Academia Corpus

Eletrocell

O Paladino

Frigás

Info Rec

Prost Bier

Lelly Beauty

Clínica Busatto

Trip

Estilo

Bijoux Brasil

Academia Podium

Bendito Cusco

nossadica





19/03/2019 - Menor é detido com drogas no Bairro Oriental



Plantão de Polícia

A Brigada Militar de Estrela deteve um jovem por posse de entorpecentes às 13:00 horas desta terça-feira (19/03).
Durante patrulhamento na Travessa do Pescador, no Bairro Oriental, a guarnição avistou o adolescente, de 16 anos, em atitude suspeita próximo a um conhecido ponto de tráfico.
No bolso da bermuda do rapaz, os policiais localizaram dois cigarros de maconha, com peso total de duas gramas.
O jovem foi encaminhado até a Delegacia de Polícia para a realização do registro.
Após, o menor foi entregue para um responsável.

Fonte: Rádio Independente



19/03/2019 - TV e notebook são furtados de residência



Plantão de Polícia

O imóvel apresentava danos em uma grade de ferro e em uma porta de vidro.

Uma casa foi alvo de furto durante a madrugada do último domingo (17/03), em Estrela.
Por volta das 04:00 horas, o proprietário foi informado pela empresa de monitoramento que a residência, localizada às margens da BR-386, havia sido arrombada.
O imóvel apresentava danos em uma grade de ferro e em uma porta de vidro.
Foi furtada uma TV de 32 polegadas e um notebook.

Fonte: Rádio Independente



Centauros Rugby Clube



19/03/2019 - Centauros Rugby Clube joga em casa pela Segunda Divisão




CAMPEONATO GAÚCHO DE RUGBY XV - 2ª divisão

Nesse domingo, dia 17/03, às 15:00 horas, o Centauros Rugby Clube recebe em casa a equipe do Antiqua Rugby Clube para nosso segundo jogo do CGRXV.
A equipe feminina também entrará em campo, em jogo amistoso com o Antiqua.
Serão dois jogos, o primeiro no intervalo do jogo masculino, às 15:40 horas, e o segundo após o término do jogo principal, às 16:30 horas.
Os jogos irão ocorrer no Parque Princesa Do Vale.



19/03/2019 - Cacis é uma das entidades empresariais que apoia a Confec+




Pioneira no Rio Grande do Sul, a Confec+ será uma feira para potencializar a cadeia produtiva têxtil e de confecções da região sul, aproximando fornecedores, indústrias fabricantes e varejistas.
Agendada para os dias 15, 16 e 17 de agosto no Parque do Imigrante, em Lajeado, a atividade já conta com o apoio de empresas do setor e entidades empresariais do Vale do Taquari e Rio Pardo, dentre as quais está a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), a qual é presidida por Pablo Souto de Palma.
De acordo com ele, a Cacis apoia as ações que visem o incremento dos negócios dos associados e aposta no potencial da cadeia produtiva do setor de confecção.
“Todos e quaisquer eventos que sejam de interesse das empresas da nossa cidade são obrigatoriamente pauta de apoio da nossa entidade”, afirma.
Para Palma, além do polo industrial, a região tem outros pontos que podem ser destacados e a localização estratégica do Vale do Taquari favorece a realização de atividades como a Confec+, a qual, na sua projeção, trará retorno imediato à economia local.
A Confec+ é uma realização da Lume Eventos e da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) em parceria com a Comel Assessoria e Moldes Roupas.


Cacis

Crédito: Clarissa Jaeger



19/03/2019 - Leandro Arenhart assume a presidência da Amturvales




A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) tem novo presidente.
Desde sexta-feira, dia 15, o empresário Leandro Arenhart é quem comanda a entidade, que teve a nova diretoria empossada em Arroio do Meio.
Durante a assembleia, realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Arroio do Meio (Acisam), também ocorreu a prestação de contas da última gestão e a apresentação das diretrizes quanto ao investimento dos recursos e a deliberação quanto aos projetos da associação e a eleição da chapa que estará à frente da Amturvales até 2021.
“Gosto muito de turismo e, para a minha surpresa e felicidade, fui indicado à presidência”, diz Arenhart, que já está na entidade há mais de 10 anos.
O novo presidente sabe do desafio que tem nas mãos e afirma que pretende dar continuidade ao trabalho realizado por Rafael Fontana, que entregou o cargo a ele.
“O Fontana fez a Amturvales ser reconhecida”, enfatiza Arenhart.
O arroio-meense apontou o trem turístico como um dos grandes projetos da entidade e, para ele, será algo que trará muitas pessoas e retorno financeiro a todos os municípios da região.
“Além das nossas belezas naturais que são únicas, temos um povo muito acolhedor que faz a diferença. O turista irá se surpreender”, aposta.
Arenhart também fala da importância de fazer com que os moradores da região conheçam tudo o que temos a oferecer.
“Também pretendo dar sequência às formações aos empreendedores da área do turismo, pois surgiram muitos novos nos últimos anos”, comenta.
A ideia é fornecer um atendimento mais exclusivo a cada um.
Outro ponto levantado por Arenhart é a sinalização dos pontos turísticos do Vale do Taquari, em uma parceria com os municípios.
“Muitas vezes o turista sai da rodovia e acaba não conseguindo chegar ao local."
Para o novo presidente, também é fundamental que se fortaleça a imagem do turismo do Vale em outras regiões para trazer visitantes de outros locais para cá.
“Montei uma diretoria com alguns nomes que já estavam, mas outros tantos de pessoas novas, empreendedores novos e com novas ideias. A entidade estará sempre de portas abertas para receber todo e qualquer assunto para tratar de turismo.”
Na oportunidade, o presidente da última gestão, Fontana, parabenizou Arenhart pela disponibilidade em assumir, juntamente com seus diretores e equipe, os desafios que o Vale do Taquari tem pela frente na área do turismo.


Amturvales


Quem é Leandro Arenhart

Empreendedor no ramo do turismo.
É proprietário de uma pousada em Arroio do Meio, município no qual reside.
Arenhart integra a Amturvales há mais de 10 anos e sempre esteve na diretoria.


Diretoria 2019/2021

Presidente - Leandro Arenhart - Arroio do Meio
Vice-presidente - Lourival Bernardino Seixas - Muçum
Secretária - Cristiane Viel - Guaporé
2º Secretário - Celso Kaplan - Imigrante
Tesoureiro - Vanildo Luiz Roman - Anta Gorda
2º Tesoureiro - Carlos Henrique Meneghini - Arroio do Meio


Coordenadores

Departamento de Projetos - Simone Berté - Progresso
Departamento de Marketing e Apoio à Comercialização - Valdacir Bresciani - Arvorezinha
Departamento de Roteiros - Carla Ferri - Sério
Departamento de Eventos - David Orling - Imigrante
Departamento de Demandas - Fabiano Diehl - Estrela
Departamento de Qualificação - Zilda Regina da Costa - Marques de Souza
Departamento de Infraestrutura - Ismael Rosset - Ilópolis



Conselho Fiscal

1ª titular - Cristiana Dadalt - Doutor Ricardo
2ª titular - Verônica Anderle - Roca Sales
3º titular - Antonio Carlos Veloso - Estrela
1º suplente - André Bergamaschi - Encantado
2º suplente - Marcelo Portaluppi - Vespasiano Corrêa
3º suplente - Marcelo Peretti - Encantado

Crédito foto: Juremir Versetti



Clik





19/03/2019 - Comecando a segunda-feira nas alturas





Foto tirada na manhã desta segunda-feira




Estrela


Foto do Facebook de Rosvita Maria Reinehr



19/03/2019 - Em meio a polêmica foi aprovado a cedência de servidor municipal para atuar na Coordenadoria Regional de Saúde




Norberto Fell (PPS) e Volnei Zancanaro (PR) questionam a indicação de servidora específica para a vaga e que teria sido nominada em ofício pelo governador Eduardo Leite.

Em sessão ordinária mais abreviada, em razão de duas homenagens agendadas para a noite, os vereadores de Estrela apreciaram apenas um projeto no encontro desta segunda-feira (18/03).
A matéria, oriunda do Executivo municipal e que teve dois votos contrários, aprova a cedência de um servidor municipal para atuar na 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com ônus à prefeitura, até 31 de dezembro de 2019.
Dois vereadores se mostraram contrários à proposta do convênio, celebrado com o governo do Estado: Norberto Fell (PPS) e Volnei Zancanaro (PR).

Durante o debate do projeto, manifestaram seus descontentamentos quanto à indicação específica de uma servidora para o expediente na 16ª CRS, a qual exerce, atualmente, o cargo de fiscal sanitária e está vinculada à Secretaria da Saúde. Conforme eles, poderia se tratar de uma “perseguição”, uma vez que a profissional é conhecida na cidade por ser exigente em seu trabalho.

Fell disse que irá oficiar o Estado para saber de quem partiu a iniciativa da indicação, tendo em vista que o governador Eduardo Leite nominou em expediente tal servidora.

