Academia Corpus

Eletrocell

O Paladino

Frigás

Info Rec

Trip

Estilo

Academia Podium

Bendito Cusco

nossadica





Notícias Rápidas

11/11/2019 - Prefeitura de Estrela faz cadastro reserva para pedreiro e operário




Processo seletivo está aberto até o dia 19 deste mês. Inscrições na Secretaria da Administração e Recursos Humanos

Até o dia 19 deste mês a Prefeitura de Estrela vai receber inscrições ao Processo Seletivo Simplificado para cadastro reserva nas funções de pedreiro e operário.
As inscrições são presenciais e devem ser feitas pelo candidato ou procurador (com instrumento público ou particular de mandato e poderes especiais) na Secretaria Municipal da Administração e Recursos Humanos, na Rua Júlio de Castilhos, 380, Centro.
O horário de atendimento é das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
É necessário apresentar o formulário de inscrição (a ser preenchido no local), documentos de identificação (não é necessário cópia), curriculum vitae e cópia do comprovante de escolaridade.
Para o cargo de pedreiro é exigida escolaridade correspondente ao 4º ano do Ensino Fundamental e o candidato ao cargo de operário deve ser alfabetizado (com comprovante de escolaridade).
A seleção será feita mediante a análise dos comprovantes escolaridade, currículos e demais documentações.
A análise curricular terá caráter eliminatório, sendo que os aprovados serão encaminhados para a prova prática, na área de conhecimento do candidato, a fim de comprovar seu domínio sobre as tarefas determinadas pelo examinador.
O edital completo do processo seletivo, sob nº 216, está disponível no site do município: https://estrela.atende.net/#!/tipo/pagina/valor/187

Texto: Paulo Ricardo Schneider



Notícias Rápidas

11/11/2019 - Agricultura mantém plantão e coleta de lixo é normal no feriado




Repartições municipais não terão expediente na sexta-feira, data da Proclamação da República

Em virtude do feriado da Proclamação da República, comemorado na próxima sexta-feira, dia 15 de novembro, a Prefeitura de Estrela manterá apenas o serviço de coleta de lixo e plantão de veterinário e inseminador na Secretaria da Agricultura.
As demais repartições municipais, inclusive as Unidades Básicas de Saúde (UBS), não abrem no período.
Na saúde, os casos de urgência e emergência serão atendidos no Pronto Socorro do Hospital Estrela.
A coleta de lixo, de acordo com a Secretaria do meio Ambiente, será normal na sexta-feira (15/11) e sábado (16/11), obedecendo ao calendário de recolhimento.
Já na Agricultura os plantões de veterinário e inseminador serão feitos de sexta a domingo.
Os chamados devem ser feitos das 7h às 9h.
Depois destes horário os profissionais saem a campo para prestar os atendimentos.
O telefone da secretaria é o (51) 3981-1055.

Texto: paulo Ricardo Schneider



11/11/2019 - Estudantes realizam manifestação na Câmara de Vereadores




Estudantes do noturno da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela (EEEM), com o apoio do Grêmio Estudantil Ensino Médio (GEEM), realizaram na noite desta segunda-feira (11/11), um ato em favor da classe dos professores, junto a Cãmara de Vereadores.
Antes de entrarem no Plenário da Câmara de Vereadores os alunos fizeram um manifesto defronte a Câmara, na rua Dr. Tostes, com os gritos de ordem.
Os alunos foram elogiados pelos vereadores por ter sido um ato pacífico e ordeiro.


EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM

Texto e fotos: João André Mallmann



Gentileza no Trânsito


11/11/2019 - Colisão entre veículos resulta em danos materiais na Transantarita



Plantão de Polícia


Um acidente de trânsito resultou em danos materiais por volta das 20:00 horas deste domingo (10/11), na ERS-129, a Transantarita.
Conforme o Pelotão Rodoviário da Brigada Militar de Teutônia, uma mulher a bordo de um automóvel HB20, placa de Encantado, deixava a via que dá acesso ao Cia Bar, no km 24 da rodovia, quando houve a colisão com uma caminhonete Pagero, de Caxias do Sul, que seguia pela Transantarita.
Não houve feridos e os motoristas não estavam alcoolizados.

Fonte: Rádio Independente



11/11/2019 - Copa Guri aponta os últimos campeões




A categoria 2008/2009 realizou seus jogos decisivos e revelou destaques, dando fim à temporada nos gramados estrelenses
Foram realizadas na noite de sexta-feira (08) as partidas válidas pela última das cinco categorias da temporada 2019 da Copa Guri de Estrela.
Os gols da vez, marcados no Parque Princesa do Vale, valeram o título da disputa 2008/2009.
As quatro melhores equipes da respectiva categoria na primeira fase da competição voltaram a se encontrar, agora para quatro jogos eliminatórios.
Os primeiros duelos foram válidos pelas semifinais.
O anfitrião Nova Estrela goleou o Lajedense por 5 a 0 e o CTC Acessus Grêmio bateu ao Rui Barbosa, de Arroio do Meio, por 1 a 0.
Na disputa pelo 3ª lugar, o Rui Barbosa venceu ao Lajeadense por 1 a 0.
Valendo o título, os anfitriões do Nova Estrela confirmaram a boa campanha com vitória por 2 a 1 sobre o elenco gremista de Lajeado.
O time da casa mostrou sua superioridade nos destaques individuais.
Levou os prêmio de Atleta Destaque (Kauã Nedel); Goleador (Estêvão Silva) e Goleiro Destaque (Cristian Dick).
A competição, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e que há anos migrou das quadras de futsal para os gramados de futebol, reuniu ao todo 46 equipes com atletas entre 6 e 15 anos que participaram no total mais de 70 partidas ao longo dos últimos dois meses.
Com exceção da categoria “participação”, na qual todos atletas receberam medalhas, a Copa Guri premiou com troféus e medalhas os três primeiros colocados de cada categoria, mais medalhas para as equipes que chegam em quarto lugar.


Copa Guri Copa Guri Copa Guri

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Smel/Divulgação



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela

11/11/2019 - Notícias do STR




Aniversariantes de hoje
Euclides Lotário Diehl - São José – 65 anos.
Olinda Silvina Zwirtes - Glória – 78 anos.



11/11/2019 - Estudantes realizam manifestação em apoio aos professores




Manifestação será em frente ao prédio da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Estrela.

Liderado por estudantes do EEEM e com o apoio do Grêmio Estudantil Ensino Médio (GEEM), do 8º núcleo do CPERS Estrela na presença de seu presidente, Gerson Luis Johan, e do professor Dariu Delavald, estudantes realizaram um ato de apoio à classe dos professores que foi realizada na manhã desta segunda-feira (11/11), entre ás 07:30 horas e 09:00 horas.
A saída foi defronte ao prédio da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Estrela, localizado na Rua Coronel Müssnich, 702, no Centro de Estrela.
o movimento foi realizado em função do parcelamento dos salários dos professores, salários atrasados, reajuste salarial defasado em função de não haver reajuste nos últimos 5 anos, por não haver uma previsão de pagamento do 13º aos professores e pelo repúdio ao sucateamento das escolas estaduais e também pela falta de professoreas como é o caso da falta de bibliotecária em diversas escolas.
A caminhada foi um ato pacífico que saiu da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Estrela em direção ao Ministério Público, subiu a rua Borges de Medeiros, seguiu pela rua Fernando Abott "Calçadão e na rua 13 de Maio seguiu em direção à Prefeitura onde outro ato se realizou para que se sensibilize e possa assim ter o apoio da classe política de Estrela, na sequência os alunos se dirigiram à 3ª CRE.
Defronte a Prefeitura a aluna Giovana Kayser, do Departamento Social do Grêmio Estudantil da Escola Segundo Grau fez o uso da palavra pedindo para que os políticos se sensibilizem com a causa e pediu o apoio dos mesmos dizendo que o problema é de todos nós.
Durante todo o trajeto os alunos se manifestaram com os gritos de ordem "Aluno na rua, governo, a culpa é tua", "Governo atenção, dê valor à educação" e "Vergonha"
Na 3ª CRE já havia uma audiência entre alunos, lídereres comunitários e vereador Tiago Pedroso, Presidente da Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul, bem como do Vereador Volnei Zancanaro, que acompanhou todo o movimento, com a Delegada de Educação.
Esta audiência foi para pedir que a escola Estadual de Ensino de Pinhal não feche, pois esta escola não tem mais a inscrição para os alunos do 1º Ano, sugerindo que a mesma venha a fechar embreve.
Hoje esta escola conta com 53 alunos onde 30 destes vem do centro de Bom Retiro.
Esta escola em 2019 passou a ter turno único em função da redução dos custos por parte do Governo Estadual.
Ela conta com, 1 diretora, 3 coordenadoras pedagógicas, 2 professores dos anos iniciais, 5 professores para as áreas de conhacimentos dos anos finais, 1 merendeira e 1 auxiliar se Serviços Gerais (limpeza).
Os funcionários da 3ª CRE hoje estavam vestindo reupas de cor preta em apoio ao movimento.
No turno da noite haverá novo encontro, a partir das 18:45 horas.


EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM EEEM

Texto e fotos: João André Mallmann



10/11/2019 - Boate Flash Back lotou o Centro Comunitário Cristo Rei




A Boate Flash Back ocorreu neste sábado (09/11) tendo como palco o ginásio esportivo do Centro Comunitário Cristo Rei.
A Mania do Som fez a sonorização e iluminação com os Djs Almir (Dj Migue) e Volnei Peixoto.
Na noite com muita animação e pedido de casamento.
A equipe Mania do Som agradece a todas pessoas que compareceram na boate.


Boate Flash Back Boate Flash Back Boate Flash Back Boate Flash Back Boate Flash Back Boate Flash Back Boate Flash Back Boate Flash Back Boate Flash Back Boate Flash Back Boate Flash Back Boate Flash Back Boate Flash Back Boate Flash Back Boate Flash Back Boate Flash Back

Texto e fotos: João André Mallmann



09/11/2017 - Jantar beneficente em prol da Paróquia Santo Antônio




A Paróquia Santo Antônio realizou na noite desta sexta-feira um jantar beneficente junto ao centro Comunitário Cristo Rei.
O evento iniciou às 20:00 horas com a bênção do Padre Neimar Shuster, seguido um jantar servido para 430 pessoas.
O cartão dava direito a uma janta e copa livre para bebidas das 20:00 horas às 24:00 horas.
A organização ficou por conta dos casais festeiros da Festa da Rosa Mística 2020.


Paróquia Santo Antônio Paróquia Santo Antônio Paróquia Santo Antônio Paróquia Santo Antônio Paróquia Santo Antônio Paróquia Santo Antônio Paróquia Santo Antônio Paróquia Santo Antônio Paróquia Santo Antônio Paróquia Santo Antônio Paróquia Santo Antônio Paróquia Santo Antônio Paróquia Santo Antônio


Texto: João André Mallmann
Fotos: Mara Regina da Costa



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela

09/11/2019 - Notícias do STR




Aniversariantes de hoje
Eri Frederico Fiegenbaum - Geraldo Alta – 66 anos.
Lorne Schneider Lohmann - Beija-Flor – 67 anos.

Aniversariantes de domingo
Alencar Doebber - Costão
José Inácio Schneider - Glória – 66 anos.


AVISOS

Comunicamos aos proprietários de terras que fizeram o cadastro do ITR/2019 no STR que os mesmos poderão comparecer para retirar a declaração e comunicamos também, que pode ser feito o cadastro do CCIR/2019 (antigo Incra). Maiores informações no STR.

*** Será realizada até 30 de novembro a 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa. Serão vacinados bovinos e búfalos de 0 a 24 meses de idade.
Deve o produtor apresentar na Inspetoria a nota fiscal da compra da vacina anti-aftosa e declarar os animais vacinados até o dia 06 de dezembro.

*** O Sindicato comunica que estão abertas as inscrições para o curso de processamento de frutas, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 novembro.
Maiores informações pelo telefone 3712-1001.

*** Comunicamos que até 11 de novembro, tem milho da Conab na ARLA em Cruzeiro do Sul ao preço de R$ 35,64 a saca.
Interessados deverão providenciar o pagamento da guia até o dia 12 e estar com o cadastro atualizado.

