajeado, aguardando clientes para fazer corridas.
Testemunhas informaram que três indivíduos entraram no táxi da vítima neste local e, mais tarde, o carro foi encontrado em Estrela.
Não havia nenhum pertence de maior valor com o taxista, apenas documentos. A polícia trabalha com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte).
Filmagens de câmeras de vigilância do estabelecimento de Lajeado auxiliaram nas investigações da polícia, que já chegou aos três suspeitos.
O corpo de Serafini será velado nas Capelas Mortuárias do bairro Florestal, a princípio, a partir das 14h.
Às 13:00 horas, ocorreu passeata com pelo menos 30 taxistas de Lajeado e Estrela, com saída no Parque Professor Theobaldo Dick, passando na Praça da Matriz e subindo a rua Júlio de Castilhos, até as Câmaras Mortuárias do bairro Florestal.
Segundo informações de familiares, um irmão de Gilmar, Gilberto Serafini, igualmente taxista, também foi morto em um caso de latrocínio em Lajeado, há 21 anos.
Na ocasião, Beto, como era conhecido, tinha 36 anos e foi morto a tiros durante uma corrida de táxi por um grupo de adolescentes, no bairro Das Nações. Ainda conforme familiares, os autores não chegaram a cumprir pena pelo crime.

Fonte: Rádio Independente



10/05/2018 - Qualidade de vida na zona rural




A EMEF La Salle está desenvolvendo o projeto "Viva mais, viva pra valer", com o tema qualidade de vida na zona rural.
No dia 9 de maio a equipe da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho e SMMASB realizou o recolhimento de equipamentos eletrônicos e telefonia pós consumo coletados junto á comunidade escolar, bem como orientou sobre o descarte correto destes materiais e a importância da Logística Reversa, na qual devemos entregar pilhas e lampâdas nos pontos de venda no qual adquirimos.


EMEF La Salle



10/05/2018 - Produtores podem encaminhar pedidos de sementes de milho



Secretaria de Agricultura


A partir do próximo dia 15, os produtores do município podem encomendar sementes de milho pelo Programa Troca-Troca na Secretaria da Agricultura de Estrela.
A informação foi transmitida pelo secretário e presidente do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Estrela (Codae), José Adão Braun, na reunião do Conselho realizada nesta quarta-feira (09/05), na Câmara de Vereadores.
Ele salienta que, para efetuar o pedido, é necessário estar em dia com a tesouraria da prefeitura.
O programa foi criado em 1988 pelo Governo Estadual, através da Secretaria de Agricultura.
As sementes são subsidiadas e depois repassadas aos agricultores, com custo reduzido.
Os pedidos podem ser feitos diretamente na secretaria, na Rua 13 de Maio, 76, Centro, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Texto: Jaqueline Backes



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela


10/05/2018 - Notícias do STR





ANIVERSARIANTES DE HOJE
Ilma Elizabetha Plentz - Delfina – 77 anos.
Luiz Alberto Schneider - Glória


AVISO

*** Comunicamos que a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa iniciou no dia primeiro de maio e se estende até dia 31 de Maio.
Todos os bovinos e búfalos deverão ser vacinados.
Os produtores devem adquirir as doses nas agropecuárias credenciadas atentando para as condições de conservação (que deve ser entre 2 e 8 graus, na geladeira) da temperatura e a aplicação da mesma, para que não haja comprometimento da qualidade das vacinas e o produtor deve apresentar na Inspetoria a nota fiscal da compra da vacina anti-aftosa e declarar os animais vacinados.
A dose é de 05 ml (independente do peso e idade) deve ser aplicado na tábua do pescoço e é via subcutânea ou intramuscular.
É importante que os produtores não deixem de adquirir as doses e vacinar seus animais.



10/05/2018 - Taxista lajeadense é morto a facadas em Estrela



Plantão de Polícia

Polícia Civil trabalha com hipótese de latrocínio.

Um taxista foi morto a golpes de faca na madrugada desta quinta-feira (10/05), na BR-386, em Estrela.
Segundo informações da Polícia Civil, através do delegado plantonista da delegacia de pronto atendimento de Lajeado, Dinarte Marshall, o caso aconteceu pouco antes das 2h.
Gilmar Serafini (59), morador de Lajeado, foi encontrado ao lado de seu táxi Voyage no acostamento da rodovia federal, no km 351, sentido Capital – interior, no bairro Pinheiros.
A Brigada Militar (BM) foi acionada e encontrou o taxista ainda com vida.
O Samu foi ao local, mas a vítima não resistiu aos ferimentos. Serafini apresentava diversos ferimentos de arma branca, principalmente no rosto e no peito.
Acredita-se que a vítima estava no banco do carona quando foi ferida, devido ao sangue verificado nesta área do veículo.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi contatada, assim como a Polícia Civil, que acionou uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP), que fez levantamentos papiloscópicos e residuográficos no veículo.
Conforme a Polícia Civil, o taxista estava na fila do Country Clube, no bairro Olarias, em Lajeado, aguardando clientes para fazer corridas.
Testemunhas informaram que três indivíduos entraram no táxi da vítima neste local e, mais tarde, o carro foi encontrado em Estrela.
Não havia nenhum pertence de maior valor com o taxista, apenas documentos.
A polícia trabalha com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte).
Filmagens de câmeras de vigilância do estabelecimento de Lajeado devem auxiliar nas investigações da polícia.
O corpo de Serafini foi encaminhado para necropsia no DML de Lajeado.

Fonte: Rádio Independente



10/05/2018 - Resultados do sorteio de domingo na festa da Comunidade Católica São José Operário




São José Operário


Resultados do sorteio de domingo na festa da Comunidade Católica São José Operário


FESTA SÃO JOSÉ OPERÁRIO
SORTEIO: AÇÃO ENTRE AMIGOS – 06/05

1º) SPLIT 9000 BTUS PHILCO
Nº 0953 - NOME: José Adão Braun

2º) R$ 500,00 em vale compras
Nº 0017 - NOME: Aneci Santos

3º) KIT DE BANHEIRO (Morelli) + R$ 150,00 vale-compras + Vale Gás 13kg (Vereador Pinho)
Nº 0359 - NOME: Gás do Alemão

4º) Kit churrasco (Cutelaria Centauro/Samuel Zimmermann) + Jogo de talheres (AC Muller)
Nº 0425 - NOME: Valdir Antônio Hermel

5º) Aspirador de pó Tekna (Jaqueline Vuaden) + Cadeira de Praia (Agropecuária Gaúcha)
Nº 0191 - NOME: Fábio José Huppes

6º) 500 tijolos (Olaria Barth) + R$ 100,00 vale-compras (Mercado Worst)
Nº 1227 - NOME: Neuri B. Dutra

7º) Chuveiro elétrico (Destak) + Vale-compras R$ 250,00 (Mercado Freitas)
Nº 0986 - NOME: Clecio T. Franz

8º) Chuveiro elétrico (Eletro Horn) + Vale-compras R$ 200,00 (Mercado Freitas)
Nº 0947 - NOME: Cristina S. Muller

9º) Abrigo Penalty e Tênis Penalty – Federação Gaúcha de Futebol
Nº 0128 - NOME: - Lucita Irene Huppes

10º) Bola oficial do Gauchão 2018 – Pres. FGF Francisco Noveletto
Nº 1099 - NOME: Simoni Mallmann



09/05/2018 - Floricultura Estrela tem sugestões para o “Dia das Mães”




Compre flores para o Dia das Mães e faça uma homenagem a elas nesta data tão especial.

Na Floricultura Estrela você encontra os mais belos arranjos e flores para o Dia da Mães.
A proprietária da Floricultura Estrela, Lurdes Messer, lembra que mãe não tem idade, seja ela esposa, sogra, avó ou nora, todas merecem ser lembradas neste dia tão especial.
Demonstre se amor com as mais lindas flores da Floricultura Estrela.
Neste domingo você terá um momento único de presentear a mulher da sua vida com um lindo presente, um abraço, um cartão e uma flor.
A Floricultura Estrela, Presentes e Produtos Naturais espera você com lindos enfeites, e as mais diversas Orquídeas, Begonhas, Rosas, Violetas, Azaleias, dentre outras, para deixar esta data ainda mais especial.

A Floricultura Estrela está localizada na rua Coronel Flores, 234, Centro de Estrela.
São 38 anos de experiência no ramo de floricultura.
Para mais informações, ligue 3712-2522 e fale com a Lurdes Messer, ela irá lhe orientr na melhor escolha para presentear quem voce ama.


Floricultura Estrela Floricultura Estrela Floricultura Estrela Floricultura Estrela Floricultura Estrela Floricultura Estrela Floricultura Estrela Floricultura Estrela Floricultura Estrela


Texto e fotos: João André Mallmann



09/05/2018 - Trabalho de aluno da Emef Arnaldo José Diel selecionado para V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente




Os dias 08 e 09 de maio foram dias de muita expectativa, torcida e reconhecimento para nossa Escola.
O aluno da Emef Arnaldo José Diel, Marlom do 9º ano representou nosso educandário como delegado da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Porto Alegre apresentando o Projeto Produzindo Água.
Para nossa alegria foi selecionado para etapa nacional que acontecerá em Brasília no mês de junho.
EMEF AJD levando questões ambientais além da Comunidade Escolar.


Emef Arnaldo José Diel Emef Arnaldo José Diel

Fonte: Facebook de Emef Arnaldo José Diel



Notícias Rápidas

09/05/2018 - Sábado é o Dia “D” de vacinação contra a gripe




Em Estrela o Posto Central, na Rua Coronel Brito, estará aberto das 8h às 17h para imunização dos grupos prioritários

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) terá neste sábado (12.05) o Dia “D” de combate à doença.
A imunização vai assegurar proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B.
Nesta data, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários podem receber a vacina no Posto de Saúde Central, que vai atender das 8h às 17h.
A Secretaria da Saúde informa que neste ano, além de idosos com 60 anos ou mais de idade, serão imunizadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
A meta é vacinar, pelo menos, 90% destes grupos, que totalizam mais de 7 mil pessoas no município. Até o momento, conforme a Secretaria da Saúde, já foram imunizadas 3.896 pessoas, ou seja, 51,47% da meta. A campanha se estenderá até o dia 1º de junho.
A vacina está disponível, além do Posto Central, nas Unidades Básicas e no Centro de Atendimento Materno-infantil (Cami), ESF Moinhos, ESF Imigrantes, ESF Indústrias, UBS Boa União, UBS Auxiliadora e Unidade Móvel.