“Se ela tivesse transgredido alguma das disposições estatutárias, certamente, ela poderia responder a um processo administrativo disciplinar, até porque isso é inerente a todos os servidores […] e nenhum foi apresentado. Então, vindo esse expediente do governo do Estado, sugerindo a cedência daquela servidora, exatamente aquela servidora, eu vejo uma das situações mais interessantes que se apresenta aqui na Casa. Se essa cedência for aprovada, é a assinatura de que, se no serviço público alguém não me é conforme, ele pode ser exonerado”, entende o vereador do PPS.
Zancanaro, por sua vez, alertou que a pasta ficará sem funcionário caso a transferência seja efetivada.
“Essa funcionária custa aos cofres do município R$ 7 mil. Por que emprestar ela para o governo se nós não temos mais nenhum funcionário na pasta? Me atrevo a dizer que possa ser perseguição. Ela atrapalha fazendo um bom trabalho? É um serviço que precisa ser feito e é uma área muio difícil de se trabalhar? É. Onde as pessoas querem que se "passe as mãos", mas um profissional desta área tem que responder por aquilo ali”, opina.
Outros vereadores também aproveitaram o espaço de discussão para manifestar suas razões favoráveis à aprovação do projeto, entre os quais Débora Martins (MDB), que disse que a servidora em questão “está ansiosa para ser cedida ao Estado”, amenizando o tom de desconforto criado pelos colegas.
O Projeto de Lei 01/2019, de autoria de Norberto Fell (PPS), estava previsto na ordem do dia, mas foi retirado em razão de pedido de vista de Marco Wermann (PV).
A proposta prevê a publicação, no site da prefeitura, da listagem dos empregados terceirizados do município.


Câmara de Vereadores

Fonte: Camila Pires - Rádio Independente
Foto: João André Mallmann



19/03/2019 - Irmã Teresia Steffen e Andrea Feine: homenageadas da noite





O encontro desta segunda da Câmara de Vereadores reservou dois momentos de homenagens a mulheres com uma forte ligação com o município de Estrela.
A irmã Teresia Steffen, ex-diretora do Hospital Estrela, recebeu do Poder Legislativo, por meio de iniciativa da vereadora Débora Martins (MDB), a Comenda Maria Ilse Hart por sua destacada atuação durante 21 anos e meio à frente da casa de saúde.
Já a empresária Andrea Feine, que nasceu e mora há 48 anos na cidade, foi agraciada com o Troféu Multimulher 2019, uma iniciativa da administração municipal e de diversas entidades e que, este ano, destaca o empreendedorismo.
Andrea diz que tem “adoração por Estrela” e que empreendeu no município vizinho por questões de localização, entre outras.
“Sabes quando tu vives numa cidade e tu sabes tudo o que acontece nela e ela faz parte da tua vida? Então, Estrela, faz parte da minha vida desde sempre”.
Sobre a homenagem, relata que ficou muito feliz e honrada, “mas o que eu mais gosto dessa situação é que muitos empreendedores jovens, daqui da cidade, devem estar lendo o meu histórico, e é legal, porque isso dá coragem e inspira eles a também empreender”, destaca. Nascida em Arroio do Ouro, interior de Estrela, Andrea trabalha desde os 16 anos.
Hoje, administra um negócio com assessoria, fábrica e instalação de cortinas que envolve 40 colaboradores diretos e vende para todo o país e exterior.
Pertencente à ordem das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, Teresia nasceu em Poço das Antas e atuou em vários municípios, como professora e catequista.
Em julho de 1997, a mudança foi para a cidade de Estrela, onde, na administração do hospital, junto de sua equipe, construiu, reformou, criou novas políticas e condutas, fez a humanização dos processos, e no ano de 2018, conquistou a tão almejada Acreditação Hospitalar.
Para ela, receber a comenda é uma grande alegria, assim como voltar a Estrela.
“E a essa homenagem eu quero juntar tantas mulheres que em Estrela eu conheci, que fazem daquele algo a mais da sua vida, do voluntariado, da ajuda aos outros, uma grande missão. E isso me anima, isso me fez vir para Estrela. Também para incentivar quem até hoje não faz da sua vida uma missão de ajuda ao outro, para que ele se sinta encorajado”.
Atualmente, a irmã está na gestão de um lar de idosos em São Leopoldo.
A entidade cuida de cerca de 90 pessoas, entre homens e mulheres, em idade avançada.


Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores

Fonte: Camila Pires - Rádio Independente
Última foto: Joilson Pereira
Demais fotos: João André Mallmann



18/03/2019 - Trio furta peças de roupas em estabelecimento no Centro



Plantão de Polícia

Pelas imagens, foi constatado ainda que uma das mulheres utilizou um aparelho para tirar o sensor de alarme das roupas.

Uma loja foi alvo de furto na área central de Estrela na tarde da última quinta-feira (14/03).
Conforme o registro policial, o crime aconteceu por volta das 16:00 horas na Loja Paludo, localizada na Rua Coronel Flores.
Três pessoas, sendo um homem e duas mulheres, entraram no estabelecimento, instante em que as duas mulheres se dirigiram até o segundo andar, alegando que iriam olhar as peças esportivas.
Logo em seguida, o trio foi embora sem comprar nada.
Ao verificar as câmeras de monitoramento, foi percebido que as suspeitas colocaram quatro peças de roupas dentro de uma bolsa.
Pelas imagens, foi constatado ainda que uma das mulheres utilizou um aparelho para tirar o sensor de alarme das roupas.

Fonte: Rádio Independente



18/03/2019 - Escolas brilham no Carnaval de Rua




Numa noite em que o samba foi o protagonista, milhares de foliões festejaram o Carnaval de Rua, promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e demais secretarias municipais, e pela Escola de Samba Renascer do Samba.
O calçadão da Rua Fernando Abott, no centro da cidade, recebeu foliões de todas as idades no último sábado (16/03), para a maior festa popular do país.
O desfile foi aberto pela corte, formada pelas rainhas Tabada Lauhana da Silva Cardoso (Mirim); Eloísa da Silva Oliveira (Adolescente); Ketlin de Azeredo Ribeiro (Adulta) e Fernanda Cardoso (Diversidade), junto com o presidente da Renascer do Samba, Ataíde Boavista (Sagu).
A primeira a desfilar foi a Muleke Atrevido, de Encantando.
Formada em 2014 por um grupo de amigos apaixonados por samba e carnaval, foi ganhando simpatizantes e hoje conta com 120 integrantes.
Seu lema é “Vaso ruim não quebra. Quem gosta de nós somos nós mesmos. Quem foi que falou que não sou um muleke atrevido?”
A escola trouxe para a avenida o samba enredo “Os filhos abandonados pela Pátria que os pariu. Monstro é aquele que não sabe amar”.
O presidente e um dos intérpretes do samba enredo, Paulo Cezar Dutra Menezes, elogiou a organização do evento.


Renascer do Samba

A Escola de Samba Renascer do Samba fez bonito na avenida com o enredo "A história da escadaria e as estátuas de Adão e Eva".
Trouxe 160 componentes, em sete alas e dois carros alegóricos. A Comissão de Frente representou as guardiãs das memórias da Escadaria.
O primeiro carro alegórico retratou a escadaria e o antigo porto, com a lembrança do Vapor Estrela, que fez parte da história de muitos estrelenses.
No carro, os destaques Márcio (comandante); Tainara (sol); Camila (lua) e Nicole (as águas do Rio Taquari).
As baianas representaram a sabedoria do tempo.
A porta-bandeira Lise e o mestre-sala Edelvandro - mãe e filho - retrataram em suas fantasias a natureza que cerca a Escadaria do Rio Taquari.
Uma das alas representou os viajantes, o comércio e a indústria.
A Companhia Wabba Jack, com integrantes em pernas de pau, homenageou os viajantes.
A harmonia da escola e os puxadores do samba vieram de comandantes dos barcos e vapores que atracavam no porto.
Franciele, a Madrinha de Bateria, representou a Rainha das Águas.
De marinheiros, os componentes da bateria foram comandados pelo mestre Gregory.
O primeiro casal de passistas, Adriana e Anderson, mãe e filho, representaram Tritão, o protetor das águas, e Iara, a sereia das águas doces.
A Rainha da Diversidade, Fernanda, era e Lua.
No segundo carro, destaques para a Rainha Mirim Tabada, simbolizando os banhistas da Praia do Cascalho; Heloísa, Rainha Adolescente, que retratou o amor que a escadaria testemunhou, e Ketlin, Rainha Adulta, representando o Sol e Tamires, as Estrelas.
Ao final do desfile, muita festa do público, que aplaudiu e acompanhou a festa.


Carnaval de Rua Carnaval de Rua Carnaval de Rua Carnaval de Rua Carnaval de Rua Carnaval de Rua Carnaval de Rua

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider



Gentileza no Trânsito


18/03/2019 - Capotamento deixa dois feridos na BR-386



Plantão de Polícia

Uma caminhonete Chevrolet C1410, com placa de Ivoti, se envolveu em um acidente de trânsito por volta das 17:30 horas deste domingo (16/03).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o condutor perdeu o controle e acabou capotando no km 359 da BR-386, em Estrela.
Dois ocupantes do veículo sofreram lesões leves.
As vítimas foram socorridas pelo Samu e encaminhadas para atendimento hospitalar.


Plantão de Polícia Plantão de Polícia

Fonte: Rádio Independente
Foto 1: Reprodução WhatsApp
Foto 2: Enviada por José Flávio Machado



Gentileza no Trânsito


18/03/2019 - Acidente é registrado na ponte sobre o Rio Taquari,
entre Lajeado e Estrela



Plantão de Polícia

Um acidente de trânsito ocorreu por volta das 00:40 horas desta segunda-feira (18/03), na RSC-386, entre Lajeado e Estrela.

De acordo com o Pelotão Rodoviário da Brigada Militar de Cruzeiro do Sul, o condutor de um automóvel Vectra, placa de Fazenda Vilanova, seguia no sentido interior – capital, quando no km 348, na ponte sobre o Rio Taquari, ele perdeu o controle da direção e colidiu contra a proteção central da estrutura.
Com o choque parte do concreto se desprendeu e foi arremessado contra outro automóvel, um Sandero de Farroupilha, que seguia no sentido oposto.
Não houve feridos. O motorista do Vectra foi convidado a realizar o teste do etilômetro e recusou. Ele foi autuado administrativa.