No próximo dia 14 de novembro, quinta-feira, no Centro Comercial STR, estará presente durante todo o dia, o Técnico em Nutrição Veterinária da empresa Nutriphós esclarecendo dúvidas sobre Homeopatia Veterinária.
Não perca esta oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre Homeopatia Veterinária, dia 14 de novembro, no Centro Comercial STR.
Clientes que necessitarem de visita técnica para esclarecerem dúvidas sobre homeopatia, podem agendar gratuitamente pelo fone 3720-2923.



08/11/2019 - Trecho estadualizado da BR-386 entre Lajeado e Estrela voltará a ser fiscalizado pela PRF




Desde o dia 1º de março de 2018, a fiscalização entre os km 346 e 351 da rodovia estava sob responsabilidade dos Pelotões Rodoviários de Cruzeiro do Sul e Teutônia.

A partir da próxima segunda-feira (11/11), a Polícia Rodoviária Federal volta a assumir a fiscalização de 11,4 km da BR-386.
Entre eles, os 5,1 km entre Lajeado e Estrela que atualmente estão sob competência estadual.
Desde o dia 1º de março de 2018, a fiscalização entre os km 346 e 351 da rodovia estava sob responsabilidade dos Pelotões Rodoviários de Cruzeiro do Sul e Teutônia, quando o trecho foi estadualizado.
O outro ponto da rodovia que volta a ser competência da PRF fica no município de Tabaí.
Uma coletiva de imprensa acontece às 10:00 horas da próxima segunda-feira (11/11), na Unidade Operacional da PRF em Lajeado.


BR-386

Fonte: Rádio Independente
Foto: Reprodução / Arquivo - Rádio Independente



Câmara de Vereadores de Estrela


08/11/2019 - Contas do Executivo de 2017 na pauta




Tribuna Livre

O espaço da Tribuna Livre desta segunda-feira, dia 11, será ocupada pela diretoria da Estrela Multifeira, que farão uma prestação de contas do evento.


Ordem do Dia

Para a Sessão desta segunda-feira, dia 11, consta apenas um projeto na Ordem do Dia.
Trata-se do Projeto de Decreto Legislativo 04/2019, que acolhe o Parecer do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, aprovando as Contas do Executivo Municipal de Estrela/RS, referente ao exercício de 2017.


Expediente recebido

Nesta semana apenas um projeto deu entrada no Expediente da Câmara.
Trata-se do Projeto de Lei 090-03/2019, que Desafeta e afeta áreas públicas, no bairro Boa União.

Joilson Marcelo Pereira - Assessoria de Imprensa



08/11/2019 - CACIS convida para curso de Atendimento ao Cliente




CACIS



07/11/2019 - Mauro Chies palestrou no Happy Hour da CACIS




No Happy Hour realizado pela promovida pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis), nesta quinta-feira (07/11), às 19:30 horas, junto ao salão de eventos do Estrela Palace Hotel, foi palestrante o médico-cirurgião de olhos, Mauro Antonio Chies.
Em sua palestra ele falou sobre negócios e montanhas com o título “A Gestão dos Fracassos”.
Desde pequeno, Mauro tinha curiosidade em aprender assuntos distintos.
No início, queria ser astronauta,
Após um longo período de dedicação exclusiva aos estudos de medicina, especializando-se em oftalmologia, Chies decidiu fazer vários cursos em outras áreas, incluindo mergulho, voo de parapente e trekking.
Foi nessa época que entrou para o projeto Sete Cumes, que consiste na escalada das maiores montanhas dos sete continentes.
Para isso, enfrentou um período de preparação para melhorar o condicionamento físico.
Sua estréia foi no Aconcágua, Argentina. Lá, aprendeu a primeira lição.
"Temos que esperar o momento certo. Não tem distração. Basta ter foco", analisa.
Dali para a próxima aventura, não demorou muito.
Porém, os longos períodos de ausência custaram-lhe o casamento, que também estava ligado ao trabalho, já que dividia a clínica com a ex-esposa.
Mas Mauro também tirou do episódio um aprendizado.
"Negócios são tão desafiadores quanto as montanhas. Além disso, nossas metas mudarão durante a caminhada. É preciso fazer ajustes".
Decidido a traçar uma nova rota em sua trajetória profissional. O médico deu início à criação de sua própria clínica.
Após várias outras expedições a mantanhas, Chies prepara-se para enfrentar a maior de todas: o monte Everest, na Ásia.
Para ele, sem esforço e dedicação, nada vale a pena.
E quando mesmo com muito planejamento e preparação, não chegamos ao nosso objetivo final, como você lida com o que não sai exatamente como planejado e desejado na sua vida pessoal e profissional?
Será que “fracassamos”?


CACIS CACIS CACIS CACIS


Texto e fotos: João André Mallmann



07/11/2019 - Defesa Civil Informa que a estrada Nicolau T. Hoss está interditada




A Defasa Civil informa que a estrada Nicolau T. Hoss (rua que faz ligação entre Novo Paraíso e São José) está interrrompida, em virtude do arroio Boa Vista ter saído fora da calha do seu leito normal.
Obs: O motivo pelo qual o Arroio Boa Vista saiu novamente fora da calha, se deu em virtude da grande Precipitação Pluviométrica que se abateu sobre algumas cidades da Região Baixa da Bacia Taquari/Antas na manhã desta Quinta-Feira (07/11), somando um total de 82mm em menos de 6 horas, sendo que 51mm desses 82mm foram em menos de 1 hora na cidade de Estrela, o que causou uma grande Enxurrada e muitos alagamentos, resultando em muitos estragos nos municípios castigados por esse Evento Adverso.


Estrela Estrela Estrela



07/11/2019 - Oito equipes disputaram mais uma etapa da Copa Guri




Os cerca de cem atletas da categoria “participação”, que envolveu oito equipes de seis agremiações, receberam medalhas
Depois de dias de instabilidade, o que levou a organização a adiar algumas rodadas, o tempo colaborou e a Copa Guri 2019 realizou, na noite desta quarta-feira (06/11), mais uma de suas categorias.
No Parque Princesa do Vale foram a campo cerca de cem garotos e meninas por oito equipes na disputa da categoria participação (nascidos em 2012/13), envolvendo os atletas mais jovens da competição organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).
Um grande público compareceu ao Parque Princesa do Vale, formado em sua maioria por familiares dos jogadores, com no máximo sete anos de vida.
Foram 12 partidas disputadas por oito equipes de seis agremiações, sendo que cada uma jogou três vezes: Alaf (Lajeado); Canhotos FC (Estrela); Estrelas do Futuro – times A, B e C (Estrela); Grêmio Acessus (Lajeado), Pratas da Casa (Arroio do Meio) e Rui Barbosa (Arroio do Meio).
Como não houve distinção de campeões, todos foram premiados com medalhas de participação.


Copa Guri Copa Guri


Copa Guri - categorias
Categoria 2004/2005
3/4º: Estrelas do Futuro 0x2 Lajeadense 2
Final: Pratas da Casa 1(4) x (3)1 Mato Leitão
Campeão: Pratas da Casa
Vice: Mato Leitão
3º lugar: Lajeadense 2
4º lugar: Estrelas do Futuro

Categoria 2006/2007
3/4º: Amigos do Didi 2x1 Lajeadense 2
Final: Lajeadense 1 1x0 Lajeadense 3
Campeão: Lajeadense 1
Vice: Lajeadense 3
3º lugar Amigos do Didi
4º lugar Lajeadense 2

Categoria 2010/2011
3/4º: Estrelas do Futuro B 4x1 Canhotos
Final: Rui Barbosa 1x0 CTC Acessus Grêmio
Campeão: Rui Barbosa
Vice: CTC Acessus Grêmio
3º lugar: Estrelas do Futuro B
4º lugar: Canhotos


Categoria 2012/13 – participação
Alaf (Lajeado)
Canhotos FC (Estrela)
Estrelas do Futuro – times A, B e C (Estrela)
Grêmio Acessus (Lajeado)
Pratas da Casa (Arroio do Meio)
Rui Barbosa (Arroio do Meio).

Texto e fotos: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela



07/11/2019 - Enxurrada invade atelier de calçados no bairro Pinheiros




Prejuízo supera R$ 20 mil.

Trabalhadoras de um atelier de calçados, situado na rua Oscar Leopoldo Kasper, no bairro Pinheiros, viveram momentos de pânico, na manhã desta quinta-feira (07/11).
Por volta das 7h, após forte pancada de chuva, a enxurrada invadiu o Atelier ES Calçados.
“Foi muito rápido. Mal de tempo das funcionárias recolherem os calçados e equipamentos”, comenta a proprietária do estabelecimento, Elisabete Sulzbach.
A força da água ainda derrubou o muro de uma casa, situada nos fundos do atelier.
”Se o muro não tivesse caído seria pior, porque foi por ali que a água saiu”, conta a empresária.
O acúmulo de água atingiu cerca de 50 centímetros dentro do prédio.
“Não deu para salvar muita coisa. Calculo que o prejuízo seja de , aproximadamente, R$ 20 mil. Sem falar nos dias que ficaremos paradas, já que precisamos limpar tudo”, lamenta Elisabete.
Depois que a água baixou, a empresária e suas colaboradoras começaram a limpeza do prédio. “Se não fosse minhas funcionárias, não saberia o que fazer. Elas são família. Também preciso agradecer aos Bombeiros, que vieram aqui e ajudaram na limpeza”.
Por outro lado, não é a primeira vez que Elisabete enfrenta problema semelhante.
“Já é a terceira vez que isso acontece. A água vem toda lá de cima e as bocas-de-lobo não tem vazão. Eles tem que construir galerias nova e maiores e arrumar isso. Há muito tempo brigamos por isso e ninguém resolve. É a terceira vez que tenho que arcar sozinha com o prejuízo e ninguém vai me ressarcir”.
Agora, Elisabete pretende reunir-se com a administração municipal para tentar, novamente, dar um encaminhamento para a demanda.
“Vou marcar uma reunião com o executivo e quero que eles resolvam. Quem mandem um engenheiro aqui para avaliar a construção de uma nova galeria de esgoto para que não aconteça mais isso. Não é um problema só meu. Os vizinhos também tiveram prejuízo”, finaliza.


Estrela Estrela Estrela

Fonte: Luis Fernando Wagner - Rádio Independente
Foto 1: Luís Fernando Wagner
Foto 2: Arquivo Pessoal
Foto 3: Arquivo Pessoal



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela

07/11/2019 - Notícias do STR




Aniversariantes de hoje
Almira Reichert - Geraldo Baixa – 80 anos.
Arneu Lohmann - Lenz – 76 anos.
José Gilmar Mallmann - Delfina – 60 anos.
Licério Beschorner - Novo Paraíso – 68 anos



Clik





07/11/2019 - Chuva causa transtorno no no Geraldense





Chuva causa transtornos.


Situação da enchente no Geraldense


Estrela Estrela Estrela Estrela Estrela

Imagens do Facebook de Andre Luis Bronstrup



Clik





07/11/2019 - Chuva causa transtorno na Avenida Rio Branco





Chuva causa transtorno no município.

Às 07:30 horas da manhã desta quinta-feira, a Avenida Rio Branco estava com água nos dois lados da pista.
Motoristas estavam tendo dificuldade para passar e procuravam desvios.


Estrela Estrela

Texto e imagens do Facebook de O Informativo do Vale



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela

06/11/2019 - Notícias do STR




Aniversariantes de hoje
Ademir Wahlbrinck - Geraldo Alta – 71 anos
Andrea Cristina Hauschild Zwirtes - Glória
Nelci Terezinha Schmidt - Delfina – 69 anos



05/11/2019 - Criação do Conselho dos Direitos da Mulher e normas para regularização fundiária aprovadas




Sessão

Para a Sessão desta segunda-feira, dia 04, constavam quatro projetos na Ordem do Dia.
Foram aprovados por unanimidade Projeto de Lei 082-03/2019, que Estabelece normas sobre a Regularização Fundiária Urbana – Reurb;
o Projeto de Lei 086-03/2019, que Cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM e o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher; este com Emenda da vereadora Débora Martins (MDB);
o Projeto de Lei 087-03/2019, que Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar concessão de uso de poço artesiano à Associação de Abastecimento de Água São Luiz;
e o Projeto de Lei 088-03/2019, que abre crédito para adequação do orçamento da Secretaria de Agricultura, o crédito refere-se a contrapartida num contrato de repasse para compra de equipamentos.