09/05/2018 - Escritor Jonas Ribeiro protagoniza oficina literária




Autor de mais de cem livros realizou oficina para educadores. Voltará a Estrela em setembro para a pré-feira e em outubro para a 8ª Feira do Livro de Estrela, onde será uma das atrações

A Secretaria Municipal de Educação de Estrela (Smed) oportunizou, na noite desta terça-feira (08/05), a segunda oficina literária de formação voltada a educadores do município, dando prosseguimento à programação introdutória à 8ª Feira do Livro, que ocorrerá de 02 a 06 de outubro.
O encontro no auditório da Faculdade La Salle, intitulado “Literatura e Encantamento”, foi protagonizado pelo escritor Jonas Ribeiro e foi direcionado a professores dos Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano, da Educação Infantil – jardins A e B – da rede municipal, e representantes das outras redes de ensino. Jonas Ribeiro (48) é natural de São Paulo. Formado em Língua e Literatura Portuguesa pela PUC-SP, é especializado em literatura infantil e juvenil.
Tem hoje 136 livros publicados e mais de 800 mil exemplares vendidos. Pela editora Brasil, parceira de sua vinda a Estrela, destacam-se as obras “Os Bolos Gigantes”, “Abraços Beijados, Beijos Abraçados”, “E algo aconteceu naquele dia”, “Poesias para a Paz”.
Ribeiro, que já visitou mais de duas mil escolas pelo país, voltará a Estrela em setembro para a pré-feira, quando terá um contato mais direto com os próprios alunos do município, e depois em outubro. Ribeiro iniciou a oficina declamando um poema com mais de 15 minutos de duração, todo memorizado, onde brincou com as letras do alfabeto e rimas, em interação direta com os presentes. Depois partiu para uma conversa mais franca com os educadores, expondo sua visão.
“É a primeira vez que venho a Estrela e já fiquei com uma impressão bonita, acolhedora da cidade, dos cidadãos, e isso pelo pouco que pude ver e conhecer.
Imagina poder voltar, será um prazer. Pude tomar da água da cidade, ver o sino badalar, e isso tudo são coisas mágicas. Sinto-me lisonjeado poder participar de eventos aqui, ainda mais que norteiam a educação”, destacou.
Quanto à relevância de eventos como a Feira do Livro, ele ressalta.
“A importância deste projeto é estreitar os vínculos afetivos entre leitores e livros, diminuir essa distância que ainda existe. E quando há o contato entre leitor e escritor, o primeiro passa de certa forma a desejar conhecer outros livros deste, passa a sondar o universo que cerca outros autores paralelos. É uma quebra-cabeça, uma cadeira positiva para a sua formação leitora e gostos literários.”
Sobre a vida útil dos livros impressos em uma era cada vez mais digital, ele avalia.
“O leitor internauta precisa saber navegar, filtrar, selecionar aquilo que de fato tem um conteúdo positivo, correto. Quando você pega um livro em mãos, este meio de certa forma já passou por este filtro, por um conselho editorial, já foi avalizado, aprovado, então certamente é uma fonte confiável de informação, mesmo quando de ficção. Ele respeita o ritmo de cada leitor, e tem a questão do contato, que também é importante, então acredito que este meio ainda será longo.”
E completa. “Faz muito sentido apostar nesta amizade com o livro, pois só temos a ganhar”.


Jonas Ribeiro Jonas Ribeiro Jonas Ribeiro

Texto e fotos: Rodrigo Angeli



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela


09/05/2018 - Notícias do STR





ANIVERSARIANTES DE HOJE
Belmiro Caye - Arroio do Ouro – 85 anos.
Celita Allbring - Sede – 91 anos.
Eldon Luckemeier - Chá-da-Índia – 64 anos.
Lorécia Maria Muller - Beija-Flor – 66 anos.


FALECIMENTO

*** A associada Erna Maria Wagner comunica com pesar o falecimento de sua filha CÉLIA TERESA WAGNER DA SILVA ocorrida no Hospital de Estrela.
O corpo está sendo velado no salão da comunidade de Linha Santa Rita e o sepultamento hoje às 16:30 horas no Cemitério Católico de Linha Santa Rita.



09/05/2018 - Bombeiros resgatam homem na guarda da ponte do Rio Taquari



Plantão de Polícia

Um homem de 44 anos foi encaminhado para atendimento médico na manhã desta quarta-feira (09/05), após estar na guarda da ponte sobre o Rio Taquari, na RSC-386, entre Lajeado e Estrela.
Segundo informações, o cidadão ameaçava se jogar da estrutura, sendo resgatado por populares e pelo Corpo de Bombeiros.
A Brigada Militar (BM) também esteve no local e o Samu conduziu o homem para atendimento hospitalar.
Esta seria a terceira vez que a mesma vítima foi resgatada no local em situação semelhante.
O nome do cidadão não é divulgado para preservar os familiares.

Fonte: Rádio Independente



08/05/2018 - Secretaria do Meio Ambiente verifica descarte correto de lâmpadas e pilhas




Comerciantes devem recolher material após utilização e encaminhar aos responsáveis pela destinação

As lâmpadas fluorescentes e pilhas são itens comuns da nossa rotina diária, mas quando descartados de forma irresponsável causam grandes prejuízos ambientais.
Na manhã desta terça-feira (08/05), uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela, por meio da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, visitou alguns estabelecimentos que vendem esse tipo de produto para saber se estão recolhendo o material e fazendo o descarte correto.
Em 2017, 57 estabelecimentos do município assinaram Termo de Compromisso Ambiental para a implantação local da política de logística reversa em relação ao comércio desse tipo de produto, conforme previsto na Lei Nacional de Resíduos Sólidos.
Pelo acordo, lojas e supermercados que comercializam pilhas e lâmpadas devem recolher esse material após utilização e encaminhar aos responsáveis pela destinação, ou seja, devolvê-lo aos seus fabricantes ou a empresas autorizadas a fazerem a reciclagem.
Segundo a coordenadora da Sala Verde, bióloga Regiane Mallmann, alguns comerciantes estão descumprindo o acordo. Por isso, a secretaria começou a fazer visitas técnicas de acompanhamento, esclarecimento e orientação a todos os estabelecimentos comerciais que assinaram o Termo de Compromisso de Logística Reversa Ambiental.
“Não temos poder de fiscalização. Num primeiro momento estamos averiguando o cumprimento do termo. Mas, caso seja necessário, iremos informar ao Ministério Público, que é parceiro nesta iniciativa, para que sejam tomadas as providências legais”, explica.
O primeiro estabelecimento visitado foi a Morasul Comércio de Eletro Eletrônico, no Centro da cidade.
A equipe foi recebida pelo proprietário Miguel Sulzbach, que garantiu que as lâmpadas trazidas pelos clientes são recolhidas por uma empresa especializada, do Paraná.
“O material que chega aqui é pouco. A maioria das pessoas prefere quebrar a lâmpada, enrolar num jornal e colocar no lixo”, lamentou o comerciante.
Na Redemac Morelli o funcionário Frederico Lagemann apresentou nota fiscal comprovando a destinação.
As lâmpadas trazidas pelos clientes são encaminhadas a uma empresa credenciada, de Caxias do Sul.
Segundo ele, a loja já estava em conformidade às normas ambientais mesmo antes da assinatura do termo.
Regiane Malmann avalia as visitas como positivas.
De acordo com ela, algumas empresas já estão adiantadas no processo de reciclagem, enquanto outras ainda estão se adequando.
“Vamos continuar visitando, mas o importante, neste momento, é a colaboração da população. Pedimos que as pessoas entreguem as pilhas e lâmpadas nos locais onde compraram para que sejam descartadas de maneira adequada e, posteriormente, encaminhadas para reciclagem”, ressalta.
O maior problema das pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes comuns é a quantidade de metais pesados em sua composição, como chumbo, cádmio e mercúrio, além de manganês, cobre, níquel, cromo e zinco.
“Por serem bioacumulativos, esses materiais, quando depositados em lixões e aterros sanitários, podem vazar e contaminar o lençol freático, o solo, os rios e os alimentos e, desta forma, gerar danos às pessoas e aos animais”, esclarece Regiane.


Secretaria do Meio Ambiente Secretaria do Meio Ambiente

Texto e foto: Jaqueline Backes



08/05/2018 - CACIS divulga o calendário de eventos para o mês de maio




CACIS



08/05/2018 - Definidas as finais na canastra do Intercomunitários




Os Jogos Intercomunitários abriram, nesta segunda-feira (07/05), a nona semana de disputas com a realização da última jornada classificatória da canastra.
A comunidade de Costão sediou os nove confrontos da nona rodada, que apontou os duelos decisivos a serem realizados no próximo dia 14, na comunidade de São Luiz.
Na canastra, disputada por 18 duplas na modalidade Ás/Rei, a última rodada trouxe surpresas, mas não mudanças.
Os líderes São Luiz B e São Jacó D perderam, mas não o suficiente para deixarem o topo da tabela, apesar da equipe São Luiz C ter feito a mesma pontuação.
Com isso agora decidirão o título.
A final está programada para 14/05, na São Luiz B, dupla que obteve a melhor campanha pelo saldo de pontos.
Classificação final: São Luiz B (19 / 9.800 pontos); São Jacó D (19 / 6.140); São Luiz C (19 / 1.840); Geraldo Alta A (17 / -660); Delfina A (16 / 4.040); Costão B (15 / 2.890); Geraldo Alta B (14 / 2.590); Delfina B (14 / 550); Novo Paraíso A (14 / -1.290); São Jacó B (12 / 2.240); São Jacó C (10 / -570); São José (12/ -760); Costão C (11 / -1.780); São Luiz A (11 / -2.920); Costão A (11 / -3.500); Novo Paraíso B (10 / -3070); São Jacó A (10 / -3.360); São Jacó E (7 / -12.140).