Fonte: Rádio Independente



17/03/2019 - Almoço comunitário em São João do Bom Retiro




O comunidade São João Batista, do São João do Bom Retiro, realizou neste domingo (17/03) e sua festa anual.
O evento iniciou às 10:00 horas com uma Missa presidida pelo Padre Neimar Shuster, onde ao final foi cantado parabéns para o Padre que está de aniversário nesta semana e a coordenação da comunidade fez a entrega de um mimo, e logo após os fiéis seguiram para o Salão Comunitário onde foram servidos 950 almoços.
Não faltou cuca, torta, chimarrão, sorteio de tortas e brindes e um gostoso bate-papo entre amigos.
O evento seguiu com um animado baile com o Musical Renovação, de Forquetinha.
A Presidente da Comunidade, Inês Wendt Fell, agradeceu o apoio da comunidade que muito ajudou na realização do evento.


São João do Bom Retiro São João do Bom Retiro São João do Bom Retiro São João do Bom Retiro São João do Bom Retiro São João do Bom Retiro São João do Bom Retiro São João do Bom Retiro São João do Bom Retiro São João do Bom Retiro São João do Bom Retiro


Texto e fotos: João André Mallmann



Câmara de Vereadores de Estrela




15/03/2019 - Cedência de servidor para a Coordenadoria Regional de Saúde na pauta




Ordem do Dia

Para a Sessão desta segunda-feira, dia 18, constam dois projetos na Ordem do Dia.
São eles o Projeto de Lei 015-03/2019, que autoriza a cedência de um servidor municipal ao Estado do Rio Grande do Sul, para atuação na 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, com ônus ao Poder Executivo, até 31 de dezembro de 2019;
e o Projeto de Lei 01/2019, de autoria do vereador Norberto Fell (PPS), que Prevê a publicação nos sítios eletrônicos da administração de listagem dos empregados de empresas prestadores de serviços terceirizados.


Expediente recebido

Nesta semana oito projetos deram entrada no Expediente da Câmara.
Trata-se do Projeto de Lei 017-03/2019, que Autoriza o Executivo Municipal a efetuar a doação de mobiliário público ao Centro Comunitário Linha Lenz;
o Projeto de Lei 018-03/2019, que Altera a redação do requisito para provimento do cargo de Contador no quadro de servidores do município;
o Projeto de Lei 019-03/2019, que abre crédito especial na Secretaria de Educação, da Saúde, de Meio Ambiente e Saneamento Básico, de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação;
o Projeto de Lei 020-03/2019, que Autoriza o Executivo Municipal a efetuar a doação de bem imóvel à empresa Serviços e Manutenção Bochi Eireli ME;
o Projeto de Lei 021-03/2019, que Autoriza o Poder Executivo a promover concessão de direito real de uso de bem imóvel a União Sul Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia;
o Projeto de Lei 022-03/2019, que Institui, no âmbito do Município de Estrela, o procedimento de Autorregularização Tributária;
o Projeto de Lei 01/2019, que isenta do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos realizados pelo Município, incluindo-se aí o Poder Executivo e Legislativo de Estrela o Doador de Medula Óssea;
o Projeto de Lei 01/2019, que Dá a denominação oficial de Rua Adolpho Etgeton à via pública sem nome, situada no Bairro Pinheiros.


Sessão Solene – Comenda Maria Ilse Hart

Após a Sessão Ordinária, na próxima segunda-feira, dia 18, a partir das 20:00 horas, acontece a solenidade de entrega da Comenda Maria Ilse Hart, edição 2019, que será concedida à ex-diretora do Hospital Estrela, Irmã Teresia Steffen.
Após a Sessão Solene acontece a cerimônia de entrega do Troféu MultiMulher 2019, que ocorre também no plenário da Câmara.
Ambas as cerimônias serão abertas ao público.

Joilson Marcelo Pereira - Assessoria de Imprensa



15/03/2018 - Secretário garante apoio ao porto e aeródromo de Estrela




Titular da pasta Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni, visitou o município nesta sexta-feira

O secretário de Estado de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni, se prontificou a auxiliar o Governo de Estrela nos processos de municipalização do porto e no asfaltamento do acesso e da pista do Aeródromo Regional do Vale do Taquari.
Em visita a estes dois locais nesta sexta-feira (15/03), o secretário conheceu as estruturas.
O apoio do Estado, conforme o prefeito Rafael Mallmann, é um reforço político importante na municipalização do porto.
“Queremos retomar o complexo como polo de desenvolvimento da região, atraindo novos investimentos, novas empresas, fazendo com que a estrutura volte a operar”, salienta.
Em relação ao aeródromo, segundo ele, o objetivo é obter recursos para o asfaltamento do acesso e da pista, numa extensão de 1,2 quilômetro, com custo estimado em R$ 6 milhões.
No dia 11 de abril, durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, Mallmann, Paulo Finck e empresários terão uma audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.
Em pauta, a municipalização do porto, cujo pedido tramita desde 2017 no ministério.
A visita encerrou com um sobrevoo de helicóptero para visualizar as duas áreas.


Rodrigo Lorenzoni

Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider



15/03/2018 - Espaços públicos de lazer de Estrela ganham “catacacas”




Uma atitude aparentemente simples se tornou um problema de frequente reclamação por parte de frequentadores de espaços públicos de lazer em Estrela e outros municípios: fezes de animais são deixadas pelo caminho em calçadas, praças, gramados, pistas de caminhada e quadras de esportes, e muitas vezes quando recolhidas em papel jornal, acabam jogadas abertamente em lixeiras públicas.
Pois uma medida da Prefeitura de Estrela, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), pretende amenizar a situação.
Em uma parceria com a empresa Monello foram instalados aparelhos específicos que fornecerão gratuitamente sacos plásticos.
Com os “catacacas”, como foram apelidados as estruturas, o objetivo será estimular o recolhimento, por parte dos donos de animais de estimação, principalmente cachorros, das fezes dos mesmos.
A Monello, especializada em ração de animais, já realiza com sucesso o projeto em outros municípios.
Cada equipamento contêm uma bonina com até 500 sacos plásticos. Será a empresa de Garibaldi a responsável pela manutenção.
Inicialmente foram instalados dez equipamentos em oito locais públicos: Parque Princesa do Vale e Complexo Esportivo (em ambos nas calçadas que de acesso aos locais); Escadaria de Estrela; Praça do Bairro Auxiliadora; Praça do Bairro Boa União; Rua Fernando Abott (Calçadão).
As praças Menna Barreto (Matriz) e Henrique Roolart, ambas no Centro, receberam dois aparelhos cada.
A meta será ampliar este número em breve, principalmente se a medida surtir efeito, os aparelhos tiverem uso racional e não forem alvos de depredação.

Neiva Dalostro vai passear diariamente com a Mel, a cachorrinha de estimação da família.
Faz isto muitas vezes na Praça da Matriz.
Na mão, uma sacola plástica de um supermercado.
Não eram de compras.
“É para recolher as fezes dela. Moro em um apartamento, e tento eu ou a minha filha sairmos com a cachorrinha para passear todos os dias, mais de uma vez, e é quando a Mel costuma fazer as necessidades”, diz, rindo.
“Sempre levo comigo uma sacola. Sei o quanto é nojento, feio, quando nos deparamos ou pisamos em algo fedorento.”
Quanto à iniciativa, disse aprovar.
“Não vou deixar de trazer sempre a minha sacola. Vai que somos surpreendidos e ela faz as necessidades em um local que não tem os saquinhos. Mas é excelente a ideia. Muita gente não se preocupa com isso. Vai ajudar aos que dão desculpas para não recolher. É preciso que as pessoas também colaborem e façam bom uso”, completa.


Catacacas

Texto e fotos: Rodrigo Angeli



Gentileza no Trânsito


15/03/2019 - Motociclista sofre ferimentos em acidente na RSC-386



Plantão de Polícia

Uma pessoa sofreu escoriações em acidente de trânsito por volta das 03:00 horas desta sexta-feira (15/03) na RSC-386 – trecho estadualizado da rodovia – em Estrela.

Conforme relato de um motociclista ao Pelotão Rodoviário da Brigada Militar de Teutônia, este seguia no sentido interior – capital, quando no km 349, altura do trevo de acesso a Estrela, teve a frente fechada por um automóvel não identificado, que não parou no local.
Com isso, o motociclista perdeu o controle da direção.
Ele tombou com sua CG Titan, placa de Lajeado, sobre a pista e parou à direita da rodovia.
O piloto, de 39 anos, que estava sozinho na moto, sofreu escoriações e descartou o atendimento médico.
Ele realizou o teste do etilômetro, que acusou zero para a embriaguez.

Fonte: Rádio Independente



15/03/2019 - Jovem é presa por tráfico de drogas no Bairro Imigrantes



Plantão de Polícia

Uma jovem de 19 anos em uma ação contra o tráfico de drogas por volta das 17:35 horas desta quinta-feira (14/03), na Rua Gabriel Aloísio Mallmann, no Bairro Imigrantes.
A prisão ocorreu em uma ação conjunta da Polícia Civil e Brigada Militar, em cumprimento a um mandado de busca e apreensão em um conhecido ponto de tráfico de drogas.
No local, foram localizados 40 gramas de maconha, cerca de 20 gramas de cocaína, 4 gramas de crack, material para embalagem e balança de precisão.
Além de vários eletrônicos provenientes de furtos e R$ 509 em dinheiro.
No local, havia então esta usuária de 19 anos que foi presa em flagrante.