Câmara de Vereadores


Expediente recebido

Nesta semana nenhum projeto deu entrada no Expediente da Câmara.


Suplente assume

O suplente de vereador Antônio de castro (PTB) assumiu a partir desta segunda-feira (04/11) até o próximo dia 03 de dezembro um assento no Legislativo de Estrela.
Castro ocupa a vaga devido ao pedido de licença de Gilberto Fensterseifer (PTB).


Câmara de Vereadores

Texto e foto 1: Joilson Marcelo Pereira - Assessoria de Imprensa
Foto 2: João André mallmann



05/11/2019 - Arroio Estrela quase atingindo pela cheia do rio Taquari




Foto do Arroio Estrela quase atingindo pela cheia do rio Taquari a ponte Mario Ribeiro Pontes Filho "Ponte Baixa" que liga os bairros Centro com o Oriental, às 14:45 horas.
Em Muçum, das 14:15 horas às 14:45 horas, o nível do rio Taquari baixou 4cm.
Caso continue a baixar naquela cidade, as águas em Estrela devem estabilizar às 21:00 horas.
Fonte: CPRM - Serviço Geológico do Brasil


Arroio EstrelaS

Crédito Foto e texto: Júlio César Lenhard - Rádio do Vale AM820



05/11/2019 - CACIS divulga o calendário de eventos para o mês de novembro




CACIS



05/11/2019 - Defesa Civil informa




Rua Olinda Mallmann e Rua Mathias Petter Sobrinho, bairro Imigrantes, estão interrompidas em virtude do Rio Taquari ter saído fora da calha do seu leito normal.
Rua Arnaldo José Diel e Estrada Municipal Antônio Barth, bairro Cristo Rei, estão parcialmente interrompidas em virtude do Rio Taquari ter saído fora da calha do seu leito normal.

Cota de nível do Rio Taquari atualizada

Estrela
08:00 horas = 16,95 metros
09:00 horas = 17,56 metros
10:00 horas = 18,23 metros
11:00 horas = 18,91 metros
12:00 horas = 19,51 metros
13:00 horas = 20,04 metros
14:00 horas = 20,52 metros
15:00 horas = 20,91 metros
16:00 horas = 21,29 metros
17:00 horas = 21,57 metros
18:00 horas = 21,80 metros
19:00 horas = 22,00 metros
20:00 horas = 22,15 metros
21:00 horas = 22,23 metros
22:00 horas = 22,33 metros

Encantado
08:00 horas = 11,41 metros
09:00 horas = 12,12 metros
10:00 horas = 12,73 metros
11:00 horas = 13,11 metros
12:00 horas = 13,44 metros
13:00 horas = 13,64 metros
14:00 horas = 13,76 metros
15:00 horas = 13,85 metros
16:00 horas = 13,80 metros


Muçum
08:00 horas = 13,23 metros
09:00 horas = 13,86 metros
10:00 horas = 14,32 metros
11:00 horas = 14,64 metros
12:00 horas = 14,81 metros
13:00 horas = 14,97 metros
14:00 horas = 14,97 metros


Arroio Boa Vista Arroio Boa Vista Arroio Boa Vista Arroio Boa Vista

Informações de Sandro Bremm



05/11/2019 - Veículo furtado no bairro Oriental



Plantão de Polícia

No início da noite desta terça-feira (05/11), foi furtada da rua Germano Hasslocher, no bairro Oriental, a Renault Megane cinza, modelo 2011, placa JCG-1957 de Santa Cruz do Sul.

Fonte: Rádio Independente



Defesa Civil de Estrela


05/11/2019 - Rio Taquari sobe mais 10 centímetros





Rio Taquari subiu mais 10 centímetros e está com 22,33 metros.





Atualização das 22:00 horas - 22,33 m + 0,10 m
Atualização das 21:00 horas - 22,23 m + 0,08 m
Atualização das 20:00 horas - 22,15 m + 0,15 m
Atualização das 19:00 horas - 22,00 m + 0,20 m
Atualização das 18:00 horas - 21,80 m + 0,23 m
Atualização das 17:00 horas - 21,57 m + 0,28 m
Atualização das 16:00 horas - 21,29 m + 0,38 m
Atualização das 15:00 horas - 20,91 m + 0,39 m
Atualização das 14:00 horas - 20,52 m + 0,48 m
Atualização das 13:00 horas - 20,04 m + 0,53 m
Atualização das 12:00 horas - 19,51 m + 0,60 m
Atualização das 11:00 horas - 18,91 m + 0,68 m



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela

05/11/2019 - Notícias do STR




Aniversariantes de hoje
Almiro José Fell - Roncador – 78 anos.
Anelise Maria Dickel - Lenz
Cerenita Irene Schmidt - Sede – 70 anos.
Patricia Muller - São José
Tânia Maria Kuhn - Novo Paraíso – 63 anos.



05/11/2019 - Defesa Civil informa




Cota de nível do Rio Taquari atualizada

Estrela
04:00 horas = 15,13 metros
05:00 horas = 15,56 metros
06:00 horas = 16,00 metros
07:00 horas = 16,47 metros
08:00 horas = 16,95 metros + 0,48 m
09:00 horas = 17,56 metros + 0,61 m
10:00 horas = 18,23 metros + 0,67 m

Encantado
04:00 horas = 07,77 metros
05:00 horas = 08,51 metros
06:00 horas = 09,42 metros
07:00 horas = 10,45 metros
08:00 horas = 11,41 metros

Muçum
04:00 horas = 08,06 metros
05:00 horas = 08,90 metros
06:00 horas = 09,97 metros
07:00 horas = 11,20 metros
08:00 horas = 12,36 metros
09:00 horas = 13,23 metros

Informações de Sandro Bremm

Arroio Boa Vista

Foto enviada por Fernanda Ruschel



Clik





05/11/2019 - Interditada a ponte do arroio Boa Vista





A ponte do arroio Boa Vista nas proximidades da Empresa Tangara Foods está assim neste momento (09:15 horas).

Arroio Boa Vista

Foto e texto enviado por Fernanda Ruschel



05/11/2019 - Defesa Civil informa




A rua Albino Francisco Horn, está interrompida em virtude do Arroio Estrela ter saído fora da calha do seu leito normal.

COTA DE NÍVEL DO RIO TAQUARI

04:00 horas = 15,13 metros
05:00 horas = 15,56 metros
06:00 horas = 16,00 metros
07:00 horas = 16,47 metros
08:00 horas = 16,95 metros


Defesa Civil



05/11/2019 - Câmara aprova criação do Conselho Municipal da Mulher




A Câmara de Vereadores de Estrela aprovou, na sessão desta segunda-feira (04/11), matéria do executivo que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher.

Débora Martins (MDB) explicou a proposta.
” O COMDIM possibilitará a criação de uma rede de apoio à mulher e uma melhor articulação das políticas públicas e das ações para a garantia dos Direitos da Mulher.
Já o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher, viabilizará a captação de recursos, em níveis municipal e federal, para que os programas neste sentido, sejam desenvolvidos”, explicou a vereadora Débora Martins (MDB).
A parlamentar ainda anexou duas emendas de sua autoria ao texto original.
Os adendos vinculam o COMDIM e o Fundo dos Direitos da Mulher à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação.


Câmara de Vereadores


Outro texto aprovado estabelece normas sobre a Regularização Fundiária Urbana (Reurb).
As regras abrangem medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.
Também foram aprovadas a concessão de uso de poço artesiano à Associação de Abastecimento de Água São Luiz e abertura de crédito para adequação do orçamento da Secretaria de Agricultura, em contrapartida a contrato de repasse para compra de equipamentos.


Câmara de Vereadores


Fonte: Luis Fernando Wagner - Rádio Independente
Fotos: João André Mallmann



Gentileza no Trânsito


04/11/2019 - Veículo capota na vala central após sair da pista na BR-386



Plantão de Polícia


O capotamento de um veículo foi atendido pela Polícia Rodoviária Federal na tarde desta segunda-feira (04/11), em Estrela.
Conforme o policiamento, o condutor de uma Veraneio, com placa de de Fazenda Vilanova, trafegava no sentido interior – capital da BR-386.
No km 360 da rodovia, o utilitário saiu da pista e capotou junto a vala central.
O motorista, de 31 anos e morador de Estrela, saiu sem ferimentos.


BR-386

Fonte: Rádio Independente
Foto: Divulgação / PRF



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela

04/11/2019 - Notícias do STR




Aniversariantes de hoje
Catharina Maria Stroher - Novo Paraíso – 90 anos.
Marciani Luci Decker - Lenz


AVISOS

*** Comunicamos aos proprietários de terras que fizeram o cadastro do ITR/2019 no STR que os mesmos poderão comparecer para retirar a declaração e comunicamos também, que pode ser feito o cadastro do CCIR/2019 (antigo Incra). Maiores informações no STR.

*** Será realizada até 30 de novembro a 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa.
Serão vacinados bovinos e búfalos de 0 a 24 meses de idade.
Deve o produtor apresentar na Inspetoria a nota fiscal da compra da vacina anti-aftosa e declarar os animais vacinados até o dia 06 de dezembro.

*** O Sindicato comunica que estão abertas as inscrições para o curso de processamento de frutas, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 novembro.
Maiores informações pelo telefone 3712-1001.



CTG Raça Gaudéria


04/11/2019 - CTG Raça Gaudéria realiza fandango e formatura do curso de dança com o Grupo Timbre Gaúcho




No sábado, dia 07/12, às 20:00 horas, tem encerramento do curso de dança no CTG Raça Gaudéria e a janta será aquele tradicional cardápio do Raça Gaudéria (carreteiro, feijão mexido, churrasco e saladas diversas).
O baile fica por conta do Grupo Timbre Gaúcho.



Escola Estadual de Educação Profissional Estrela


03/11/2019 - EEEPE com inscrições abertas para o semestre A/2020




A Escola Estadual de Educação Profissional Estrela (EEEPE) está com inscrições abertas de 01 a 24 de novembro para os seguintes cursos que a escola oferecerá em A/2020:

CURSO TÉCNCIO EM CONFEITARIA
CURSO TÉCNCIO EM EDIFICAÇÕES
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA
CURSO TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIADO

DAS INSCRIÇÕES:
Para o processo seletivo A/2020, as inscrições deverão ser efetuadas mediante o preenchimento da ficha de inscrição no site da Secretaria da Educação: http://www.educacao.rs.gov.br, no ícone “matrícula na escola pública” ou junto à Secretaria da Escola.
As inscrições também podem ser feitas junto à secretaria da EEEPE, no turno da tarde, 14 h às 17 h e a noite, 19 h às 21 h.



Secretaria da Cultura e Turismo


02/11/2019 - Secultur divulga o calendário de eventos para o mês de novembro




NOVEMBRO

03 – Evento Duatlon - SMEL
08 – Jantar Beneficente Rosa Mística- 20:00 horas no Centro Comunitário Cristo Rei - Paróquia Santo Antônio
08 – Encerramento 3ª Idade Assoc. Sempre Unidas de São João – 11:00 horas no Centro Comunitário São João - Paróquia Santo Antônio
09 – Baile e Chopp da Juventude da Amizade de São João – 22:30 horas no Centro Comunitário São João - Paróquia Santo Antônio
09 – 4º Festival de Carrinho de Lomba - SMEL
10 – Domingueira - CTG Raça Gaudéria
10 – Festa Anual da Com.Glória – 10:00 horas com missa em Glória - Paróquia Santo Antônio
15, 16 e 17 – 11ª Expowink – Comunidade Nossa Senhora de Fátima - Linha Wink/Prefeitura Municipal
17 – Festa Anual da Sociedade Santa Cecília da Paróquia Santo Antônio – 11:30 horas no Centro Comunitário Cristo Rei - Paróquia Santo Antônio
23 – Chá Bazar da OASE Estrela – 14:00 horas no Salão da OASE – Comunidade Evangélica Estrela
24 – Almoço dos Sócios - Società Italiana Fiori dei Piani
24 – Festa Anual Comuidade de Delfina – 10:00 horas com missa, em Delfina - Paróquia Santo Antônio
27 – 7ª Caminhada pela Vida em prol do ICI - SMEL
27 - Formatura PROERD - 19:00 horas – Brigada Militar
30 – Confraternização – 19:00 horas no Calçadão – Associação Moradores do Centro de Estrela – AMOR Centro



02/11/2019 - Morte na Escadaria: polícia acredita em crime passional



Plantão de Polícia

A principal linha de investigação para a morte de um jovem de 17 anos próximo à escadaria da Polar é a de crime passional.
A vítima foi identificada como João Augusto da Silva Soares, morador do bairro Alto da Bronze.
A Polícia Civil investiga o crime.