Jogos Intercomunitários


Tabela de jogos
Canastra
Em Costão – Resultados da 9ª rodada (07/05)
São Jacó A 3x0 São Jacó E
Costão A 2x1 São Jacó C
Delfina A 2x1 Delfina B
São José 2x1 Geraldo Alta A
Geraldo Alta B 2x1 São Jacó D
São Jacó B 2x1 São Luiz B
São Luiz A 2x1 Costão C
Costão B 1x2 Novo Paraíso A
Novo Paraíso B 1x2 São Luiz C

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Smel/Prefeitura de Estrela



08/05/2018 - Local para edificação do novo Fórum de Estrela pode ser alterado




Projeto inicial retido na Câmara indicava doação de área da Polar.


Está retido na Câmara de Vereadores de Estrela o projeto do Poder Executivo que prevê a doação de uma área da antiga Polar para o Estado para a edificação de um novo Fórum.
O objetivo é viabilizar um local mais amplo pelo aumento da demanda da instituição.
O vereador do PPS, Norberto Fell, concedeu entrevista ao Programa Realidade da Rádio do Vale e informou que a matéria segue em análise no Legislativo.
Ele explicou que a área não seria a mais indicada, pois há prédios construídos no local.
Isso causaria um problema, já que o Estado deseja receber um terreno sem edificações para implantar um projeto mais adequado.
Como o repasse seria feito de imediato, não haveria como o município providenciar a demolição da estrutura que não lhe pertenceria mais.
Norberto Fell sugere que outra área que não comporte nenhuma construção seja destinada ao Poder Judiciário.
O parlamentar citou que a maioria dos vereadores está inclinada a rejeitar o repasse da área da Polar ao Estado.


FORUM

Foto: Floydy Mattje: Norberto Fell em entrevista ao Programa Realidade com Lauro Schmitt.


Em 16/06/2015 o site nossadica postava a seguinte notícia



Administração Municipal oferece nova área para o FORUM




Na manhã desta terça-feira (16/06) a Juiza de Direitodo FORUM de Estrela Exma. Caren Letícia Castro Pereira, e o Presidente da OAB subsesão de Estrela, Sr. Daniel Horn, foram até o antigo complexo da AMBEV (IBA - Polar S/A), mais precisamente na rua Arnaldo José Diel, onde hoje se encontra a sede do Projeto Navegar, acompanhados de uma equipe da Administração Municipal formadas pelo Prefeito Rafael Mallmann, do Engenheiro Frederico Birkholz, Henrique Lagemann Secretário de Recursos Humanos, mais do Arquiteto do Departamento de Engenharia e Arquitetura do Estado Sr. Alan Tedesco, para conhecerem a área oferecida e fazer o levantamento fotográfico para que a proposta seja levada a discussão em Porto Alegre.
Segundo Caren Pereira, o atual prédio não oferece mais condições para alojar o atual número de funcionários, ele também não atende as necessidades de segurança pois o estacionamento da SUSEPE deveria ser em um pátio interno e não na frente do FORUM como acontece hoje, pois ao desembarcar um presidiário o risco é muito grande de haver uma tentativa de fuga.
A área oferecida tem 67 metros de frente com a rua Arnaldo José Diel, 33 metros junto a rua Coronel Flores e 25 metros junto a rua 13 de Maio fazendo um total de 2.178 m2.
A localização da área agradou a todos, será perto da nova Vara do Trabalho e terá uma linda vista para o Rio Taquari.
Segundo o arquiteto, Alan Tedesco, caso aprovado a área, será assinado um acordo com a Administração Municipal e então a Prefeitura deverá dar início a demolição do antigo prédio da ANBEV.
Se todos os trâmites correrem sem probremas o novo FORUM poderá ser entregue em 5 anos e o velho FORUM será devolvido ao Estado e este poderá fazer a doação dele para o município.
Em torno de 10 dias deverá ser dado uma resposta sobre a aprovação, ou não, da área oferecida.


FORUM FORUM FORUM FORUM FORUM FORUM FORUM FORUM


Texto e imagens: João André Mallmann
Radialista DRT/RS 06766/80 e Jornalista DRT/RS 16411



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela


08/05/2018 - Notícias do STR





ANIVERSARIANTES DE HOJE
Anna Guth - Lenz – 77 anos.
Arno Aloys Meinerz - Lenz – 73 anos.
Hélio Gehm - Wolf – 66 anos.
Lauro Stein - Lenz – 60 anos.
Roque Berwanger - São Jacó – 62 anos.


AVISOS

*** Comunicamos que a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa iniciou no dia primeiro de maio e se estende até dia 31 de Maio.
Todos os bovinos e búfalos deverão ser vacinados.
Os produtores devem adquirir as doses nas agropecuárias credenciadas atentando para as condições de conservação (que deve ser entre 2 e 8 graus, na geladeira) da temperatura e a aplicação da mesma, para que não haja comprometimento da qualidade das vacinas e o produtor deve apresentar na Inspetoria a nota fiscal da compra da vacina anti-aftosa e declarar os animais vacinados.
A dose é de 05 ml (independente do peso e idade) deve ser aplicado na tábua do pescoço e é via subcutânea ou intramuscular.
É importante que os produtores não deixem de adquirir as doses e vacinar seus animais.



08/05/2018 - Hospital Estrela recebe sessão da Câmara de Vereadores




Ocorrência na casa de saúde lajeadense mobilizou o engajamento no município vizinho. Encontro descentralizado ocorreu na noite desta segunda-feira (07/05).

O auditório do Hospital Estrela recebeu uma sessão descentralizada da Câmara de Vereadores do município na noite desta segunda-feira (07/05).
A realização do encontro, que partiu de um convite da direção da casa de saúde, leva em conta o incêndio na emergência no Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, no início de abril.
Um dos objetivos é prestar esclarecimentos sobre os atendimentos, para que o incidente, provocado por um pai que aguardava consulta, não se repita no município vizinho.
A proposta do encontro nas dependências do local foi da diretora do Hospital Estrela, Irmã Teresia Steffen, que procurou a vereadora e enfermeira Débora Martins (PMDB).


Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores


Esta foi a primeira sessão descentralizada em 2018

“Precisamos unir forças de fé, comunitárias e políticas em prol de um bem maior, que é o Hospital Estrela. Precisamos mantê-lo vivo”, fala o vereador Mallmann.
Antes da sessão, os componentes da Casa conheceram todos os setores do hospital, sendo que as contas foram demonstradas na reunião.
Para Mallmann, os legisladores têm o papel social de conscientizar a população sobre a metodologia de trabalho.
Críticas do atendimento na casa de saúde, principalmente no Pronto-Socorro, e que são encaminhadas aos vereadores, foram relatadas na sessão.
Nesse sentido é que Mallmann acredita na importância de os respresentantes terem conhecimento sobre as atividades colocadas à disposição da comunidade.
Há duas décadas na direção do hospital, a irmã Teresia afirma que o momento foi de satisfação, já que nunca havia visto uma sessão no ambiente da casa de saúde.
São 89 anos de trabalho, celebrados no mês de abril.
O local é referência para vários procedimentos médicos no Vale do Taquari e recebe pacientes de todo o estado.
A unidade é filantrópica, ou seja, sem fins lucrativos. Para continuar com as portas abertas, recebe verbas dos governos federal, estadual e municipal.
Voluntários, empresas e a comunidade em geral colaboram com promoções, que revertem recursos à manutenção da instituição.


Câmara de Vereadores


Mudanças no Pronto-Socorro

Na sessão anterior, dia 30 de abril, o vereador Tiago Augusto Lehnen (PSDB), o “Chicó”, anunciou um projeto do hospital para mudar a porta de acesso da comunidade.
Ele participou de uma reunião em que a proposta foi apresentada.
Atualmente há uma entrada na casa de saúde, que é utilizada por todos os pacientes e seus familiares.
A ideia é que sejam disponibilizados três espaços, dependendo da forma de atendimento, se particular, convênio ou Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao falar sobre o que chamou de “separação por classe social”, Volnei Zancanaro (PR) se disse contrário à medida.
Levantamento solicitado pela vereadora Débora Martins revela que, naquela data, ocorreram 52 consultas no Pronto-Socorro do hospital, no horário das 6h às 18h.
Dessas, apenas cinco de urgência ou emergência.
“São casos que não deveriam estar no hospital, mas em postos de saúde, pela baixa complexidade”, fala.
Para que se cumpra a indicação da vereadora, é preciso alterar a metodologia de acolhimento, como reconhece a vice-diretora da instituição, Adriana Siqueira.
“Reorganizar o atendimento do Pronto-Socorro é a nosso maior desafio”.
Dados oficiais mostram que até março de 2018 foram realizados 11.418 atendimentos pelo Pronto-Socorro do Hospital Estrela, sendo 9.826 via SUS e o restante, de 2.132, através de convênios.
“Nunca vamos deixar de atender, mas precisamos mudar essa cultura de urgência e emergência”, pontua Adriana.
O ano passado encerrou com 45.254 consultas no PS, sendo 79,4% (36.087) no SUS.


Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores


O hospital

Cerca de 70 mil moradores de 11 municípios do Vale do Taquari têm o Hospital Estrela como referência para procedimentos médicos e ambulatoriais.
Entre os principais serviços oferecidos pela unidade estão clínica médica, cirúrgica, pediátrica e obstetrícia, além do Ambulatório de Gestante de Alto Risco e de Cirurgia Geral – o último implantado em dezembro de 2017.
O hospital tem 119 leitos: 85 SUS e 34 privados. Entre eles, dez leitos de UTI Adulto e dez neonatal.
São 392 funcionários para atender toda a demanda.
Para custear os atendimentos, a União repassa a quantia mensal de R$ 238.566,87; o Estado, de R$ 316.179,90; e o Município, R$ 273.883,43.
Até o fim de 2017, o déficit era de R$ 6.777,33, por conta da desatualização das tabelas de procedimentos, principalmente do SUS.
Alguns não são reajustados há 20 anos. A casa de saúde quer se tornar referência para toda a região até 2020, com foco na segurança do paciente e na credibilidade com a comunidade do Vale do Taquari.