Plantão de Polícia

Fonte: Rádio Independente
Foto: Divulgação/Polícia Civil




14/03/2019 - Revista Ênfase e nossadica na Studio FM




Na manhã desta quinta-feira (14/03) eu, João André Mallmann, participei do programa Conexão Studio da rádio Studio FM 98.3, apresentado pelo radialista João Pedro Stracke.
Durante a entrevista pude falar da Sociedade Santa Cecília na qual eu estou presidindo desde o início deste ano.
Converssamos sobre a última edição da revista Ênfase, edição de março/2019, sobre o conteúdo desta edição e de seus colunistas, bem como da próxima edição que sairá no mês de Maio, comemorativa ao aniversário de Estrela.
O programa Conexão Studio vai "ao ar" durante toda a semana mas somente na quinta e sexta-feira ele tem a apresentação de João Pedro Stacke.


Revista Ênfase

Texto: João André Mallmann
Foto: Pierre Lawall




14/03/2019 - Società Italiana Fiori dei Piani convida para o seu Jantar Típico Italiano




Mais uma grande noite, delicioso jantar com excelente música.
O Jantar Típico Italiano vai ter mais uma noite maravilhosa onde todos poderão comer bem e se divertir com canções típicas italianas espantando o frio para bem longe.
E o jantar é uma atração a parte, no cardápio carne de Javali, paleta suína, carne de rês, frango a Primo Canto, a mena rosto, massas, polenta, Brustuzada, polenta mole, queijos, salame, copa, torresmo e tortaia além de saladas diversas e buffet de sobremesa.
A noite vai ser animada com o show de Joce Sampaio, de Carlos Barbosa.

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos antecipadamente no salão do Hermes e Leonardo e na Fruteira Degasperi ao custo de R$ 40,00 adulto e R$ 20,00 infantil.


Fiori dei Piani

Texto: João André Mallmann



13/03/2018 - Reunião entre Correios e comunidade do bairro Boa União
para restabelecer o serviço de entregas, suspenso desde janeiro




O serviço de entrega de correspondência pelos Correios está suspenso em três ruas do bairro Boa União desde janeiro por causa do excessivo numero de cães nas ruas.
Não estão recebendo os serviços as ruas Sete de setembro, Corticeiras e Adão Henrique Fett, além de alguns trechos nas vias transversais.
Na busca por uma solução alguns moradores procuraram o vereador Ernani de Castro (MDB), que organizou um encontro entre representantes da comunidade, agentes dos Correios e Executivo Municipal nesta terça-feira, dia 12, na Câmara de Vereadores.
Na ocasião a supervisora da agência dos Correios de Estrela, Elisama Ugalde, explicou que incidentes com carteiros sofrendo mordidos por cães são frequentes, sendo que neste ano já foram registrados 3 ocorrências desta natureza.
“Este ano foram 3 episódios, mas nas demais localidades foram notificados os moradores e os animais foram devidamente amarrados, possibilitando a continuidade nas entregas. Nestas ruas do bairro Boa União, contamos cerca de 30 cães que estão pelas ruas, cercando a moto quando o carteiro chega, dificultando a entrega e em janeiro ocasionando em um ataque ao profissional” relata.
No encontro ficou acertado que as entidades e comunidade devem visitar as ruas do bairro na próxima quinta-feira, dia 21, para conscientizar os moradores através da entrega de material institucional dos Correios e buscar o restabelecimento dos serviços da agência.
“Vamos trabalhar junto com a comunidade pra adotar as medidas necessárias, para que o serviço dessa importância possa voltar a normalidade” finaliza.
Participaram da reunião ainda o gerente da agência dos Correios em estrela, Adilson Rodrigues, as moradoras Lori Freitas e Silvane Guth de Oliveira e o veterinário da secretaria de meio ambiente, Luis Cézar.


Câmara de Vereadores

Joilson Marcelo Pereira - Assessoria de Imprensa



13/03/2018 - Comissão organizadora da Estrela Multifeira visita Expodireto Cotrijal




“Aprender e verificar de que maneira se faz uma grande feira”.

Assim o presidente da Estrela Multifeira 2019, Henrique Purper, descreveu a finalidade da comitiva de 16 membros da comissão organizadora que esteve nesta terça-feira (12/03) em Não-Me-Toque visitando a 20ª Expodireto Cotrijal.
Considerado um dos maiores eventos do agronegócio internacional, a feira focada em tecnologia e negócios que reúne mais de 500 expositores serviu de inspiração para o aperfeiçoamento da ação local que ocorre de 04 a 08 de setembro, no Porto de Estrela, proporcionando novas ideias de estrutura, apresentação de estandes e oferta de serviços.
Ao longo dos 98 hectares da Expodireto, o grupo prestigiou os espaços de empresas da região, percorreu o Pavilhão da Agricultura Familiar e conferiu a exposição de animais, observando especialmente detalhes na montagem e disposição dos ambientes.
A comitiva ainda visitou o Mundo Cooperativo Gaúcho, do sistema Ocergs/Sescoop RS, onde foi recepcionada pelo presidente da entidade, Vergilio Perius, com quem a feira está em tratativas para a realização do Salão do Cooperativismo.
Na avaliação de Purper, o maior aprendizado diz respeito à infraestrutura, considerada impecável em Não-Me-Toque.
A conclusão é de que não há necessidade de grandes investimentos na construção de pavilhões fixos, mas é essencial que se disponha de um espaço adequado e se garanta condições básicas para instalações dos expositores e fluxo de visitantes.
O presidente ainda ressaltou que, apesar do desejo de ser cada vez mais multi e contemplar diferentes setores, a Estrela Multifeira está evoluindo a cada edição para dar o merecido destaque ao agronegócio do Vale do Taquari.
“A Expodireto é maravilhosa e um grande exemplo para nós. Fomos muito felizes em vir para cá. Ela nos deu um norte em muitas coisas”, atestou Purper.
A Estrela Multifeira é uma realização da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), com a parceria da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Estrela.


Cacis

Crédito: Clarissa Jaeger



13/03/2019 - Estrelense perde R$ 2,1 mil ao vender rodas automotivas pelo Facebook



Plantão de Polícia

Um caso de estelionato foi registrado na Delegacia de Polícia de Estrela.
De acordo com a vítima, o fato aconteceu na última quinta-feira (07/03).
Por meio do Facebook, o morador de Estrela acertou a venda de quatro rodas automotivas pelo valor de R$ 2,1 mil.
Após entregar o produto para o motorista de um uber, o homem se deu conta que a transferência bancária realizada pelo comprador havia sido anulada.
Ao tentar contato com o estelionatário, ele percebeu que foi bloqueado.
Na sequência, um conhecido da vítima fez contato com o suspeito, o qual proferiu ameaças e afirmou ser membro de um organização criminosa.
Outra vítima, moradora de Lajeado, caiu em um golpe idêntico ao colocar a venda um celular pelo site OLX.
Esta pedia R$ 990 pelo aparelho.

Fonte: Rádio Independente



13/03/2019 - Rodas e bateria são furtadas de carro



Plantão de Polícia

Um automóvel Quantum foi alvo de furto durante a madrugada do último domingo (10/03).
Ele estava estacionado em um chácara, no interior de Estrela.
Ao amanhecer, a vítima constatou o furto de quatro pneus com rodas e da bateria do carro.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia do município.

Fonte: Rádio Independente



12/03/2019 - Por meio de celular, presidiário manda mensagens para moradora de Estrela



Plantão de Polícia

Há aproximadamente dois meses, um detento do Presídio de Caçapava do Sul está utilizando as redes sociais para se comunicar com uma adolescente em Estrela.
Segundo a mãe da jovem e ex-companheira do acusado, o preso manda mensagens por meio do Facebook, fazendo o uso de um celular.
A mulher relatou ainda que não sabe o teor da conversa, pois a menor apaga as mensagens.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia.

Fonte: Rádio Independente



12/03/2019 - Polícia cumpre mandado de prisão no Bairro Oriental



Plantão de Polícia

A Polícia Civil de Estrela realizou o cumprimento de um mandado de prisão no Bairro Oriental.
Por volta das 10:00 horas desta terça-feira (12), os agentes se dirigiram até a Avenida Rio Branco, onde capturaram Luis Alex de Casto (33).
Após os procedimentos de praxe, Castro foi recolhido ao Presídio Estadual de Lajeado.

Fonte: Rádio Independente



12/03/2019 - Dupla rouba veículo e leva mulher como refém



Plantão de Polícia

Um automóvel Golf branco, placa IYS-9848 de Carazinho, foi roubado por volta das 14:00 horas desta terça-feira (12/03), em Estrela.
O proprietário trafegava pela BR-386, junto ao trevo de acesso ao município, quando foi rendido por dois assaltantes armados.
De acordo com a Brigada Militar, eles estavam com um revólver calibre 38.
A caroneira do veículo foi levada como refém.
A mulher foi abandonada próximo da entrada da cascata, na Transantarita.
O policiamento realiza buscas ao carro, de ano 2018, na região.

Fonte: Rádio Independente



12/03/2018 - Lajeado, Estrela e mais três municípios gaúchos iniciam teste de coleta do Censo 2020




Agentes vão percorrer comunidades indígenas e quilombolas a partir desta terça-feira.