Ao longo desta sexta-feira, a Polícia Civil ouviu testemunhas e analisou imagens de câmeras de segurança de empresas do entorno.
De acordo com o delegado Juliano Stobbe, o caso está próximo de ser concluído.
“A delegacia trabalha para descobrir a autoria.
Acreditamos estar bem avançados neste tema.
Além de imagens de empresas do entorno, há outros elementos de prova que nos fazem afirmar que o caso está bem encaminhado”, afirma Stobbe.
O crime ocorreu por volta das 6h dessa quinta-feira, 31, nas proximidades de um dos principais pontos turísticos da cidade, na praça Martin Luther, junto a escadaria de acesso ao Rio Taquari, localizada na rua Arnaldo José Diel, em frente ao antigo complexo da Polar.
A vítima foi atingida por três disparos, dois nas costas e um na cabeça.
O corpo foi encontrado de bruços em frente a uma choperia instalada junto ao ponto turístico.
Ao lado, uma placa indica que o local é monitorado por sistema de videomonitoramento.
A vítima não possuía antecedentes criminais.
Nas redes sociais, a morte de João Augusto gerou comoção entre os amigos do rapaz.

Fonte: Matheus Chaparini - Jornal A Hora



02/11/2019 - Católicos celebram o Dia de Finados




Na manhã deste sábado (02/11), os Católicos da Paróquia Santo Antônio de Estrela celebraram junto ao cemitério o Dia dos Finados.

Apesar do calor intenso desta manhã, os fiéis da Paróquia Santo Antônio se reuniram às 09:00 horas para celebrarem o Dia dos Finados com uma santa Missa presidida pelo Padre Neimar Shuster.
A celebração aconteceu junto ao cemitério Católico e contou com um grande número de fiéis e do coral da Sociedade Santa Cecília.


Paróquias Santo Antônio Paróquias Santo Antônio Paróquias Santo Antônio Paróquias Santo Antônio Paróquias Santo Antônio Paróquias Santo Antônio Paróquias Santo Antônio Paróquias Santo Antônio


O que significa Finados:

Finados, ou dia de Finados é o dia criado para honrar e lembrar as pessoas que já faleceram. Esta homenagem é feita no dia 2 de Novembro.

A palavra finado é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que finou, que chegou ao fim, que está morto. Por esse motivo, o Dia de Finados também é conhecido como Dia dos Mortos.
Nesse dia as pessoas vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos entes queridos que já morreram. No Brasil, o dia de Finados é feriado nacional.
As tradições variam muito de acordo com o país. No México, por exemplo, as celebrações duram 3 dias, as ruas são enfeitadas e são organizados vários desfiles.
O Dia de Finados é comemorado por ordem da Igreja Católica desde o século XI, que no século XIII determinou que esse dia deveria ser celebrado no dia 2 de Novembro.
Diferentes religiões ou denominações da mesma religião abordam este dia de forma diferente, não sendo um dia celebrado pelas pessoas de todas as religiões.
É muito importante para a Igreja Católica, que afirma que no dia de Finados os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório, esperando a purificação para entrarem no Céu. O protestantismo não acredita na existência do pugatório e não cultiva o hábito de orar por pessoas que já faleceram, e por esse motivo não celebra esta data.
Em inglês, o Dia de Finados é conhecido como All Souls' Day, cuja tradução literal é "Dia de Todas as Almas".


Fonte: significados.com.br
Fotos: João André Mallmann



01/11/2019 - Mulher tem camionete roubado na ERS-128



Plantão de Polícia

Ao reduzir a velocidade para ingressar na BR-386, ela foi abordada por um indivíduo que estava a pé.

Uma Mitsubishi Pajero Sport foi roubada por volta das 19:30 horas desta quinta-feira (31/10), em Estrela.
Conforme a Brigada Militar, a vítima trafegava com o veículo pela ERS-128.
Ao reduzir a velocidade para ingressar na BR-386, ela foi abordada por um indivíduo que estava a pé.
Armado, o criminoso anunciou o assalto e ordenou que a mulher deixasse a camionete.
Na sequência, ele fugiu em direção desconhecida com a Mitsubishi prata, ano 2007 e placa MML-2440 de Estrela.

Fonte: Rádio Independente



31/10/2019 - Jovem é morto a tiros próximo à escadaria, na praça Martin Luther



Plantão de Polícia

A Polícia Civil de Estrela investiga um homicídio ocorrido por volta das 6h desta quinta-feira.
O crime ocorreu nas proximidades de um dos principais pontos turísticos da cidade, a escadaria de acesso ao Rio Taquari, Praça Martin Luther, localizada na rua Arnaldo José Diel, em frente ao antigo complexo da Polar.
A vítima ainda não foi identificada.
Segundo o delegado, Juliano Stobbe, a vítima foi alvejada com pelo menos três disparos de arma de fogo.
Dois nas costas e um na cabeça.
O corpo foi encontrado de bruços em frente à uma choperia instalada junto ao ponto turístico.
“Estamos verificando a identificação.”
“No local, há uma placa indicando videomonitoramento.


Praça Martin Luther

Fonte: Jornal A Hora
Foto crédito: Divulgação



Clik





31/10/2019 - Queda de árvore deixa Centro sem luz





O temporal com ventos fortes ocorrido nesta quarte-feira à noite ocorreu por causa da queda de uma árvore na rua Venâncio Aires, quase esquina com a rua Arnaldo José Diel, deixando o Centro de Estrela sem luz.

Estrela

Imagem postada no grupo de whats App por Antônio Rücker



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela

31/10/2019 - Notícias do STR




Aniversariantes de hoje
Dulce Teresinha Wermann - Figueira
Lenir Dilkin Eede - Sede – 64 anos


Aniversariante de sexta-feira
Maria Helena Flach - Lenz – 73 anos

Comemoram hoje 37 anos de casados Irno Collett e Roseli Collett, residentes em Estrela.
Ao Casal a homenagem dos familiares, amigos, direção e colaboradores do STR de Estrela.


Aniversariante de sábado
Ilmo Luis Zard - Arroio do Ouro


Aniversariantes de domingo
Adélio Braun - São Jacó – 65 anos
Alma Scheibel - Arroio do Ouro – 75 anos
Neidi Surkamp Müller - São José




Gentileza no Trânsito


30/10/2019 - Carro com desgaste excessivo dos pneus sai da pista na BR-386



Plantão de Polícia


Um veículo Gol, com placa de Venâncio Aires, se envolveu em um acidente de trânsito por volta das 15:00 horas desta quarta-feira (30/10).
O condutor do carro trafegava no sentido interior – capital da BR-386, em Estrela.
Próximo ao Posto Laguinho, no km 360 da rodovia, ele perdeu o controle do automóvel e saiu da pista.
O veículo, que apresentou danos de grande monta, ficou na vala central.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal, três fatores foram determinantes para a ocorrência do acidente: alta velocidade, pista molhada e o desgaste excessivo nos pneus do automóvel.
O motorista sofreu ferimentos na perna e foi encaminhado para atendimento no Hospital de Estrela.


Passarela

Fonte: Rádio Independente
Foto: Artur Dullius



30/10/2019 - Vice-prefeito Valmor Griebeler assume o Executivo




O vice-prefeito Valmor Griebeler assume o Executivo de Estrela na próxima segunda-feira (04/11).
Ele permanece no cargo até o dia 14, em substituição ao prefeito Rafael Mallmann, que estará em férias neste período.
Nesta quarta-feira ele se reuniu com o prefeito Rafael Mallmann e diversos secretários a fim de inteirar-se de obras e eventos programados para as próximas semanas.


Executivo

Texto: Paulo Ricardo Schneider
Foto crédito: Divulgação



Câmara de Vereadores de Estrela


30/10/2019 - Câmara vota a criação do Conselho dos Direitos da Mulher e normas para regularização fundiária




Ordem do Dia

Para a Sessão desta segunda-feira, dia 04 de novembro, constam quatro projetos na Ordem do Dia.
Trata-se do Projeto de Lei 082-03/2019, que Estabelece normas sobre a Regularização Fundiária Urbana – Reurb;
o Projeto de Lei 086-03/2019, que Cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM e o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher;
este com Emenda da vereadora Débora Martins (MDB);
o Projeto de Lei 087-03/2019, que Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar concessão de uso de poço artesiano à Associação de Abastecimento de Água São Luiz;
e o Projeto de Lei 088-03/2019, que abre crédito para adequação do orçamento da Secretaria de Agricultura, o crédito refere-se a contrapartida num contrato de repasse para compra de equipamentos.


Expediente recebido

Nesta semana nenhum projeto deu entrada no Expediente da Câmara.

Joilson Marcelo Pereira - Assessoria de Imprensa



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela

30/10/2019 - Notícias do STR




Aniversariante de hoje
Eduardo Werle - Arroio do Ouro


AVISOS

*** Comunicamos aos proprietários de terras que fizeram o cadastro do ITR/2019 no STR que os mesmos poderão comparecer para retirar a declaração e comunicamos também, que pode ser feito o cadastro do CCIR/2019 (antigo Incra). Maiores informações no STR.

*** Será realizada de 1º a 30 de novembro a 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa.
Serão vacinados bovinos e búfalos de 0 a 24 meses de idade.
Deve o produtor apresentar na Inspetoria a nota fiscal da compra da vacina anti-aftosa e declarar os animais vacinados até o dia 06 de dezembro.

*** O Sindicato comunica que estão abertas as inscrições para o curso de processamento de frutas, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 novembro.
Maiores informações pelo telefone 3712-1001.



30/10/2019 - Arma de fogo é furtada de residência em Novo Paraíso



Plantão de Polícia

Uma arma de fogo foi furtada de uma residência entre às 07:00 horas e 18:00 horas de segunda-feira (28/10), no interior de Estrela.
A vítima, residente em Novo Paraíso, relatou à Polícia Civil que saiu de casa pela manhã para trabalhar e ao retornar, no final da tarde, constatou o arrombamento da porta dos fundos do imóvel.
Do local foi levada uma espingarda calibre 12, 930 cartuchos intactos da marca CBC, um televisor e um forno micro-ondas.
O caso deve ser investigado.

Fonte: Rádio Independente



30/10/2019 - Rotary entrega troféu Aluno Nota 10




O Rotary Club Estrela promoveu na noite desta terça-feira (29/10), às 20:00 horas, junto a boate da SOGES, a entrega do 17º Troféu Aluno Nota 10 e 6º Troféu Melhor Companheiro, evento que foi presidido pela presidente Leni Diedrich.
Os alunos receberam um troféu do Rotary Club Estrela.


Aluno Melhor Companheiro Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer:
9º ano - Willian Birck Menezzes
8º ano - Vinícius Nunes Borba
7º ano - Hellen Vogel
6º ano - Vitor Manuel Vargas


Aluno Melhor Companheiro da Emef Arnaldo J Diel:
9º ano - Iohayna Gross Wollmer
8º ano - Carlos Eduardo Sulzbach
7º ano - Mariana Petter
6º ano - Isabel Hauschild


Aluno Nota 10:
Colégio Santo Antônio - Bernardo Ruschel
Colégio Martin Luther - Nicole Raissa Mattes
IEEEM - Bianca Birck
Escola Estadual de Ensino Médio Estrela - Vinícius da Silva Labres
Escola Vidal de Negreiros - Magali Juliana Schmitz
Escola Nicolau Müssnich - Nételi Ferreira dos Santos


Rotary

Foto: Facebook de Alessandra Garcia



Notícias Rápidas

29/10/2019 - Poste energizado leva perigo pra usuários da passarela




Um Poste energizado se encontra escorado na passarela que liga o bairro dos Estados com o bairro Boa União leva perigo pra usuários da passarela, junto a BR 386.