Aprovação

Um projeto estava na ordem do dia e foi aprovado com unanimidade pelos vereadores de Estrela.
A matéria ratifica o protocolo de intenções firmado entre municípios do Rio Grande do Sul com a finalidade de constituir consórcio público denominado Consórcio Famurs, que leva a sigla da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul.
Mesmo favorável, Norberto Fell (PPS) fez ressalvas com relação ao projeto.
“Chamo a atenção para o texto porque estamos apenas ratificando um contrato que já foi firmado. Acredito que esse projeto deveria ter sido encaminhado antes à Casa, como um protocolo de intenções da prefeitura”.
A parceria servirá para a aquisição de produtos ou de serviços, bem como estabelecer relações de cooperação.


Fonte: Foto: Natalia Ribeiro - Rádio Independente
Fotos: João André Mallmann



08/05/2018 - Dia da Família abre projeto anual da Emei Casa da Criança Estrelense




Tradicional ação de integração reuniu alunos, seus familiares e educadores, iniciando oficialmente a temporada do projeto Arte, Expressão e Comunicação

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Casa da Criança Estrelense teve, no último sábado (05/05), a realização de um dos eventos mais aguardados pelo comunidade escolar local. O tradicional Dia da Família reuniu mais de duzentas pessoas entre alunos, familiares, educadores e visitantes em uma tarde marcada por diversas ações de integração.
O festivo dia marcou também o lançamento oficial do projeto Arte, Expressão e Comunicação, que será desenvolvido ao longo do ano na escola do Bairro Cristo Rei.
Conforme a diretora Cláudia Roseli Ohlweiler, o Dia da Família foi planejado de uma forma diferente este ano.
Ao longo da tarde foram realizadas apresentações de diferentes modalidades artísticas, como danças e circenses (mágico, malabaristas e tecido acrobático) entre outras.
Também foram disponibilizados brinquedos e incentivadas atividades de interação nas salas de aula, pátios e outros espaços da escola, onde pais, crianças e a comunidade em geral puderam se ambientar e conhecer melhor a instituição educacional frequentada pelos 260 alunos em turno integral.
“Foi um momento onde os pequenos puderam conduzir seus familiares pelos espaços onde passam a maior parte do seu dia, contando e mostrando aos adultos a sua rotina, suas experiências e suas vivências com colegas, professores e a comunidade escolar. Oportunizamos assim que pais e demais familiares pudessem vivenciar um pouco das propostas desenvolvidas no dia a dia da escola para com seus filhos”, explica Cláudia Ohlweiler.
“Tivemos o objetivo de proporcionar a comunidade a apreciação e experimentação de diferentes modalidades artísticas, e acredito que todos se divertiram muito.
E outras propostas serão desenvolvidas ao longo do ano, dentro deste nosso projeto, com este objetivo”, destaca a diretora.
O evento também marcou a abertura oficial do Projeto Arte, Expressão e Comunicação que será desenvolvido ao longo do ano pela instituição.
“O projeto tem como objetivo principal proporcionar, através da literatura e da arte, momentos de experiência que levem a criança a compreender a sua realidade e a sua cultura a partir de situações prazerosas e desafiadoras, instigando a autonomia, a autogestão, a empatia e a cooperação em um meio estimulante e seguro”, explicam as coordenadoras pedagógicas Raquel Ribeiro Marques e Bruna Maria Palm.
“A iniciativa foi o primeiro momento de muitos que ainda estamos preparando para a comunidade”, ressalta a diretora.
Mais informações pelo telefone 3981-1063.


Casa da Criança Estrelense Casa da Criança Estrelense Casa da Criança Estrelense Casa da Criança Estrelense

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Divulgação CCE



07/05/2018 - Escolas municipais expõem trabalhos em mostra sobre segurança digital




Emefs Leo Joas e Odilo Thomé integram o Programa Saúde na Escola, das secretarias da Saúde e Educação

As escolas municipais de Ensino Fundamental Leo Joas e Odilo Afonso Thomé participaram, no último dia 4, da Mostra de Produções sobre Segurança Digital do Vale do Taquari, realizada em Relvado.
As escolas integram o Programa Saúde na escola, coordenado pelas secretarias municipais da Saúde e da Educação, e projetos desenvolvidos pelos alunos que fazem parte dos Grêmios Estudantis foram expostos durante o evento.
“Liberdade na rede: todos contra o aliciamento” foi o tema trabalhado pelos estudantes da Emef Odilo Afonso Thomé.
O objetivo é compreender que as redes sociais devem ser utilizadas com responsabilidade, aprendendo a diferenciar comportamentos normais com abusivos, bem como realizar uma autoanálise
Ao longo do projeto, que agora será levado aos demais estudantes da escola, serão realizadas diversas ações, como peça teatral sobre aliciamento, apresentação do filme “Confiar”, vídeos sobre a utilização da internet e redes sociais, entrevistas com pais, “quiz” com alunos para ver o nível de dependência na internet, Hora do Conto com os Anos Iniciais e matérias informativas, além de palestras para alunos e pais.
Sensibilizar para o uso responsável das mídias sociais é o objetivo do trabalho realizado pelos alunos da Emef Leo Joas.
Denominado “Cola na grade! O papo é reto”, propõe diálogos, vivências, intervenções, conscientização, reflexão, confecção de varal literário e cartazes, rodas de conversa e atividades de educação nas escolas da rede municipal são ações propostas pelo grupo.
A mostra foi uma realização do Ministério Público Federal e SaferNet Brasil. Foram apresentados 41 projetos com ações de conscientização sobre o uso seguro, responsável e ético do mundo digital.
Entre outras atividades, houve roda de conversa, contação de histórias e apresentações artísticas.
A direção das escolas e profissionais das secretarias da Saúde e Educação acompanharam os estudantes de Estrela no evento.


Escolas municipais Escolas municipais Escolas municipais

Texto: Paulo Ricardo Schneider
Crédito das fotos: divulgação



07/05/2018 - Intercomunitários têm os classificados do futsal




Disputa teve realizada a última rodada classificatória das quatro categorias masculinas.

A 20ª edição dos Jogos Intercomunitários de Estrela fechou, na última sexta-feira (04/05), na comunidade de Arroio do Ouro, a fase de classificação das quatro categorias (força livre, veteranos, master e sênior) do futsal masculino, que reuniu 26 equipes.
Após sete rodadas, ficaram definidos os classificados ao mata-mata, que já terá início no próximo dia 11/05, com as quartas de final da categoria livre.


Jogos Intercomunitários


Futsal masculino
7ª rodada (04/05) - em Arroio do Ouro / resultados
Arroio do Ouro 5x3 Geraldo Alta (master)
Arroio do Ouro 1x9 Novo Paraíso (sênior)
Arroio do Ouro 5x5 São Jacó (veteranos)
Arroio do Ouro A 10x0 Lenz (livre)

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Smel/Prefeitura de Estrela
Legenda: Arroio do Ouro B



07/05/2018 - CACIS abre inscrições para o curso de
TÉCNICAS DE SUCESSO PARA FECHAMENTO DE VENDAS




CACIS



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela


07/05/2018 - Notícias do STR





ANIVERSARIANTES DE HOJE
Maria Silvia Eidelwein - Glória – 80 anos.
Regina Maria Martins - Novo Paraíso
Silvani Beatriz Steffens - São Jacó


AVISOS

*** Comunicamos que estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:
- Dia 11 de Maio: Programa Mulheres em campo (capacita mulheres sobre noções de gestão, planejamento financeiro, empreendedorismo, liderança e relações interpessoais).
- Dias 02, 03 e 04 de Julho: Fruticultura – Tecnologia da poda (orienta sobre época de poda, técnicas de corte, tipos de condução e ferramentas utilizadas na poda de diferentes frutíferas).
- Dias 26, 27 e 30 de Julho: Jardinagem (desenvolve atividades para grupos de plantas de jardim, abordando aspectos de manejo, tais como controle de pragas e doenças, plantio e irrigação, além de aspectos de segurança e higiene no trabalho).
- Dias 07 e 08 de Agosto: Básico de plantas medicinais, condimentares e aromáticas (informa as espécies mais cultivadas, preparo do substrato e canteiros, controle fitossanitário, colheita, secagem e comercialização das plantas).
Interessados deverão se inscrever no STR ou pelo telefone 3712-1001.

*** Pedimos aos associados que pegaram material de convalescência (cadeiras de rodas, banho, andador) em empréstimo e não mais estão utilizando, que façam a devolução o quanto antes possível no STR.

*** Lembramos a todos os proprietários de terras que ainda não fizeram o CAR (Cadastro Ambiental Rural) que o prazo para fazê-lo termina no dia 30 de Maio.
Para quem já o fez e ainda não retirou o seu comprovante poderá comparecer no STR para retirá-lo.



06/05/2018 - Centauros Rugby Clube invícto na primeira fase




A equipe masculina do Centauros Rugby Clube teve um jogo muito disputado neste sábado, dia 05, contra a equipe do Antíqua, pela última rodada do Campeonato Gaúcho de Rugby XV.
E desse confronto saiu com a vitória de 19x18.


Centauros Rugby Clube



06/05/2018 - 25 anos da Comunidade São José Operário




A Comunidade São José Operário, do bairro Imigrantes, pertencente a Paróquia Santo Antônio, celebrou neste domingo (06/05) 25 anos com um agrande festa.
O evento iniciou às 10:00 horas com a celebração de uma Missa presidida pelo Bispo Dom Carlos Rômulo.
Ao meio dia foi servido um buffet e na sequência foi realizado o sorteio da Ação entre Amigos.
A tarde foi animada pela banda Gera Som.


Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário Comunidade São José Operário


Texto e fotos: João André Mallmann



06/05/2018 - Rugard Neumann, no Túnel do Tempo





Rugard Neumann



Rudimar Thomas, estrelense e colunista do jornal Folha Popular de Teutônia, na sua coluna Túnel do Tempo de número 577 da edição de 05/05/2018, relembra Rugard Neumann, jum lateral do Estrela FC.
Em destaque Rugard e o gol do título Regional pelo Alto da Bronze de 96.

Devido ao grande sucesso das colunas aqui postadas, o amigo Rudimar Thomas está selecionando algumas de suas colunas para serem postadas aqui no site nossadica.




Parabéns ao Rudimar por mais esta linda lembrança.