Agentes de pesquisa do IBGE deram início nesta segunda-feira (11/03) à segunda prova piloto do Censo Demográfico 2020, que vai visitar cerca de 800 domicílios em áreas urbanas e rurais de cinco municípios do Rio Grande do Sul.
Nessa fase, que vai até 5 de abril, serão testados os fluxos de trabalho dos recenseadores e novas tecnologias de coleta de dados.
No Brasil serão 5 mil domicílios em 53 municípios distribuídos em 14 estados.
Em Porto Alegre serão inicialmente cinco setores censitários, contemplando parte dos bairros Mário Quintana, Rio Branco, Cavalhada, Camaquã e Santa Tereza.
O teste também será aplicado na Aldeia Indígena Foxa de Lajeado, em Lajeado, na Aldeia Indígena em Glória Estrela, em Estrela, no Território Indígena Capivari, em Palmares do Sul, e na Comunidade Quilombola de Casca, em Mostardas.
Durante as visitas, serão aplicados questionários para avaliar o tempo de resposta e a compreensão do informante sobre as perguntas.
O IBGE também vai testar outras formas de abordagem, como a entrevista por telefone e o autopreenchimento pela internet.


IBGE


Agentes vão percorrer comunidades indígenas e quilombolas

Assim como na primeira prova piloto, nos meses de agosto e setembro do ano passado, os agentes vão visitar comunidades indígenas e quilombolas, com o objetivo de captar informações específicas sobre a logística de coleta nesses locais.
Em Lajeado e Estrela entre os dias 12 e 19 de março e em Palmares do Sul e Mostardas entre os dias 20 a 29 de março.

Fonte: Rádio Independente
Foto: IBGE / Divulgação



12/03/2018 - Norberto Fell comenta a sessão da Câmara




CÂMARA DE VEREADORES

Há muito tenho divergências sobre algumas ações políticas no Município de Estrela.
Na noite passada, outra vez, fomos vencidos (ainda não derrotados) numa questão que já enfrentamos anteriormente.
Desta vez ou, outra vez, lamento que meus colegas tomaram uma decisão que contraria a orientação de Lei Federal e Municipal, sobre regras de loteamentos que preservam áreas para a instalação de equipamentos públicos: praças, áreas verdes, creches, escolas, ou a possibilidade de instalação de posto de saúde, enfim, quaisquer dos serviços públicos.
Em todos os projetos de parcelamento de solo urbano é necessário doar-se ao Município uma área para estes fins.
Assim aconteceu há muitos anos no Loteamento dos Herdeiros Keller, no Bairro das Indústrias.
Agora, alegando a necessidade de remoção de pessoas em áreas de risco e, especialmente, como se não houvesse nenhuma outra área disponível, o abandono deste terreno de 1.555,878m2 (depósito de lixo, entulhos e uso para consumo de drogas e fins outros), vem o pedido de autorização para a desafetação – é desvirtuamento dos bens de uso comum do povo - antes uma possível praça, amanhã um espaço livre e, depois de algum tempo outro destino, finalizando-se por empobrecer totalmente a comunidade – esta será a realidade.
Não posso concordar com esta decisão política que, realmente, nos empobrece em termos de pensar numa cidade acolhedora, servida de bons espaços públicos, enfim, organizada, por que planejada.
Outras matérias foram debatidas, assim como solicitamos vista de dois projetos que entendemos devam ser melhor analisados.
Um que trata da cedência de servidora pública ao Estado, com ônus ao Município.
Veja-se que se trata da única Fiscal Sanitária em exercício, inclusive, nominada no projeto. Estranho.
A outra matéria trata de alterar (outra vez) disposições do Código Tributário onde visualizamos inconformidades, talvez, por que sequer tenha sido lido por quem é da área fazendária.
Adianto: O projeto de Lei 007-03/2019 revoga a Lei 6.236/2014, enquanto indica que as novas regras de parcelamentos para a Contribuição de Melhoria serão aquelas da Lei 7.089/2018.
Leio esta lei 7.089/2018 e no parágrafo único do seu artigo 17 encontro a seguinte redação: Fica(sic) excluído(sic) desta Lei, os casos de parcelamento(sic) previstos na Lei Municipal nº 6.236/2014 que trata apenas dos parcelamentos das dívidas de Contribuição de Melhoria.
Então pergunto: como ficam os parcelamentos da Contribuição de Melhoria depois de lançados em dívida ativa mesmo? Eu não entendi.
Alguém me explica.


Câmara de Vereadores



12/03/2019 - Acusado por tráfico é pego com quase R$ 4 mil em dinheiro no bairro das Indústrias



Plantão de Polícia

Um homem foi preso pelo crime de tráfico de drogas por volta das 20:35 horas desta segunda-feira (11/03) no bairro das Indústrias.
De acordo com a Brigada Militar, durante barreira policial na rua Augusto Frederico Markus, o condutor de um veículo Golf, ao avistar o bloqueio, engatou marcha ré e empreendeu fuga.
Foi feito o acompanhamento e a abordagem próximo da avenida Rio Branco.
Durante a busca veicular foram localizados 50g de maconha e R$ 3.897,00 em espécie.
O dinheiro estava espalhado por vários locais do carro, inclusive dentro da manopla.
O suspeito era conhecido da guarnição por estar comercializando entorpecentes.
Maicon Luiz da Silva (27), foi encaminhado para exames e posteriormente até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para a autuação em flagrante.
Conforme o registro, ele foi recolhido ao sistema prisional.


Plantão de Polícia

Fonte: Rádio Independente
Foto: BM



Gentileza no Trânsito


12/03/2019 - Carro na contramão se envolve em acidente com caminhão na BR-386



Plantão de Polícia

Um acidente de trânsito afunilou o fluxo no sentido interior – capital, na BR-386, em Estrela, por volta das 04:40 horas desta terça-feira (12/03).

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor de um automóvel Fox prata, de Ipê-RS, fez o retorno junto ao trevo do bairro Imigrantes, próximo a White Martins e voltou pela contramão da rodovia.
No km 350, nas imediações da passarela, deparou-se com um caminhão Agrale, placa de Cruzeiro do Sul, que seguia em direção a Porto Alegre.
O motorista do veículo de carga ainda tirou para a direita, mas atingiu a lateral esquerda do Fox.
O carro acabou capotando sobre a faixa da esquerda, no sentido interior – capital.
Não houve feridos. O motorista do Fox, de 26 anos, realizou o teste do etilômetro, que acusou zero para a alcoolemia.


Plantão de Polícia

Fonte: Marcio Steiner - Rádio Independente



11/03/2019 - Liberado terreno para construção de novas casas populares




Câmara de Vereadores aprovou desafetação de área pública na noite desta segunda-feira (11/03).
Oito residências serão construídas no espaço.

Colocado na ordem do dia por meio de acordo entre as bancadas, o projeto de lei que visa a desafetação de uma área pública e institucional no Bairro das Indústrias foi aprovado na sessão desta segunda-feira (11/03) da Câmara de Vereadores do município, com o voto contrário de Norberto Fell (PPS).
O texto do Poder Executivo prevê a liberação do terreno para a construção de casas a serem entregues a oito famílias que recebem aluguel social da Prefeitura de Estrela.
Quando se deu a construção de um conjunto de residências na Rua Henrique Uebel, a loteadora responsável pela obra teve de obedecer a legislação municipal e reservar parte do espaço para os interesses da administração.
Foi isso que levou Fell a ser contra o projeto, como ele explica.
“Área destinada para servir de equipamento comunitário, para praças, creches, áreas de esporte e lazer, talvez um posto de saúde. Quero permitir que se preservem esses espaços públicos”.


Câmara de Vereadores


Volnei Zancanaro (PR), por outro lado, alega que a desocupação do terreno tem provocado problemas aos moradores do entorno.
Ele e a vereadora Débora Martins (MDB) foram ao local e conversaram com a comunidade a respeito da questão.
“Aquele lugar está servindo de abrigo para pessoas com más intenções. É um meio de terminar com isso lá, sem afetar ninguém. Estamos colocando essas pessoas dentro de um bairro que já tem toda a infraestrutura para que morem”, pontua.

Líder de governo na Câmara de Estrela, Ernani de Castro (MDB) defendeu a proposta.
“Não adianta nós termos várias praças, vários lugares de lazer, e ter pessoas sem um teto para morar”.
O mesmo fez Tiago Augusto Lehnen (PSDB), o “Chicó”, que faz parte da base de governo do prefeito Rafael Mallmann (MDB).
“Eu não tenho como votar contra um projeto desses, pois a gente vai beneficiar famílias que hoje ganham aluguel social da prefeitura. Essas pessoas já foram tiradas de áreas de risco e agora vão ganhar as suas casinhas”, comenta ele.


Mais aprovações

A matéria de desafetação de área pública no Bairro das Indústrias foi a que mais rendeu comentários e apontamentos dos vereadores.
Porém, a sessão ainda teve a aprovação de mais projetos de lei.
Entre eles, a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar, e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – com voto contrário de Zancanaro; inclusão de evento religioso no calendário oficial – tendo a contrariedade de Débora Martins e João Braun (PP); e a abertura de créditos nos orçamentos do Gabinete do Prefeito e das secretarias da Fazenda e Cultura e Turismo – este por unanimidade.
Outros dois projetos receberam pedidos de vista e foram retirados da ordem do dia.
As matérias devem retornar ao Legislativo estrelense na próxima semana, como manda o regimento interno.
Foram três solicitações, duas para o mesmo texto.
Uma assinada por Braun e Marco Wermann (PV) e a outra por Fell, com relação ao projeto que concede desconto sobre o pagamento da contribuição de melhoria.
O vereador Fell ainda solicitou que a cedência de um funcionário do Município ao governo do Estado não fosse apreciada no encontro.
Os vereadores de Estrela voltam a se reunir na próxima segunda-feira (18/03), em sessão que terá a apreciação dos projetos em pauta e ainda momento solene para a entrega da Comenda Maria Ilse Hart 2019 para a ex-diretora do Hospital Estrela, irmã Teresia Steffen, que deixou o cargo no mês de janeiro, após duas décadas de trabalho.