Passarela

Fonte: Júlio Cesar lenhard - Rádio do Vale AM820



29/10/2019 - Veículo furtado no bairro dos Estados é recuperado na rua dos Marinheiros



Plantão de Polícia

Foi apreendida a CG-125 Titan prata, modelo 2003, placa IKT-7134 de Porto Alegre, que foi recolhida ao depósito judicial.
Um veículo furtado no bairro dos Estados em Estrela foi localizado por volta das 18:10 horas desta segunda-feira (28/10), no bairro Moinhos.
A Brigada Militar recebeu denúncia referente a uma moto que havia sido furtada no sábado (26/10), nas imediações do quartel do Corpo de Bombeiros, e que seria desmanchada em meio ao mato, na rua dos Marinheiros.
No local o policiamento deteve um suspeito indo na direção da moto.
Foi apreendida a CG-125 Titan prata, modelo 2003, placa IKT-7134 de Porto Alegre, que foi recolhida ao depósito judicial.
O indivíduo, de 26 anos, foi levado para exames e posteriormente apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), sendo confeccionado o registro da recuperação do veículo.

Fonte: Rádio Independente



29/10/2019 - Menor infrator é apreendido com drogas no bairro Moinhos



Plantão de Polícia

Com ele foram apreendidos R$ 244 em dinheiro, juntamente com uma porção de maconha.

Um menor foi apreendido com drogas por volta das 14:30 horas desta segunda-feira (28/10), no bairro Moinhos.
A Brigada Militar recebeu denúncia a respeito do crime que estaria ocorrendo na rua Campo Novo, esquina com a rua Palmeira das Missões.
No local, a guarnição viu o suspeito, ao perceber o policiamento, entregar algo para alguém que estava no interior de uma casa.
Ele ainda tentou fugir.
O jovem foi abordado e revistado.
Com ele foram apreendidos R$ 244 em dinheiro, juntamente com uma porção de maconha.
Ao todo foram apreendidos 5g do entorpecente.
O infrator, de 17 anos, foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil para o registro.

Fonte: Rádio Independente



29/10/2019 - Voluntárias do Hospital Estrela recebem doação da SMEL




Neste domingo, dia 27 de outubro, aconteceu a 8º Caminhada Ecológica, realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL).
Os participantes da Caminhada Ecológica doaram fraldas que foram entregues nesta segunda-feira (28/10) para as Voluntárias do Hospital Estrela através de seu titular Julio Saldanha Pereira, juntamente com Pauro Roberto Seibert.
As fraldas recebidas serão utilizadas pelas Voluntárias para confecção de paninhos de boca e doadas na forma de "mimos" aos bebês nascidos no Hospital Estrela.


Voluntárias do Hospital Estrela



29/10/2019 - Prevenção à dengue é tema de debate na Câmara de Vereadores




Vereador solicita avaliação de rede elétrica de posto de saúde após registros de choques.

Tribuna livre

A prevenção e o combate à dengue foram debatidos na sessão da Câmara de Vereadores de Estrela dessa segunda-feira (28/10).
Na tribuna livre, a enfermeira Carmen Hentschke, coordenadora da Vigilância Ambiental de Estrela, falou sobre o tema.
“A situação em 2019 está muito preocupante”, comentou ao apresentar dados da região.
Em 2019, já há o registro de nove casos nos municípios de Estrela (1), Lajeado (1), Mato Leitão (2), Muçum (1), Teutônia (2) e Venâncio Aires (2), sendo os dois últimos municípios com casos autóctones, contraídos dentro do próprio município.
Nos demais municípios as pessoas contaminadas viajaram e podem ter contraído o vírus fora.
Conforme Carmen, “em Estrela se sabe da existência do mosquito Aedes aegypti desde 2016”.
De lá para cá apenas um outro caso importado havia sido registrado, em 2016.
Em 2019 foram vistoriados, até aqui, 1.656 imóveis e coletadas 162 amostras, com sete resultados positivos para o Aedes aegypti no município nos bairros Boa União, Oriental, Auxiliadora e Nova Morada.


Câmara de Vereadores


Choques em posto de saúde

No uso da tribuna, quatro vereadores se manifestaram.
Volnei Zancanaro (PL) solicitou que um profissional faça uma avaliação na rede elétrica do Posto de Saúde do Bairro Moinhos.
“Já que foi afetado muito com chuva e os funcionários estavam levando choques. Inclusive, no conserto do telhado, um dos funcionários que estava fazendo o conserto levou um choque. Eu quero que se faça esta revisão para descargo de consciência”, solicitou.


Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores


Zancanaro também reclamou da falta de uma cruz das almas no cemitério municipal há dois anos. “Se me permitirem eu faço a cruz e coloco lá para que as pessoas tenham onde fazer as suas homenagens”, se prontificou. Zancanaro obssevou, "Voces já observaram que sempre que uma postagem é feita no Facebook é tomado uma providência rápida?". Ele também comentou sobre o ginásio esportivo da Escola Leo Joas que deveria ter sido concluido em 2015 e que ao que tudo indica o atraso é devido ao atraso no pagemento por parte da Administração Municipal para com a construtora.
Márcio Mallmann (PP) parabenizou os funcionários públicos pelo seu dia e aproveitou para criticar uma postagem, segundo ele, inverídica, nas redes sociais sobre a cirurgia de uma pessoa de Estrela. “E o que que acontece: a gente envolvido, tentando procurar uma solução e lá pelas tantas, dois três dias antes da cirurgia, alguém faz uma publicação… e depois do dia da cirurgia ele faz uma publicação e coloca que a Secretaria da Saúde só se envolveu um dia antes da cirurgia. E a família pediu para não ser divulgado isto e esta pessoa, mesmo assim publicou. É má-fé. E deste tipo de gente a gente não precisa”, desabafou.
Ernani de Castro (MDB) agradeceu a empresa CCR Viasul pela instalação de uma tela no canteiro central da BR-386, embaixo da passarela, na altura dos bairros Boa União, Estados e Pinheiros. O parlamentar resslatou que fez diversas reivindicações em diferentes órgãos sobre o tema. “Se salvar uma vida em cada 100 anos já é uma vida que se salva. Tem uma tela ao longo da margem (no canteiro central) com mais de 100 metros para cada lado, não consigo dizer exatamente, mas dificultou a passagem das pessoas por baixo e estão usando a parte de cima, onde estão se precavendo de acidentes e estão salvando as suas próprias vidas”, comentou.


Câmara de Vereadores


Projeto aprovado

O único projeto de lei que estava na pauta foi aprovado por unanimidade.
A matéria abre crédito de R$ 29.278,09 no orçamento da Secretaria de Cultura e Turismo.
O objetivo é a devolução de rendimentos de aplicação do Convênio Estrela Polar para prestação de contas e locação de área de terras para extração de saibro.


Baseado no texto de: Ricardo Sander - Rádio Independente
Fotos: João André Mallmann



28/10/2019 - Caminhada reúne mais de 250 pessoas em trajeto pelo interior de Estrela




Quase 80% do percurso, realizado pela primeira vez, foi feito em mata fechada

As paisagens do interior do município, na localidade de São Jacó, foram o cenário para mais uma caminhada ecológica.
Em torno de 250 pessoas percorreram o trajeto de 5 quilômetros, que teve início na Escola Municipal La Salle.
No local, os participantes foram recebidos pela equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, promotora do evento, com suco e cuca.
Após um alongamento, partiram para a atividade, que proporciona o contato com a natureza e une lazer e atividade física.
Foi pouco mais de uma hora caminhada, num percurso em que praticamente 80% foi em mata fechada.
A caminhada reuniu pessoas de todas as idades – grupos de amigos e famílias - que passaram também por trilhas que cortavam as propriedades rurais.
No trajeto, enfrentaram com disposição a mata, passando por pinguelas e pontilhões.
Ao final, um último “obstáculo” para os que quiseram mais aventura: uma espécie de gangorra gigante, que foi utilizada para a travessia.
Esta foi a 8ª edição da Caminhada Ecológica, que tem levado grande número de pessoas – de Estrela e outras cidades – a participar da promoção.
As Caminhadas Ecológicas não têm cobrança de inscrição.
Desta vez foi solicitada a doação de fraldas de pano, sendo angariadas 355 unidades, que serão destinadas às voluntárias do Hospital Estrela.


Caminhada ecológica Caminhada ecológica Caminhada ecológica Caminhada ecológica Caminhada ecológica Caminhada ecológica


Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider



28/10/2019 - Defesa Civil de Estrela auxilia famílias de Lagoa Vermelha




Órgão de assistência estrelense está arrecadando materiais para as vítimas do vendaval na cidade do Norte do Estado

Como já é uma tradição na Defesa Civil do Estado quando do registro de casos mais graves, a unidade estrelense do órgão assistencial está colaborando no auxílio às vítimas do vendaval que assolou a cidade de Lagoa Vermelha, no Norte do Estado, no último dia 17.
A unidade local está promovendo uma arrecadação de materiais diversos, como colchões, roupas, alimentos e de higiene que possam auxiliar as famílias atingidas pelas tempestades que destelharam mais de 4,6 mil residências e causaram outros estragos nas áreas urbana e rural do município e cidades vizinhas.
De acordo com a Defesa Civil de Estrela, a população de Lagoa Vermelha ainda precisa de colaborações.
Alguns materiais que por acaso não forem enviados ficarão no estoque local para auxílio das famílias estrelenses que semanalmente procuram o setor.
Quem deseja fazer doações pode procurar a Defesa Civil, que fica na Rua Cel. Britto, 1005, nas instalações da antiga escola Madre Branca.
Isto no horário da Administração Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min, das 13h30min às 17h.
Informações pelo telefone 3981-1174.


Defesa Civil

Texto: Rodrigo Angeli
Foto: Divulgação



28/10/2019 - Copa Guri teve prosseguimento




O campo de futebol sete do Parque Princesa do Vale voltou a sediar jogos pela Copa Guri 2019 na sexta-feira (25/10) à noite.
A jornada da vez foi válida pela categoria 2010/11, a terceira das cinco da competição a conhecer seus campeões e destaques.
Os gols e defesas deram ao jovem time do Rui Barbosa o título.
A taça de campeão foi assegurada com uma vitória, na decisão, sobre o elenco do CT Acessus Grêmio, de Lajeado: 1x0.
Na disputa pelo terceiro lugar, num duelo de anfitriões, o Estrelas do Futuro B levou a melhor sobre o Canhotos FC: 4x1.
Artur Gottens e Kauã Souza, ambos do elenco campeão, foram eleitos o goleiro destaque e o craque da categoria.
Alencar Schier, do CT Acessus Grêmio, foi o artilheiro.
A competição, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela, reúne ao todo 46 equipes com atletas entre 6 e 15 anos, e programa no total mais de 70 partidas.
A rodada programada para noite desta segunda (28/10), foi transferida em razão das condições do gramado, prejudicado pelas fortes chuvas de domingo e a maratona de jogos no local.
Com isso, justamente a disputa que reúne oito equipes com os atletas mais jovens da Copa Guri (com no máximo sete anos) fechará a temporada na quarta-feira (30/10).