Rudimar também escreve a coluna Sem Pulo na Folha Popular de Teutônia.



Gentileza no Trânsito


05/05/2018 - Caminhões da Conpasul caem em pátios de residências em Monte Alverne




Um dos caminhões teria perdido o freio na descida e acabou empurrando o outro, que seguia na frente.

Um acidente de trânsito envolveu dois caminhões da Conpasul de Estrela na manhã deste sábado (05/05), em Monte Alverne, no interior de Santa Cruz do Sul.
A batida aconteceu por volta das 08:00 horas, no trevo de acesso ao município.
Um dos caminhões teria perdido o freio na descida e acabou empurrando o outro, que seguia na frente.
Ambos acabaram caindo dentro dos pátios das casas.
Em uma delas, um veículo chegou a ficar destruído.
Não se tem informações de feridos.


Conpasul Conpasul Conpasul Conpasul Conpasul

Fonte: Rádio Independente
Foto: Divulgação



05/05/2018 - Meio Ambiente concede Licenças de Operação a empreendimentos rurais




Investimentos de produtores de leite e aves incrementam atividades do setor primário de Estrela

O Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico, emitiu Licenças de Operação (LO) para dois empreendimentos rurais, os quais vão incrementar a produção de leite e aves no município.
Uma delas foi recebida pelos produtores Hilário José Fell e Tair Inácio Fell, de Novo Paraíso.
O documento foi entregue nesta sexta-feira (04/05) pelo secretário Hilário Eidelwein, que visitou a propriedade acompanhado do engenheiro agrícola da Secretaria do Meio Ambiente, Arly Volken.
O empreendimento se destina à criação de bovinos confinados, numa estrutura de 3.700 metros quadrados que atualmente abriga 325 animais.
Depois da ampliação e modernização, que levou quatro meses para ser concluída, ao custo de R$ 500 mil, terá capacidade para acomodar 350 animais.
Isso significa um aumento significativo na produção de leite, que deverá passar dos atuais 3.500 litros/dia, para 5.800 litros/dia.
Hilário Fell, que ao longo de 43 anos de trabalho se transformou no maior produtor de leite do município, atribui o sucesso aos constantes investimentos na modernização.
“A gente foi olhando em outros lugares e trazendo para cá tudo que via de bom. A ideia sempre foi gastar menos com mão de obra e mais com a produção”, explicou.
Também nesta sexta-feira Romaldo Schneider recebeu Licença de Operação para aviário que está construindo em sua propriedade, para a produção de aves de corte.
O empreendimento, com 2.970 metros quadrados, terá capacidade para 66.500 aves.
A família de Schneider, que possui outras cinco unidades, produz hoje 105 mil aves por lote.
Quando as novas instalações – no sistema dark house – estiverem em condições de iniciar a operação, passará para 171,5 mil aves.
Considerando uma média de 8 lotes por ano, serão mais 532 mil ao ano.
O secretario Hilário Eidelwein, destacou a importância da produção de leite para a economia do município e disse que, apesar das dificuldades do setor, o produtor rural não pode desanimar.
“Investimentos como o de Hilário Fell são necessários. Quem se prepara no momento difícil solidifica seu negocio para o momento favorável”, alertou.
Segundo ele, a Secretaria do Meio Ambiente tem atuado no sentido de atender com eficiência os empreendedores para não atrasar o início das atividades.
“Temos dado prioridade aos novos empreendimentos para que, no menor prazo possível, possam começar a produzir”, ressalta.


Meio Ambiente e Saneamento Básico Meio Ambiente e Saneamento Básico

Texto: Jaqueline Backes
Foto 1: Jaqueline Backes
Foto 2: Paulo Ricardo Schneider



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela


05/05/2018 - Notícias do STR





ANIVERSARIANTES DE HOJE
Admar Beierle - Geraldo Baixa
Elmo José Schmidt - Novo Paraíso – 70 anos.


ANIVERSARIANTES DE AMANHÃ DOMINGO
Mônica Reinilda Werle - São Luiz – 87 anos.
Olinda S.Moriggi Cherini - Sede – 76 anos.



Clik


05/05/2018 - Maria do Rosário tem encontro com lideranças em Estrela





As fotos registram a breve passagem da Deputada Federal (PTT) Maria do Rosário por Estrela no final da tarde desta sexxta-deira (04/05).
O escontro com lideranças do Partido dos Trabalhadores ocorreu na Padaria Bruxel da rua Fernando Abott (Calçadão).
Na ocasião Maria do Rosário foi recepcionada pela presidente do Partido dos Trabalhadores em Estrela Denise Goulart, José Carlos Fagundes, Roselaine Huppes, Leonardo de Freitas Pinto dentre outros afiliados e simpatizantes.
Após este encontro Maria do Rosário seguiu para uma série de compromissos pré-agendados na região do Alto Taquari.



Maria do Rosário Maria do Rosário Maria do Rosário


Texto: João André Mallmann
Fotos: Divulgação



04/05/2018 - Show com Os Serranos em benefício dos corais de Costão




Show com Os Serranos em benefício dos corais de Costão

Uma Promoção dos Corais do distrito de Costão com o apoio da Rádio do Vale AM 820.

Atentem-se aos Pontos de Venda!

Ingressos limitados

1) Mercado Lohamnn (Costão)
2) Mercado Altmann (Costão)
3) Querência do Gaúcho (Costão)
4) Agropecuária Gaúcha (Centro de Estrela)
5) Rádio do Vale Am 820
6) Mercado Rede Forte (Colinas)
7) Farmácia Central (Ciliana Franco)
8) Agropecuária Estrela (R. Cel. Müssnich, 660)
9) Integrantes do CTG Raça Gaudéria


Os Serranos



04/05/2018 - Lideranças começam a articular projetos para a Consulta Popular 2018




Na tarde desta sexta-feira, 04/05, lideranças iniciaram, na Câmara de Vereadores, os preparativos para definição de propostas da região para inclusão na Consulta Popular 2018.
O Poder Legislativo sedia na próxima quarta-feira, dia 09/05, às 19:00 horas, a Audiência pública Microrregional da Consulta Popular 2018, abrangendo os municípios de Estrela, Teutônia, Imigrante, Westália, Colinas e Poço das Antas.
Na ocasião, além da escolha dos projetos, serão eleitos os delegados da microrregião para representação nos debates Regionais.


Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores

Joilson Marcelo Pereira - Assessoria de Imprensa



Câmara de Vereadores de Estrela




04/05/2018 - Primeira sessão descentralizada do ano ocorre no Hospital Estrela




Ordem do Dia

Para a Sessão desta segunda-feira (07/04), que será Descentralizada e ocorre no auditório do Hospital Estrela, há apenas um projeto na Ordem do Dia. Trata-se do Projeto de Lei 042-02/2018, que Ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre os Municípios do Rio Grande do Sul, com a finalidade de constituir consórcio público denominado CONSÓRCIO FAMURS;


Expediente recebido

Nesta semana apenas um projeto deu entrada no Expediente da Câmara. Trata-se do Projeto de Lei 01/2018, de autoria do Vereador Volnei Zancanaro (PR), que altera o código de posturas obrigando que imóveis residenciais também tenham coletores de lixo.


Sessão

A sessão ordinária ocorre na segunda-feira (07/05) às 18:30 horas no auditório do Hospital Estrela, na rua Geraldo Pereira, 405 - Centro.

Joilson Marcelo Pereira - Assessoria de Imprensa



Centauros Rugby Clube

04/05/2018 - Rugby - Sábado de jogo em casa




Centauros Rugby Clube, de Estrela, recebe o Antiqua, de Pelotas, pela última rodada da fase classificatória. Equipe é líder isolada da competição
Com 20 pontos na tabela da segunda divisão do Campeonato Gaúcho, o Centauros Rugby Clube, de Estrela, joga diante da sua torcida neste sábado, dia 5, a partir das 15:30 horas, em frente ao Parque Princesa do Vale.
O líder isolado da competição recebe o Antiqua, de Pelotas, que é o terceiro colocado.
Mesmo com a classificação garantida, o time tem a intenção de cumprir com o objetivo traçado no início da temporada: ser campeão invicto.
Por isso, a equipe vai com o que tem de melhor, afirma o capitão Jonas Schwingel.
O adversário já é conhecido pelo time da casa.
“Precisamos dar o nosso máximo para não sermos surpreendidos, ainda mais diante da nossa torcida. Faremos o possível para sair com a vitória e para fazer um bom jogo.”
Schwingel enfatiza que a presença da torcida é muito importante para o time.
“Venham torcer e conhecer o nosso esporte. Quem vier, verá um time aguerrido em campo”, afirma.
Mesmo se for derrotado, o Centauros disputa a próxima fase em casa.


Seleção

No último final de semana, além de comemorar o aniversário do clube, os atletas Isaias Schmitt e João Vítor Boeira, e a fisioterapetua Camila Ferro, representaram o Centauros na seletiva da Seleção Gaúcha Juvenil de Rugby, em Porto Alegre, que contou com cerca de 100 atletas de todo o Estado.



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela


04/05/2018 - Notícias do STR





ANIVERSARIANTES DE HOJE
Ana Herena Hermann - Lenz – 91 anos.
Nair Fell - Novo Paraíso – 64 anos.



Notícias Rápidas

04/05/2018 - Secretaria da Saúde abre vagas de estágio




São dez postos direcionadas para estudantes de seis cursos, com carga horária de 30 horas semanais

A Secretaria da Saúde de Estrela está disponibilizando dez vagas de estágio para atuação em diversas áreas da pasta.
São direcionadas a estudantes dos cursos de pedagogia, psicologia, serviço social, enfermagem, técnico de enfermagem e nutrição, com início programado ainda para 2018, após realização de curso introdutório. A carga horária é de 30 horas semanais.
Interessados têm até o dia 15 de maio para enviarem seu currículo para o e-mail primeirainfancia@estrela.rs.gov.br ou levar pessoalmente na própria Secretaria da Saúde (Rua General Osório, 427, Bairro Oriental).
Entre as funções do estágio estão as ações e planejamentos decorrentes das visitas domiciliares a gestantes e crianças de zero a três meses atendidas pelos programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz.
Mais informações somente através do e-mail primeirainfancia@estrela.rs.gov.br

Texto: Rodrigo Angeli



04/05/2018 - Projeto socioambiental da Launer Química entrega doação




A Launer Química mantém o projeto “Launer Recicla - reciclar para fazer o bem”, uma ação que promove a coleta das embalagens da empresa e envia para reciclagem.
As embalagens plásticas coletadas pela Launer e seus parceiros, após seleção, são enviadas para reciclagem.
Os recursos financeiros gerados com a venda do material reciclável são destinados para instituições e entidades filantrópicas.
O projeto além da ação social, busca a preservação do meio ambiente e disseminar a importante cultura educacional da promoção à reciclagem.
A entrega do dinheiro conseguido nesta etapa da ação foi destinada para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Estrela/RS, que atende cerca de 135 alunos com diversas atividades.