Fonte: Natalia Ribeiro - Rádio Independente
Foto: João André Mallmann



11/03/2019 - Sociedade registra o furto de botijões de gás na Linha Wolf



Plantão de Polícia

A Sociedade da Linha Wolf foi arrombada entre às 18:00 horas de sábado (09/03) e às 08:00 horas deste domingo (10/03).
Do local, foram furtados quatro botijões de gás.
Para ter acesso a sociedade, o autor do crime arrombou dois cadeados.

Fonte: Rádio Independente



11/03/2019 - CACIS convida para reunião-almoço




Cacis



11/03/2019 - “Só elas” ocorreu neste domingo




A quinta edição da corrida e caminhada “Só elas” ocorreu neste domingo (10/03)

A prova, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), dentro da programação do XIII Multimulher de Estrela, teve a participação de mais de 700 mulheres de todas as idades.
Aa largadaa ocorrem de forma simultânea às 09:00 horas, no Parque Princesa do Vale.
A Corrida, em caráter competitivo, aconteceu no percurso de 5 km individual; a Corrida de Kangoo Jump no percurso de 3 km individual; e a Caminhada no percurso de 3 km individual.
No percurso pelas ruas centrais, todo protegido do trânsito no momento da passagem das atletas, as participantes contaram com a orientação de dezenas de voluntários.
Participaram representantes de mais de 35 cidades, inclusive de SP e SC, sendo que cerca de 250 inscritas não especificaram o município de origem.


SMEL SMEL SMEL


Premiação

Além das medalhas de participação, foram distribuídos mais de 50 troféus e outras 28 medalhas para as premiações da corrida e do kangoo jump.
Na corrida 5 km receberam troféu as cinco primeiras colocadas no geral.
Também por faixa etária, no total de 12 categorias, com troféu para as três primeiras colocadas e medalhas para terceiro e quarto lugar.
Também troféus para a maior academia ou grupo de corrida e participante de mais idade.
A premiação segue a mesma ordem no kangoo, apesar de serem apenas duas categorias de faixa etária.

Baseado no texto de Rodrigo Angeli
Fotos do Facebook de Júlio Saldanha Pereira



11/03/2019 - ACSURS tem Diretoria eleita para a Gestão 2019/2022




A Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS realizou na manhã de sexta-feira (08/03) Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (AGOE).
A AGOE ocorreu na sede da entidade, em Estrela (RS), e entre as atividades, a eleição da Diretoria para a Gestão 2019/2022.
Apenas uma chapa concorreu à eleição. Esta, eleita por aclamação. Permanece na presidência o agropecuarista Valdecir Luis Folador, que lidera a entidade desde 2005. Ainda compõem a Diretoria: 1º vice-presidente Mauro Gobbi; vice-presidente Rafael Acadrolli; vice-presidente Laurindo Vier; vice-presidente Renato Tecchio; vice-presidente Jean Fontana; Conselho Fiscal – Titulares Edson Zancanaro, André Lermen e Volnei Zago; Conselho Fiscal – Suplentes Elemar Hein, Marino Birck e Felipe Carpenedo; Conselho Técnico Flauri Migliavacca.
Também foram indicados os delegados junto à Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), entidade a qual a ACSURS é filiada: Delegado Titular junto à ABCS Valdecir Folador; 1º Delegado Suplente Everson Walber e 2º Delegado Suplente: Belmir Daros.
A Assembleia contou com a presença do presidente da ABCS, Marcelo Lopes, que apresentou as atividades desenvolvidas pela ABCS e filiadas, entre elas o Departamento de Integração; ações prioritárias para erradicar a Peste Suína Clássica (PSC) no Nordeste; andamentos da IN 14 e bem-estar animal; e novas ações de marketing da ABCS.
A ACSURS foi fundada no dia 25 de novembro de 1972 por um grupo de suinocultores e técnicos ligados à suinocultura e tem como missão zelar pelos interesses desses produtores, com granjas situadas em mais de 300 Municípios gaúchos.


Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul

Da Esquerda parta a direita: Flauri Migliavacca, Elemar Hein, Belmir Daros, Volnei Zago, Renato Tecchio, Jean Fontana, Valdecir Luis Folador, Mauro Gobbi, Edson Zancanaro, Laurindo Vier e Marino Birck.
Simone Jantsch - Assessora de Comunicação



11/03/2019 - Comunidade Católica de Santa Rita realizou almoço festivo




A Comunidade Católica de Santa Rita realizou neste domingo um almoço festivo com muita cuca, bolo, brinquedos infláveis para as crianças, chimarrão, jogo do cavalinho e sorteio das tortas do Grêmio e do Inter.
O evento iniciou às 09:30 horas com uma misssa presidida pelo Padre Neimar Shuster.
Após a cerimônia todas as mulheres receberam um bombom com um cartão parabenizando elas pela passagem do Dia da Mulher.
Ao meio dia foram servidos em torno de 850 almoços, segundo o Presidente Huberto Werle, e a tarde seguiu com um animdo baile com o grupo Musical Novo Encontro de Venâncio Aires.



Comunidade Santa Rita Comunidade Santa Rita Comunidade Santa Rita Comunidade Santa Rita Comunidade Santa Rita Comunidade Santa Rita Comunidade Santa Rita Comunidade Santa Rita Comunidade Santa Rita Comunidade Santa Rita Comunidade Santa Rita Comunidade Santa Rita Comunidade Santa Rita


Texto e fotos: João André Mallmann
Radialista DRT/RS 06766/80 e Jornalista DRT/RS 16411



11/03/2019 - Raça Gaudéria convida para a 10ª Noite Da Tradição Gaúcha




Dia 20 de abril teremos a 10ª Noite da Tradição Gaúcha, parceria entre o CTG e a Escola de Dança Fandangueiros.

O show da noite será Chiquito e Bordoneio, o grupo foi atração no primeiro baile, agora volta para a edição de 10 anos.
Recepção a partir das 22:00 horas, o baile começa às 23:00 horas, teremos venda de pastel, batatas fritas, cerveja gelada e aquela torre de chopp da Prost Bier.
Adquira seu cartão no primeiro lote a R$ 20,00.
Dúvidas entre em contato conosco pelo Messenger ou 981528170 com Régis.


CTG Raça Gaudéria



11/03/2019 - Bianca Scheren fica no Top 5 do Miss Brasil




Bianca levou o nome do Vale do Taquari e do Rio Grande do Sul para a etapa nacional e, por isso, já entra para a história do Miss.

Entre 27 candidatas, a modelo estrelense Bianca Scheren, Miss Rio Grande do Sul Be Emotion 2019, chegou ao Top 5 da etapa nacional do concurso.
Na noite deste sábado (09/03), ela representou a beleza, a inteligência e a desenvoltura da mulher gaúcha na final do Miss Brasil Be Emotion 2019, realizada na São Paulo Expo, na capital paulista.
Após uma jornada de confinamento e provas, em um hotel de Campos do Jordão, na Serra de SP.
Estrelense Bianca Scheren, Miss Rio Grande do Sul 2019, ficou entre as cinco finalistas na etapa nacional
A família de Bianca, sempre presente em suas participações, tanto no Miss Rio Grande do Sul como no Miss Brasil, viajou de Estrela à capital paulista nesta sexta-feira (08/03) e acompanhou de perto a final da competição.
O feito de Bianca Scheren, ao estar entre as cinco finalistas do Miss em nível nacional, é representativo para o Rio Grande do Sul, assim como à comunidade regional.
Com 20 anos de idade, 1,75 de altura e 53 quilos, a estudante de Ciências Contábeis voltou a coroar Estrela com o título estadual do Miss, este ano, após 27 anos, algo que não ocorria desde 1992, quando Juliana Wülfing foi eleita.
A primeira estrelense a conquistar a faixa em âmbito estadual foi Ane Elisabeth Horst, em 1976.


Bianca Scheren

Fonte: Rádio Independente



Gentileza no Trânsito


10/03/2019 - Motorista embriagado e sem habilitação é conduzido à delegacia



Plantão de Polícia

Por volta das 23:40 horas deste sábado (09/03), a Brigada Militar recebeu informação de que o motorista de um veículo Fiat Pálio estava completamente embriagado em um Posto de Combustíveis, na Avenida Rio Branco.
A polícia foi até o local e verificou o homem saindo do posto.
O motorista realizou o teste do etilômetro que marcou 1,03 miligramas de álcool por litro de ar expelido.

Fonte: Rádio Independente



08/03/2019 - Carga de R$ 9 mil em cigarros é roubada na BR-386



Plantão de Polícia

Um dos bandidos usava roupa com emblema da Prefeitura de Canoas.

Uma carga de cigarros foi roubada por volta das 07:30 horas de quarta-feira (06/03), na BR-386, em Estrela.
O registro foi feito na tarde desta quinta-feira (07/03), na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Lajeado.
A vítima relata que deslocava com seu colega pela rodovia, no sentido interior – capital, quando nas proximidades do Atacado Degasperi teve a frente obstruída por um automóvel Peugeot 307 sedan de cor prata.
Assim que pararam com a Fiat Fiorino, um dos bandidos se aproximou, com a mão na cintura e entrou no veículo de carga.
Ele exigiu que seguissem o Peugeot.
Todos entraram em uma estrada vicinal onde o condutor do outro carro e um terceiro indivíduo aguardavam, também com armas em mãos.
Foi baldeada a carga com 1.360 carteiras de cigarros (R$ 8,9 mil), com outros materiais de menor valor, para o automóvel.
Dois suspeitos estavam com os rostos encobertos.
O homem que entrou na Fiorino estava de cara limpa.
Chamou a atenção das vítimas que este vestia uma camisa de cor azul com emblema da Prefeitura de Canoas.
Após a carga ser passada para o automóvel dos bandidos, as vítimas foram trancadas no baú da Fiorino.
A direção da fuga dos assaltantes é desconhecida.
A polícia deve investigar o caso.