Copa Guri


Categorias já realizadas

Categoria 2004/2005
3/4º: Estrelas do Futuro 0x2 Lajeadense 2
Final: Pratas da Casa 1(4) x (3)1 Mato Leitão
Campeão: Pratas da Casa
Vice: Mato Leitão
3º lugar: Lajeadense 2
4º lugar: Estrelas do Futuro


Categoria 2006/2007
3/4º: Amigos do Didi 2x1 Lajeadense 2
Final: Lajeadense 1 1x0 Lajeadense 3
Campeão: Lajeadense 1
Vice: Lajeadense 3
3º lugar Amigos do Didi
4º lugar Lajeadense 2


Categoria 2010/2011
3/4º: Estrelas do Futuro B 4x1 Canhotos
Final: Rui Barbosa 1x0 CTC Acessus Grêmio
Campeão: Rui Barbosa
Vice: CTC Acessus Grêmio
3º lugar: Estrelas do Futuro B
4º lugar: Canhotos

Texto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela
Fotos: Smel/Prefeitura de Estrela



28/10/2019 - Inaugurada a praça do Loteamento Nova Morada




Ato também marcou homenagem dos familiares a Genico Felippe Hart, que foi voluntário da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial

O Governo de Estrela inaugurou, na manhã de sábado (26/10), a primeira etapa da área de lazer do Loteamento Nova Morada, localizada na Rua Alcides Dall Orsoletta.
O investimento foi de R$ 48 mil.
Representando a Administração, o secretário do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Itamar Alves, frisou que a praça é da comunidade, de todos os moradores.
“A Sedesth está trabalhando pelo melhor, para todos”, frisou o secretário José Itamar Alves.
Segundo ele, a expectativa é que sejam executadas no próximo ano as outras fases do projeto, que compreendem a instalação de academia ao ar livre, quadra de areia e pista de skate.
A inauguração também marcou uma homenagem dos familiares a Genico Felippe Hart, que foi voluntário da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial.
Genico dá nome a uma rua do Nova Morada, e o ato teve a presença da esposa Pierina Hart, dos filhos, Rozane, Jorge e Rejane, e dos netos Carol e Henrique.
Na praça, um monumento em forma de livro registra: “Os estrelenses nomeiam a rua em honrosa homenagem a seu filho e expedicionário Genico Felippe Hart, que junto com seus colegas foram importantes em combate na Itália e no término da 2ª Guerra Mundial.
As árvores nativas da espécie Ipê, que embelezam a praça, foram doadas pela sua família, como forma de simbolizar sua descendência”.
Houve ainda o toque da Força Expedicionária Brasileira e da Vitória para marcar o momento.
A primeira etapa da área de lazer possui 301,62 metros quadrados e recebeu um parque infantil, caminhos pavimentados, canteiros, acesso e rampa para cadeirantes.
Estiveram presentes ao ato o secretário José Itamar Alves, a coordenadora da Habitação da Sedesth, Daiana Ávila; os vereadores Élio Kunzler e Ernani de Castro, Normélio Eckert, que representou a Associação dos Estrelenses em Porto Alegre (Aepa), Paula Weisheimer, da Associação de Moradores; Lenira dos Santos, líder das “Guerreiras do Bem”, além servidores da pasta e moradores.


Nova Morada Nova Morada Nova Morada Nova Morada Nova Morada

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider



28/10/2019 - Estrela sediou a última etapa da Copa RS de Bicicross




Pista municipal sediou a última etapa da Copa RS de Bicicross, segunda principal competição gaúcha

A pista municipal, localizada no Complexo Esportivo, em frente ao Parque Princesa do Vale, sediou a etapa final da Copa RS neste sábado (26/10).
Mais de 60 atletas de oito municípios, muitos deles crianças e jovens em sua primeira experiência competitiva nas pistas, disputaram 12 categorias.
Organizada pela Federação Gaúcha de Bicicross, que por sua vez é vinculada à Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), a Copa RS é a segunda competição mais importante do Estado, que também tem paralelamente o Campeonato Gaúcho – sete etapas.
A etapa estrelense teve organização local da Associação Estrelense de Bicicross (AEBMX), apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e empresas patrocinadoras.


Bicicross Bicicross Bicicross

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: André Silva/Prefeitura de Estrela



28/10/2019 - Educadora fala sobre os impactos da transformação no trabalho




“A educação é a profissão do futuro. O ser humano terá o desafio de pensar e aprender outras coisas", disse a educadora da rede La Salle, Marta Moraes de Bitencourt, durante a reunião-almoço realizada pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis),na última sexta-feira, 25 de outubro, no Estrela Palace Hotel.
Ela é gestora com sólida experiência em educação superior e básica, focada em metodologia pedagógica diferenciada com destaque para inovação e tecnologia.
Marta discorreu sobre os impactos provocados pelas megatendências mundiais que são elaborados a partir de um esforço reflexivo acerca da visão de como será a sociedade daqui a 10 anos, o que estará obsoleto e quais serão os novos caminhos.
Segundo dados apresentados pela palestrante, daqui 20 anos, metade dos empregos que conhecemos hoje irão acabar.
Porém, o Mapa do Ensino Superior no Brasil aponta que 27 novas profissões poderão surgir, requerendo novas habilidades como saber coletar e analisar dados, ter visão de negócios em inteligência artificial, flexibilidade, saber programar, ser colaborativo, saber gerir, comunicar-se e empreender, entre outras.
São profissões como profissionais de Big Data, engenheiro com foco em agronegócio, designer de inovação e tecnologia da informação, gestor de resíduos e defensor de étifca tecnológica, que ainda não sabemos ao certo como serão desempenhadas.
Para reflexão final, Marta questiona como deve ser, então, a educação para essas pessoas? O que a faz acreditar que a educação será a profissão do futuro, pois na educação é imprescindível ensinar e empreender, requisitos fundamentais para guiar os novos caminhos.


CACIS

Texto: Meire Brod
Foto: João André Mallmann



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela

28/10/2019 - Notícias do STR




Aniversariantes de hoje
Adão Marino Käfer - Delfina – 71 anos
Maria Lourdes Scheeren - Arroio do Ouro – 76 anos
Maria Nivena Zard - Arroio do Ouro – 83 anos
Sandra Petry Weber - Arroio do Ouro
Valmor José Mallmann - Delfina


Informamos que, devido ao feriado de 31 de outubro, as entregas para Arroio do Ouro, Delfina, São Luiz e São João ocorrerão na sexta-feira, dia 01/11.



Gentileza no Trânsito


27/10/2019 - Cinco pessoas ficam feridas após capotamento de veículo na BR-386



Plantão de Polícia


Um acidente de trânsito resultou em cinco pessoas feridas por volta das 10:00 horas deste domingo (27/10).
O acidente ocorreu após o motorista de um veículo Fiat Toro, com placa de Estância Velha, perder o controle do carro e capotar.
Todos os ocupantes do veículo sofreram lesões leves.
Eles foram socorridos pelas ambulâncias da CCR Via Sul, Corpo de Bombeiros e encaminhados ao Hospital Estrela.


Plantão de Polícia Plantão de Polícia

Fonte: Rádio Independente
Fotos: Divulgação / PRF



Clik





27/10/2019 - Estrela na manhã deste domingo







Estrela Estrela Estrela

Imagens enviadas pela internauta Rosvita Maria Reinehr



Gentileza no Trânsito


26/10/2019 - Camioneta capota após aquaplanar na BR-386



Plantão de Polícia


Um acidente ocorreu na manhã deste domingo (27/10) na BR-386, quase embaixo da passarela.
Segundo relatos do internauta o veículo, que deve ser uma camionete FIAT Toro, deve ter aquaplanado e caiu na vala entre as pistas batendo na cerca recém instalada.


Plantão de Polícia Plantão de Polícia Plantão de Polícia

Texto e fotos enviadas por um internauta



27/10/2019 - Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no Bairro Oriental



Plantão de Polícia

Por volta das 04:30 horas deste domingo (27/10) um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo em Estrela.
O fato ocorreu após a polícia receber a informação de que um homem armado estava dizendo que era foragido.
Ele foi abordado na Avenida Rio Branco, no Bairro Oriental.
Com o suspeito foi apreendido um revólver calibre 38 e quatro munições do mesmo calibre, duas deflagradas e duas intactas.
O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido para Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Lajeado.


Plantão de Polícia

Fonte: Rádio Independente



Gentileza no Trânsito


26/10/2019 - Colisão frontal entre caminhões resulta em danos materiais na Rota do Sol



Plantão de Polícia

Uma colisão resultou em danos materiais por volta das 07:00 horas deste sábado (26/10), na RSC-453 (Rota do Sol), em Estrela, próximo a antiga Lupus Land.
Segundo o motorista de um Scania vermelho, com placa de Garibaldi, ele seguia no sentido Estrela-Garibaldi, quando o condutor O caminhão Volksvagem branco, modelo 3.180, com placa de Timbó (SC), saiu de uma rua lateral, pegou o acostamento, é após uns 50 metros ao ingressar na pista, o caminhão Scania colidiu na sua traseira.
Os motoristas não sofreram ferimentos.
O trânsito registrou lentidão, devido a um dos caminhões que ficou sobre a pista.


Plantão de Polícia Plantão de Polícia Plantão de Polícia

Fonte: Rádio Independente
Fotos: Gabriela Hautrive



Gentileza no Trânsito


26/10/2019 - Mãe e filha ficam feridas após capotamento na BR-386



Plantão de Polícia

A Polícia Rodoviária Federal atendeu a um capotamento por volta das 10:20 horas desta sexta-feira (25/10), em Estrela.
Conforme o policiamento, o acidente aconteceu no km 353,8 da BR-386.
No momento do fato, o carro trafegava no sentido interior – capital da rodovia.
As duas pessoas que estavam a bordo do automóvel Ford Ka, com placas de Gramado, sofreram ferimentos leves.
As vítimas, de 69 e 22 anos, mãe e filha, respectivamente, foram socorridas e encaminhadas ao Hospital de Estrela.


Plantão de Polícia

Fonte: Rádio Independente
Foto: PRF/Divulgação



26/10/2019 - Obras emergenciais da BR-386 entre Lajeado e Estrela devem ser concluídas em duas semanas




Coordenador de engenharia da CCR ViaSul reconhece transtornos, mas ressalta necessidade de reparos no pavimento da rodovia.

A CCR ViaSul prossegue com as obras emergenciais de recuperação do pavimento da BR-386, entre Lajeado e Estrela.
A empresa reconhece os transtornos causados aos usuários, mas ressalta a necessidade dos reparos.
O coordenador de engenharia da empresa, Fábio Hirsch, concedeu entrevista ao programa Encontro Maior da Rádio do Vale e estimou que os trabalhos pontuais nesse trecho devem ser concluídos em até duas semanas.
Ele ainda comentou que a CCR ViaSul busca alternativas para evitar os contratempos aos motoristas, até mesmo com a atuação durante finais de semana.
Fábio Hirsch também explicou que o trabalho emergencial possui um tempo útil de cerca de um ano. Posteriormente, será feita a restauração total da rodovia, pois há a necessidade de drenagem e recuperação de toda a base e pavimento, em função da degradação da BR-386, principalmente na área urbana entre Lajeado e Estrela.
O coordenador de engenharia da CCR ViaSul ainda informou que as alças de acessos dos trevos estão inclusas nos serviços previstos pela concessionária.


Trânsito

Fonte: Rádio Independente
Foto: Natalia Ribeiro / Arquivo



Câmara de Vereadores de Estrela


25/10/2019 - Abertura de crédito nas secretarias de agricultura e de cultura e turismo na pauta




Tribuna Livre

O espaço da Tribuna Livre desta segunda-feira, dia 28, será ocupado por técnicos da Vigilância Ambiental do município, que falarão sobre as atividades de combate a dengue.


Ordem do Dia

Para a Sessão desta segunda-feira, dia 28, consta apenas um projeto na Ordem do Dia.
Trata-se do Projeto de Lei 089-03/2019, que abre crédito no orçamento da Secretaria de Cultura e Turismo para devolução dos rendimentos de aplicação do Convênio Estrela Polar para prestação de contas ao Estado e na Secretaria de Agricultura para locação de área de terras para extração de saibro.


Expediente recebido

Nesta semana quatro projetos deram entrada no Expediente da Câmara.
Trata-se do Projeto de Lei 086-03/2019, que Cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM e o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher;
o Projeto de Lei 087-03/2019, que Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar concessão de uso de poço artesiano à Associação de Abastecimento de Água São Luiz;
o Projeto de Lei 088-03/2019, que abre crédito para adequação do orçamento da Secretaria de Agricultura, o crédito refere-se a contrapartida num contrato de repasse para compra de equipamentos;
o Projeto de Decreto Legislativo 04/2019, que Acolhe o Parecer do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, aprovando as Contas do Executivo Municipal de Estrela/RS, referente ao exercício de 2017.