Launer Química

Fonte/créditos: José Ivan Maia
Assessoria de Imprensa Launer Química
Foto: Denise Hentges (Colaboradora da Launer Química), Clécio Paulo Franz (Diretor Financeiro APAE), Marinês H. Hauenstein (Coordenadora Pedagógica APAE), Alessandra Wagner Schmitt (Coordenadora Técnica APAE) e Antônio Roberto O. Matter (Colaborador da Launer Química)



Eunice Ramos

04/05/2018 - Eunice Ramos autografa “Rio Paraguai – das nascentes à foz” em Estrela




Obra, escrita por ela e pelo jornalista José Hamilton Ribeiro, nasceu de um projeto da Rede Globo

A jornalista estrelense Eunice Güntzel Ramos, que atua como repórter nacional na Rede Mato-grossense de Televisão, afiliada da Rede Globo, autografa, no dia 16 de maio, o livro “Rio Paraguai – das nascentes à foz”.
A sessão de autógrafos será no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, em Estrela, às 19:30 horas.
A obra, escrita por ela e pelo jornalista José Hamilton Ribeiro, nasceu de um dos projetos mais ousados da TV Globo desenvolvido em parceria com a Rede Mato-Grossense de Televisão e apresentado em cinco episódios no Globo Rural.
Durante dois anos e meio as equipes percorreram um dos principais rios da América do Sul, que banha quatro países: Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina.
A etapa mais longa foi a parte navegável onde o Brasil tem pelo menos uma das margens.
“Fomos a primeira equipe de televisão a percorrer os cerca de 2.600 quilômetros do Rio Paraguai. Para isso usamos, barco, carro, avião, helicóptero, cavalo e até um balão para contarmos um trecho da Guerra do Paraguai.
Foi uma aventura inesquecível para todos nós”, lembra Eunice.
Segundo ela, o rio Paraguai é deslumbrante.
“Os biomas que percorre – Cerrado, Pantanal e Chaco - nos proporcionaram paisagens excepcionais”.
Algumas delas fotografadas e publicadas no livro, publicado pela Editora Realejo.
Segundo Eunice, foram 240 discos XDcam gravados com um rico material sobre o rio e suas histórias, que viraram uma série de cinco capítulos para o Programa Globo Rural.
“Foi muito difícil compactar tanta informação. Muita coisa ficou de fora. Daí surgiu a ideia de escrever o livro.
A diferença em relação às matérias feitas para a TV é "espaço".
No livro tivemos condições de aprofundar alguns assuntos e incluir outros que tinham ficado de fora na série”, conta.

Texto: Paulo Ricardo Schneider
Foto crédito: divulgação



04/05/2018 - Escola de área rural de Estrela incentiva lida com a horta local




Projeto “Semeando Valores para Transformar”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo José Diel, ensina e motiva alunos com técnicas agrícolas

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arnaldo José Diel está localizada na Linha Lenz, interior do município de Estrela.
Por ser da área rural, valoriza também o meio que a cerca.
Dentro deste contexto realiza em 2018 o projeto “Semeando Valores para Transformar”.
E uma das ações é o cuidado com a horta da escola, em que os alunos dedicam um pouco do seu tempo para com o espaço agrícola local.
De acordo com a diretora Ligia Inês Lohmann, entre as iniciativas anuais da escola, que hoje atende a 183 alunos, está o cuidado com a horta e os canteiros.
“Na última semana, de forma voluntária, alguns estudantes dos anos finais, auxiliados pelo motorista Julio Nicolay, foram preparar o solo. Foi apenas uma parte do processo", diz.
“Buscamos incentivar e valorizar estas atividades. Vamos esperar passar estes dias mais quentes e, agora com os alunos dos anos iniciais, no turno inverso, realizar a semeadura”, explica Ligia.
O fato de o projeto maior ter em seu nome a palavra semear é uma feliz coincidência, afirma a diretora.
“Claro que por ser uma escola do interior sempre buscamos algo que faça alguma referência a isso. Mas todos os anos realizamos esta ação. Um vizinho da escola sempre dá a primeira lavrada na terra antes do início das aulas. Agora uma mãe nos ofereceu inclusive algumas mudas de moranguinho. Já estamos pensando em ter um canteiro para esta fruta”, revela.


EMEF Arnaldo José Diel EMEF Arnaldo José Diel

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Divulgação/Emef Arnaldo José Diel



04/05/2018 - Casa é invadida em sítio na São José



Plantão de Polícia

Uma residência foi invadida entre às 18:00 horas do domingo (29/04) e às 09:00 horas da terça-feira (01/05), no interior de Estrela.
De acordo com a vítima, foi arrombada a porta do piso superior da moradia, localizada em Linha São José.
Foram furtados diversos objetos, entre eles: uma TV de 29 polegadas, uma chopeira, um liquidificador, uma máquina de cortar gramas, cerca de 10 kg de peixe e 15kg de carne de rês, bebidas diversas e outros.
O local estava totalmente revirado.

Fonte: Rádio Independente



04/05/2018 - Panelas são furtadas de estabelecimento no bairro Oriental



Plantão de Polícia

O autor do furto conseguiu retirar, por entre as grades, duas panelas avaliadas em 79,90 cada

Objetos foram furtados na madrugada desta quarta-feira (02/05) de um estabelecimento comercial, localizado no bairro Oriental.
Conforme o registro policial, foi quebrada a vitrine de uma loja localizada na avenida Barão do Rio Branco.
O autor do furto conseguiu retirar, por entre as grades, duas panelas avaliadas em 79,90 cada.

Fonte: Rádio Independente



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela


03/05/2018 - Notícias do STR





ANIVERSARIANTES DE HOJE
Marlete Leonarda Schneider - Delfina
Pedro Orlando Caye - Sede – 77 anos.



02/05/2018 - 1º Festival de Carrinho de Lomba reuniu mais de 80 participantes




A Rua Antônio Firnkes, no Bairro Boa União, transformou-se em pista de corrida na manhã do último domingo (29/04).
Amantes da velocidade e adrenalina, de todas as idades, divertiram-se no 1º Festival de Carrinho de Lomba promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e Off Aventura.
Para os adultos, foi também uma forma de resgatar as brincadeiras da infância.
Carrinhos de vários estilos e uma “centopeia”, que proporcionou que mais pessoas descessem a Rua Antônio Firnkes, tornaram divertida a manhã de domingo.
Ao final, todos os inscritos previamente receberam medalhas de participação.


1º Festival de Carrinho de Lomba 1º Festival de Carrinho de Lomba 1º Festival de Carrinho de Lomba 1º Festival de Carrinho de Lomba

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider



02/05/2018 - Alunos da Emef La Salle iniciam atividades em turno integral




Projeto pioneiro no município é fruto de parceria entre o Governo de Estrela e a comunidade local

Alunos do 1º ao 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) La Salle, de São Jacó, iniciaram nesta quarta-feira (02/05) atividades em turno integral.
Projeto pioneiro, envolvendo a comunidade escolar, por meio do Circulo de Pais e Mestres (CPM), escola e Governo de Estrela, garante que 21 dos 32 estudantes da Emef participem de oficinas no turno oposto às aulas.
Uma recepção, com a presença de autoridades, professores, alunos e convidados, marcou o início do projeto.
A diretora Lisane Eidelwein Porn não escondia sua alegria.
“Agradeço a presença de todos nesse dia tão especial, de comemoração”.
O vereador Márcio Mallmann (PP), responsável pela intermediação do projeto, destacou a importância do envolvimento da comunidade em iniciativas desta envergadura.
“No momento político que vivemos, onde cada um quer receber, a comunidade de Linha São Jacó se uniu para dar. Se todos seguirem este exemplo e fizerem sua parte, muita coisa no país pode dar certo”, afirmou.
O secretário da Educação, Marcelo Mallmann, esteve presente com parte de sua equipe.
Ele agradeceu à comunidade, que se uniu em prol da escola, e disse que a expectativa é que haja um crescimento no número de alunos com esta oferta.
”Espero que, em breve, a demanda seja pela falta de espaço físico”, brincou.
A prefeitura está se responsabilizando pela estrutura física, transporte, alimentação, servente e material didático para as oficinas.
Ao Círculo de Pais e Mestres (CPM) coube a contratação de uma monitora, responsável pela turma.
No turno oposto as crianças vão receber orientações para a realização das tarefas escolares, aulas de reforço, entre outras atividades como artes e contação de histórias.
Futuramente, mais oficinas deverão ser incorporadas ao projeto.


Emef La Salle


Texto: Jaqueline Backes
Crédito da foto: Jaqueline Backes



02/05/2018 - Intercomunitários teve rodada de canastra e futsal




A 20ª dos Jogos Intercomunitários teve rodadas na última sexta-feira (27/04) e também segunda-feira (30/04), pelas fases finais da canastra e do futsal masculino.
A competição organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) seguirá agora com a última rodada classificatória das duas modalidades.


Canastra

A canastra é disputada por 18 duplas das dez comunidades participantes dos jogos, na modalidade Ás/Rei, divididas em duas chaves.
A comunidade de São Jacó (30/04) sediou, nesta segunda-feira (30/04), a penúltima rodada classificatória, com cinco confrontos entre duplas de uma mesma comunidade, dois inclusive envolvendo os líderes gerais da competição.
São Luiz B, que na rodada anterior havia perdido sua primeira partida e a liderança isolada, voltou a vencer.
Não lidera sozinho, pois São Jacó D foi outra dupla vencedora. Geraldo Alta A segue um ponto atrás.