Fonte: Rádio Independente



Câmara de Vereadores de Estrela




08/03/2019 - Concessão de desconto em Contribuição de melhoria e cedência de servidor para a Coordenadoria Regional de Saúde na pauta




Ordem do Dia

Para a Sessão desta segunda-feira, dia 11, constam cinco projetos na Ordem do Dia.
São eles o Projeto de Lei 007-03/2019, que insere no Código Tributário Municipal a possibilidade de concessão de desconto sobre o pagamento da Contribuição de Melhoria, delimitando o prazo para adesão ao benefício;
o Projeto de Lei 008-03/2019, que Altera dispositivos na Lei Municipal que dispõe sobre a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente;
o Projeto de Lei 014-03/2019, que inclui o evento Retiro de Carnaval da Rede de jovens Um Só Coração – Igreja Cristo Vive, no calendário de eventos do município;
o Projeto de Lei 015-03/2019, que autoriza a cedência de um servidor municipal ao Estado do Rio Grande do Sul, para atuação na 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, com ônus ao Poder Executivo, até 31 de dezembro de 2019;
e o Projeto de Lei 016-03/2019, que abre créditos nos orçamentos do Gabinete do Prefeito e Secretarias da Fazenda e Cultura e Turismo para aquisição de licenças de software através de processo licitatório.


Expediente recebido

Nesta semana apenas um projeto deu entrada no Expediente da Câmara.
Trata-se do Projeto de Lei 01/2019, de autoria do vereador Norberto Fell (PPS), que Prevê a publicação nos sítios eletrônicos da administração de listagem dos empregados de empresas prestadores de serviços terceirizados.

Joilson Marcelo Pereira - Assessoria de Imprensa



08/03/2019 - Cacis convida para palestra




Cacis



08/03/2019 - Novo delegado de Estrela aposta em integração entre delegacias do Vale




NOVO DELEGADO: Juliano Stobbe assume titularidade da Delegacia da Polícia Civil de Estrela no lugar de José Romaci Reis

Apesar de jovem, o delegado Juliano Stobbe (35) tem em seu currículo policial de quase uma década a titularidade nas delegacias de Lajeado, Arroio do Meio e, agora, em Estrela.
Reconhecido pela instituição por seu perfil operacional, Stobbe participou de mais de 20 ações do Grupo de Investigação Regional da Polícia Civil entre os anos de 2011 e 2014, quando, por falta de efetivo, a equipe foi extinta.
Ele atende o convite do delegado José Romaci Reis - que deixou a Delegacia de Estrela para assumir a função de delegado regional, cargo máximo da Polícia Civil no Vale do Taquari.

"Mais do que uma relação hierárquica, nós formamos um time"
Natural de Bagé, Juliano Stobbe veio da Academia da Polícia Civil para a região em 11 de novembro de 2010.
Pela experiência de três anos como titular em Lajeado, o novo delegado de Estrela aposta na integração entre as delegacias.

O Informativo do Vale - O delegado regional, José Romaci Reis, é reconhecido no Vale do Taquari pela postura rígida contra a criminalidade. Ao seu ver, por que ele lhe convocou para que tomasse seu lugar na delegacia de Estrela?
Juliano Stobbe - Temos perfis parecidos de trabalho.
Ambos não nos furtamos em dizer que "vagabundo com a gente não se cria".
"Lugar de bandido é na cadeia."
Seguimos uma linha mais operacional na Polícia Civil, mas, claro, sem se descuidar da questão técnica e formal.
O delegado José Romaci Reis sabe da minha excelente relação com os policiais que trabalharam com ele e que não deixarei a desejar em meu ofício.
Mais do que uma relação hierárquica, nós formamos um time.
Com nós, não tem esta história de "o delegado e seus agentes". Somos todos policiais civis.

O Informativo do Vale - Os grupos criminosos que atuam em Lajeado têm tentáculos em Estrela. Como sua experiência nas delegacias de Lajeado e Arroio do Meio pode contribuir para o combate a estes bandos?
Stobbe - As facções que atuam em Lajeado são as mesmas de Estrela e outros municípios da região.
A nossa integração entre delegacias é muito boa.
Fazemos uma constante troca de informações sobre as ocorrências e temos mapeado pelas cidades do Vale do Taquari o modo de operação destes grupos criminosos.
Sabemos onde e como atuam.
Nossa meta é derrubar o maior número de bandidos de facções possível.
Para isso, tenho planos operacionais em Estrela que darão seguimento aos trabalhos do delegado José Romaci Reis e depois, claro, vou impor também meu ritmo de trabalho.

O Informativo do Vale - Quais são seus planos para a titularidade em Estrela?
Stobbe - Tenho planos tanto operacionais quanto estruturais. Minha meta é de que ainda neste ano a gente conclua a troca do prédio da delegacia da Polícia Civil de Estrela.
Precisamos de uma estrutura que seja adequada ao trabalho de nossa equipe e que não seja insalubre e ruim de trabalhar como é esta em que atuamos.
Trabalhamos da melhor forma possível.
Damos o sangue pela instituição.
Merecemos ser valorizados e termos um ambiente agradável para o ofício.
A mudança de endereço é um projeto antigo em Estrela que será concluído o quanto antes.
Com estas trocas na Polícia Civil, tanto o delegado Reis na titularidade da Regional quanto eu em Estrela, a criminalidade logo vai sentir a diferença da mudança de gestões mais técnicas para as mais operacionais.

O Informativo do Vale - Por que você acha que o modo operacional pode combater a criminalidade com mais facilidade?
Stobbe - O delegado de polícia é a primeira autoridade jurídica que alguém vítima de um crime tem acesso.
Cabe a nós termos iniciativa de colher materiais e ir atrás das situações e soluções para os problemas de violência que sociedade enfrenta no cotidiano.
Não precisamos ficar esperando as ocorrências chegarem até a delegacia.
Precisamos pegar a viatura e fazer a checagem, ver o que pode ser feito para combater a criminalidade no dia a dia.
Nisso, ser delegado, para mim, é uma realização profissional.
Esta proatividade que a função exige, para uma uma pessoa inquieta como eu, é a melhor coisa a ser feita. Serei policial civil até o dia em que eu morrer.
A região precisa deste perfil mais operacional: de policiais que conversem olho no olho, que solucionem problemas internos e externos.
É isso que vai acontecer na região daqui para frente.


Juliano Stobbe

Créditos: Cristiano Duarte - O Informativo
Juliano Stobbe assume cargo de José Romaci Reis que agora atua na Delegacia Regional



08/03/2019 - Trem turístico poderá voltar ao Vale em agosto




Avançam as tratativas para passeio turístico pelos trilhos da Região

Comitiva composta por prefeitos, demais representantes municipais e de entidades interessadas, reuniu-se na Prefeitura de Muçum
Falta pouco para a cereja do bolo do turismo do Vale do Taquari ser colocada.
Os passeios de trem turístico, um desejo antigo dos governos municipais e comunidade regional, avançou suas tratativas para que volte a acontecer em agosto deste ano.
A visita do diretor vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Marlon Ilg, e o responsável pelo setor de projetos específicos, Claudio Roberto Hoppe, ao Vale do Taquari, durante esta semana, estreitou ainda mais a ligação com os municípios de Muçum, Estrela, Colinas, Guaporé, Roca Sales, Dois Lajeados e Vespasiano Corrêa.
Uma reunião, na manhã de ontem, no Auditório Adelaide Boniatti, na Prefeitura de Muçum, sublinhou a evolução.
Além dos representantes da ABPF, estiveram o presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari, Rafael Fontana; o secretário de Cultura e Turismo de Estrela, Marcelo Braun; a coordenadora de Cultura, Turismo e Eventos de Roca Sales, Marlisa Sartori Bratti, os prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana; de Colinas, Sandro Hermann; de Vespasiano Corrêa, Marcelo Portaluppi; de Dois Lajeados, Tiago Grando; de Guaporé, Valdir Carlos Fabri; a secretária de Turismo de Guaporé, Cristiane Viel; e o assessor jurídico de Guaporé, Daniel Zorzi.
Por Muçum, estiveram o prefeito Lourival de Seixas e seu vice, Lauro Fronchetti; o secretário de Fazenda e Administração, Rodiney Bortoluzzi; a secretária de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande; e o assessor jurídico, Felipe Henrique Giaretta.
“Quero parabenizar a união e mobilização dos prefeitos e entidades, sobretudo Amturvales”, destacou Ilg.
No encontro foram tratadas questões como a estruturação do projeto que compreende todo o trecho, de Estrela a Guaporé.
Ademais, os representantes municipais, assumiram a responsabilidade em questões como a roçada em torno dos trilhos.
Inicialmente, o objetivo é que pelo período de 10 dias realize-se alguns passeios, de caráter comemorativo, entre Muçum e Guaporé.
Cada viagem comportaria cerca de 450 pessoas, podendo ser realizado duas viagens por dia, totalizando 900 pessoas.
Ao final, poderão circular pela região até 9 mil pessoas.
Caso se concretize, a venda de ingressos será programada e divulgada pelos veículos de comunicação. Para execução definitiva do projeto e a vinda permanente do trem, diversos ajustes ainda deverão ser feitos.
Conforme o chefe do Poder Executivo de Muçum, além da harmonia entre os mandatários municipais e com entidades, assim como o trabalho coeso com a ABPF e a Rumo, concessionária que administra grande parte do trecho – a qual usa para o transporte de cargas – deve ser essencial para materializar o que até pouco tempo atrás não passava de um sonho.
“Avançamos muito nos últimos meses. Nada é definitivo ainda, há muito o que se trabalhar. Efetivar o transporte de passageiros é um tanto complexo. Mas, a cada nova reunião, saímos com o sentimento de que o trem turístico no Vale pode ser realidade”.