Joilson Marcelo Pereira - Assessoria de Imprensa



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela

25/10/2019 - Notícias do STR




Aniversariantes de hoje
Helga Kich - Novo Paraíso – 80 anos.
Isolde Maria Kafer - Lenz – 85 anos.


Aniversariante de sábado
Maria Marlene Wendt - Figueira – 73 anos.


Aniversariantes de domingo
Egidio José Birck - Novo Paraíso
Roselete Lerner Pott - Lenz – 63 anos.

*** Comemoram neste sábado 62 anos de casados IGNÁCIO ARNALDO e HELENA VERANY MALLMANN, residentes em Estrela.
Ao casal a homenagem dos familiares, amigos, direção e colabores do STR de Estrela.



Notícias Rápidas

25/10/2019 - Prefeitura não terá expediente na quinta e sexta-feira da próxima semana




Ponto facultativo do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, foi transferido para 1º de novembro

A Prefeitura de Estrela não terá expediente na quinta e sexta-feira da próxima semana.
Na quinta (31 de outubro) é feriado pelo Dia da Reforma e na sexta (1º de novembro) será ponto facultativo nas repartições municipais pelo Dia do Servidor Público.
Alguns serviços, no entanto, serão mantidos. Entre eles, o recolhimento de lixo doméstico, que será normal nestes dois dias, assim como no sábado, 2 de novembro, feriado de Finados. A coleta obedece ao cronograma estabelecido.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) não abrem durante o feriado.
Os casos de urgência e emergência serão atendidos no Pronto Socorro do Hospital Estrela.
Na rede municipal, as atividades nas escolas de Ensino Fundamental serão normais na segunda (28/10) e terça-feira (29/10).
Na quarta (30/10) não haverá aulas nas escolas de Educação Fundamental porque os professores vão participar de formação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho (RCG).
Nas escolas de Educação Infantil o atendimento será normal na quarta.
Já a Secretaria da Agricultura vai manter plantões de veterinário e inseminador artificial durante todo o período, de quinta a domingo.
Os chamados devem ser feitos das 7h às 9h, pelo telefone (51) 3981-1055.
Depois deste horário os profissionais saem a campo para prestar os atendimentos.

Texto: Paulo Ricardo Schneider



25/10/2019 - Copa Guri tem seus primeiros campeões




Tempo instável deu uma trégua e duas das cinco categorias puderam realizar as semifinais e finais.

A bola voltou a rolar no campo de futebol sete do Parque Princesa do Vale.
Depois de alguns dias de instabilidade no tempo e jornadas adiadas, a Copa Guri 2019 registrou gols decisivos por duas das cinco categorias.
A jornada é organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).
Pedro Zuffo (Lajeadense 3) foi o goleiro destaque; Jonatas Damásio (Lajeadense 1) o atleta destaque; e Jean Kramer (Amigos do Didi) o artilheiro.


EMEF Leo Joas


Categorias já realizadas

Categoria 2004/2005
3/4º: Estrelas do Futuro 0x2 Lajeadense 2
Final: Pratas da Casa 1(4) x (3)1 Mato Leitão

Campeão: Pratas da Casa
Vice: Mato Leitão
3º lugar Lajeadense 2
4º lugar Estrelas do Futuro


Categoria 2006/2007
3/4º: Amigos do Didi 2x1 Lajeadense 2
Final: Lajeadense 1 1x0 Lajeadense 3

Campeão: Lajeadense 1
Vice: Lajeadense 3
3º lugar Amigos do Didi
4º lugar Lajeadense 2

Texto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela
Fotos: Smel/Prefeitura de Estrela



24/10/2019 - Codae aprova cedência de equipamentos à Central de Suínos




Representantes do Conselho estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores

Em reunião extraordinária realizada hoje (24/10) à tarde, sob a presidência do secretário da Agricultura José Adão Braun, o Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Estrela (Codae) aprovou a cedência de equipamentos, adquiridos pelo município, para a Central de Inseminação de Suínos.
A compra foi feita com verba federal, por meio de emenda parlamentar de R$ 97,5 mil, mais uma contrapartida de R$ 2,5 mil da prefeitura.
O Conselho aprovou também o relatório do Programa Troca-Troca de milho 2019 e a aquisição de sementes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
No encontro houve ainda apresentação do relatório de atividades deste ano da Emater/RS e o plano de trabalho para 2020.
Por outro lado, o presidente José Adão Braun informou aos conselheiros a suspensão da edição da safrinha 2019/2020 do Troca-Troca de sementes de milho e sorgo, normalmente executada em novembro.
Por este motivo, o município não receberá os pedidos, como ocorria em anos anteriores.
A secretaria estadual justifica a suspensão afirmando que trabalha na reorganização do programa para oferecer melhorias na próxima safra.
Por fim, Braun comentou acerca da mobilização regional que houve em torno da possibilidade de retirada da vacina contra a febre aftosa.
Lembrou que foi um assunto trazido pela Associação dos Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, que culminou com a realização de uma audiência pública no último dia 18, em Fazenda Vilanova.
Na ocasião, representantes da Secretaria Estadual da Agricultura apresentaram as ações que estão sendo feitas para a retirada da vacina.
Segundo ele, os secretários não são contra a medida, mas estavam preocupados quanto à necessidade de fiscalização e indenizações no caso de haver casos da doença.
“Foi um momento importante para esclarecimentos”, afirmou, citando a participação de entidades como cooperativas, prefeituras, Fetag, Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), entre outras.


Codae

Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider



24/10/2019 - Indivíduos são presos por tráfico de drogas na rua dos Marinheiros



Plantão de Polícia

Uma operação conjunta entre a Brigada Militar e a Polícia Civil de Estrela resultou na prisão de dois homens por tráfico de drogas.
Por volta das 15:00 horas desta quinta-feira (24/10), o policiamento realizava o cumprimento de mandados de busca e apreensão em dois bares, localizados na rua dos Marinheiros.
Durante as averiguações no local, foram encontradas 47 pedras de crack, 13 porções de maconha e 11 buchas de cocaína, além de insumos para a mistura da droga.
Dois indivíduos, de 28 e 66 anos, que estavam no estabelecimento e são suspeitos de estarem traficando para uma organização criminosa que atua na cidade receberam voz de prisão.
Eles foram conduzidos para exames de praxe e, na sequência, apresentados na Delegacia de Polícia de Estrela.


Plantão de Polícia

Fonte: Rádio Independente
Foto: Brigada Militar



24/10/2019 - Estrela Premiada 2019 já aceita notas fiscais




Campanha, que ocorrerá até o próximo dia 27 de dezembro, foi lançada oficialmente. Entre os prêmios, dez vale-compras e uma moto

O salão de eventos da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) foi o palco escolhido para, na manhã desta quinta-feira (24/10), ser realizado o lançamento oficial da campanha Estrela Premiada 2019.
Apesar de os prêmios e detalhes já terem sido divulgados, um grande número de pessoas compareceu à sala de eventos da entidade empresarial, entre elas lideranças comerciais e sociais do município.
O Estrela Premiada integra o programa Estrela Legal, que tem por objetivo estimular os setores produtivos do município, incentivar a educação fiscal e o aumento da arrecadação.
A promoção será realizada desta quinta-feira (24/10) a 27 de dezembro e terá dois sorteios.
No primeiro, em 29 de novembro, quando também ocorre a abertura oficial da programação natalina, os consumidores concorrem a 5 vale-compras de R$ 700 cada.
No segundo, marcado para 27 de dezembro, serão sorteados uma moto zero quilômetro e mais cinco vale-compras de R$ 5 mil cada.
Para fins da promoção, terão validade os documentos fiscais emitidos a partir de hoje (24/10).
No caso de consumidores e usuários de serviços será fornecida uma cautela a cada R$ 100,00 nas lojas participantes da campanha, até o máximo de 10 cautelas por nota fiscal.
Caso as compras sejam efetuadas em lojas não participantes, será fornecida uma cautela a cada R$ 400,00 em compras, também até 10 cautelas por nota fiscal, que deverão ser retiradas nos postos de trocas.
Estes ficarão na entrada do prédio principal da prefeitura, também junto do Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado na Rua 13 de Maio, 360.
Ou ainda, como novidade este ano, na Casa da Artesão, localizada na Praça Menna Barreto.
Para os contribuintes municipais (prestador de serviços com inscrição no município, fornecida ao usuário final, pessoa física ou jurídica) serão considerados os valores das guias de recolhimento, inclusive o IPVA, sem as multas e juros, e o contribuinte receberá uma cautela a cada R$ 100,00, até 10 cautelas por nota fiscal.
Já para os produtores rurais será considerada a soma ou valor dos documentos de venda de produtos agropecuários que atinja R$ 200,00 para trocar por uma cautela, da mesma forma até o limite de 10 cautelas por nota fiscal de produtor.
Também terá direito a uma cautela, por bloco de notas fiscais de produtor, aquele que apresentou os seus blocos para revisão no setor competente da prefeitura, de 1º de janeiro a 31 de março.


CACIS

Texto: Rodrigo Angeli
Foto: João André Mallmann



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela

24/10/2019 - Notícias do STR




Aniversariantes de hoje
Pedro Berwanger - São José – 65 anos.
Rejane Kuhn Beschorner - Novo Paraíso – 68 anos.



23/10/2019 - Letreiros e crucifixos são furtados de cemitério no Alto da Bronze



Plantão de Polícia

Este já é o segundo furto registrado no cemitério este ano.

Um cemitério foi alvo de furto no Bairro Alto da Bronze, em Estrela.
Segundo o comunicante, o crime aconteceu entre às 19:00 horas da última sexta (18/10) e às 08:00 horas desta terça-feira (22/10).
Foram levados dezenas de letreiros e crucifixos que estavam presos nos túmulos.
Este já é o segundo furto registrado no cemitério este ano.
Em janeiro foram subtraídas cerca de 30 peças do local.

Fonte: Rádio Independente



Gentileza no Trânsito


23/10/2019 - Colisão traseira é registrada em trecho de lentidão da RSC-386



Plantão de Polícia

Conforme o Corpo de Bombeiros, os veículos trafegavam no sentido interior – capital da rodovia.

Dois veículos se envolveram em um acidente por volta das 16:00 horas desta quarta-feira (23/10) na RSC-386, em Estrela.
Conforme o Corpo de Bombeiros, um automóvel Celta e uma Ford Ranger trafegavam no sentido interior – capital da rodovia.
Devido a lentidão no trânsito, em razão das obras na pista, os veículos reduziram a velocidade em frente ao Atacadão, momento em que ocorreu a colisão traseira.
Nenhum dos ocupantes ficou ferido.

Fonte: Rádio Independente



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela

23/10/2019 - Notícias do STR




Aniversariante de hoje
Ivone Teresinha Thewes - Glória


AVISOS

*** Comunicamos aos proprietários de terras que fizeram o cadastro do ITR/2019 no STR que os mesmos poderão comparecer para retirar a declaração e comunicamos também, que pode ser feito o cadastro do CCIR/2019 (antigo Incra).
Maiores informações no STR.



Gentileza no Trânsito


22/10/2019 - Motociclista fica ferida após colisão na RSC-453



Plantão de Polícia

Uma pessoa sofreu ferimentos em um acidente de trânsito na tarde desta terça-feira (22/10).
O Pelotão Rodoviário da Brigada Militar de Teutônia foi acionado por volta das 14:30 horas.
Segundo a corporação, um automóvel Siena e uma moto Biz trafegavam pela RSC-453, em Estrela.
Junto ao km 39, no Bairro Boa União, houve o choque entre os dois veículos, que são emplacados em Estrela.
A condutora da moto, de 28 anos, ficou ferida e precisou ser encaminhada para atendimento no hospital do município.
Já o motorista do carro, de 51 anos, saiu ileso.