Classificação geral: São Luiz B (18 pontos); São Jacó D (18); São Luiz C (17); Geraldo Alta A (16); Costão B (14); Delfina A (14); Delfina B (13); Geraldo Alta B (12); Novo Paraíso A (12); São Jacó C (11); São Jacó B (10); Costão C (10); São José (10); Novo Paraíso B (9); São Luiz A (9); Costão A (9); São Jacó A (7); São Jacó E (7).


Futsal masculino

Na sexta-feira (27/04) à noite foi realizada a 6ª e penúltima rodada classificatória da competição que em quatro modalidades (força livre, veteranos, master e sênior) reúne 26 equipes.
Foram três jogos na comunidade de Costão.


Jogos Intercomunitários Jogos Intercomunitários


Canastra

Na São Jacó – Resultados da 8ª rodada (30/04)
São Jacó A 0x3 São Luiz C
Costão A 3x0 São Jacó E
Delfina A 1x2 São Jacó C
São José 1x2 Delfina B
Geraldo Alta B 0x3 Geraldo Alta A
São Jacó B 0x3 São Jacó D
São Luiz A 0x3 São Luiz B
Costão B 3x0 Costão C
Novo Paraíso B 2x1 Novo Paraíso A


Futsal masculino

6ª rodada (27/04) - resultados
Em Costão
Glória 4x7 Arroio do Ouro B (livre)
Novo Paraíso 3x0 São Luiz (livre)
Costão 4x1 Geraldo Alta (veteranos)

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Smel/Prefeitura de Estrela



02/05/2018 - Residência é arrombada e tem objetos furtados em Porongos



Plantão de Polícia

Uma residência foi arrombada na madrugada desta terça-feira (01/05), por volta das 04:30 horas, na estrada Frei Leonardo Braum.
Conforme a ocorrência, a vítima foi informada pelo vizinho que havia pessoas na casa.
Ao chegar no local, teria constatado o arrombamento e o furto de objetos.
Um botijão de gás, uma caçarola de ferro, 36 taças de vinho, 60 pratos e uma televisão de 32 polegadas estão entre os objetos furtados.
Aproximadamente nove portas foram arrombadas e danificadas.

Créditos: Naiâne Jagnow - O Informativo



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela


02/05/2018 - Notícias do STR





ANIVERSARIANTES DE HOJE
NÃO TEM ANIVERSARIANTES SÓCIOS DO SINDICATO NO DIA DE HOJE


AVISOS

*** Comunicamos que estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:
- Dia 11 de Maio: Programa Mulheres em campo (capacita mulheres sobre noções de gestão, planejamento financeiro, empreendedorismo, liderança e relações interpessoais).
- Dias 02, 03 e 04 de Julho: Fruticultura – Tecnologia da poda (orienta sobre época de poda, técnicas de corte, tipos de condução e ferramentas utilizadas na poda de diferentes frutíferas).
- Dias 26, 27 e 30 de Julho: Jardinagem (desenvolve atividades para grupos de plantas de jardim, abordando aspectos de manejo, tais como controle de pragas e doenças, plantio e irrigação, além de aspectos de segurança e higiene no trabalho).
- Dias 07 e 08 de Agosto: Básico de plantas medicinais, condimentares e aromáticas (informa as espécies mais cultivadas, preparo do substrato e canteiros, controle fitossanitário, colheita, secagem e comercialização das plantas).
Interessados deverão se inscrever no STR ou pelo telefone 3712-1001.

*** Pedimos aos associados que pegaram material de convalescência (cadeiras de rodas, banho, andador) em empréstimo e não mais estão utilizando, que façam a devolução o quanto antes possível no STR.

*** Lembramos a todos os proprietários de terras que ainda não fizeram o CAR (Cadastro Ambiental Rural) que o prazo para fazê-lo termina no dia 30 de Maio.
Para quem já o fez e ainda não retirou o seu comprovante poderá comparecer no STR para retirá-lo.



02/05/2018 - Uso da tribuna




Sessão da Câmara de Vereadores de Estrela do dia 30/04.


Felipe Schossler (PTB) - Comentou sobre a rótula que deverá ser construida junto a Rota do Sol e que irá desviar o fluxo da mesma para a rua João Fell e sua saída será na BR 386, ao lado da Rações Languirú.
Comentou sobre o acesso anunciado na semana passada e que irá ligar a rua João Lino Braun, no bairro Boa União, à BR 386, e disse que falta a autorização do governo do estado para que este acesso seja realizado.


Câmara de Vereadores


Norberto Luiz Fell (PPS) - Falou do feriado e do ponto facultativo da Prefeitura e pediu explicação de como os cargos de confiança farão para recuperar as horas não trabalhadas?
Comentou sobre o anúncio feito pela Prefeitura em anunciar os nomes dos munícipes que estão inadinplentes com o pagamento de impostos e previu para os próximos dias uma demanda judicial pois os munícipes irão procurar os seus direitos.
Novamente comentou sobre a vegetação no final da rua Júlio de Castilhos, após a ADERE, em direção a Arroio do Ouro, em que tem pedido reiteradas vezes o seu roçamento pois está quase intransitável naquele local.
Ainda se referindo ao não roçamento na Júlio de Castilhos, disse não acreditar que este tipo de coisa não parta do Prefeito mas que possa ter em sua equipe pessoas que olhem para o lado político e que por este motiva não tenha o seu pedido atendido.
Norberto pediu mais atenção por parte da administração municipal aos Projetos de Lei enviados para a Câmara de Vereadores para que não se repito o ocorrido nesta sessão em que vários Projetos de Lei foram retirados da pauta.


Câmara de Vereadores


João Braun (PP) - Falou da segurança pública dizendo que o comércio e a comunidade em geral tem reclamado e que a falta de iluminação pública em determinados locais tem contribuído para esta insegurança e facilitando o trabalho dos delinquêntes.
Comentou da sua ida à Brasília na semana passada e disse que levou um documento do Delegado de Polícia, José Romaci Reis, ao Ministro da Segurança.
Falou do abaixo assinado com 150 assinaturas onde eles se manifestam contra a construção de um complexo habitacional e pedem uma praça naquele local. João comentou de que já existe um projeto neste sentido.


Câmara de Vereadores


Ernani de Castro (PMDB) - Falou da reivindicação de uma área de lazer no bairro Imigrantes dentre outras melhorias no bairro e do abaixo assinado em que se manifestam contra a construção de um complexo habitacional neste local.
Sobre o ponto facultativo praticado pela administração miunicipal, disse que os funcionário em cargo de confiança irão trabalhar mais de meia hora por dia durante duas semanas para compensar este dia parado.
Disse que a lombada eletrônica junto a Rota do Sol, no bairro Boa União, será instalada em breve.
Disse que participou da festa na AMBI, no bairro das Indústrias, realizada pelo sindicato dos Metalúrgicos em comemoração ao Dia do Trabalhador.


Câmara de Vereadores


Élio Jair Kunzler (PTB) - Criticou o Plano de Assistência União quanto a forma que um funcionário da mesma atendou um munícipe.
Criticou o atendimento da SAMU pois a mesma tem atrasado no atendimento quando solicitado em caso de acidentes.
Criticou o colega Norberto Fell dizendo que o mesmo ocorria na administração de Celso Bronstrup se referindo aos cargos de confiança e ao ponto facultativo ocorrido na última segunda-feira.


Gaspar Franco (PSB) - Fez um discurso de despedida falando deste período de um mês em que ocupou uma cadeira na Câmara de Vereadores.


Câmara de Vereadores


Márcio Mallmann (PP) - Comentou sobre a conquista do turno integral junto a escola La Salle na São Jacó e elogiou o trabalho da comunidade e da direção da escola que lutaram para que a escola não fechasse e que hoje conquistou um turno integral.
Pediu o apoio político para que esta escola se mantenha aberta.
Ele comentou sobre os casos de abigeato que estão ocorrendo no interior de Estrela.


Câmara de Vereadores


Tiago Augusto Lehnen (PSDB) - Falou do encontro ocorrido com a participação do Hospital Estrela e demais hospitais da região onde foram colocados as necessidades pelas quais hoje passam os hospitais.
Elogiou a nova pintura das estátuas do Chuc e Rute junto ao trevo, na BR 386.
Comentou sobre a sua participação na reunião junto ao comitê Taquari-Antas.
Disse que participou da festa junto a EMEI Estrelinha, no bairro das Indústrias.
Comentou ter participado da festa no Arroio do Ouro neste domingo que passou.
Pediu roçamento da estrada Júlio Diel no bairro Auxiliadora.
Convidou a todos para participarem do baile de Kerb com Chopp em Glória que irá ocorres no dia 05 de maio.


Câmara de Vereadores


Volnei Zancanaro (PR) - Criticou os colegas de trabalho dizendo que todos devem ser tratados de modo igual. mostrou-se indignado ao ver que nem sempre isto acontece.
Mostrou indignação ao falar sobre o Hospital Estrela e do anúncio de que terá um acesso diferenciado para atender que tem plano de saúde e disse que todos devem ser tratados pelo Pronto Socorro.
Falou que tem havido incompetência por parte da administração municipal ao enviar os Projetos de Lei, pois nesta segunda-feira foram retirados da pauta quatro Projetos de Lei.
"Será possível que não consigam redigir um Projeto de Lei antes de enviarem à Câmara de Vereadores", comentou.
Elogiou os protestos feitos de forma ordeira com que os moradores do "Moinhos (Bairro Imigrantes) estão fazendo e que continuem pedindo creche, pracinhas dentre outras solicitaçãoes, e que não desistam de suas reivindicaçãoes.
Falou da urgência com que as crianças da APAE estão necessitando do transporte entre a APAE e as empresas que trabalham, e que as mesmas receberam o aviso de que serão demitidas de seus empregos caso não tenham mais este transporte.
Se referindo ao transporte dos alunos da APAE disse que a promessa feita em fevereiro não foi cumprida pela administração municipal.