Trem turístico

Fonte: Assessoria de Imprensa de Muçum



07/03/2019 - Caixa de ferramentas é furtada de galpão



Plantão de Polícia

O pátio de uma residência foi invadido por volta da 00:30 hora desta quarta-feira (06/03), em Estrela.
A vítima relatou que escutou barulhos nos fundos da sua casa.
Segundo o proprietário, foram arremessadas pedras em direção ao imóvel.
Na parte da manhã o homem constatou o furto de uma caixa de ferramentas, que estava no interior de um galpão.

Fonte: Rádio Independente



07/03/2019 - Cacis divulga o calendário de eventos para o mês de março




Cacis



06/03/2019 - Homem é preso e menor detido por porte ilegal de arma e receptação no bairro Boa União



Plantão de Polícia

Brigada Militar chegou até eles após receber informações de que criminosos estariam reunidos em uma hotelaria de cavalos, em Estrela.
Um homem foi preso e um menor, de 17 anos, detido por volta das 07:0h25 horas desta quarta-feira (06/03).
Após receber informações que criminosos estariam reunidos em uma hotelaria de cavalos, em Estrela, com intuito de praticarem roubos, a Brigada Militar se deslocou até a Rua 7 de setembro, no Bairro Boa União.
Chegando ao local, a guarnição se deparou com os dois indivíduos.
Um deles portava um revólver calibre 38, com cinco cartuchos intactos e a chave de um HB20, que estava clonado e seria utilizado pelos suspeitos.
Dentro do carro ainda havia vidros de miguelitos e três rádios comunicadores, sendo um na frequência da BM.
Ambos foram conduzidos para exames de praxe e, na sequência, encaminhados a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).


Plantão de Polícia Plantão de Polícia Plantão de Polícia

Fonte: Rádio Independente
Foto: Foto: BM



06/03/2019 - Assalto em parada de ônibus na 386



Plantão de Polícia

Duas mulheres que esperavam ônibus em parada às margens da BR-386, em Estrela, foram assaltadas por volta das 13:00 horas desta terça-feira (05/03).
Elas foram surpreendidas por um homem que estava armado com revólver.
Ele fugiu na direção de Lajeado não sendo mais visto.

Fonte: Rita de Cássia - O Informativo



06/03/2019 - Homem é pego no interior de estabelecimento, após tê-lo arrombado, no bairro Pinheiros



Plantão de Polícia

Proprietário percebeu, através do seu sistema de monitoramento, a invasão do local.

Um jovem foi preso por volta da meia noite, início da madrugada desta quarta-feira (06/03), no bairro Pinheiros.
O proprietário de um estabelecimento comercial, localizado às margens da RSC-453, percebeu através do seu sistema de monitoramento, a invasão do local.
O criminoso havia quebrado o vidro da porta da frente.
A Brigada Militar foi acionada e deslocou até o endereço indicado, tendo o suspeito sido preso no interior da loja.
O jovem, Luís Pedro Alvarez Rodrigues (25), já havia separado uma esmerilhadeira e uma furadeira, as quais pretendia furtar.
O rapaz, suspeito de outros furtos e arrombamentos que vêm ocorrendo na cidade, foi levado para exames de praxe e posteriormente apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o auto de prisão em flagrante e posteriormente recolhido ao sistema prisional.

Fonte: Rádio Independente



04/03/2019 - Moto é furtada de revenda em Novo Paraíso



Plantão de Polícia

Honda CG 150 estava em uma revenda na Linha Novo Paraíso.

Uma moto Honda CG 150 branca foi furtada de um estabelecimento comercial em Estrela.
O crime aconteceu por volta das 04:00 horas desta segunda-feira (04/03).
A moto, placa IWM-6620 de Sertão Santana, ano 2014, estava em uma revenda em Novo Paraíso.
De acordo com o registro policial, para a acessar o local, foi arrombado o cadeado do portão do estabelecimento.

Fonte: Rádio Independente



04/03/2019 - Criminosos primeiro colidem em veículo
para depois efetuar roubo na BR-386



Plantão de Polícia

Junto com o carro, foram levadas roupas, joias, dois celulares, documentos e a quantia de R$ 1,2 mil em dinheiro.

Um automóvel Corolla cinza, placa DZB-0496 de Santa Clara do Sul, foi roubado por volta da 01:20 horas desta segunda-feira (04/03).
O condutor trafegava pela BR-386, em Estrela, perto do acesso à Bom Retiro do Sul, momento em que teve a frente obstruída por um veículo Sedan de cor clara, que acabou colidindo contra o seu automóvel, o obrigando a parar no acostamento.
Neste instante, dois indivíduos armados saíram do carro e anunciaram o assalto.
Segundo o condutor, outros dois bandidos ainda ficaram no interior do veículo utilizado pelos assaltantes.
Os criminosos ordenaram que as três vítimas – o motorista, a mulher e a filha – saíssem do automóvel, ano 2008.
Na sequência, eles ingressaram no veículo e fugiram em direção a Porto Alegre.
Junto com o carro, também foram levadas roupas, joias, dois celulares, documentos e a quantia de R$ 1,2 mil em dinheiro.

Fonte: Rádio Independente



Gentileza no Trânsito


04/03/2019 - Caminhão carregado com madeiras tomba na Boa União



Plantão de Polícia

O veículo realizava a curva de acesso à rodovia, no Bairro Boa União, quando pendeu para o lado direito, resultando no tombamento.

Um caminhão carregado com madeira tombou no km 1 da RSC-453, a Rota do Sol, em Estrela.
O acidente ocorreu por volta das 08:00 horas desta segunda-feira (04/03).
O veículo, com placas de Putinga, realizava a curva de acesso à rodovia, no Bairro Boa União, quando a carga teria pendido para o lado direito, resultando no tombamento do caminhão.
O trecho ficou interrompido no sentido Vale do Taquari – Serra Gaúcha por cerca de 03:00 horas.
A carga, que está fora da pista, será recolhida durante esta segunda-feira (04/03).
O caroneiro sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para o Hospital de Estrela.
Ao ser removido, restos de pneus que também estavam sendo carregados pelo caminhão acabaram caindo na pista, o que ocasionou o choque com alguns veículos que passavam pela rodovia.
Nesta segunda situação, não houve danos aos automóveis.
A pista já está totalmente liberada.


Plantão de Polícia

Fonte: Rádio Independente
Foto: Julio César Lenhardt



03/03/2019 - Celulares, notebooks e tablet são furtados de estabelecimento



Plantão de Polícia

Um estabelecimento comercial foi arrombado por volta das 03:00 horas deste sábado (02/03), em Estrela.
Para acessar a Loja Bregolin Carretas, localizada no km 354 da BR-386, foi cortada a cerca dos fundos do imóvel e arrombada a porta do escritório.
Do interior do local, foram subtraídos dois celulares, dois notebooks, e um tablet.
Segundo a vítima, os fios da sirena do alarme foram cortados e as câmeras viradas para cima.
O prejuízo é avaliado em R$ 6 mil.
Em contato com a Brigada Militar, o proprietário foi informado que os objetos furtados foram apreendidos pelo policiamento.

Fonte: Rádio Independente



03/03/2019 - Estrelense desaparecido é encontrado morto em Cruzeiro do Sul



Plantão de Polícia

Corpo de John Wiliam da Luz Cabral (26) estava caído na rua trinta e três, alvejado por diversos disparos de arma de fogo.

Um homem foi encontrado morto por volta das 19:00 horas deste sábado na Vila Zwirtes, em Cruzeiro do Sul.
O corpo de John Wiliam da Luz Cabral (26) estava caído na rua trinta e três, alvejado por diversos disparos de arma de fogo.
O jovem, que era morador do Bairro Oriental e estava desaparecido desde a noite da última quinta-feira (28/02).
Segundo a irmã da vítima, Cabral havia saído de casa para buscar refrigerante e não retornou mais.
Próximo ao corpo, foram encontradas cinco cápsulas de calibre nove milímetros.


Plantão de Polícia

Fonte: Rádio Independente
John Wiliam da Luz Cabral. (Foto: Reprodução / Facebook / Arquivo Pessoal)



01/03/2019 - Refletores são furtados de estabelecimento comercial no Bairro Boa União



Plantão de Polícia

Entre às 23:00 horas de quinta (28/02) e às 08:00 horas desta sexta-feira (01/03), um estabelecimento comercial foi alvo de furto no Bairro Boa União.
O proprietário percebeu o crime na manhã de hoje (1º), ao abrir a loja Exclusive Piscinas, localizada no km 349 da BR-386.
Do local foram furtados três refletores, avaliados em R$ 491.
Pra acessar o pátio do estabelecimento, o autor pulou um muro de 1,5 metro.
Em contato com a Brigada Militar, a vítima recebeu a informação que, durante a madrugada, a guarnição abordou um indivíduo carregando refletores.
O material foi apreendido pelo policiamento.

Fonte: Rádio Independente