22/10/2019 - BM recebe capas para colete modular com recursos do Fundo de Segurança




Em reunião do Conselho Municipal de Segurança de Estrela (Comseg), realizada na manhã desta terça-feira (22/10), a Brigada Militar recebeu 12 capas para colete modular, adquiridas com recursos do Fundo Municipal de Segurança.
A compra foi aprovada em setembro, quando assumiu a presidência do Conselho o delegado de Polícia Civil, Juliano Stobbe.
O valor investido foi de R$ 2.880,00.
Conforme o comandante do 1º Pelotão do 40º Batalhão de Polícia Militar, tenente Edilnei Gravina, a capa possibilita que o policial possa carregar materiais de pronto emprego, que possam ser necessários no atendimento das ocorrências.
Entre eles, rádio transmissor, carregador de armas longas (fuzil), gás, lanterna, algemas e outros.
Os bolsos são adaptados nas capas pelo policial, da forma que melhor se adapte para a realização de seu trabalho.
Presidente do Comseg, o delegado Juliano Stobbe falou sobre a reforma do prédio para onde será transferida a DP, na Rua Coronel Müssnich.
Segundo ele, o Ministério Público está engajado e deverá destinar valores para a obra, a partir de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com empresa local.
O valor estimado para a reforma é de R$ 120 mil, sem contar a parte elétrica, mobiliário e outras adaptações.
Convidado para o encontro, o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Finck, reafirmou a parceria do Governo de Estrela neste projeto, pela importância da segurança pública para toda a comunidade.
“Qualquer ação que aconteça, o governo é parceiro”, garantiu.
O Conselho Municipal de Segurança é formado por dez entidades, que representam a sociedade civil (Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços e OAB), Governo Municipal (Câmara de Vereadores, Gabinete do Prefeito e Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação) e Governo do Estado (Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e um representante dos policiais).


Segurança Pública

Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela

22/10/2019 - Notícias do STR




Aniversariantes de hoje
Iria Maria Schneider - São Luiz – 63 anos.
Miguelina Rosa Gregory - São Jacó – 83 anos.
Nair Lammers Fensterseifer - Wolf – 66 anos.


AVISOS

*** Comunicamos aos proprietários de terras que fizeram o cadastro do ITR/2019 no STR que os mesmos poderão comparecer para retirar a declaração e comunicamos também, que pode ser feito o cadastro do CCIR/2019 (antigo Incra). Maiores informações no STR.

*** Será realizado no STR, Curso SENAR/Artesanato - Introdução a Costura e Transformação das Peças de Vestuário nos dias 28, 29, 30 de outubro e 01 de novembro. Conteúdo Programático:
Importância econômica da produção: satisfação pessoal por aprender, criar e produzir;
Vocabulário específico relativo à atividade;
Introdução a costura: máquina de costura (reconhecimento das peças, regulagem, limpeza, lubrificação, manejo, enchimento e fixação da bobina, equipamentos, ferramentas e instrumentos necessários à atividade), medidas (reconhecimento e uso da fita métrica), classificação e características dos tecidos e linhas (cálculo da metragem), acabamentos (arremates, casas, botões, zíper, limpeza, chuleado - chuleio e aviamentos);
Transformação: reformas, ajustes, troca de zíper, bainhas, reposição de cós, cerzido (remendos);
Uso adequado do ferro de passar roupas
Cuidados com os tecidos: molhar para encolher, lavar, secar e passar (temperaturas adequadas);
Saúde, segurança e cuidados com o meio ambiente no trabalho.
Interessados deverão se inscrever no STR ou pelo telefone 3712-1001.

*** Comunicamos que até o dia 25 de outubro, tem milho da Conab na ARLA em Cruzeiro do Sul ao preço de R$ 37,20 a saca.
Interessados deverão providenciar o pagamento da guia até o dia 29 e estar com o cadastro atualizado.



Clik





22/10/2019 - Moradora do Arroio do Ouro indignada com situação da estrada




Mais um dia na estrada da Arroio do Ouro! só promessas! cadê? aonde estão os que em reunião prometeram a solução?


Arroio do Ouro Arroio do Ouro Arroio do Ouro

Imagens e texto do Facebook de Regina Winther



22/10/2019 - Câmara autoriza financiamento de R$ 5,2 milhões




Recurso servirá para obras de pavimentação e compra de equipamentos.

A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão desta segunda-feira (21/10), emenda a matéria que altera dispositivos do programa “Morar Melhor”.
Também receberam parecer favorável, a cessão de uso de imóvel público à Associação dos Moradores dos Loteamentos Três, Quatro, Cinco e Arredores;
inclusão do Outubro Rosa no calendário de eventos de Estrela;
concessões de direito real de uso de dois imóveis, para pessoas diferentes e a contratação de operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, no âmbito do Financiamento à infraestrutura e ao saneamento (Finisa).


Câmara de Vereadores


Moradores da São Jocó acompanharam votação do projeto que beneficia a comunidade.

O recurso, na ordem de R$ 5,2 milhões servirá para obra de pavimentação no distrito de São Jacó, além da aquisição de equipamentos para o município.


Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores


Fell criticou contratação de financiamento.

O integrante da bancada de oposição, Norberto Fell (PPS), lamentou que o investimento seja feito mediante empréstimo bancário, e não com recursos próprios do executivo.
“Faço aqui um alerta que, muito bom e melhor seria se fizesse isso com recursos próprios, e é possível. Mas infelizmente não é essa a política que se presencia. Estamos autorizando a comprometer repasses futuros do Fundo de Participação do Município e a arrecadação do ICMS para pagar o financiamento”.
O situacionista Chicó Lenhen (PSDB), defendeu a medida. “Não me importo se vai ser empréstimo, emenda parlamentar ou recurso próprio do município. O importante é que as obras aconteçam. Já foi feito o asfaltamento das estradas do Arroio do Ouro e Geralda com recursos próprios. É assim que a gente vai trabalhando”, comentou.
O presidente da casa, Felipe Schossler (PTB), também saiu em defesa do executivo.
“Fico feliz com este tipo de projeto. A gente tem que ajudar como consegue. Se é empréstimo é porque o município honrou com o requisitos necessários para obtê-lo. Por isso, é preciso ter as contas da administração em dia”, argumentou.


Câmara de Vereadores Câmara de Vereadores


Zancanaro promete encaminhar denúncia ao Ministério Público

Volnei Zancanaro (PR) denunciou um enfermeiro da Secretaria da Saúde, que não estaria cumprindo o horário de expediente para o qual foi admitido.
“Temos um funcionário que é contratado para trabalhar 35 horas semanais, mas só cumpre 20 horas. Ele foi colocado no lugar de nossa colega Débora Martins no Centro de Atendimento Materno-Infantil (Cami). Só quero que ele cumpra as 35 horas semanais dele. Mas como ele fará isso se também tem contrato para trabalhar em Lajeado? Vou fazer um protocolo e levar o caso ao Ministério Público (MP), para que isso se regularize”.


Fonte: Luis Fernando Wagner - Rádio Independente
Foto 1: Luis Fernando Wagner
Fotos 2, 3, 4 e 5: João André Mallmann



Notícias Rápidas

21/10/2019 - Secretaria Estadual da Agricultura suspende edição safrinha do troca-troca




Informação foi encaminhada aos municípios, que recebiam inscrição de produtores no programa

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural não vai operacionalizar, neste ano, a edição da safrinha 2019/2020 do Programa Troca-Troca de sementes de milho e sorgo, normalmente executada no mês de novembro.
Correspondência com a informação foi recebida pela Secretaria Municipal da Agricultura. Por este motivo, conforme o titular da pasta, José Adão Braun, o município não receberá os pedidos, como ocorria em anos anteriores.
A secretaria estadual justifica a suspensão afirmando que trabalha na reorganização do programa para oferecer melhorias na safra 2020/2021.
“O projeto inclui ajustes para evitar atrasos na entrega das sementes, qualificação do material com informações técnicas sobre as variedades disponíveis, melhoria no Sistema Feaper, entre outras ações que terão como objetivo aperfeiçoar o programa para melhor atender os produtores familiares do nosso Estado”, diz a correspondência encaminhada pela secretaria, por meio do Departamento de Agricultura Familiar, Programa Troca-Troca de Sementes.

Texto: Paulo Ricardo Schneider



21/10/2019 - Primeiro “Dia D” do sarampo tem grande procura




O sábado (19/10), em todo o País, marcou o primeiro dos dois “Dias D” da Campanha Nacional de Vacinação 2019 contra o Sarampo, realizada desde o início de outubro.
Voltado, mas não exclusivo, ao primeiro grupo foco da campanha – crianças de seis meses a menores de cinco anos –, em Estrela a especial data de mobilização foi concentrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, que recebeu grande público.
Vacinas contra outras doenças, em destaque a febre amarela, também foram aplicadas.
A Campanha Nacional é coordenada pelo Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais correspondentes.
A vacinação ao sarampo, focada este mês no grupo infantil, se estenderá até o próximo dia 25.
Partindo da premissa de que só deve realizar a vacinação (primeira ou segunda dose) pessoas ainda não imunizadas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Estrela realizou ações prévias na busca do público-alvo, visto que este é considerado pequeno no município, onde os índices estão acima da meta nacional.
Uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) convoca alunos e também familiares a enviarem suas cadernetas de vacinação às escolas para avaliação dos documentos de saúde e confirmação da necessidade da imunização. Equipes da Saúde visitam as escolas e realizam a análise.
Muitas destas pessoas estavam entre as que foram vacinadas na UBS (Rua Coronel Britto, 1058 – Bairro Oriental) neste sábado, que esteve aberta das 8h às 17h.
Foram 16 crianças menores de 1 ano vacinadas com a Tríplice Viral – que inclui o sarampo. Outras 11 vacinas abrangeram crianças de 1 a 4 anos – segunda dose.
E 38 doses foram aplicadas em adultos, foco de um segundo período da campanha (para pessoas entre 20 e 29 anos), com início programado para 18 de novembro e “Dia D” agendada para 30 do referido mês.
Ao todo, 65 pessoas foram imunizadas. Independente das datas, pessoas de todas as idades podem buscar a posto diariamente (das 7h às 19h) para colocar sua caderneta em dia.


Sarampo


Outras

O Dia D em Estrela também foi utilizado para otimizar a vacinação contra outras doenças, entre elas a febre amarela e poliomelite.
Ao todo, incluindo todas as vacinas, foram aplicadas 176 doses.
A UBS igualmente aproveitou a data para realizar exames pré-câncer.
Foram 13 atendimentos.
Estes igualmente podem ser realizados diariamente via pré-agendamento ou na hora conforme a demanda.
Mais informações na Vigilância Epidemiológica de Estrela (3981-1136) e na UBS (3981-1115).

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Estrela



Gentileza no Trânsito


21/10/2019 - Motorista com problemas mecânicos em seu veículo é preso por embriaguez



Plantão de Polícia

Um motorista foi preso pelo crime de embriaguez ao volante por volta das 02:55 horas deste sábado (19/10), na BR-386, em Estrela.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava em patrulhamento pela rodovia, quando no km 352, no bairro Imigrantes, foi avistado um automóvel Polo parado no acostamento, com problemas mecânicos.
O condutor do carro, de 32 anos, residente em Bom Retiro do Sul, apresentava sinais de alcoolemia e aceitou realizar o teste do etilômetro.
O aparelho, na contraprova, acusou 0,41mg de álcool por litro de ar expelido.
O homem foi levado para exames no Hospital Estrela e depois apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para a prisão em flagrante.
Ele pagou fiança e responderá ao processo em liberdade.

Fonte: 820dovale.com.br



Clik





21/10/2019 - Denúncia de crime ambiental na Delfina




O site nossadica recebeu esta denúncia de crime ambiental na Delfina.
Cerca de 20 de televisores foram descartados de forma incorreta na estada de Delfina


Delfina Delfina Delfina



Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela

21/10/2019 - Notícias do STR




Aniversariantes de hoje
Clóvis Antônio Eidelwein - Delfina
Elisa Schossler - São José
Elisabetha Diedrich - Lenz – 68 anos.
Maria Livena Meinerz - Lenz – 77 anos.
Rui Beschorner - Lenz