Marco Aurélio Wermann (PV) - Comentou sobre o Projeto de Lei que cria um espaço público na Câmara de Vereadores onde as escolas poderão expor seus trabalhos e que a primeira escola a fazer uso deste espaço será a Moinhos.
Parabenizou a realização do evento com carrinhos de lomba ocorrido neste domingo no bairro Boa União.
Disse que a escola Moinhos também poderá ter o turno inverso.
Criticou o cardápio enviado pelo estado para a merenda escolar dizendo ser insuficiente.


Texto e fotos: João André Mallmann
Radialista DRT/RS 06766/80 e Jornalista DRT/RS 16411



Secretaria da Cultura e Turismo


01/05/2018 - Secultur divulga o calendário de eventos para o mês de maio




05 – Baile de Kerb Glória – 21:00 horas no Centro Comunitário de Glória - Paróquia Santo Antônio
05 – Café anual do Clube de Mães – 14:00 horas em Linha Lenz – Paróquia São Cristóvão
06 – Festa São José Operário – 10:00 horas no Centro Comunitário São José Operário - Paróquia Santo Antônio
06 – Vigília Cenáculo de Maria - 08:30 horas, com missa - Paróquia Santo Antônio
07 a 25 – Exposição “Rostos”- SECULTUR
11 – Homenagem às mães – 15:00 horas – APAE Estrela
12 - Jantar Baile de Kerb – Comunidade São José – Missa 19:30 horas - Paróquia São Cristóvão
12 – 30ª Trilha do Chucrute – 09:00 horas - Jeep Clube de Estrela
12 – 8ª Copa Estrela de Jiu-Jitsu – SMEL
12 – Baile da 3ª Idade – 13:00 horas no Centro Comunitário de Glória - Paróquia Santo Antônio
13 – Etapa Gaúcho de BMX - SMEL
13 – DOMINGO CULTURAL - SECULTUR
18, 19 e 20 – MAIFEST- Parkchoppfest, Torneio do Boi, Grenais e Jogos Germânicos, no Parque Princesa do Vale
19 – Café Colonial – Comunidade Nossa Senhora Aparecida – 15:00 horas – Paróquia São Cristóvão
19 – 53 º Festival do Chucrute - 1º Baile – no Centro Comunitário Cristo Rei – 20:00 horas - Comunidade Evangélica de Estrela
19 – Baile de Idosos – 13:00 horas no Centro Comunitário São João - Paróquia Santo Antônio
20 – 1º Café Colonial do 53º Festival do Chucrute – 15:00 horas – no Centro Comunitário Cristo Rei - Comunidade Evangélica de Estrela
20 – Almoço Comunitário – 10:00 horas no Centro Comunitário Santa Rita - Paróquia Santo Antônio
23 – 24ª Festa do Idoso – 09:00 horas no Centro Comunitário Cristo Rei - Comunidade Evangélica de Estrela
24 – 13ª Festa das APAES – 14:00 horas no Centro Comunitário Cristo Rei – Comunidade Evangélica
26 – Chá do Clube de Mães São Jacó – 13:30 horas - Paróquia Santo Antônio
26 - 53º Festival do Chucrute - 2º Baile – no Centro Comunitário Cristo Rei – 20:00 horas - Comunidade Evangélica de Estrela
27 - 4º Deutsche Fest Linha Lenz – Missa 09:30 horas - Paróquia São Cristóvão
27 – 2º Café Colonial do 52º Festival do Chucrute – 15:00 horas no Centro Comunitário Cristo Rei – Comunidade Evangélica de Estrela
27 - Festa anual Comunidade Auxiliadora – 10:00 horas com Missa - Paróquia Santo Antônio
27 – Ordenação Diaconal Neilo Schuster – 15:00 horas Salvador do Sul - Paróquia Santo Antônio



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela


01/05/2018 - Notícias do STR





ANIVERSARIANTES DE HOJE
Bernadete Maria Braun - Glória
Irno Collett - Costão


AVISOS

*** A Fetag-RS juntamente com os STRs lembram todos os agricultores e agricultoras beneficiários de auxílio doença ou aposentadoria por invalidez que ainda não realizaram a revisão que os mesmos deverão agendar a sua perícia até o dia 04 de maio pelo telefone 135.
O não agendamento ou comparecimento na data agendada, ocasionará a suspensão do benefício até o comparecimento do mesmo.
Maiores informações poderão ser obtidas no STR.



Câmara de Vereadores de Estrela




01/05/2018 - Apenas um projeto é aprovado




Sessão

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (30/04), constavam inicialmente cinco projetos na Ordem do Dia.
Foram retirados a pedido do líder de governo na Câmara, vereador Ernani de Castro (PMDB), aprovados por unanimidade o Projeto de Lei 036-02/2018, que abre crédito no orçamento de diversas secretarias;
o Projeto de Lei 039-02/2018, que adapta o PPA vigente incluindo ações para permitir o recebimento de recursos;
o Projeto de Lei 040-02/2018, que adapta a LDO vigente para permitir o recebimento de recursos;
o Projeto de Lei 041-02/2018, que adapta o orçamento das Secretarias de Desenvolvimento social e a de Educação.

O Projeto de Decreto Legislativo 01/2018, que Cria o espaço denominado “As Escolas na Câmara” na sede da Câmara Municipal de Estrela foi aprovado por unanimidade.


Expediente recebido

Nesta semana três projetos deram entrada no Expediente da Câmara.
Sendo eles o Projeto de Lei 029-02/2018, que autoriza a contratação emergencial e temporária de um agente comunitário de saúde;
o Projeto de Lei 042-02/2018, que Ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre os Municípios do Rio Grande do Sul, com a finalidade de constituir consórcio público denominado CONSÓRCIO FAMURS;
e o Projeto de Lei 043-02/2018, que Cria gratificação especial pelo exercício de função de Pregoeiro e Fiscal de Contrato.


Próxima Sessão - Descentralizada

A próxima Sessão Ordinária acontece às 18h30min de segunda-feira (07/05), no auditório do Hospital Estrela.

Joilson Marcelo Pereira - Assessoria de Imprensa



01/05/2018 - Comunidade do Bairro Moinhos rejeita novo projeto habitacional




Grupo protestou na Câmara de Vereadores, nesta segunda (30). Ação semelhante foi realizada pelos moradores do Loteamento Popular.

Com o temor de que um novo projeto habitacional seja erguido no Bairro Moinhos, um grupo de moradores da localidade protestou na sessão desta segunda-feira (30/04), da Câmara de Vereadores do município.
Na área verde que supostamente seria aproveitada para a construção dos apartamentos eles pedem que seja feita área de lazer, creche ou salão de festas.
Mobilização semelhante foi realizada no mês de março por pessoas que residem no Loteamento Popular 3, Boa União.
Na época o prefeito recuou da proposta e atendeu ao pedido do povo.
Nos cartazes, os moradores diziam que “A comunidade gostaria que a área verde, onde pega água, fosse institucional”; “Realizem os sonhos antigos da nossa comunidade. Promessas antigas nunca saíram do papel” e “A comunidade Moinhos quer melhorias no bairro: área de lazer, creche e salão da comunidade”.

Um abaixo-assinado que solicita a exclusão da área no projeto da administração municipal foi entregue ao vereador João Braun e ao presidente da Casa, Marco Wermann (PV).
Cerca de 140 pessoas assinaram o documento, que já chegou ao conhecimento do prefeito Carlos Rafael Mallmann (PMDB).



Relembre o caso

O projeto para a doação de áreas de terras do município ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) foi aprovado no dia 5 de março, com o voto contrário de Norberto Fell (PPS).
Segundo o vereador, a lei dos loteamentos diz que o município deve preservar áreas para lazer, entre elas as áreas verdes, como é o caso.
Esse terreno fica nas imediações do Loteamento Popular 3, ocupado há cerca de duas décadas, no Bairro Boa União.
Dada a aprovação da matéria, os moradores passaram a manifestar a sua contrariedade nas sessões da Câmara.
Uma reunião foi marcada com o prefeito Mallmann, para 2 de abril, quando o gestor público garantiu que o local não seria utilizado para a construção dos apartamentos.
Um novo espaço estava sendo procurado pela administração de Estrela e logo a possibilidade de instalação no Bairro Moinhos chegou aos moradores, que discordaram da ideia.


Câmara de Vereadores


Ponto facultativo é questionado

Nesta segunda-feira (30/04) a administração de Estrela não teve atendimento ao público, devido o ponto facultativo decretado pelo prefeito Mallmann em função do Dia do Trabalho, celebrado amanhã, 1º de maio.
Com isso, o funcionalismo público deixou as atividades no dia 27 de abril e irá retornar apenas em 2 de maio, fato que provocou questionamentos do vereador Norberto Fell (PPS).
“Certamente hoje muitos se perguntaram, eu também me perguntei, porque na iniciativa privada hoje foi um dia útil de trabalho e muitos trabalharam. Entendo que o servidor público possa e tenha direitos a gozar de descanso, mas um detalhe muito importante: da grande maioria certamente vai se exigir a compensação desse dia, em forma de prorrogação durante a semana ou nos próximos dias, mas me pergunto com relação aos cargos em comissão, em que, na maioria das vezes, não há um controle de horários. Foi uma prorrogação forçada de um feriadão”.


Câmara de Vereadores


Aprovação

A pedido do Poder Executivo, transmitido pelo líder de governo na Câmara de Estrela, Ernani de Castro (PMDB), quatro matérias que estavam na ordem do dia foram retiradas. Um projeto que entrou na Casa esta semana também foi retirado, nesse caso pelo autor, vereador Volnei Zancanaro (PR).
Com isso, foi aprovado, com unanimidade, o decreto legislativo assinado pela Mesa Diretora – presidente Marco Wermann (PV), vice-presidente Débora Martins (PMDB) e secretário Élio Jair Kunzler (PTB) – que cria o espaço denominado “Escolas na Câmara”.
A entrada do prédio será dedicada para que as escolas do município possam expor trabalhos de interesse social.

A sessão foi a última com a participação do suplente Gaspar Franco (PSB) entre os vereadores.
Na próxima segunda-feira (07/04), Darlã Bellini, do mesmo partido, assume a vaga em sessão descentralizada no Hospital Estrela, a partir das 18:30 horas.

Fonte: Nataia Ribeiro - Rádio Independente
Foto 1: João André Mallmann
Foto 2: Nataia Ribeiro